GEO9_14UND04 - Ação Propositiva - Gráficos
Plano de Aula
Plano de aula: Desigualdade de acesso e uso às redes da internet
Plano 4 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Alfabetização cartográfica: análises comparativas
Por: Regina Helena Tunes
Este plano é um dos prioritários. Veja agora
Sobre este plano
Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF09GE14 de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes. Esta aula objetiva analisar dados estatísticos sobre acesso e uso de redes sociais e internet por países do mundo e elaborar um gráfico de setores com essas informações. Espera-se que a análise do gráfico evidencie as desigualdades mundiais de uso da internet.
Materiais necessários: Computador, projetor de imagens, caneta, lápis, lápis de cor, canetinhas, compasso, transferidor, régua, roteiro da Ação Propositiva e folha para a elaboração do gráfico (preferencialmente sulfite)
Materiais Complementares:
Mapa da Contextualização: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/JZuHbasRpvgVZhsw672kyeFPAppmRMrYkwUP6AmmwZ45AQWxs3rfNW36kzy5/geo9-14und04-contextualizacao-mapa.pdf
Gráficos da Ação Propositiva: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/sSb4Gy3U9XbBSxHSY2HpyfAzDxQzffb7QzvEaQbcm7EsbdeZKNZfd6bBmF6G/geo9-14und04-acao-propositiva-graficos.pdf
Para você saber mais:
Acesso desigual à internet aprofunda injustiça social. Disponível em: http://www.cartaeducacao.com.br/reportagens/desigualdade-de-acesso-internet-aprofunda-injustica-social/. Acesso em 29.03.19.
UIT: bilhões de pessoas ainda não têm acesso à internet no mundo. Disponível em: https://nacoesunidas.org/uit-37-bilhoes-de-pessoas-ainda-nao-tem-acesso-a-internet-no-mundo/. Acesso em 29.03.19.
Tema da aula
Tempo sugerido: 2 minutos
Orientações: Para esta aula, os alunos devem estar organizados em 4 ou 5 grupos. O número de grupos vai variar de acordo com o tamanho da sua turma. O importante é que o grupo tenha entre 4 a 5 estudantes para garantir que todos participem efetivamente da elaboração do gráfico. Leia o tema da aula, projete ou escreva no quadro. Comente com os alunos que nesta aula eles irão trabalhar com dados estatísticos sobre o acesso e uso da internet por países do mundo e que, a partir dessas informações, vão construir gráficos de setores.
Como adequar à sua realidade: Comente que desigualdade é uma marca do sistema capitalista e que o acesso à internet é uma das formas de compreensão disso. Diga que essa desigualdade se manifesta de forma transescalar, ou seja, em várias escalas geográficas, inclusive na local. Reflita com os estudantes sobre a desigualdade de infraestrutura para acesso à internet no local em que moram.
Conhecimentos prévios: Para essa aula é importante que os estudantes já tenham estudado sobre características do sistema capitalista, especialmente a relação do capitalismo com a (re)produção de desigualdades. É importante também que os estudantes conheçam gráficos de setores e saibam manusear o transferidor e o compasso.
Contextualização
Tempo sugerido: 7 minutos
Orientações: Neste momento, projete o mapa aos alunos. Caso não tenha projetor, você pode imprimir o mapa por grupos. No primeiro momento apresente o mapa e levante o conhecimento dos estudantes sobre a representação cartográfica denominada de anamorfose. Esse tipo de representação cartográfica, bastante utilizada para a representação de informações quantitativas sobre um dado fenômeno, deforma o tamanho da área representada (nesse caso o tamanho da área dos países) proporcionalmente a intensidade do fenômeno representado. Nesse mapa temos o tamanho aumentado proporcional ao acesso da população à internet. Após o esclarecimento da anamorfose, peça aos estudantes que descrevam o mapa. Nessa descrição é importante que apareça a questão da desigualdade de acesso à rede mundial de computadores. Chame a atenção dos estudantes para a identificação dos países que possuem o maior número de população acessando à rede, situação da China, Índia, Japão, Coréia do Sul, Estado Unidos, Grã-Bretanha, França e Alemanha. Destaque ainda o outro lado da desigualdade: os países com menor acesso como os países localizados no continente africano e alguns países latinoamericanos e também asiáticos.
Para Saber Mais:
Our World Data: https://ourworldindata.org/grapher/number-of-internet-users-by-country?time=1990..2017. Acesso em 08/04/19.
Exclusão Digital: https://www.youtube.com/watch?v=q2cBekxdAj0. Acesso em 08/04/19.
Observatório das Desigualdades: https://observatorio-das-desigualdades.com/2017/04/05/utilizacao-de-internet-em-portugal-mais-de-metade-da-populacao-teve-acesso-a-internet-em-2016/. Acesso em 09/04/19.
