Plano de Aula

Plano de aula: As diversas formas da anamorfose geográfica: interpretando fenômenos quantitativos

Plano 2 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Alfabetização cartográfica: análises comparativas entre regiões continentais e subcontinentais.

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Sobre este plano
Sobre este plano

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF09GE15 de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes. Conforme sugerido pela BNCC, a questão cartográfica relativa ao 9º ano deve ser orientada para a leitura e interpretação de mapas temáticos e representações de informações geográficas (gráficos, tabelas, esquemas) relativos aos temas Europa-Ásia-Oceania. Assim, essa aula irá focar na representação de questões econômicas (mais especificamente o PIB mundial) e culturais (ao trazer o exemplo dos países falantes da língua inglesa) através do uso da anamorfose geográfica.

Materiais necessários: Papel sulfite, cópias ou impressões das anamorfoses disponíveis no material complementar, tesoura, cola, papéis coloridos (pode ser recorte de revista com uma determinada escala de cor), hidrocor e lápis de cor.

Material complementar:

Anamorfoses geográficas: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/pMEPFvNXHQhEpzzYeHV3p7EbPpZAgnQVecvEFXPccHznCZ2DcZTnhx55R7mu/geo9-15und2-anamorfoses-geograficas.pdf

Link para os mapas:

Países que falam a língua inglesa: https://worldmapper.org/maps/language-english-2005/. Acesso em 22 de janeiro de 2019.

Comparação de anamorfoses do ano de 2018 (população e PIB): site worldMapper: https://worldmapper.org/the-world-in-2018/. Acesso em 22 de janeiro de 2019.

Riqueza (PIB) no ano de 1990: Disponível em:http://archive.worldmapper.org/display.php?selected=163. Acesso em 22 de janeiro de 2019.

PIB do ano de 2018: Disponível em: https://worldmapper.org/maps/gdp-2018/. Acesso em 22 de janeiro de 2019.

Para você saber mais:

A anamorfose é uma técnica utilizada para representar um fenômeno em que a superfície dos espaços será proporcional ao fenômeno, e não à sua área real. Exemplo: quantidade de riqueza de um país. Nesse caso, o continente africano embora tenha maior área territorial do que a Europa, irá aparecer muito pouco no mapa, enquanto o continente europeu apresentará grande destaque porque concentra bastante riqueza.

A anamorfose se assemelha a um mapa por conservar a localização relativa dos territórios, mas por deformar seus limites, alguns autores (como por exemplo os autores de livros didáticos de geografia, Melhem Adas e Sérgio Adas) não a consideram como mapa.

O objetivo de uma anamorfose não é, então, representar os territórios de maneira fiel à realidade, mas passar outras informações de forma clara.

O site Worldmapper apresenta uma coleção de anamorfoses (chamado de cartogramas), onde os territórios são redimensionados em cada mapa de acordo com o assunto de interesse. Disponível em: https://worldmapper.org/. Acesso em 22 de janeiro de 2019.

Tema da aula
Tema da aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações: Fale para a turma que nessa aula eles aprenderão (ou irão rever) uma forma de representar um fenômeno quantitativo chamada anamorfose.

Explique brevemente que a anamorfose se assemelha a um mapa e toma o fenômeno que está sendo representado como parâmetro, pois é ele que ditará o tamanho dos territórios dos países ou continentes. A partir das anamorfoses geográficas a serem apresentadas aqui, eles terão que deduzir o fenômeno representado e atribuir um título à representação. Nesse fenômeno, os continentes asiático e europeu apresentam destaque. Em seguida, com base nessa anamorfose, eles desenvolverão, em grupos, outras anamorfoses desse mesmo fenômeno.

Diga que o objetivo dessa aula é compreender a anamorfose como uma ferramenta capaz de passar informações de maneira muito clara e rápida, e também entendê-la como uma forma de representar os territórios para além da maneira fiel à realidade.

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