Plano de Aula

Plano de aula: Pesquisa amostral - assunto, população e questionário

Plano 2 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Coleta, agrupamento e análise de dados de pesquisa

Descrição

Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Ellen Roberta Braga Bosso

Mentor: Tatiane C Guadagnucci

Especialista de área: Rita Batista



Habilidade da BNCC

(EF08MA23) Selecionar razões, de diferentes naturezas (física, ética ou econômica), que justificam a realização de pesquisas amostrais e não censitárias, e reconhecer que a seleção da amostra pode ser feita de diferentes maneiras (amostra casual simples, sistemática e estratificada).

(EF08MA24) Planejar e executar pesquisa amostral, selecionando uma técnica de amostragem adequada, e escrever relatório que contenha os gráficos apropriados para representar os conjuntos de dados, destacando aspectos como as medidas de tendência central, a amplitude e as conclusões.

Conhecimentos Prévios

Saber o que é pesquisa amostral e suas etapas. Diferenciar censo, amostra e observação.

Objetivos específicos

Identificar as três primeiras etapas de uma pesquisa amostral. Definir o assunto a ser pesquisado, estruturar a população a ser pesquisada, censo ou amostra e elaborar questões que serão respondidas pelos entrevistados (a amostra escolhida).

Conceito-chave

Tema, população e questionário

Recursos necessários

  • Giz;
  • Lousa;
  • Caderno;
  • Lápis;
  • Borracha;
  • Atividades impressas em folhas, coladas no caderno ou não.

Habilidades BNCC:

Objetivos de aprendizagem

Identificar as três primeiras etapas de uma pesquisa amostral. Definir o assunto a ser pesquisado, estruturar a população a ser pesquisada, censo ou amostra e elaborar questões que serão respondidas pelos entrevistados (a amostra escolhida).

Planner gratuito 2024

Com espaço para anotar compromissos, semanário também traz sugestões antirracistas

ACESSAR AGORA