Resumo da aula

Orientações:Este slide não é um substituto para as anotações para o professor e não deve ser apresentado para os alunos. Trata-se apenas de um resumo da proposta para apoiá-lo na aplicação do plano em sala de aula.
Orientação: Leia atentamente o plano inteiro e as anotações para o professor. Busque antecipar quais questões podem surgir com a sua turma e preveja adequações ao nível em que seus alunos estão.
Compartilhe o objetivo da aula com os alunos antes de aplicar proposta.
Na aba “Sobre o plano”, confira os conhecimentos que sua turma já deve dominar para seguir essa proposta.
Se quiser salvar o plano no seu computador, faça download dos slides na aba “Materiais complementares”. Você também pode imprimi-lo clicando no botão “imprimir”.
OBJETIVO
Tempo sugerido: 2 minutos
Orientação:
Projete o slide na lousa e comente sobre as três primeiras etapas de uma pesquisa.
São três etapas importantes com o qual o aluno precisa definir muito bem os objetivo que ele quer atingir.
Sem um tema, que deve ser algo relevante, a pesquisa não poderá ser realizada e esse tema, deve ter um objetivo específico.
Depois, a escolha do espaço amostral, que dependerá do objetivo da pesquisa. O universo amostral não precisa, necessariamente, compor todos da população, mas deve garantir a escolha aleatória de cada elemento. Tem que ter a atenção de quantos escolher, quais escolher.
E por último, o questionário. Esse será responsável por atingir o objetivo formado no início.
Propósito: Apresentar o objetivo da aula e pensar sobre as primeiras etapas de uma pesquisa amostral.
AQUECIMENTO
Tempo sugerido: 8 MINUTOS
Orientação:
Projete o slide na lousa e peça a aluno para fazer a leitura em voz alta.
Toda pesquisa deve ser relevante para o pesquisador. Algumas são realizadas para responder questionamentos (como as que os cientistas fazem), para a tomada de decisões ou para manter o controle de um crescimento ou decrescimento (por exemplo o controle de natalidade e mortalidade, o número de pessoas que há em uma cidade ou em um país)
Através do objetivo a ser atingido, escolhemos a população que queremos pesquisar e o modo como faremos essa pesquisa, como observação ou um questionário.
Propósito: Refletir sobre os primeiros passos da pesquisa e pense em como elaborar.
Discuta com a turma:
- Se pudesse escolher um assunto para a realização de uma pesquisa, qual seria? Por quê?
- Qual a população contemplar em sua pesquisa?
- É melhor a pesquisa por observação ou por questionário?
- Quais perguntas fazer?
ATIVIDADE PRINCIPAL
Tempo sugerido: 15 minutos (slide 4 e 5)
Orientação:
Organize os alunos em duplas. Se necessário, forme você mesmo. As duplas devem ser produtivas, de modo que os dois alunos pensem e reflitam sobre a problematização. Duplas em que um aluno tem muito mais facilidade que o outro não é produtivo.
Projete o slide na lousa e chame a atenção do aluno para o infográfico. Está faltando informação, como o tema, a quantidade de pessoas entrevistadas e as regiões em que a pesquisa foi realizada.
Propósito: Interpretar o infográfico a fim de observar os principais pontos dessa pesquisa.
Discuta com a turma:
- Qual o assunto do infográfico? É possível interpretar sem essa informação?
ATIVIDADE PRINCIPAL
Tempo sugerido: 15 minutos (slide 4 e 5)
Orientação:
Entregue às duplas a impressão das perguntas. Ao término da atividade é importante que todos os alunos tenham as respostas no caderno.
Peça que um aluno leia em voz alta e vá discutindo com a turma possíveis respostas, use o “Discuta com a turma”. Atenção! Não é para expor as respostas e sim, fazer com que os alunos pensem em possíveis respostas, fazendo-os refletir sobre as perguntas abaixo.
Comente com a turma sobre a amostra a ser escolhida. Se considerarmos os adolescentes, estamos abrangendo os adolescentes do Brasil ou do mundo? Se for do Brasil, são de todas os estados ou de uma certa região? Tudo isso interfere na pesquisa e no resultado final.
Caso necessário, use o guia de intervenção.
