Plano de Aula

Plano de aula: Pesquisa amostral - assunto, população e questionário

Plano 2 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Coleta, agrupamento e análise de dados de pesquisa

mais ações

Tem interesse no tema "Neurociência, adolescências e engajamento nos Anos Finais"?

Inscreva-se neste tema para receber novidades pelo site e por email.

Descrição

Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Ellen Roberta Braga Bosso

Mentor: Tatiane C Guadagnucci

Especialista de área: Rita Batista



Habilidade da BNCC

(EF08MA23) Selecionar razões, de diferentes naturezas (física, ética ou econômica), que justificam a realização de pesquisas amostrais e não censitárias, e reconhecer que a seleção da amostra pode ser feita de diferentes maneiras (amostra casual simples, sistemática e estratificada).

(EF08MA24) Planejar e executar pesquisa amostral, selecionando uma técnica de amostragem adequada, e escrever relatório que contenha os gráficos apropriados para representar os conjuntos de dados, destacando aspectos como as medidas de tendência central, a amplitude e as conclusões.

Conhecimentos Prévios

Saber o que é pesquisa amostral e suas etapas. Diferenciar censo, amostra e observação.

Objetivos específicos

Identificar as três primeiras etapas de uma pesquisa amostral. Definir o assunto a ser pesquisado, estruturar a população a ser pesquisada, censo ou amostra e elaborar questões que serão respondidas pelos entrevistados (a amostra escolhida).

Conceito-chave

Tema, população e questionário

Recursos necessários

  • Giz;
  • Lousa;
  • Caderno;
  • Lápis;
  • Borracha;
  • Atividades impressas em folhas, coladas no caderno ou não.

Habilidades BNCC:

Objetivos de aprendizagem

Identificar as três primeiras etapas de uma pesquisa amostral. Definir o assunto a ser pesquisado, estruturar a população a ser pesquisada, censo ou amostra e elaborar questões que serão respondidas pelos entrevistados (a amostra escolhida).

Chatbot

Precisa de ajuda para criar uma aula personalizada?

Crie seu plano de aula em menos de um minuto no WhatsApp.

Aula

Resumo da aula
Resumo da aulaOrientações:Este slide não é um substituto para as anotações para o professor e não deve ser apresentado para os alunos. Trata-se apenas de um resumo da proposta para apoiá-lo na aplicação do plano em sala de aula.
Orientação: Leia atentamente o plano inteiro e as anotações para o professor. Busque antecipar quais questões podem surgir com a sua turma e preveja adequações ao nível em que seus alunos estão.
Compartilhe o objetivo da aula com os alunos antes de aplicar proposta.
Na aba “Sobre o plano”, confira os conhecimentos que sua turma já deve dominar para seguir essa proposta.
Se quiser salvar o plano no seu computador, faça download dos slides na aba “Materiais complementares”. Você também pode imprimi-lo clicando no botão “imprimir”.
OBJETIVO
OBJETIVO

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientação:

Projete o slide na lousa e comente sobre as três primeiras etapas de uma pesquisa.

São três etapas importantes com o qual o aluno precisa definir muito bem os objetivo que ele quer atingir.

Sem um tema, que deve ser algo relevante, a pesquisa não poderá ser realizada e esse tema, deve ter um objetivo específico.

Depois, a escolha do espaço amostral, que dependerá do objetivo da pesquisa. O universo amostral não precisa, necessariamente, compor todos da população, mas deve garantir a escolha aleatória de cada elemento. Tem que ter a atenção de quantos escolher, quais escolher.

E por último, o questionário. Esse será responsável por atingir o objetivo formado no início.

Propósito: Apresentar o objetivo da aula e pensar sobre as primeiras etapas de uma pesquisa amostral.

Novo curso gratuito

Conheça nosso mais novo curso sobre adolescências, neurociência e engajamento nos anos finais

VER CURSO