Aquecimento
Plano de Aula
Plano de aula: Elaboração do gráfico e relatório a partir de uma tabela de dados
Plano 4 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Coleta, agrupamento e análise de dados de pesquisa
Tem interesse no tema "Neurociência, adolescências e engajamento nos Anos Finais"?
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Descrição
Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Autor: Ellen Roberta Braga Bosso
Mentor: Tatiane C Guadagnucci
Especialista de área: Rita Batista
Habilidade da BNCC
(EF08MA23) Selecionar razões, de diferentes naturezas (física, ética ou econômica), que justificam a realização de pesquisas amostrais e não censitárias, e reconhecer que a seleção da amostra pode ser feita de diferentes maneiras (amostra casual simples, sistemática e estratificada).
(EF08MA24) Planejar e executar pesquisa amostral, selecionando uma técnica de amostragem adequada, e escrever relatório que contenha os gráficos apropriados para representar os conjuntos de dados, destacando aspectos como as medidas de tendência central, a amplitude e as conclusões.
Conhecimentos Prévios
Conhecer os tipos de gráficos: gráfico de segmento (linha), gráfico de barra horizontal e vertical e gráfico de setor (pizza).
Saber qual o melhor gráfico utilizar e se é possível apenas um gráfico para apresentar diversos dados.
Objetivos específicos
Elaborar um gráfico de acordo com uma tabela de dados
Elaborar um relatório a partir dos gráficos montados.
Conceito-chave
Gráfico e Relatório
Recursos necessários
- Giz;
- Lousa;
- Caderno;
- Régua;
- Compasso;
- Lápis;
- Borracha;
- Folha quadriculada, para facilitar no desenho do gráfico.
- Atividades impressas em folhas, coladas no caderno ou não.
Habilidades BNCC:
Objetivos de aprendizagem
Elaborar um gráfico de acordo com uma tabela de dados
Elaborar um relatório a partir dos gráficos montados.
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Qualidade com economia de tempo
Aula
Resumo da aula
Orientações:Este slide não é um substituto para as anotações para o professor e não deve ser apresentado para os alunos. Trata-se apenas de um resumo da proposta para apoiá-lo na aplicação do plano em sala de aula.Orientação: Leia atentamente o plano inteiro e as anotações para o professor. Busque antecipar quais questões podem surgir com a sua turma e preveja adequações ao nível em que seus alunos estão.
Compartilhe o objetivo da aula com os alunos antes de aplicar proposta.
Na aba “Sobre o plano”, confira os conhecimentos que sua turma já deve dominar para seguir essa proposta.
Se quiser salvar o plano no seu computador, faça download dos slides na aba “Materiais complementares”. Você também pode imprimi-lo clicando no botão “imprimir”.
OBJETIVO
Tempo sugerido: 2 minutos
Orientação:
Projete o slide na lousa e leia em voz alta.
Os alunos devem refletir sobre essas duas etapas da pesquisa, elaboração so gráfico e do relatório.
Comente que o gráfico é uma das formas que se anotar os dados obtidos na pesquisa e a visualmente mais fácil para se elaborar um relatório.
Esse relatório deve conter a interpretação do gráfico, bem como dos dados referentes a pesquisa, sobre todos os aspectos, desde dados numéricos até o “parecer” do que eles representam.
Propósito: Expor o objetivo da aula e pensar sobre as últimas etapas da pesquisa amostral.
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