Guia de intervenções
Plano de Aula
Plano de aula: Arredondar e estimar: às vezes servem muito bem!
Plano 5 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Operações aritméticas com números inteiros e racionais
Descrição
Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Autor: Altamiro Marlon Ribeiro
Mentor: Amanda Ferreira Verardo Bilia
Especialista de área: Luciana Maria Tenuta de Freitas
Habilidade da BNCC
Cálculo das quatro operações e potenciação com números inteiros e racionais ( fluência em cálculo mental; escrito e aproximado ou calculadora)
Objetivos específicos
Arredondar valores e efetuar cálculos e estimativas mentais.
Conceito-chave
Arredondamentos, cálculos mentais e estimativas de resultados
Recursos necessários
- Projetor (caso haja)
- Atividades impressas em folhas, coladas no caderno ou não.
Habilidades BNCC:
Objetivos de aprendizagem
Arredondar valores e efetuar cálculos e estimativas mentais.
Resumo da aula
Orientação: Leia atentamente o plano inteiro e as anotações para o professor. Busque antecipar quais questões podem surgir com a sua turma e preveja adequações ao nível em que seus alunos estão.
Compartilhe o objetivo da aula com os alunos antes de aplicar proposta.
Na aba “Sobre o plano”, confira os conhecimentos que sua turma já deve dominar para seguir essa proposta.
Se quiser salvar o plano no seu computador, faça download dos slides na aba “Materiais complementares”. Você também pode imprimi-lo clicando no botão “imprimir”.
Objetivo
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientação: Projete ou leia o objetivo para a turma.
Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.
Atividade de Retomada
Tempo sugerido: 5 minutos (Slides 3 e 4)
Orientações: Inicie este momento da aula solicitando que os alunos leiam as informações do slide 3 ou acompanhem a leitura feita por você. Em seguida, no slide peça que os alunos respondam a atividade, considerando o que foi explicado no slide 3 e também seus conhecimentos sobre arredondamento.
Propósito: Apresentar e discutir uma situação onde as regras de arredondamento são utilizadas.
Discuta com a turma:
- Quem já sabia que era dessa forma que se arredondava?
- Onde aprendeu? Na escola? Na midia? Em casa?
Materiais complementares:
Atividade de Retomada
Tempo sugerido: 5 minutos (Slides 3 e 4)
Orientações: Inicie este momento da aula solicitando que os alunos leiam as informações do slide 3 ou acompanhem a leitura feita por você. Em seguida, no slide peça que os alunos respondam a atividade, considerando o que foi explicado no slide 3 e também seus conhecimentos sobre arredondamento.
Propósito: Apresentar e discutir uma situação onde as regras de arredondamento são utilizadas.
Discuta com a turma:
- Quem já sabia que era dessa forma que se arredondava?
- Onde aprendeu? Na escola? Na midia? Em casa?
Atividade principal
Tempo sugerido: 16 minutos (slides 5 a 8)
Orientações: Inicialmente, informe aos alunos que:
1. Nesta aula iremos exercitar cálculos mentais e escritos, e também fazer estimativas de resultados, portanto, não utilizaremos a calculadora.
2. Após efetuar algum cálculo mental ou fazer uma estimativa, escreva como você pensou em cada caso.
3. Procure ser criativo e inovador em suas resoluções e não esqueça de compartilhar suas ideias com os colegas, quando solicitado.
Faça então uma leitura do enunciado da atividade junto dos alunos (slides 5 e 6) e pergunte se eles entenderam as informações iniciais e também se preferem ler novamente. Procure explicar cada informação da tabela do slide 6, explicando o que as informações de cada linha e coluna significam.
Passe então para o slide 7 e entregue a atividade impressa aos alunos, solicitando que eles respondam os itens de “A” a “F”. Note que alguns itens orientam os alunos a compartilharem suas estratégias de resolução com um colega próximo, deixe-os à vontade, pois trata-se de uma característica importante da aula, a aprendizagem colaborativa.
Enquanto os alunos respondem a atividade, circule pela sala e observe as estratégias de resolução utilizadas e se há alguma dúvida ou dificuldade entre os alunos que possam ser esclarecidas neste momento. Para mais informações sobre possíveis dúvidas e erros do aluno, consulte o guia de intervenções.
Propósito: Resolver de forma colaborativa e solidária um problema envolvendo arredondamentos, cálculos mentais e estimativas.
Materiais complementares:
Atividade principal
Tempo sugerido: 16 minutos (slides 5 a 8)
Orientações: Inicialmente, informe aos alunos que:
1. Nesta aula iremos exercitar cálculos mentais e escritos, e também fazer estimativas de resultados, portanto, não utilizaremos a calculadora.
