GEO9_15UND2 - Anamorfoses geográficas
Plano de Aula
Plano de aula: As diversas formas da anamorfose geográfica: interpretando fenômenos quantitativos
Plano 2 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Alfabetização cartográfica: análises comparativas entre regiões continentais e subcontinentais.
Este plano é um dos prioritários. Veja agora
Sobre este plano
Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF09GE15 de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes. Conforme sugerido pela BNCC, a questão cartográfica relativa ao 9º ano deve ser orientada para a leitura e interpretação de mapas temáticos e representações de informações geográficas (gráficos, tabelas, esquemas) relativos aos temas Europa-Ásia-Oceania. Assim, essa aula irá focar na representação de questões econômicas (mais especificamente o PIB mundial) e culturais (ao trazer o exemplo dos países falantes da língua inglesa) através do uso da anamorfose geográfica.
Materiais necessários: Papel sulfite, cópias ou impressões das anamorfoses disponíveis no material complementar, tesoura, cola, papéis coloridos (pode ser recorte de revista com uma determinada escala de cor), hidrocor e lápis de cor.
Material complementar:
Anamorfoses geográficas: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/pMEPFvNXHQhEpzzYeHV3p7EbPpZAgnQVecvEFXPccHznCZ2DcZTnhx55R7mu/geo9-15und2-anamorfoses-geograficas.pdf
Link para os mapas:
Países que falam a língua inglesa: https://worldmapper.org/maps/language-english-2005/. Acesso em 22 de janeiro de 2019.
Comparação de anamorfoses do ano de 2018 (população e PIB): site worldMapper: https://worldmapper.org/the-world-in-2018/. Acesso em 22 de janeiro de 2019.
Riqueza (PIB) no ano de 1990: Disponível em:http://archive.worldmapper.org/display.php?selected=163. Acesso em 22 de janeiro de 2019.
PIB do ano de 2018: Disponível em: https://worldmapper.org/maps/gdp-2018/. Acesso em 22 de janeiro de 2019.
Para você saber mais:
A anamorfose é uma técnica utilizada para representar um fenômeno em que a superfície dos espaços será proporcional ao fenômeno, e não à sua área real. Exemplo: quantidade de riqueza de um país. Nesse caso, o continente africano embora tenha maior área territorial do que a Europa, irá aparecer muito pouco no mapa, enquanto o continente europeu apresentará grande destaque porque concentra bastante riqueza.
A anamorfose se assemelha a um mapa por conservar a localização relativa dos territórios, mas por deformar seus limites, alguns autores (como por exemplo os autores de livros didáticos de geografia, Melhem Adas e Sérgio Adas) não a consideram como mapa.
O objetivo de uma anamorfose não é, então, representar os territórios de maneira fiel à realidade, mas passar outras informações de forma clara.
O site Worldmapper apresenta uma coleção de anamorfoses (chamado de cartogramas), onde os territórios são redimensionados em cada mapa de acordo com o assunto de interesse. Disponível em: https://worldmapper.org/. Acesso em 22 de janeiro de 2019.
Tema da aula
Tempo sugerido: 2 minutos
Orientações: Fale para a turma que nessa aula eles aprenderão (ou irão rever) uma forma de representar um fenômeno quantitativo chamada anamorfose.
Explique brevemente que a anamorfose se assemelha a um mapa e toma o fenômeno que está sendo representado como parâmetro, pois é ele que ditará o tamanho dos territórios dos países ou continentes. A partir das anamorfoses geográficas a serem apresentadas aqui, eles terão que deduzir o fenômeno representado e atribuir um título à representação. Nesse fenômeno, os continentes asiático e europeu apresentam destaque. Em seguida, com base nessa anamorfose, eles desenvolverão, em grupos, outras anamorfoses desse mesmo fenômeno.
Diga que o objetivo dessa aula é compreender a anamorfose como uma ferramenta capaz de passar informações de maneira muito clara e rápida, e também entendê-la como uma forma de representar os territórios para além da maneira fiel à realidade.
Contextualização
Tempo sugerido: 4 minutos
Orientações: Aqui é interessante que você traga aos alunos um exemplo de anamorfose geográfica para que eles visualizem e compreendam a serventia desse tipo de representação.
O mapa aqui sugerido (também disponível no material complementar) traz a língua inglesa como fenômeno, destacando determinados territórios que apresentam elevada população falando inglês.
Pergunte à turma quais países estão em destaque.