Acesso Desigual à internet aprofunda desigualdade social. http://www.cartaeducacao.com.br/reportagens/desigualdade-de-acesso-internet-aprofunda-injustica-social/. Acesso em 09/04/19.
Problematização
Tempo sugerido: 1 minuto
Orientações: Projete ou escreva no quadro a problematização central da aula. Explique que vamos primeiro conhecer as características de um gráfico de setores e depois vamos construir esse tipo de gráfico a partir da informação de acesso à rede mundial de computadores por regiões do mundo.
Para Saber Mais:
Gráfico de setores. Disponível: https://mundoeducacao.bol.uol.com.br/matematica/graficos-setores.htm. Acesso em 10/04/19.
Gráfico de setores. Disponível: https://escolakids.uol.com.br/matematica/grafico-setores.htm. Acesso em 10/04/19.
Gráficos e Tabelas. Disponível: https://educa.ibge.gov.br/professores/educa-atividades/17662-construindo-graficos.html. Acesso em 10/04/19.
Ação Propositiva
Tempo sugerido: 30 minutos
Orientações: A ação propositiva dessa aula está dividida em 2 partes. Na primeira os estudantes serão apresentados ao gráfico de setores. Provavelmente os estudantes já o conhecem, pois são bem populares em jornais impressos ou revistas. Mas, como eles vão construir um gráfico, é importante que eles entendam a dimensão matemática do gráfico e o tipo de informação representada pelo gráfico. Na segunda parte os estudantes organizados por grupos irão construir um gráfico de setores a partir de informação estatística de acesso à rede mundial de computadores por regiões do mundo no ano de 2017.
Parte 1:
- Projete ou mostre um impresso do gráfico de setores disponível no slide e no material complementar. Esse gráfico é do Censo 2010 do IBGE e trata especificamente de uma questão de infraestrutura básica que é a existência de banheiro e saneamento básico nos domicílios. Ainda que seja mais um aspecto que denota desigualdade, esclareça aos estudantes que o gráfico serve apenas para a visualização das partes que compõem um gráfico de setores.
- Chame atenção aos estudantes no título do gráfico que deve informar o tema/fenômeno representado no gráfico e o ano da informação estatística.
- Agora peça que observem a legenda que deve informar o que as cores representam no gráfico. Ainda na legenda peça que observem o valor absoluto (quantidade de domicílios que têm cada tipo de banheiro e saneamento básico) e o valor relativo (porcentagem de cada categoria em relação ao total).
- Diga aos estudantes que na parte 2, da construção do gráfico, serão utilizados apenas informações relativas (portanto em porcentagem).
Parte 2:
- Agora é mão na massa para construir o nosso gráfico de setores. Peça primeiro para os estudantes observarem a informação estatística representada na tabela com o número relativo e proporcional de acesso à internet por regiões do mundo.
- O desafio dos estudantes é representar a informação estatística em gráfica. São 7 regiões do mundo, portanto 7 cores de lápis de cor para separar e o mesmo número para representar na legenda.
- A primeira parte é traçar com o uso do compasso o círculo que representa 100% da informação e compõe um setor circular de 360 graus.
- Agora os estudantes terão que traçar proporcionalmente o ângulo, com a ajuda do transferidor e do compasso, para delimitar a parte do setor de cada região do mundo. No slide 7 tem uma dica bem importante que vai facilitar esse traçado e cálculo dos ângulos.
- Assim para cada região do mundo os estudantes devem calcular o ângulo do traçado no gráfico considerando que 1% equivale a 3,6 graus. Basta uma conta simples de multiplicação do valor percentual da região vezes 3,6 para chegar ao valor exato do ângulo a ser traçado.
- Feito os cálculos agora é construir o gráfico, colorir cada parte com uma cor e escrever a legenda e título.
Material complementar
Gráficos da Ação Propositiva: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/sSb4Gy3U9XbBSxHSY2HpyfAzDxQzffb7QzvEaQbcm7EsbdeZKNZfd6bBmF6G/geo9-14und04-acao-propositiva-graficos.pdf
Ação Propositiva
Orientações: A ação propositiva dessa aula está dividida em 2 partes. Na primeira os estudantes serão apresentados ao gráfico de setores. Provavelmente os estudantes já o conhecem, pois são bem populares em jornais impressos ou revistas. Mas, como eles vão construir um gráfico, é importante que eles entendam a dimensão matemática do gráfico e o tipo de informação representada pelo gráfico. Na segunda parte os estudantes organizados por grupos irão construir um gráfico de setores a partir de informação estatística de acesso à rede mundial de computadores por regiões do mundo no ano de 2017.
