Resolução da atividade de aquecimento
Plano de Aula
Plano de aula: Pesquisa amostral - assunto, população e questionário
Plano 2 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Coleta, agrupamento e análise de dados de pesquisa
Tem interesse no tema "Neurociência, adolescências e engajamento nos Anos Finais"?
Inscreva-se neste tema para receber novidades pelo site e por email.
Descrição
Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Autor: Ellen Roberta Braga Bosso
Mentor: Tatiane C Guadagnucci
Especialista de área: Rita Batista
Habilidade da BNCC
(EF08MA23) Selecionar razões, de diferentes naturezas (física, ética ou econômica), que justificam a realização de pesquisas amostrais e não censitárias, e reconhecer que a seleção da amostra pode ser feita de diferentes maneiras (amostra casual simples, sistemática e estratificada).
(EF08MA24) Planejar e executar pesquisa amostral, selecionando uma técnica de amostragem adequada, e escrever relatório que contenha os gráficos apropriados para representar os conjuntos de dados, destacando aspectos como as medidas de tendência central, a amplitude e as conclusões.
Conhecimentos Prévios
Saber o que é pesquisa amostral e suas etapas. Diferenciar censo, amostra e observação.
Objetivos específicos
Identificar as três primeiras etapas de uma pesquisa amostral. Definir o assunto a ser pesquisado, estruturar a população a ser pesquisada, censo ou amostra e elaborar questões que serão respondidas pelos entrevistados (a amostra escolhida).
Conceito-chave
Tema, população e questionário
Recursos necessários
- Giz;
- Lousa;
- Caderno;
- Lápis;
- Borracha;
- Atividades impressas em folhas, coladas no caderno ou não.
Habilidades BNCC:
Objetivos de aprendizagem
Identificar as três primeiras etapas de uma pesquisa amostral. Definir o assunto a ser pesquisado, estruturar a população a ser pesquisada, censo ou amostra e elaborar questões que serão respondidas pelos entrevistados (a amostra escolhida).
Aula
Resumo da aula
Orientações:Este slide não é um substituto para as anotações para o professor e não deve ser apresentado para os alunos. Trata-se apenas de um resumo da proposta para apoiá-lo na aplicação do plano em sala de aula.Orientação: Leia atentamente o plano inteiro e as anotações para o professor. Busque antecipar quais questões podem surgir com a sua turma e preveja adequações ao nível em que seus alunos estão.
Compartilhe o objetivo da aula com os alunos antes de aplicar proposta.
Na aba “Sobre o plano”, confira os conhecimentos que sua turma já deve dominar para seguir essa proposta.
Se quiser salvar o plano no seu computador, faça download dos slides na aba “Materiais complementares”. Você também pode imprimi-lo clicando no botão “imprimir”.
OBJETIVO
Tempo sugerido: 2 minutos
Orientação:
Projete o slide na lousa e comente sobre as três primeiras etapas de uma pesquisa.
São três etapas importantes com o qual o aluno precisa definir muito bem os objetivo que ele quer atingir.
Sem um tema, que deve ser algo relevante, a pesquisa não poderá ser realizada e esse tema, deve ter um objetivo específico.
Depois, a escolha do espaço amostral, que dependerá do objetivo da pesquisa. O universo amostral não precisa, necessariamente, compor todos da população, mas deve garantir a escolha aleatória de cada elemento. Tem que ter a atenção de quantos escolher, quais escolher.
E por último, o questionário. Esse será responsável por atingir o objetivo formado no início.
Propósito: Apresentar o objetivo da aula e pensar sobre as primeiras etapas de uma pesquisa amostral.
Novo curso gratuito
Conheça nosso mais novo curso sobre adolescências, neurociência e engajamento nos anos finais
VER CURSO