2. Após efetuar algum cálculo mental ou fazer uma estimativa, escreva como você pensou em cada caso.
3. Procure ser criativo e inovador em suas resoluções e não esqueça de compartilhar suas ideias com os colegas, quando solicitado.
Faça então uma leitura do enunciado da atividade junto dos alunos (slides 5 e 6) e pergunte se eles entenderam as informações iniciais e também se preferem ler novamente. Procure explicar cada informação da tabela do slide 6, explicando o que as informações de cada linha e coluna significam.
Passe então para o slide 7 e entregue a atividade impressa aos alunos, solicitando que eles respondam os itens de “A” a “F”. Note que alguns itens orientam os alunos a compartilharem suas estratégias de resolução com um colega próximo, deixe-os à vontade, pois trata-se de uma característica importante da aula, a aprendizagem colaborativa.
Enquanto os alunos respondem a atividade, circule pela sala e observe as estratégias de resolução utilizadas e se há alguma dúvida ou dificuldade entre os alunos que possam ser esclarecidas neste momento. Para mais informações sobre possíveis dúvidas e erros do aluno, consulte o guia de intervenções.
Propósito: Resolver de forma colaborativa e solidária um problema envolvendo arredondamentos, cálculos mentais e estimativas.
Atividade principal
Tempo sugerido: 16 minutos (slides 5 a 8)
Orientações: Inicialmente, informe aos alunos que:
1. Nesta aula iremos exercitar cálculos mentais e escritos, e também fazer estimativas de resultados, portanto, não utilizaremos a calculadora.
2. Após efetuar algum cálculo mental ou fazer uma estimativa, escreva como você pensou em cada caso.
3. Procure ser criativo e inovador em suas resoluções e não esqueça de compartilhar suas ideias com os colegas, quando solicitado.
Faça então uma leitura do enunciado da atividade junto dos alunos (slides 5 e 6) e pergunte se eles entenderam as informações iniciais e também se preferem ler novamente. Procure explicar cada informação da tabela do slide 6, explicando o que as informações de cada linha e coluna significam.
Passe então para o slide 7 e entregue a atividade impressa aos alunos, solicitando que eles respondam os itens de “A” a “F”. Note que alguns itens orientam os alunos a compartilharem suas estratégias de resolução com um colega próximo, deixe-os à vontade, pois trata-se de uma característica importante da aula, a aprendizagem colaborativa.
Enquanto os alunos respondem a atividade, circule pela sala e observe as estratégias de resolução utilizadas e se há alguma dúvida ou dificuldade entre os alunos que possam ser esclarecidas neste momento. Para mais informações sobre possíveis dúvidas e erros do aluno, consulte o guia de intervenções.
Propósito: Resolver de forma colaborativa e solidária um problema envolvendo arredondamentos, cálculos mentais e estimativas.
Atividade principal
Tempo sugerido: 16 minutos (slides 5 a 8)
Orientações: Inicialmente, informe aos alunos que:
1. Nesta aula iremos exercitar cálculos mentais e escritos, e também fazer estimativas de resultados, portanto, não utilizaremos a calculadora.
2. Após efetuar algum cálculo mental ou fazer uma estimativa, escreva como você pensou em cada caso.
3. Procure ser criativo e inovador em suas resoluções e não esqueça de compartilhar suas ideias com os colegas, quando solicitado.
Faça então uma leitura do enunciado da atividade junto dos alunos (slides 5 e 6) e pergunte se eles entenderam as informações iniciais e também se preferem ler novamente. Procure explicar cada informação da tabela do slide 6, explicando o que as informações de cada linha e coluna significam.
Passe então para o slide 7 e entregue a atividade impressa aos alunos, solicitando que eles respondam os itens de “A” a “F”. Note que alguns itens orientam os alunos a compartilharem suas estratégias de resolução com um colega próximo, deixe-os à vontade, pois trata-se de uma característica importante da aula, a aprendizagem colaborativa.
Enquanto os alunos respondem a atividade, circule pela sala e observe as estratégias de resolução utilizadas e se há alguma dúvida ou dificuldade entre os alunos que possam ser esclarecidas neste momento. Para mais informações sobre possíveis dúvidas e erros do aluno, consulte o guia de intervenções.
Propósito: Resolver de forma colaborativa e solidária um problema envolvendo arredondamentos, cálculos mentais e estimativas.
Discussão das soluções
Tempo sugerido: 12 minutos (slides 9 a 13)
Orientações: Os slides 9 a 13 trazem uma possível solução para a atividade principal, porém há outros caminhos que os alunos podem ter seguido para solucioná-las, tenha em mente que esta solução é apenas um referencial, você deve valorizar a produção de seus alunos, procurando um ensino e aprendizagem coletivo e democrático.