Caso queira dar sequência na atividade, continue na próxima aula com o plano MAT8_24PES03.
Para a solução da atividade, clique aqui.
Propósito: Pensar nas primeiras etapas da pesquisa respondendo o questionário.
Discuta com a turma:
- O que é necessário para definir o assunto da pesquisa? Devemos pensar se será feito no mundo, no país. Se for no país, em qual região?
- Pensando no público alvo, é possível entrevistar a população inteira? É possível envolver todas as escolas do país? Quais faixas etárias devem escolher?
- O que pode alterar se a pesquisa for realizada em apenas um estado brasileiro? Fica errado?
- Considerando que essa pesquisa foi realizada em alguns estados brasileiros, envolvendo todas as regiões, podemos afirmar que ela é real? Ou seja, podemos considerar essa porcentagem em todas as cidades brasileiras? Qual diferença pode haver entre uma cidade e outra?
- O que o entrevistador deve garantir nas perguntas?
- Devemos perguntar somente o que o infográfico mostra ou devemos ampliar?
DISCUSSÃO DA SOLUÇÃO
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientação:
Nessa parte da aula as duplas devem apresentar a resposta de cada pergunta.
Comece relembrando a primeira pergunta, peça que um aluno leia em voz alta. Após, permita que todas as duplas leiam suas respostas, caso haja necessidade, anote no canto da lousa, isso facilitará a discussão da turma. Apresentados os resultado da primeira pergunta, faça uma breve discussão para chegar a conclusão do que é o tema de uma pesquisa.
Proceda da mesma forma em todas as perguntas da atividade principal.
Lembre-se, o aluno deve sempre falar e expor seu conhecimento e o que aprendeu no decorrer da aula.
Use o discuta com a turma para facilitar a discussão.
Propósito: Expor as respostas e encontrar uma conclusão única sobre as três etapas de uma pesquisa amostral..
Discuta com a turma:
- Por que escolheu esse Tema?
- O que vocês entendem por tema de uma pesquisa? O que esse tema precisa garantir?
- Alguém pensou em censo ou todos pensaram em amostra? Por quê?
- Se fosse censo, qual a forma de pesquisar? É possível uma pessoa comum executar essa pesquisa ou precisaríamos de um órgão que trabalha com isso?
- Os questionários precisam ser diretos, o que pode acontecer quando não se estabelece um objetivo?
ENCERRAMENTO
Tempo sugerido: 5 minutos
Orientação:
Esse é o momento de alinhar conclusões e conhecimentos aprendidos durante a aula.
Cada aluno pensou em seu tema, nenhuma resposta será a mesma. Porém, o mais importante é finalizar e entender o que são e como realizar cada etapa..
Projete o slide na lousa e permita que os alunos falem, com suas próprias palavras, sobre suas próprias conclusões.
Propósito: Encontrar uma conclusão que garanta Concluir e garantir o entendimento de todos em relação às três etapas da pesquisa amostral.
RAIO X
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientação: Professor, nessa atividade o aluno deverá pensar em perguntas que auxiliarão o médico a levantar a hipótese diagnóstica.
Explique para os alunos que o atendimento feito antes da consulta, chama-se triagem, que é coletado informações prévias do paciente, que auxilia o médico na consulta clínica.
Auxilie os alunos contemplando às discussões abaixo.
Para a impressão da atividade, clique aqui.
Resposta do Raio X - para demonstrar as regiões do abdômem, imprima as figuras que estão no arquivo da atividade Raio X.
As possíveis respostas que o aluno pode dar estão no arquivo de resposta. Havendo perguntas diferentes e pertinentes à atividade, compartilhe com a turma. Dessa maneira as ideias vão surgindo.
Em caso de dúvida, vá orientando com perguntas. Por exemplo: “quando você vai ao médico, quais as perguntas que ele costuma fazer pra você?”
Dessa forma, ajudará a lembrança do aluno para algo que ele já viveu.
Propósito: Colocar em prática a realização as três etapas de uma pesquisa amostral: tema (assunto), população que será entrevistada e o questionário.
Discuta com a turma:
- Você já passou por uma triagem antes de ser consultado?
- O que normalmente é perguntado nessa triagem?