Em seguida, diga a eles que o inglês cresceu e se espalhou tanto que é a língua mais usada no mundo. Há cerca de 350 milhões de falantes de primeira língua em quase cem territórios, e provavelmente há um número similar de pessoas para quem é uma segunda língua. Esta propagação, a partir da Grã-Bretanha, aconteceu ao longo de 400 anos, e o inglês tornou-se a principal língua dos Estados Unidos, Austrália, Nova Zelândia e África do Sul. Em outros países, tornou-se a linguagem usada no governo, educação e comunicações internacionais (Worldmapper. Disponível em: https://worldmapper.org/maps/language-english-2005/. Acesso em 22 de janeiro de 2019).
Pergunte se alguém teve alguma dificuldade, alguma dúvida durante e depois da análise da anamorfose.
Termine dizendo que se a anamorfose representa quantitativamente um fenômeno, significa que essa representação apresenta um determinado formato nos anos anteriores e outro formato nos anos posteriores.
Material complementar
Anamorfoses geográficas: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/pMEPFvNXHQhEpzzYeHV3p7EbPpZAgnQVecvEFXPccHznCZ2DcZTnhx55R7mu/geo9-15und2-anamorfoses-geograficas.pdf
Para você saber mais:
Mapa disponível no site Worldmapper. Disponível em: https://worldmapper.org/maps/language-english-2005/. Acesso em 22 de janeiro de 2019).
Problematização
Tempo sugerido: 7 minutos
Orientações: Projete (ou distribua cópias) das anamorfoses.
Explique que são duas anamorfoses que dialogam: a do topo da folha retrata a população e a outra representa o Produto Interno Bruto dos países, ambos com dados de 2018. Peça para que eles discutam entre eles e, em seguida, digam de que maneira essas anamorfose dialogam, destacando a presença, ausência ou pouca representatividade de países da Oceania, da Ásia e da Europa.
Eles podem observar que no continente europeu a população é pouco significativa se comparada com o restante do globo, mas seu PIB aparece de forma bastante evidente. É importante frisar que o PIB não significa qualidade de vida. Nos países da Ásia a população e o PIB são elevados, no entanto sabemos que existe bastante desigualdade social nessa parte do globo.
A Oceania aparece com PIB e população equilibrados. A Austrália e a Nova Zelândia são bons exemplos de equilíbrio entre essas duas variáveis, pois contam com elevados IDHs.
Para chegar a conclusões mais exatas seria interessante comparar com a anamorfose do PIB per capita.
Ao final, sugira que eles acrescentem outras possíveis sugestões de anamorfoses em que algum país da Ásia, da Oceania ou da Europa se destacariam.
Para você saber mais:
Mapa extraído do site WorldMapper: https://worldmapper.org/the-world-in-2018/. Acesso em 22 de janeiro de 2019.
Problematização
Orientações: Projete (ou distribua cópias) das anamorfoses.
Explique que são duas anamorfoses que dialogam: a do topo da folha retrata a população e a outra representa o Produto Interno Bruto dos países, ambos com dados de 2018. Peça para que eles discutam entre eles e, em seguida, digam de que maneira essas anamorfose dialogam, destacando a presença, ausência ou pouca representatividade de países da Oceania, da Ásia e da Europa.
Eles podem observar que no continente europeu a população é pouco significativa se comparada com o restante do globo, mas seu PIB aparece de forma bastante evidente. É importante frisar que o PIB não significa qualidade de vida. Nos países da Ásia a população e o PIB são elevados, no entanto sabemos que existe bastante desigualdade social nessa parte do globo.
A Oceania aparece com PIB e população equilibrados. A Austrália e a Nova Zelândia são bons exemplos de equilíbrio entre essas duas variáveis, pois contam com elevados IDHs.
Para chegar a conclusões mais exatas seria interessante comparar com a anamorfose do PIB per capita.
Ao final, sugira que eles acrescentem outras possíveis sugestões de anamorfoses em que algum país da Ásia, da Oceania ou da Europa se destacariam.
Para você saber mais:
Mapa extraído do site WorldMapper: https://worldmapper.org/the-world-in-2018/. Acesso em 22 de janeiro de 2019.
Ação Propositiva
Tempo sugerido: 28 minutos
Orientações: Mostre a anamorfose a seguir e peça para que os alunos discutam a fim de atribuir um título à imagem. Você pode imprimir ou projetar a imagem. Separe apenas 5 minutos para essa primeira parte da ação propositiva. O objetivo é que eles se ajudem no momento da observação atenta do fenômeno.
