Resumo da aula

Orientações:Este slide não é um substituto para as anotações para o professor e não deve ser apresentado para os alunos. Trata-se apenas de um resumo da proposta para apoiá-lo na aplicação do plano em sala de aula.
Orientação: Leia atentamente o plano inteiro e as anotações para o professor. Busque antecipar quais questões podem surgir com a sua turma e preveja adequações ao nível em que seus alunos estão.
Compartilhe o objetivo da aula com os alunos antes de aplicar proposta.
Na aba “Sobre o plano”, confira os conhecimentos que sua turma já deve dominar para seguir essa proposta.
Se quiser salvar o plano no seu computador, faça download dos slides na aba “Materiais complementares”. Você também pode imprimi-lo clicando no botão “imprimir”.
OBJETIVO
Tempo sugerido: 2 minutos
Orientação:
Projete o slide na lousa e leia em voz alta.
Os alunos devem refletir sobre essas duas etapas da pesquisa, elaboração so gráfico e do relatório.
Comente que o gráfico é uma das formas que se anotar os dados obtidos na pesquisa e a visualmente mais fácil para se elaborar um relatório.
Esse relatório deve conter a interpretação do gráfico, bem como dos dados referentes a pesquisa, sobre todos os aspectos, desde dados numéricos até o “parecer” do que eles representam.
Propósito: Expor o objetivo da aula e pensar sobre as últimas etapas da pesquisa amostral.
RETOMADA
Tempo sugerido: 5 minutos
Orientação:
Retome com os alunos os passos de uma pesquisa amostral. Não podemos começar uma pesquisa se ela não tem relevância para o pesquisador.
Toda pesquisa levanta questões que devem ser respondidas através de uma pesquisa com a população selecionada. Essa população, pode ser uma amostra do público alvo. Feito a coleta, faz-se a organização do dados e depois, por que pesquisamos?
Aqui o aluno deve perceber que a pesquisa só deve terminar depois das conclusões feitas.
Mostre a eles que, se iniciou uma pesquisa por questões que você mesmo levantou a pesquisa só finalizada quando as respostas são dadas.
Propósito: Questionar sobre a continuidade de uma pesquisa amostral, instigar a hipótese dos próximos passos.
Discuta com a turma:
- Se você pesquisasse uma vacina com a cura da AIDS, por exemplo, o que faria depois de testar e comprovar que é a cura para a doença?
- O IBGE, quando realiza um censo (pesquisas que incluem a população do Brasil), o que ela faz?
- Você já teve acesso a alguma pesquisa? Qual?
- A parte que você teve acesso, podemos afirmar que é o final da pesquisa?
Materiais complementares para impressão:
Aquecimento
Resolução do aquecimento
ATIVIDADE PRINCIPAL
Tempo sugerido: 20 minutos (slide 4 e 5)
Orientação:
Organize os alunos em duplas. Deixe que eles escolham e atente-se para que as duplas sejam produtivas.
Projete o slide na lousa e peça a um aluno que leia em voz alta.
Comente com os alunos sobre os tópicos necessários para a elaboração dessa atividade. O gráfico precisa ser elaborado contendo as informações importante da pesquisa, àquelas expostas na tabela. O relatório, só poderá ser elaborado após o desenho do gráfico.
Propósito: Refletir sobre a importância da elaboração de um gráfico e relatório para a finalização de uma pesquisa.
Discuta com a turma:
- Vocês acham que o gráfico auxilia na elaboração na análise a na elaboração do relatório? Por quê?
- E o relatório, por que deve ser elaborado?
- Visando uma pesquisa amostral, podemos afirmar que o relatório é a última etapa? Por quê?
Materiais complementares para impressão:
Atividade principal
Resolução da Atividade principal
Guia de intervenção
ATIVIDADE PRINCIPAL
Tempo sugerido: 20 minutos (slide 4 e 5)
Orientação:
Projete a tabela na lousa e comente sobre cada coluna.
A primeira coluna, referente ao sexo, contempla informações importantes para análise de qual é o gênero que mais agride.
A segunda coluna, contempla informação para análise da idade que há mais agressão.
Nessas duas colunas, o aluno pode, em seu relatório e através de pesquisas, mencionar o porque tal idade ou tal sexo é o mais frequente.
Sobre a terceira coluna, pode observar que dentre os adolescentes pesquisados, a maioria agride.
