Plano de Aula

Plano de aula: Coleta e Organização dos dados de uma pesquisa amostral

Plano 3 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Coleta, agrupamento e análise de dados de pesquisa

mais ações

Descrição

Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Ellen Roberta Braga Bosso

Mentor: Tatiane C Guadagnucci

Especialista de área: Rita Batista



Habilidade da BNCC

(EF08MA23) Selecionar razões, de diferentes naturezas (física, ética ou econômica), que justificam a realização de pesquisas amostrais e não censitárias, e reconhecer que a seleção da amostra pode ser feita de diferentes maneiras (amostra casual simples, sistemática e estratificada).

(EF08MA24) Planejar e executar pesquisa amostral, selecionando uma técnica de amostragem adequada, e escrever relatório que contenha os gráficos apropriados para representar os conjuntos de dados, destacando aspectos como as medidas de tendência central, a amplitude e as conclusões.

Conhecimentos Prévios

Saber que para realizar a coleta de dados, é preciso ter em mente qual é a população a ser pesquisada. Saber elaborar tabelas com colunas e linhas pertinentes ao objetivo que se quer atingir.

Objetivos específicos

Identificar as duas etapas seguintes de uma pesquisa amostral: coleta dos dados e a organização desses dados. Concluir o melhor recurso para se utilizar de acordo com a população estabelecida e aprender a organizar, da melhor forma, os dados coletados.

Conceito-chave

Coleta, organização, recurso, tabela

Recursos necessários

  • Giz;
  • Lousa;
  • Caderno;
  • Lápis;
  • Borracha;
  • Régua;
  • Atividades impressas em folhas, coladas no caderno ou não.

Habilidades BNCC:

Objetivos de aprendizagem

Identificar as duas etapas seguintes de uma pesquisa amostral: coleta dos dados e a organização desses dados. Concluir o melhor recurso para se utilizar de acordo com a população estabelecida e aprender a organizar, da melhor forma, os dados coletados.

Aula

Resumo da aula
Resumo da aula Orientações:Este slide não é um substituto para as anotações para o professor e não deve ser apresentado para os alunos. Trata-se apenas de um resumo da proposta para apoiá-lo na aplicação do plano em sala de aula.
Orientação: Leia atentamente o plano inteiro e as anotações para o professor. Busque antecipar quais questões podem surgir com a sua turma e preveja adequações ao nível em que seus alunos estão.
Compartilhe o objetivo da aula com os alunos antes de aplicar proposta.
Na aba “Sobre o plano”, confira os conhecimentos que sua turma já deve dominar para seguir essa proposta.
Se quiser salvar o plano no seu computador, faça download dos slides na aba “Materiais complementares”. Você também pode imprimi-lo clicando no botão “imprimir”.
OBJETIVO
OBJETIVO

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientação: Projete o slide na lousa e leia o objetivo da aula.

Comente que nessa aula, é importante saber as melhores formas de se organizar dados numéricos.

Propósito: apresentar o objetivo da aula.