Diga que essa anamorfose difere da anterior porque retrata um mesmo fenômeno, mas em anos distintos.
Pergunte se houve alguma dificuldade na atribuição do título e porque escolheram determinado título. Em seguida, revele o título original, que é PIB de 1900 e PIB de 2018, e veja se os alunos se aproximaram do título original, ou se conseguem justificar suas escolhas.
Nesse momento, teça poucos comentários sobre a mudança do PIB entre esses anos, pois essa será a atividade da sistematização. Por enquanto, os alunos deverão criar certa familiaridade com esse tipo de representação.
Ação Propositiva
Orientações: Separe a turma em 5 grupos. Mostre as anamorfoses a seguir e peça para que eles atentem para os títulos. Sabendo-se que quanto mais deformada for a representação do continente ou do país, maior será a ocorrência daquele fenômeno enunciado no título. Diga para eles escolherem um dos mapas e perceberem quais os locais em que a produção de CO2 aumentou entre os anos de 1990 e 2015 e suas possíveis justificativas. O mesmo deve ser feito com o crescimento da população entre 2015 e 2050.
Você pode imprimir ou projetar a imagem. Separe apenas 5 minutos para essa primeira parte da ação propositiva. O objetivo é que eles se ajudem no momento da observação atenta do fenômeno.
Para você saber mais:
Aumento de emissões de carbono 1990-2015. Disponível em:https://worldmapper.org/maps/co2increase-1990to2015/. Acesso em 1 de abril de 2019.
Aumento populacional 2015-2050: Disponível em: https://worldmapper.org/maps/population-increase-2015-2050/?sf_action=get_data&sf_data=results&sf_paged=2. Acesso em 1 de abril de 2019.
Ação Propositiva
Orientações: Separe a turma em 5 grupos. Mostre as anamorfoses a seguir e peça para que eles atentem para os títulos. Sabendo-se que quanto mais deformada for a representação do continente ou do país, maior será a ocorrência daquele fenômeno enunciado no título. Diga para eles escolherem um dos mapas e perceberem quais os locais em que a produção de CO2 aumentou entre os anos de 1990 e 2015 e suas possíveis justificativas. O mesmo deve ser feito com o crescimento da população entre 2015 e 2050.
Você pode imprimir ou projetar a imagem. Separe apenas 5 minutos para essa primeira parte da ação propositiva. O objetivo é que eles se ajudem no momento da observação atenta do fenômeno.
Para você saber mais:
Aumento de emissões de carbono 1990-2015. Disponível em:https://worldmapper.org/maps/co2increase-1990to2015/. Acesso em 1 de abril de 2019.
Aumento populacional 2015-2050: Disponível em: https://worldmapper.org/maps/population-increase-2015-2050/?sf_action=get_data&sf_data=results&sf_paged=2. Acesso em 1 de abril de 2019.
Ação Propositiva
Orientações: Nessa parte, cada grupo terá 4 minutos para desenhar na folha e passá-la adiante.
Fale para a turma que existem outras formas de fazer uma anamorfose geográfica. Mostre outros exemplos com círculos, quadrados, etc (próximo slide e no material complementar)
Separe a turma em 5 grupos, cada um para um continente. Em seguida, distribua uma folha de papel sulfite para cada grupo, juntamente com papéis coloridos, tesoura, cola, lápis de cor e hidrocor. Explique para eles que nessa atividade eles iniciarão em uma folha e depois de um determinado tempo, eles terão que passar a folha adiante enquanto recebem outra para continuar. Isso significa que eles começarão a elaborar a anamorfose e os outros grupos terminarão.
Mostre os exemplos a seguir para que se inspirem em outros padrões.
Peça para que reescrevam o título de uma das anamorfoses.
Eles deverão redesenhar uma dessas anamorfoses em cima dos dados já trazidos por elas.
A anamorfose deve seguir um mesmo padrão. Dessa forma, se o grupo responsável por desenhar os países da América optou por destacá-los em forma de quadrados, quando a folha for para o próximo grupo eles deverão representar o continente pelo qual eles ficaram responsáveis da mesma forma.
Ao receberem a anamorfose do outro grupo, eles devem ler primeiramente o título para poder reproduzir corretamente os destaques dos países do continente que lhe foi designado.
Caso algum grupo receba a anamorfose já pronta ou quase pronta, eles poderão pintar e criar outros elementos para enriquecer o desenho.