E, por último, a quarta coluna, os motivos pelos quais se decide agredir. O aluno pode observar e elaborar uma lista dos motivos mais frequentes, listando possíveis soluções de como evitar essas brigas.
Nessa pesquisa (mencionada acima), sabemos que há motivos hormonais pelos quais os meninos agridem mais. Em relação a idade, também podemos citar os mesmo motivos, dentre outros. Para que o relatório dos alunos apresente riqueza de informações complementares, peça ao professor de ciências que comente com eles sobre esses motivos (isso deve acontecer na aula de ciências e deve anteceder a aplicação dessa aula). Ou, permita que os alunos pesquisem em seus celulares e se somente alguns alunos tiverem esse recurso, peça que estes pesquisem e comentem com a turma. Em último caso, faça você mesmo e anote na lousa as causas encontradas.
Se preferir, faça as pesquisas antes, imprima e disponibilize para a turma no momento da aula.
Propósito: Analisar a tabela e elaborar os gráficos pertinentes, bem como o relatório que refletirá os principais pontos da pesquisa.
Discuta com a turma:
- Com apenas um gráfico, é possível representar todos os tópicos da pesquisa?
- Qual (is) gráfico (s) utilizar?
- É possível elaborar o infográfico?
- Com a elaboração do infográfico, é necessário redigir um relatório?
- Como elaborar um relatório?
- O que colocar no relatório?
DISCUSSÃO DA SOLUÇÃO
Tempo sugerido: 18 minutos (slides 6 e 7)
Orientação:
Na discussão da solução, apresente todos os gráficos e tenha em mente de que as duplas poderão escolher apenas um tipo de gráfico para representar as colunas da tabela apresentada.
Diga a turma que esses são exemplos de gráficos apresentados e peça que eles exponham a escolha deles e digam o motivo da escolha.
Propósito: Discutir a solução e ver quais os gráficos possíveis expor as colunas da tabela
Discuta com a turma:
- Qual é o melhor gráfico para representar as colunas expostas na tabela?
- É possível colocar todas as informações em apenas um gráfico?
- Como foi a elaboração do gráfico? Sentiram dificuldade? Como solucionaram?
DISCUSSÃO DA SOLUÇÃO
Tempo sugerido: 18 minutos (slides 6 e 7)
Orientação:
Terminado a discussão sobre os gráficos, apresente o que se espera do relatório.
As perguntas do slide, são para orientar o que escrever no relatório.
Peça a primeira dupla que leia em voz alta, discuta e complemente (se necessário) as informações.
Faça isso com todas as duplas.
Permita que os alunos opinem sobre o relatório dos colegas.
Propósito: Entender o que é um relatório e como deve ser elaborado.
Discuta com a turma:
- O que você colocaria a mais em um relatório?
- Acha pertinente colocar informações que complementem? Por exemplo, informações sobre o quanto os hormônios afetam as atitudes dos jovens
ENCERRAMENTO
Tempo sugerido: 5 minutos
Orientação:
Nessa etapa, faça uma breve conclusão com os alunos.
A pesquisa amostral é uma forma de buscar conhecer tudo aquilo que ainda nos questionamos, seja em relação a dados pessoais ou não. Nas pesquisas, conseguimos concluir, por exemplo, qual o melhor produto a ser comprado, quais doenças mais atingem a população de uma cidade, o candidato que tem mais chance de vencer uma eleição.
Com a criação do gráfico e a elaboração de um relatório, essa pesquisa pode chegar a mais pessoas, com todas as questões resumidas e concluídas. Dessa forma, informa-se o público alvo da pesquisa ou não.
Propósito: Concluir quais são as duas últimas etapas da pesquisa amostral.
Discuta com a turma:
- Qual a importância do gráfico numa pesquisa amostral?
- Você sentiu dificuldade em elaborar o relatório? Quais? Por quê?
- Acha importante a criação do relatório? Por quê?
Raio X
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientação: Professor, o aluno deverá construir o gráfico com base nos dados da tabela e elaborar um relatório descritivo com base na interpretação do gráfico.
Na elaboração do gráfico, o aluno pode escolher qualquer tipo: segmento (linha), barra horizontal ou vertical, setor (pizza).
Circule pela sala e auxilie em caso de dúvida.
Propósito: Elaborar o gráfico mediante dados da tabela e interpretar, redigindo um relatório.
Discuta com a turma:
- Quais os tipos de gráfico existentes?
Materiais complementares para impressão:
Raio X
Resolução do Raio X
Atividade complementar
Resolução da Atividade complementar