Para fazer a discussão das soluções, peça para que os alunos compartilhem suas respostas de cada item, sendo um por vez (você pode também ir mostrando as respostas dos slides). Após cada aluno que responder algo, sempre questione aos demais quem respondeu de maneira semelhante, ou diferente. Pergunte também se a turma concorda com a resposta, se tem dúvidas ou ainda, se a resposta conter erros, peça para que algum aluno explique como o erro poderia ser evitado e corrigido, valorizando-o como parte do processo de ensino e aprendizagem.
Propósito: Discutir as possíveis soluções para a atividade principal e compartilhar dúvidas, erros e estratégias de resolução utilizadas.
Discuta com a turma:
- Descreva um erro ou conceito errôneo que você ou um colega apresentou na aula de hoje. O que você aprendeu com esse erro ou conceito errôneo?
- Descreva detalhadamente como outro aluno da turma solucionou algum item do problema . Em que aspecto tal abordagem se assemelha ou difere da maneira como você abordou o problema?
- Em algum momento da resolução você aprendeu alguma coisa nova com um colega da sua equipe? Descreva o que você aprendeu.
Discussão das soluções
Tempo sugerido: 12 minutos (slides 9 a 13)
Orientações: Os slides 9 a 13 trazem uma possível solução para a atividade principal, porém há outros caminhos que os alunos podem ter seguido para solucioná-las, tenha em mente que esta solução é apenas um referencial, você deve valorizar a produção de seus alunos, procurando um ensino e aprendizagem coletivo e democrático.
Para fazer a discussão das soluções, peça para que os alunos compartilhem suas respostas de cada item, sendo um por vez (você pode também ir mostrando as respostas dos slides). Após cada aluno que responder algo, sempre questione aos demais quem respondeu de maneira semelhante, ou diferente. Pergunte também se a turma concorda com a resposta, se tem dúvidas ou ainda, se a resposta conter erros, peça para que algum aluno explique como o erro poderia ser evitado e corrigido, valorizando-o como parte do processo de ensino e aprendizagem.
Propósito: Discutir as possíveis soluções para a atividade principal e compartilhar dúvidas, erros e estratégias de resolução utilizadas.
Discuta com a turma:
- Descreva um erro ou conceito errôneo que você ou um colega apresentou na aula de hoje. O que você aprendeu com esse erro ou conceito errôneo?
- Descreva detalhadamente como outro aluno da turma solucionou algum item do problema . Em que aspecto tal abordagem se assemelha ou difere da maneira como você abordou o problema?
- Em algum momento da resolução você aprendeu alguma coisa nova com um colega da sua equipe? Descreva o que você aprendeu.
Discussão das soluções
Tempo sugerido: 12 minutos (slides 9 a 13)
Orientações: Os slides 9 a 13 trazem uma possível solução para a atividade principal, porém há outros caminhos que os alunos podem ter seguido para solucioná-las, tenha em mente que esta solução é apenas um referencial, você deve valorizar a produção de seus alunos, procurando um ensino e aprendizagem coletivo e democrático.
Para fazer a discussão das soluções, peça para que os alunos compartilhem suas respostas de cada item, sendo um por vez (você pode também ir mostrando as respostas dos slides). Após cada aluno que responder algo, sempre questione aos demais quem respondeu de maneira semelhante, ou diferente. Pergunte também se a turma concorda com a resposta, se tem dúvidas ou ainda, se a resposta conter erros, peça para que algum aluno explique como o erro poderia ser evitado e corrigido, valorizando-o como parte do processo de ensino e aprendizagem.
Propósito: Discutir as possíveis soluções para a atividade principal e compartilhar dúvidas, erros e estratégias de resolução utilizadas.
Discuta com a turma:
- Descreva um erro ou conceito errôneo que você ou um colega apresentou na aula de hoje. O que você aprendeu com esse erro ou conceito errôneo?
- Descreva detalhadamente como outro aluno da turma solucionou algum item do problema . Em que aspecto tal abordagem se assemelha ou difere da maneira como você abordou o problema?
- Em algum momento da resolução você aprendeu alguma coisa nova com um colega da sua equipe? Descreva o que você aprendeu.
Discussão das soluções
Tempo sugerido: 12 minutos (slides 9 a 13)
Orientações: Os slides 9 a 13 trazem uma possível solução para a atividade principal, porém há outros caminhos que os alunos podem ter seguido para solucioná-las, tenha em mente que esta solução é apenas um referencial, você deve valorizar a produção de seus alunos, procurando um ensino e aprendizagem coletivo e democrático.
