GEO9_14UND03 - Ação Propositiva - Mapa mundi mudo
Plano de Aula
Plano de aula: Fluxos migratórios mundiais contemporâneos
Plano 3 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Alfabetização cartográfica: análises comparativas
Por: Regina Helena Tunes
Este plano é um dos prioritários. Veja agora
Sobre este plano
Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF09GE14 de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes. Esta aula objetiva identificar os principais fluxos migratórios mundiais contemporâneos e elaborar uma representação esquemática, também denominada de croquis, com base nessas informações.
Materiais necessários: Computador, projetor de imagens, caneta, lápis, lápis de cor, canetinhas, roteiro da Ação Propositiva e mapa mundi mudo.
Materiais Complementares:
Ação Propositiva: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/f8McBbuEaA65KUCCb4KRSEqXzVQMbZPkx9NyDXMUM2E6HZcNjBxEB4BnRGEy/geo9-14und03-acao-propositiva-texto.pdf
Para você saber mais:
Migração no Mundo. Disponível em: http://www.ufjf.br/pur/files/2011/04/MIGRA%C3%87%C3%83O-NO-MUNDO.pdf. Acesso em 28/03/19.
Migrações no Brasil e no Mundo. Disponível em: https://www.politize.com.br/trilhas/migracoes-brasil-mundo/. Acesso em 01/04/19.
Tema da aula
Tempo sugerido: 2 minutos
Orientações: Para esta aula, é recomendável que os alunos estejam dispostos em trios. Leia o tema da aula, projete ou escreva no quadro. Comente com os alunos que nesta aula eles irão conhecer os principais fluxos migratórios contemporâneos e elaborar uma representação esquemática na forma de um croqui no mapa múndi político.
Como adequar à sua realidade: Comente que o fenômeno migratório ocorre em todas as escalas geográficas. A aula analisa as migrações na escala global, mas certamente esse fenômeno também ocorre(u) na escala nacional e muito provavelmente na escala regional (região de inserção do município) ou local (do município). Caso conheça algum fluxo migratório (nacional ou internacional) para a sua região, essa é uma boa hora para comentar sobre ele.
Conhecimentos prévios: Para essa aula é importante que os estudantes já tenham estudado sobre o que são fluxos migratórios e conheça aspectos atuais da geopolítica mundial com destaque para as regiões que apresentam hoje conflitos sociais ou políticos.
Contextualização
Tempo sugerido: 5 minutos
Orientações: Neste momento, projete o esquema aos alunos. Caso não tenha projetor, você pode imprimir ou mesmo copiar no quadro o esquema do slide. Essa é uma boa hora para o levantamento prévio dos conhecimentos dos estudantes sobre o fenômeno da migração. Comente, a partir da escuta sensível do que foi apresentado pelos estudantes, que a migração é o deslocamento da população que pode ser dentro de um país ou entre países diferentes. Explique também que o fenômeno migratório envolve o deslocamento não forçado, ou seja, que tenha sido feito sem nenhuma obrigatoriedade seja por questões de violência, aprisionamento ou risco de vida. Portanto tráfico de escravos e deslocamento por refúgio não são migrações. Por fim, explique que as migrações envolvem fatores de repulsão do local de saída e de atração do local de chegada do migrante. No esquema estão registrados os principais motivos, mas certamente há outros que podem ser levantados pelos próprios estudantes.
Material complementar
Organograma para impressão: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/reWqcSuME5HVVj26wZt38yEGRNhwYaZ7nymwnBrBPqnj3paQS5Q8bqSHWKa5/geo9-14und03-contextualizacao-organograma.pdf
Problematização
Tempo sugerido: 3 minutos
Orientações: Projete ou escreva no quadro a problematização central da aula. Explique que vamos primeiro conhecer os principais fluxos migratórios contemporâneos internacionais e que depois utilizaremos essas informações para a representação esquemática no mapa múndi em forma de croqui. Caso seja possível, mostre aos estudantes alguns exemplos de croquis para que eles entendam as características dessa representação esquemática. No Para Saiba Mais há algumas indicações interessantes.
