Atividade principal
Plano de Aula
Plano de aula: Explorando os números grandes com notação científica
Plano 2 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Notação Científica
Tem interesse no tema "Neurociência, adolescências e engajamento nos Anos Finais"?
Inscreva-se neste tema para receber novidades pelo site e por email.
Descrição
Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Autor: Tarcísio Nunes Filgueiras Júnior
Mentor: Ferdinando Caíque Genghini Dantas Lobo
Especialista de área: Luciana Maria Tenuta de Freitas
Habilidade da BNCC
(EF08MA01) Efetuar cálculos com potências de expoentes inteiros e aplicar esse conhecimento na representação de números em notação científica.
Objetivos específicos
- Rever e ampliar os conceitos sobre representação com notação científica.
- Utilizar propriedades da potência na multiplicação com notação científica.
- Uso correto da calculadora
Conceito-chave
- Potência na base 10 com expoente inteiro positivo.
- Notação científica para representação de números maiores que 1.
- Cálculo de área de um retângulo.
- Aproximação de valores numéricos e regra de arredondamento.
Recursos necessários
- Lápis, borracha e caderno.
- Calculadora simples de quatro operações.
- Desejado, mas não essencial, calculadora científica ou calculadora do celular na horizontal.
Habilidades BNCC:
Objetivos de aprendizagem
- Rever e ampliar os conceitos sobre representação com notação científica.
- Utilizar propriedades da potência na multiplicação com notação científica.
- Uso correto da calculadora
Aula
Resumo da aula
Orientações:Este slide não é um substituto para as anotações para o professor e não deve ser apresentado para os alunos. Trata-se apenas de um resumo da proposta para apoiá-lo na aplicação do plano em sala de aula.Orientação: Leia atentamente o plano inteiro e as anotações para o professor. Busque antecipar quais questões podem surgir com a sua turma e preveja adequações ao nível em que seus alunos estão.
Compartilhe o objetivo da aula com os alunos antes de aplicar proposta.
Na aba “Sobre o plano”, confira os conhecimentos que sua turma já deve dominar para seguir essa proposta.
Se quiser salvar o plano no seu computador, faça download dos slides na aba “Materiais complementares”. Você também pode imprimi-lo clicando no botão “imprimir”.
Objetivo
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientação: Projete ou leia o objetivo para a turma.
Propósito: Está aula é uma continuação e ampliação da aula anterior.
Novo curso gratuito
Conheça nosso mais novo curso sobre adolescências, neurociência e engajamento nos anos finais
VER CURSO