Plano de Aula

Plano de aula: Fluxos migratórios mundiais contemporâneos

Plano 3 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Alfabetização cartográfica: análises comparativas

mais ações

Habilidades BNCC:

Aula

Sobre este plano
Sobre este plano

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF09GE14 de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes. Esta aula objetiva identificar os principais fluxos migratórios mundiais contemporâneos e elaborar uma representação esquemática, também denominada de croquis, com base nessas informações.

Materiais necessários: Computador, projetor de imagens, caneta, lápis, lápis de cor, canetinhas, roteiro da Ação Propositiva e mapa mundi mudo.

Materiais Complementares:

Ação Propositiva: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/f8McBbuEaA65KUCCb4KRSEqXzVQMbZPkx9NyDXMUM2E6HZcNjBxEB4BnRGEy/geo9-14und03-acao-propositiva-texto.pdf

Mapa mundi mudo: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/gNZEa9vm2R82mZjWsq2bPdKFPDCvqnkPmBqcHYNfBvs8294wsfYcyYkqe7SE/geo9-14und03-acao-propositiva-mapa-mundi-mudo.pdf

Para você saber mais:

Migração no Mundo. Disponível em: http://www.ufjf.br/pur/files/2011/04/MIGRA%C3%87%C3%83O-NO-MUNDO.pdf. Acesso em 28/03/19.

Migrações no Brasil e no Mundo. Disponível em: https://www.politize.com.br/trilhas/migracoes-brasil-mundo/. Acesso em 01/04/19.

Tema da aula
Tema da aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações: Para esta aula, é recomendável que os alunos estejam dispostos em trios. Leia o tema da aula, projete ou escreva no quadro. Comente com os alunos que nesta aula eles irão conhecer os principais fluxos migratórios contemporâneos e elaborar uma representação esquemática na forma de um croqui no mapa múndi político.

Como adequar à sua realidade: Comente que o fenômeno migratório ocorre em todas as escalas geográficas. A aula analisa as migrações na escala global, mas certamente esse fenômeno também ocorre(u) na escala nacional e muito provavelmente na escala regional (região de inserção do município) ou local (do município). Caso conheça algum fluxo migratório (nacional ou internacional) para a sua região, essa é uma boa hora para comentar sobre ele.

Conhecimentos prévios: Para essa aula é importante que os estudantes já tenham estudado sobre o que são fluxos migratórios e conheça aspectos atuais da geopolítica mundial com destaque para as regiões que apresentam hoje conflitos sociais ou políticos.

Curso sobre Educação Antirracista

Comece agora nossa formação gratuita e certificada em parceria com a USP

COMEÇAR AGORA