GEO9_14UND04 - Ação Propositiva - Gráficos
Plano de Aula
Plano de aula: Desigualdade de acesso e uso às redes da internet
Plano 4 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Alfabetização cartográfica: análises comparativas
Por: Regina Helena Tunes
Tem interesse no tema "Neurociência, adolescências e engajamento nos Anos Finais"?
Inscreva-se neste tema para receber novidades pelo site e por email.
Habilidades BNCC:
Aula
Sobre este plano
Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF09GE14 de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes. Esta aula objetiva analisar dados estatísticos sobre acesso e uso de redes sociais e internet por países do mundo e elaborar um gráfico de setores com essas informações. Espera-se que a análise do gráfico evidencie as desigualdades mundiais de uso da internet.
Materiais necessários: Computador, projetor de imagens, caneta, lápis, lápis de cor, canetinhas, compasso, transferidor, régua, roteiro da Ação Propositiva e folha para a elaboração do gráfico (preferencialmente sulfite)
Materiais Complementares:
Mapa da Contextualização: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/JZuHbasRpvgVZhsw672kyeFPAppmRMrYkwUP6AmmwZ45AQWxs3rfNW36kzy5/geo9-14und04-contextualizacao-mapa.pdf
Gráficos da Ação Propositiva: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/sSb4Gy3U9XbBSxHSY2HpyfAzDxQzffb7QzvEaQbcm7EsbdeZKNZfd6bBmF6G/geo9-14und04-acao-propositiva-graficos.pdf
Para você saber mais:
Acesso desigual à internet aprofunda injustiça social. Disponível em: http://www.cartaeducacao.com.br/reportagens/desigualdade-de-acesso-internet-aprofunda-injustica-social/. Acesso em 29.03.19.
UIT: bilhões de pessoas ainda não têm acesso à internet no mundo. Disponível em: https://nacoesunidas.org/uit-37-bilhoes-de-pessoas-ainda-nao-tem-acesso-a-internet-no-mundo/. Acesso em 29.03.19.
Tema da aula
Tempo sugerido: 2 minutos
Orientações: Para esta aula, os alunos devem estar organizados em 4 ou 5 grupos. O número de grupos vai variar de acordo com o tamanho da sua turma. O importante é que o grupo tenha entre 4 a 5 estudantes para garantir que todos participem efetivamente da elaboração do gráfico. Leia o tema da aula, projete ou escreva no quadro. Comente com os alunos que nesta aula eles irão trabalhar com dados estatísticos sobre o acesso e uso da internet por países do mundo e que, a partir dessas informações, vão construir gráficos de setores.
Como adequar à sua realidade: Comente que desigualdade é uma marca do sistema capitalista e que o acesso à internet é uma das formas de compreensão disso. Diga que essa desigualdade se manifesta de forma transescalar, ou seja, em várias escalas geográficas, inclusive na local. Reflita com os estudantes sobre a desigualdade de infraestrutura para acesso à internet no local em que moram.
Conhecimentos prévios: Para essa aula é importante que os estudantes já tenham estudado sobre características do sistema capitalista, especialmente a relação do capitalismo com a (re)produção de desigualdades. É importante também que os estudantes conheçam gráficos de setores e saibam manusear o transferidor e o compasso.
Novo curso gratuito
Conheça nosso mais novo curso sobre adolescências, neurociência e engajamento nos anos finais
VER CURSO