Ao final, teremos 5 anamorfoses representadas de jeitos bem distintos, porém cada continente foi desenhado por um mesmo grupo.
Ação Propositiva
Orientações: Mostre esse outros exemplos de anamorfose aos alunos para que os inspirem a criar outros padrões de representação.
Para você saber mais:
Mapas disponíveis no material complementar: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/pMEPFvNXHQhEpzzYeHV3p7EbPpZAgnQVecvEFXPccHznCZ2DcZTnhx55R7mu/geo9-15und2-anamorfoses-geograficas.pdf
Sistematização
Tempo sugerido: 9 minutos
Orientações: Agora que temos várias formas de anamorfose, crie um mural com seu grupo. Você vai separar o mural em “Aumento da emissão de CO2 1990-2015” e “Aumento populacional 2015-2050”. Cole no meio do mural os dois mapas originais e de cada lado do mural as representações criadas pela turma.
Essa atividade pode ser adaptada para qualquer mapa de anamorfose.
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Ferramenta sugerida
WhatsApp
Valor trabalhado
Protagonismo
Apresentação do tema da aula
O objetivo desta aula é utilizar a anamorfose geográfica para ler e interpretar informações socioeconômicas, como o PIB, e também discutir o uso da língua inglesa no mundo. Explique brevemente que a anamorfose se assemelha a um mapa e toma o fenômeno que está sendo representado como parâmetro, pois é ele que ditará o tamanho dos territórios dos países ou continentes. Caso a turma ainda não tenha um grupo, crie um no WhatsApp. A aula será organizada pelo aplicativo, mas você pode adaptá-la para o e-mail. Nesta aula, o valor do protagonismo estará presente. Tempo estimado de 5 minutos.
Contextualização
Envie aos alunos o arquivo de contextualização, disponível aqui. Temos neste arquivo os mapas que serão trabalhados nesta aula. O primeiro mapa traz a língua inglesa como fenômeno, destacando determinados territórios que apresentam elevada população falando inglês. Pergunte à turma quais países estão em destaque. Em seguida, diga a eles que o inglês cresceu e se espalhou, tanto que é a língua mais usada no mundo. Tempo estimado de 15 minutos.
Problematização
Explique que a próxima imagem trata-se de duas anamorfoses que dialogam: a do topo da folha retrata a população e a outra representa o Produto Interno Bruto dos países, ambas com dados de 2018. Peça que discutam entre si e, em seguida, digam de que maneira essas anamorfose dialogam, destacando a presença, a ausência ou a pouca representatividade de países da Oceania, da Ásia e da Europa. Ao final, sugira que acrescentem outras possíveis sugestões de anamorfoses em que algum país da Ásia, da Oceania ou da Europa se destacariam. Incentive-os a pesquisar e participar sempre. Tempo estimado de 15 minutos.
Ação propositiva
Separe a turma em grupos com 4 ou 5 alunos. Solicite que cada grupo crie uma anamorfose sobre qualquer tema. Eles irão precisar de uma folha de papel sulfite, papéis coloridos, tesoura, cola, lápis de cor e caneta hidrocor. Lembre que a anamorfose deve seguir um mesmo padrão. Quando finalizadas, eles devem enviar fotos de suas anamorfoses à turma. Tempo estimado de 45 minutos.
Sistematização
Para finalizar a aula, crie um mural no Google Jamboard (para saber mais, acesse o tutorial disponível aqui) com todas as anamorfoses criadas pelos alunos. Uma alternativa é criar um vídeo com todas elas. Depois, compartilhe o mateiral com a classe. Retome o objetivo de aprendizagem da aula e procure sanar as dúvidas finais. Tempo estimado de 20 minutos.
Convite às famílias
Convide os pais a lerem um documentário sobre anamorfose, disponível aqui. A seguir, podem enriquecer o conteúdo da aula numa discussão com seus filhos.
Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores de Nova Escola
Professor: Lara Santos
Mentor: Regina Tunes
Especialista: Leandro Campelo
Assessor pedagógico: Laercio Furquim
Ano: 9°ano
Unidade temática: Formas de representação e pensamento espacial
Objeto(s) de aprendizagem: Utilizar a anamorfose geográfica para ler e interpretar informações socioeconômicas, como PIB e também o uso da língua inglesa no mundo.
Habilidade (s) da Base: (EF09GE15) Comparar e classificar diferentes regiões do mundo com base em informações populacionais, econômicas e socioambientais representadas em mapas temáticos e com diferentes projeções cartográficas.