Parte 1:
- Projete ou mostre um impresso do gráfico de setores disponível no slide e no material complementar. Esse gráfico é do Censo 2010 do IBGE e trata especificamente de uma questão de infraestrutura básica que é a existência de banheiro e saneamento básico nos domicílios. Ainda que seja mais um aspecto que denota desigualdade, esclareça aos estudantes que o gráfico serve apenas para a visualização das partes que compõem um gráfico de setores.
- Chame atenção aos estudantes no título do gráfico que deve informar o tema/fenômeno representado no gráfico e o ano da informação estatística.
- Agora peça que observem a legenda que deve informar o que as cores representam no gráfico. Ainda na legenda peça que observem o valor absoluto (quantidade de domicílios que têm cada tipo de banheiro e saneamento básico) e o valor relativo (porcentagem de cada categoria em relação ao total).
- Diga aos estudantes que na parte 2, da construção do gráfico, serão utilizados apenas informações relativas (portanto em porcentagem).
Parte 2:
- Agora é mão na massa para construir o nosso gráfico de setores. Peça primeiro para os estudantes observarem a informação estatística representada na tabela com o número relativo e proporcional de acesso à internet por regiões do mundo.
- O desafio dos estudantes é representar a informação estatística em gráfica. São 7 regiões do mundo, portanto 7 cores de lápis de cor para separar e o mesmo número para representar na legenda.
- A primeira parte é traçar com o uso do compasso o círculo que representa 100% da informação e compõe um setor circular de 360 graus.
- Agora os estudantes terão que traçar proporcionalmente o ângulo, com a ajuda do transferidor e do compasso, para delimitar a parte do setor de cada região do mundo. No slide 7 tem uma dica bem importante que vai facilitar esse traçado e cálculo dos ângulos.
- Assim para cada região do mundo os estudantes devem calcular o ângulo do traçado no gráfico considerando que 1% equivale a 3,6 graus. Basta uma conta simples de multiplicação do valor percentual da região vezes 3,6 para chegar ao valor exato do ângulo a ser traçado.
- Feito os cálculos agora é construir o gráfico, colorir cada parte com uma cor e escrever a legenda e título.
Material complementar
Gráficos da Ação Propositiva: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/sSb4Gy3U9XbBSxHSY2HpyfAzDxQzffb7QzvEaQbcm7EsbdeZKNZfd6bBmF6G/geo9-14und04-acao-propositiva-graficos.pdf
Ação Propositiva
Orientações: A ação propositiva dessa aula está dividida em 2 partes. Na primeira os estudantes serão apresentados ao gráfico de setores. Provavelmente os estudantes já o conhecem, pois são bem populares em jornais impressos ou revistas. Mas, como eles vão construir um gráfico, é importante que eles entendam a dimensão matemática do gráfico e o tipo de informação representada pelo gráfico. Na segunda parte os estudantes organizados por grupos irão construir um gráfico de setores a partir de informação estatística de acesso à rede mundial de computadores por regiões do mundo no ano de 2017.
Parte 1:
- Projete ou mostre um impresso do gráfico de setores disponível no slide e no material complementar. Esse gráfico é do Censo 2010 do IBGE e trata especificamente de uma questão de infraestrutura básica que é a existência de banheiro e saneamento básico nos domicílios. Ainda que seja mais um aspecto que denota desigualdade, esclareça aos estudantes que o gráfico serve apenas para a visualização das partes que compõem um gráfico de setores.
- Chame atenção aos estudantes no título do gráfico que deve informar o tema/fenômeno representado no gráfico e o ano da informação estatística.
- Agora peça que observem a legenda que deve informar o que as cores representam no gráfico. Ainda na legenda peça que observem o valor absoluto (quantidade de domicílios que têm cada tipo de banheiro e saneamento básico) e o valor relativo (porcentagem de cada categoria em relação ao total).
- Diga aos estudantes que na parte 2, da construção do gráfico, serão utilizados apenas informações relativas (portanto em porcentagem).
Parte 2:
- Agora é mão na massa para construir o nosso gráfico de setores. Peça primeiro para os estudantes observarem a informação estatística representada na tabela com o número relativo e proporcional de acesso à internet por regiões do mundo.
- O desafio dos estudantes é representar a informação estatística em gráfica. São 7 regiões do mundo, portanto 7 cores de lápis de cor para separar e o mesmo número para representar na legenda.
- A primeira parte é traçar com o uso do compasso o círculo que representa 100% da informação e compõe um setor circular de 360 graus.
- Agora os estudantes terão que traçar proporcionalmente o ângulo, com a ajuda do transferidor e do compasso, para delimitar a parte do setor de cada região do mundo. No slide 7 tem uma dica bem importante que vai facilitar esse traçado e cálculo dos ângulos.
