Plano de Aula
Plano de aula: Afrofuturismo e territorialidades negras - Cultura, espaços e futuro
Tem interesse no tema "Neurociência, adolescências e engajamento nos Anos Finais"?
Inscreva-se neste tema para receber novidades pelo site e por email.
Descrição
Este plano pretende apresentar e explorar o conceito de afrofuturismo como uma ferramenta para analisar as territorialidades negras, por meio da valorização da cultura afro-brasileira e da reflexão sobre as narrativas históricas para a construção de futuros mais justos e equitativos.
Habilidades BNCC:
Objeto de conhecimento
- Manifestações culturais na formação populacional (Afrofuturismo, territorialidades negras, construção de futuros possíveis)
- A hegemonia europeia na economia, na política e na cultura.
Objetivos de aprendizagem
- Compreender a construção social da cultura afro-brasileira;
- Analisar diferentes formas de expressão artística que contribuam para a valorização da diversidade cultural brasileira;
- Promover reflexão sobre a história e o presente na construção e projeção de futuros mais equitativos.
Competências gerais
1. Conhecimento
2. Pensamento científico, crítico e criativo
3. Repertório Cultural
7. Argumentação
10. Responsabilidade e cidadania
Bibliografia
- Afrofuturismo - Academia Brasileira de Letras. Disponível em: https://www.academia.org.br/nossa-lingua/nova-palavra/afrofuturismo#:~:text=O%20termo%20busca%20descrever%20as,de%20escritores%20como%20Samuel%20R. Acesso em: 18 set. 2024.18/09/2024.
- D’ANGELO, Helô. Afrofuturismo: fantasia, tecnologia e ancestralidade. Revista Cult, 5 mar. 2018. Disponível em: https://revistacult.uol.com.br/home/afrofuturismo-tecnologia-ancestralidade/. Acesso em: 18 set. 2024.18/09/2024.
- Kabral, Fábio. [Afrofuturismo] O futuro é negro — o passado e o presente também. Disponível em: https://medium.com/@ka_bral/afrofuturismo-o-futuro-%C3%A9-negro-o-passado-e-o-presente-tamb%C3%A9m-8f0594d325d8. Acesso em: 17 set. 2024.
- Kabral, Fábio. AFROFUTURISMO: Ensaios sobre narrativas, definições, mitologia e heroísmo. Disponível em: https://medium.com/@ka_bral/afrofuturismo-ensaios-sobre-narrativas-defini%C3%A7%C3%B5es-mitologia-e-hero%C3%ADsmo-1c28967c2485. Acesso em: 17 set. 2024.
Precisa de ajuda para criar uma aula personalizada?
Crie seu plano de aula em menos de um minuto no WhatsApp.
Aula
Sobre esta aula
Tempo previsto: 100 minutos
Materiais sugeridos:
• Projetor
• Internet
• Folha/caderno- material para registro
• Lápis
• Borracha
• Canetas
Organização da aula
Conversa inicial
Tempo previsto: 10 minutos.
Inicie perguntando aos alunos se já ouviram falar no termo “Afrofuturismo”. Continue questionando, pela constituição da palavra, do que poderia se tratar. Deixe que os estudantes concluam que diz respeito a futuros negros. Se for necessário, faça intervenções para que cheguem a essa conclusão, relacionando o prefixo “Afro” à África e a população negra, e futurismo com um tempo que ainda está para chegar. Faça relações com conjugações verbais no tempo futuro e com sonhos, projetos de vida, etc.
Questione de quantos personagens negros em posição de destaque (príncipes, heróis, cientistas) em filmes de ficção científica ou em grandes produções que retratam o futuro os estudantes lembram. (Exemplos: Will Smith - em Homens de preto (1997); Chadwick Boseman em Pantera Negra (2018); Samuel L Jackson em Vingadores (2012); Eddie Murphy em Um príncipe em Nova Iorque (1988)…) Deixe que listem todos que eles se lembrarem.
Novo curso gratuito
Conheça nosso mais novo curso sobre adolescências, neurociência e engajamento nos anos finais
VER CURSO