Plano de Aula

Plano de aula: Afrofuturismo e territorialidades negras - Cultura, espaços e futuro

mais ações

Tem interesse no tema "Neurociência, adolescências e engajamento nos Anos Finais"?

Inscreva-se neste tema para receber novidades pelo site e por email.

Descrição

Este plano pretende apresentar e explorar o conceito de afrofuturismo como uma ferramenta para analisar as territorialidades negras, por meio da valorização da cultura afro-brasileira e da reflexão sobre as narrativas históricas para a construção de futuros mais justos e equitativos.

Habilidades BNCC:

Objeto de conhecimento

  • Manifestações culturais na formação populacional (Afrofuturismo, territorialidades negras, construção de futuros possíveis)

  • A hegemonia europeia na economia, na política e na cultura.

Objetivos de aprendizagem

  • Compreender a construção social da cultura afro-brasileira;

  • Analisar diferentes formas de expressão artística que contribuam para a valorização da diversidade cultural brasileira;

  • Promover reflexão sobre a história e o presente na construção e projeção de futuros mais equitativos.

Competências gerais

1. Conhecimento

2. Pensamento científico, crítico e criativo

3. Repertório Cultural

7. Argumentação

10. Responsabilidade e cidadania

Planeje suas aulas pelo whatsapp

Qualidade com economia de tempo

Aula

Sobre esta aula

Tempo previsto: 100 minutos

Materiais sugeridos:

• Projetor

• Internet

• Folha/caderno- material para registro

• Lápis

• Borracha

• Canetas

Organização da aula

Conversa inicial

Tempo previsto: 10 minutos.

Inicie perguntando aos alunos se já ouviram falar no termo “Afrofuturismo”. Continue questionando, pela constituição da palavra, do que poderia se tratar. Deixe que os estudantes concluam que diz respeito a futuros negros. Se for necessário, faça intervenções para que cheguem a essa conclusão, relacionando o prefixo “Afro” à África e a população negra, e futurismo com um tempo que ainda está para chegar. Faça relações com conjugações verbais no tempo futuro e com sonhos, projetos de vida, etc.

Questione de quantos personagens negros em posição de destaque (príncipes, heróis, cientistas) em filmes de ficção científica ou em grandes produções que retratam o futuro os estudantes lembram. (Exemplos: Will Smith - em Homens de preto (1997); Chadwick Boseman em Pantera Negra (2018); Samuel L Jackson em Vingadores (2012); Eddie Murphy em Um príncipe em Nova Iorque (1988)…) Deixe que listem todos que eles se lembrarem.

Novo curso gratuito

Conheça nosso mais novo curso sobre adolescências, neurociência e engajamento nos anos finais

VER CURSO