- Assim para cada região do mundo os estudantes devem calcular o ângulo do traçado no gráfico considerando que 1% equivale a 3,6 graus. Basta uma conta simples de multiplicação do valor percentual da região vezes 3,6 para chegar ao valor exato do ângulo a ser traçado.
- Feito os cálculos agora é construir o gráfico, colorir cada parte com uma cor e escrever a legenda e título.
Material complementar
Gráficos da Ação Propositiva: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/sSb4Gy3U9XbBSxHSY2HpyfAzDxQzffb7QzvEaQbcm7EsbdeZKNZfd6bBmF6G/geo9-14und04-acao-propositiva-graficos.pdf
Sistematização
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientações: Finalizada a elaboração dos gráficos é hora de expor os trabalhos. Organize com a turma um espaço de exposições na sala ou no corredor da sala para que esse material possa ficar disponível aos estudantes dessa turma ou de outras turmas da escola. Depois de expostos, faça uma leitura coletiva das informações. O gráfico evidencia a construção da ideia das desigualdades de acesso à internet no mundo.
Materiais Complementares
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Ferramenta sugerida
WhatsApp
Valor trabalhado
Desigualdades sociais
Apresentação do tema da aula
O objetivo desta aula é analisar dados estatísticos que evidenciam as desigualdades de acesso e uso das redes sociais e internet, e elaborar um gráfico de setores. Para esta aula, os alunos devem estar organizados em 4 ou 5 grupos. O número de grupos vai variar de acordo com o número de alunos da sua turma. Caso a turma ainda não tenha um grupo, crie um no WhatsApp. A aula será organizada pelo aplicativo, mas você pode adaptá-la para o e-mail. Nesta, a questão das desigualdades sociais estará presente. Tempo estimado de 5 minutos.
Contextualização
Envie aos alunos o arquivo de contextualização, disponível aqui. No primeiro momento, apresente o mapa e levante o conhecimento dos estudantes sobre a representação cartográfica denominada anamorfose. Esse tipo de representação cartográfica, bastante utilizada para a representação de informações quantitativas sobre um dado fenômeno, deforma o tamanho da área representada (nesse caso, o tamanho da área dos países) proporcionalmente à intensidade do fenômeno representado. Acesse os planos de aulas para mais informações sobre o conteúdo. Tempo estimado de 5 minutos.
Problematização
Explique que o desafio será conhecer e construir um gráfico de setores evidenciando a desigualdade de acesso à internet por região do mundo. Pergunte se eles conhecem esse tipo de gráfico e aproveite para explicá-lo, se necessário. Tempo estimado de 5 minutos.
Ação propositiva
Envie aos alunos o arquivo para a Ação propositiva, disponível aqui. Este momento da aula será dividida em 2 partes. Na primeira, os estudantes serão apresentados ao gráfico de setores. Provavelmente, eles já o conhecem, pois são bem populares em jornais impressos ou revistas. Mas, como eles irão construir um gráfico, é importante que entendam sua dimensão matemática e o tipo de informação representada por ele. Na segunda parte, os estudantes, organizados em grupos, irão construir um gráfico de setores a partir de informação estatística de acesso à rede mundial de computadores por região do mundo, em 2017. Professor, acesse o plano de aula, em que há informações para explicar aos alunos, via WhatsApp, como criar esse tipo de gráfico. Tempo estimado de 35 minutos.
Sistematização
Finalizada a elaboração dos gráficos, é hora de expor os trabalhos. Organize com a turma para todos enviarem fotos de suas produções via WhatsApp. Expostos os trabalhos, faça uma leitura coletiva das informações. O gráfico evidencia a construção da ideia das desigualdades de acesso à internet no mundo. Tempo estimado de 15 minutos.
Convite às famílias
Convide os pais a assistirem ao documentário sobre internet disponível aqui. Assim, podem ajudar seus filhos na discussão sobre o tema.
Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores de Nova Escola
Professor: Regina Tunes
Mentor: Leandro Campelo
Especialista: Leandro Campelo
Assessor pedagógico: Laercio Furquim
Ano: 9°ano
Unidade temática: Formas de representação e pensamento espacial
Objetivo(s) de aprendizagem: Analisar dados estatísticos que evidenciam as desigualdades de acesso e uso às redes sociais e internet e elaborar um gráfico de setores
Habilidade (s) da Base: (EF09GE14) Elaborar e interpretar gráficos de barras e de setores, mapas temáticos e esquemáticos (croquis) e anamorfoses geográficas para analisar, sintetizar e apresentar dados e informações sobre diversidade, diferenças e desigualdades sociopolíticas e geopolíticas mundiais