Plano de Aula

Plano de aula: Explorando os números grandes com notação científica

Plano 2 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Notação Científica

mais ações

Tem interesse no tema "Neurociência, adolescências e engajamento nos Anos Finais"?

Inscreva-se neste tema para receber novidades pelo site e por email.

Descrição

Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Tarcísio Nunes Filgueiras Júnior

Mentor: Ferdinando Caíque Genghini Dantas Lobo

Especialista de área: Luciana Maria Tenuta de Freitas



Habilidade da BNCC

(EF08MA01) Efetuar cálculos com potências de expoentes inteiros e aplicar esse conhecimento na representação de números em notação científica.



Objetivos específicos

  1. Rever e ampliar os conceitos sobre representação com notação científica.
  2. Utilizar propriedades da potência na multiplicação com notação científica.
  3. Uso correto da calculadora

Conceito-chave

  1. Potência na base 10 com expoente inteiro positivo.
  2. Notação científica para representação de números maiores que 1.
  3. Cálculo de área de um retângulo.
  4. Aproximação de valores numéricos e regra de arredondamento.

Recursos necessários

  • Lápis, borracha e caderno.
  • Calculadora simples de quatro operações.
  • Desejado, mas não essencial, calculadora científica ou calculadora do celular na horizontal.

Habilidades BNCC:

Objetivos de aprendizagem

  1. Rever e ampliar os conceitos sobre representação com notação científica.
  2. Utilizar propriedades da potência na multiplicação com notação científica.
  3. Uso correto da calculadora

Planeje suas aulas pelo Whatsapp!

Qualidade com economia de tempo

Aula

Resumo da aula
Resumo da aula Orientações:Este slide não é um substituto para as anotações para o professor e não deve ser apresentado para os alunos. Trata-se apenas de um resumo da proposta para apoiá-lo na aplicação do plano em sala de aula.
Orientação: Leia atentamente o plano inteiro e as anotações para o professor. Busque antecipar quais questões podem surgir com a sua turma e preveja adequações ao nível em que seus alunos estão.
Compartilhe o objetivo da aula com os alunos antes de aplicar proposta.
Na aba “Sobre o plano”, confira os conhecimentos que sua turma já deve dominar para seguir essa proposta.
Se quiser salvar o plano no seu computador, faça download dos slides na aba “Materiais complementares”. Você também pode imprimi-lo clicando no botão “imprimir”.
Objetivo
Objetivo

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientação: Projete ou leia o objetivo para a turma.

Propósito: Está aula é uma continuação e ampliação da aula anterior.

Novo curso gratuito

Conheça nosso mais novo curso sobre adolescências, neurociência e engajamento nos anos finais

VER CURSO