Plano de Aula

Plano de aula: Fluxos migratórios mundiais contemporâneos

Plano 3 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Alfabetização cartográfica: análises comparativas

mais ações

Tem interesse no tema "Neurociência, adolescências e engajamento nos Anos Finais"?

Inscreva-se neste tema para receber novidades pelo site e por email.

Habilidades BNCC:

Planeje suas aulas pelo Whatsapp!

Qualidade com economia de tempo

Aula

Sobre este plano
Sobre este plano

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF09GE14 de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes. Esta aula objetiva identificar os principais fluxos migratórios mundiais contemporâneos e elaborar uma representação esquemática, também denominada de croquis, com base nessas informações.

Materiais necessários: Computador, projetor de imagens, caneta, lápis, lápis de cor, canetinhas, roteiro da Ação Propositiva e mapa mundi mudo.

Materiais Complementares:

Ação Propositiva: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/f8McBbuEaA65KUCCb4KRSEqXzVQMbZPkx9NyDXMUM2E6HZcNjBxEB4BnRGEy/geo9-14und03-acao-propositiva-texto.pdf

Mapa mundi mudo: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/gNZEa9vm2R82mZjWsq2bPdKFPDCvqnkPmBqcHYNfBvs8294wsfYcyYkqe7SE/geo9-14und03-acao-propositiva-mapa-mundi-mudo.pdf

Para você saber mais:

Migração no Mundo. Disponível em: http://www.ufjf.br/pur/files/2011/04/MIGRA%C3%87%C3%83O-NO-MUNDO.pdf. Acesso em 28/03/19.

Migrações no Brasil e no Mundo. Disponível em: https://www.politize.com.br/trilhas/migracoes-brasil-mundo/. Acesso em 01/04/19.

Tema da aula
Tema da aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações: Para esta aula, é recomendável que os alunos estejam dispostos em trios. Leia o tema da aula, projete ou escreva no quadro. Comente com os alunos que nesta aula eles irão conhecer os principais fluxos migratórios contemporâneos e elaborar uma representação esquemática na forma de um croqui no mapa múndi político.

Como adequar à sua realidade: Comente que o fenômeno migratório ocorre em todas as escalas geográficas. A aula analisa as migrações na escala global, mas certamente esse fenômeno também ocorre(u) na escala nacional e muito provavelmente na escala regional (região de inserção do município) ou local (do município). Caso conheça algum fluxo migratório (nacional ou internacional) para a sua região, essa é uma boa hora para comentar sobre ele.

Conhecimentos prévios: Para essa aula é importante que os estudantes já tenham estudado sobre o que são fluxos migratórios e conheça aspectos atuais da geopolítica mundial com destaque para as regiões que apresentam hoje conflitos sociais ou políticos.

Novo curso gratuito

Conheça nosso mais novo curso sobre adolescências, neurociência e engajamento nos anos finais

VER CURSO