Para Saber Mais:
Em croquis a turma inventa paisagens. Disponível em: https://novaescola.org.br/conteudo/2130/em-croquis-a-turma-inventa-paisagens. Acesso em 28/03/19.
Croqui. Disponível em: https://geo05144.wordpress.com/2014/12/08/croqui/. Acesso em 28/03/19.
Criando croquis em sala de aula. Disponível em: https://educa.ibge.gov.br/professores/blog/20743-criando-croquis-na-aula-de-cartografia.html. Acesso em 28/03/19.
Ação Propositiva
Tempo sugerido: 35 minutos
Orientações: Oriente os estudantes que devem trabalhar em trios. A primeira parte consiste na leitura do texto de apoio que identifica os principais fluxos migratórios contemporâneos. Oriente os estudantes a elaborarem um esquema no caderno com o nome dos países envolvidos e algumas palavras-chave para identificação do contexto do fluxo migratório. No mapa mundi mudo e com a ajuda do Atlas Geográfico peça aos estudantes que localizem e marquem à lápis os países envolvidos nos fluxos migratórios indicados no texto. Peça agora que eles elaborem um croqui destacando os fluxos migratórios com imagens pictóricas (ilustrações, formas geométricas, esquemas) para cada fluxo no mapa mundi. Como se trata de uma representação esquemática é importante usar cores para diferenciar ou destacar o que considerarem mais relevante. Por fim, ainda que o croqui não é uma representação que exija a linguagem cartográfica completa, peça aos grupos para elaborarem um título para os croquis.
Material complementar
Texto da Ação Propositiva: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/f8McBbuEaA65KUCCb4KRSEqXzVQMbZPkx9NyDXMUM2E6HZcNjBxEB4BnRGEy/geo9-14und03-acao-propositiva-texto.pdf
Mapa mundi mudo da Ação Propositiva: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/gNZEa9vm2R82mZjWsq2bPdKFPDCvqnkPmBqcHYNfBvs8294wsfYcyYkqe7SE/geo9-14und03-acao-propositiva-mapa-mundi-mudo.pdf
Ação Propositiva
Orientações: Oriente os estudantes que devem trabalhar em trios. A primeira parte consiste na leitura do texto de apoio que identifica os principais fluxos migratórios contemporâneos. Oriente os estudantes a elaborarem um esquema no caderno com o nome dos países envolvidos e algumas palavras-chave para identificação do contexto do fluxo migratório. No mapa mundi mudo e com a ajuda do Atlas Geográfico peça aos estudantes que localizem e marquem à lápis os países envolvidos nos fluxos migratórios indicados no texto. Peça agora que eles elaborem um croqui destacando os fluxos migratórios com imagens pictóricas (ilustrações, formas geométricas, esquemas) para cada fluxo no mapa mundi. Como se trata de uma representação esquemática é importante usar cores para diferenciar ou destacar o que considerarem mais relevante. Por fim, ainda que o croqui não é uma representação que exija a linguagem cartográfica completa, peça aos grupos para elaborarem um título para os croquis.
Material complementar
Texto da Ação Propositiva: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/f8McBbuEaA65KUCCb4KRSEqXzVQMbZPkx9NyDXMUM2E6HZcNjBxEB4BnRGEy/geo9-14und03-acao-propositiva-texto.pdf
Mapa mundi mudo da Ação Propositiva: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/gNZEa9vm2R82mZjWsq2bPdKFPDCvqnkPmBqcHYNfBvs8294wsfYcyYkqe7SE/geo9-14und03-acao-propositiva-mapa-mundi-mudo.pdf
Sistematização
Tempo sugerido: 5 minutos
Orientações: Finalizada a elaboração dos croquis é hora de expor os trabalhos. Organize com a turma um espaço de exposições na sala ou no corredor da sala para que esse material possa ficar disponível aos estudantes dessa turma ou de outras turmas da escola. Como se trata de uma produção própria dos estudantes, certamente eles ficarão bastante orgulhosos do material exposto.
