GEO9_14UND01 - Ação Propositiva - Tabelas
Plano de Aula
Plano de aula: Desigualdade socioeconômica no continente europeu
Plano 1 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Alfabetização cartográfica: análises comparativas
Por: Regina Helena Tunes
Tem interesse no tema "Neurociência, adolescências e engajamento nos Anos Finais"?
Inscreva-se neste tema para receber novidades pelo site e por email.
Habilidades BNCC:
Aula
Sobre este plano
Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF09GE14 de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes. Esta aula objetiva elaborar e interpretar gráficos de barra sobre a desigualdade socioeconômica no continente europeu.
Materiais necessários: Computador, projetor de imagens, caneta, lápis, régua, borracha, lápis de cor, canetinhas, folha de papel milimetrado (uma por dupla) e cópia do roteiro da Ação Propositiva.
Materiais Complementares:
Mapa da Contextualização: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/Hhu5XVhYayp9NKECfgxmqkKAnF2rNBpFZUvDd4GKzDYEgDSh5fM4TFPr95PR/geo9-14und01-contextualizacao-mapa.pdf
Tabelas da Ação Propositiva: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/8D9NCgN89KfeKs8dzdTMHe7SQFYwcEtytKyX3KPgDpZ3VnRY6sYv7PcNwcHp/geo9-14und01-acao-propositiva-tabelas.pdf
Para você saber mais:
Elaboração de gráficos de barras. Disponível em: https://pt.khanacademy.org/math/pt-3-ano/probabilidade-e-estratistica-3ano/graficos-de-barra-parte2/a/create-bar-graphs. Acesso em 18/03/19.
Portal Países do IBGE. Disponível em: https://paises.ibge.gov.br/#/mapa/ranking/franca?indicador=77849&tema=5&ano=2018
Tema da aula
Tempo sugerido: 2 minutos
Orientações: Para esta aula, é recomendável que os alunos estejam dispostos em duplas. Leia o tema da aula, projete ou escreva no quadro. Comente com os alunos que nesta aula eles irão analisar a desigualdade socioeconômica do continente europeu através da elaboração e interpretação de gráfico de barras.
Como adequar à sua realidade: Seria interessante mostrar diferentes tipos de gráficos de barra que são publicados semanalmente em jornais de circulação nacional ou regional.
Conhecimentos prévios: Para essa aula é importante que os estudantes já tenham estudado sobre o conceito de desigualdade socioeconômica e conheçam dois tipos de dados estatísticos: IDH (Índice de Desenvolvimento Humano) e PIB (Produto Interno Bruto).
Novo curso gratuito
Conheça nosso mais novo curso sobre adolescências, neurociência e engajamento nos anos finais
VER CURSO