Para fazer a discussão das soluções, peça para que os alunos compartilhem suas respostas de cada item, sendo um por vez (você pode também ir mostrando as respostas dos slides). Após cada aluno que responder algo, sempre questione aos demais quem respondeu de maneira semelhante, ou diferente. Pergunte também se a turma concorda com a resposta, se tem dúvidas ou ainda, se a resposta conter erros, peça para que algum aluno explique como o erro poderia ser evitado e corrigido, valorizando-o como parte do processo de ensino e aprendizagem.
Propósito: Discutir as possíveis soluções para a atividade principal e compartilhar dúvidas, erros e estratégias de resolução utilizadas.
Discuta com a turma:
- Descreva um erro ou conceito errôneo que você ou um colega apresentou na aula de hoje. O que você aprendeu com esse erro ou conceito errôneo?
- Descreva detalhadamente como outro aluno da turma solucionou algum item do problema . Em que aspecto tal abordagem se assemelha ou difere da maneira como você abordou o problema?
- Em algum momento da resolução você aprendeu alguma coisa nova com um colega da sua equipe? Descreva o que você aprendeu.
Discussão das soluções
Tempo sugerido: 12 minutos (slides 9 a 13)
Orientações: Os slides 9 a 13 trazem uma possível solução para a atividade principal, porém há outros caminhos que os alunos podem ter seguido para solucioná-las, tenha em mente que esta solução é apenas um referencial, você deve valorizar a produção de seus alunos, procurando um ensino e aprendizagem coletivo e democrático.
Para fazer a discussão das soluções, peça para que os alunos compartilhem suas respostas de cada item, sendo um por vez (você pode também ir mostrando as respostas dos slides). Após cada aluno que responder algo, sempre questione aos demais quem respondeu de maneira semelhante, ou diferente. Pergunte também se a turma concorda com a resposta, se tem dúvidas ou ainda, se a resposta conter erros, peça para que algum aluno explique como o erro poderia ser evitado e corrigido, valorizando-o como parte do processo de ensino e aprendizagem.
Propósito: Discutir as possíveis soluções para a atividade principal e compartilhar dúvidas, erros e estratégias de resolução utilizadas.
Discuta com a turma:
- Descreva um erro ou conceito errôneo que você ou um colega apresentou na aula de hoje. O que você aprendeu com esse erro ou conceito errôneo?
- Descreva detalhadamente como outro aluno da turma solucionou algum item do problema . Em que aspecto tal abordagem se assemelha ou difere da maneira como você abordou o problema?
- Em algum momento da resolução você aprendeu alguma coisa nova com um colega da sua equipe? Descreva o que você aprendeu.
Encerramento
Tempo sugerido: 4 minutos (slides 14 e 15)
Orientação: O texto do slide concentra os principais conceitos contemplados no objetivo para esta aula. Explique o texto, verifique se ainda há dúvidas, e esclareça-as.
Propósito: Fazer o fechamento da ideias desenvolvidas durante a aula.
Encerramento
Tempo sugerido: 4 minutos (slides 14 e 15)
Orientação: O texto do slide concentra os principais conceitos contemplados no objetivo para esta aula. Explique o texto, verifique se ainda há dúvidas, e esclareça-as.
Propósito: Fazer o fechamento da ideias desenvolvidas durante a aula.
Atividade de Raio X
Tempo sugerido: 7 minutos.
Orientação: Deixe que os alunos leiam o enunciado e depois verifique se todos compreenderam o problema e se sabem o que devem fazer. Logo depois, peça para que eles resolvam o problema. Enquanto os alunos fazem a atividade, circule pela sala para verificar as estratégias de resolução mais utilizadas e tente avaliar os avanços dos estudantes em relação ao conteúdo apreendido. Procure identificar as dúvidas que ainda ficaram e reserve os minutos finais da aula para que os alunos as exponham e elas sejam esclarecidas.
Propósito: Verificar a assimilação dos conteúdos desenvolvidos durante a aula.
Materiais complementares:
Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Autor: Altamiro Marlon Ribeiro
Mentor: Amanda Ferreira Verardo Bilia
Especialista de área: Luciana Maria Tenuta de Freitas
Habilidade da BNCC
Cálculo das quatro operações e potenciação com números inteiros e racionais ( fluência em cálculo mental; escrito e aproximado ou calculadora)
Objetivos específicos
Arredondar valores e efetuar cálculos e estimativas mentais.
Conceito-chave
Arredondamentos, cálculos mentais e estimativas de resultados
Recursos necessários
- Projetor (caso haja)
- Atividades impressas em folhas, coladas no caderno ou não.