Materiais complementares
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Ferramenta sugerida
WhatsApp
Valor trabalhado
Desigualdades sociais
Apresentação do tema da aula
O objetivo desta aula é identificar os principais fluxos migratórios contemporâneos no mundo e, a partir dessas informações, elaborar uma representação esquemática (croquis). Para esta aula, é recomendável que os alunos estejam dispostos em trios. Caso a turma ainda não tenha um grupo, crie um no WhatsApp. A aula será organizada pelo aplicativo, mas você pode adaptá-la para o e-mail. Nesta aula, a questão das desigualdades sociais estará presente. Tempo estimado de 5 minutos.
Contextualização
Envie aos alunos o arquivo de contextualização, disponível aqui. Esta é uma boa hora para o levantamento prévio dos conhecimentos dos estudantes sobre o fenômeno da migração. Comente, a partir da escuta sensível do que foi apresentado por eles, que migração é o deslocamento da população dentro de um país ou entre países diferentes. Explique também que o fenômeno migratório envolve o deslocamento não forçado, ou seja, sem nenhuma obrigatoriedade por questões de violência, aprisionamento ou risco de vida. Professor, use o plano de aula para ajudar a aprofundar o conteúdo. Tempo estimado de 5 minutos.
Problematização
Explique que vamos primeiro conhecer os principais fluxos migratórios contemporâneos internacionais e depois utilizaremos essas informações para a representação esquemática no mapa-múndi em forma de croqui. Caso seja possível, mostre aos estudantes alguns exemplos de croquis para que entendam as características dessa representação esquemática. Tempo estimado de 15 minutos.
Ação propositiva
Disponibilize aos alunos dois arquivos: "Mapa Mundi Mudo Politico", disponível aqui, e "Principais fluxos migratórios contemporâneos", disponível aqui. A primeira parte consiste na leitura do texto de apoio que identifica os principais fluxos migratórios contemporâneos. Oriente os estudantes a elaborarem um esquema no caderno com o nome dos países envolvidos e algumas palavras-chave para identificação do contexto do fluxo migratório. No mapa-múndi mudo e com a ajuda do Atlas Geográfico, peça aos estudantes que localizem e marquem à lápis os países envolvidos nos fluxos migratórios indicados no texto. Peça agora que eles elaborem um croqui destacando os fluxos migratórios com imagens pictóricas (ilustrações, formas geométricas, esquemas) para cada fluxo no mapa-múndi. Como se trata de uma representação esquemática, é importante usar cores para diferenciar ou destacar o que considerarem mais relevante. Por fim, ainda que o croqui não seja uma representação que exija a linguagem cartográfica completa, peça aos grupos para elaborarem um título. Quando finalizarem, eles devem enviar suas produções a todos via WhatsApp. Tempo estimado de 50 minutos.
Sistematização
Finalizada a elaboração dos croquis, é hora de expor os trabalhos. Comente as produções dos alunos; é um bom momento para rever o objetivo de aprendizagem e tirar dúvidas. Tempo estimado de 10 minutos.
Convite às famílias
Convide as famílias a assistirem ao documentário sobre a China, disponível aqui. Assim, eles podem ajudar seus filhos na discussão sobre o tema.
Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores de Nova Escola
Professor: Regina Tunes
Mentor: Leandro Campelo
Especialista: Leandro Campelo
Assessor pedagógico: Laercio Furquim
Ano: 9°ano
Unidade temática: Formas de representação e pensamento espacial
Objetivo(s) de aprendizagem: Identificar os principais fluxos migratórios contemporâneos no mundo e, a partir dessas informações, elaborar uma representação esquemática (croquis)
Habilidade (s) da Base: (EF09GE14) Elaborar e interpretar gráficos de barras e de setores, mapas temáticos e esquemáticos (croquis) e anamorfoses geográficas para analisar, sintetizar e apresentar dados e informações sobre diversidade, diferenças e desigualdades sociopolíticas e geopolíticas mundiais