Plano de Aula

Plano de aula: A desagregação da ex-Iugoslávia e a formação de novos Estados

Plano 5 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Alfabetização cartográfica: análises comparativas entre regiões continentais e subcontinentais.

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Habilidades BNCC:

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Sobre este plano
Sobre este plano

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF09GE15 de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes. Essa habilidade consiste em comparar e classificar diferentes regiões do mundo com base em informações populacionais, econômicas e socioambientais representadas em mapas temáticos e com diferentes projeções cartográficas. Nesta aula, os alunos trabalharão com mapa um mapa político e um mapa temático para entender a heterogeneidade que pode haver em um Estado-Nação, mesmo que este passe a ideia de coesão a partir de suas simbologias nacionalistas.

Materiais necessários: Figuras e mapas do material complementar impressos coloridos, hidrocor roxo, azul e verde, fita dupla face ou durex.

Material complementar:

Mapas e informações: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/JgzdszJSTajEKBugm3jXK9bjHMrjJvN5fPrqcFceN2jYGgcCnwgKcQU6nG3U/geo9-15und5-mapas-e-informacoes.pdf

Link para os mapas:

Ex-Iugoslávia: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Antiga_Iugosl%C3%A0via_-_2006-es.svg. Acesso e 28 de abril de 2019.

Bandeira da Croácia disponível em: https://commons.wikimedia.org/wiki/Hrvatska#/media/File:Flag_of_Croatia.svg. Acesso em 7 de março de 2019.

Mapa político da Croácia: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Un-croatia-es.svg. Acesso em 7 de março de 2019.

Mapa político da Croácia com os estados numerados: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Counties_of_Croatia.png. Acesso em 7 de março de 2019.

Mapa dos dialetos falados na Croácia: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Croatian_dialects-es.svg. Acesso em 7 de março de 2019.

Para você saber mais:

ADAS, Melhem. Geografia. 5ª edição. São Paulo: Moderna, 2006.

ADAS, Melhem; ADAS, Sérgio. Expedições Geográficas. 9º ano. 1ª ed., São Paulo: Moderna, 2011. pp. 138-139.

Mapa disponível em: https://pt.wikipedia.org/wiki/Hist%C3%B3ria_da_Jugosl%C3%A1via#/media/File:Yugoslavia_1998_ethnic_map_pt.svg. Acesso em 7 de março de 2019.

Sobre movimentos separatistas no Brasil: Matéria do jornal Gazeta do Povo intitulada “Não é só do Sul! Nordeste, Norte e até Brasília querem se separar do Brasil”. Disponível em: https://www.gazetadopovo.com.br/politica/republica/nao-e-so-o-sul-nordeste-norte-e-ate-brasilia-tambem-querem-se-separar-do-brasil-dl27j0iy69c1h73sj6lejk2o7/. Acesso em 7 de março de 2019.

Matéria da BBC Brasil intitulada “As diferenças - e semelhanças - entre o separatismo do Sul do Brasil e o da Catalunha”. Disponível em: https://www.bbc.com/portuguese/brasil-41741975. Acesso em 7 de março de 2019.

CHAUÍ, Marilena. Brasil: mito fundador e sociedade autoritária. Fundação Perseu Abramo, 2000.

Resenha de Flávio Moura disponível no site da Fundação Perseu Abramo: https://fpabramo.org.br/2006/04/23/brasil-mito-fundador-e-sociedade-autoritaria-resenha-de-flavio-moura/. Acesso em 7 de março de 2019.

Matéria da revista Super Interessante disponível em: https://super.abril.com.br/comportamento/novas-linguas/. Acesso em 8 de março de 2019.

Contextos prévios: Fim da União Soviética e formação da União Europeia.

Tema da aula
Tema da aula

Tempo sugerido: 3 minutos

Orientações: Fale aos alunos que nessa aula eles aprenderão sobre independência da Croácia, um país surgido a partir da desintegração da ex-Iugoslávia, por sua vez, um país socialista que até o início da década de 1990 manteve sua integridade territorial e política.

Antes da nova configuração, a Iugoslávia era formada por seis repúblicas: Eslovênia, Croácia, Sérvia, Bósnia-Herzegovina, Montenegro e Macedônia. A mais importante delas era a Sérvia, que incluía as províncias de Kosovo e Voivodina. Na Sérvia também se localizava a capital iugoslava, Belgrado.

Diga que eles compreenderão algumas características que impulsionam a formação de Estados-Nação, como o sentimento de nacionalismo, que está atrelado aos símbolos e às convicções vistos como traços representativos de uma determinada identidade nacional.

O caso da Croácia e de todos os países formados a partir da fragmentação da Iugoslávia, é peculiar, pois conforme eles verão ao longo dessa aula, a composição étnica é bem diversificada, dificultando a coesão dos símbolos e convicções nacionalistas. Além disso, a Croácia conta com três dialetos distintos em seu território.

A partir dessas peculiaridades da Croácia e do seu destaque mundial através do vice-campeonato da Copa do Mundo do ano de 2018, os alunos alocarão os jogadores da seleção em seus respectivos estados de nascimento. Posteriormente, os alunos entenderão através da comparação do mapa político com o mapa temático de dialetos croatas que nem todos os jogadores falam o mesmo dialeto, o que coloca em xeque um dos principais fatores de coesão de uma nação: a língua.

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