Resumo da aula

Orientações:Este slide não é um substituto para as anotações para o professor e não deve ser apresentado para os alunos. Trata-se apenas de um resumo da proposta para apoiá-lo na aplicação do plano em sala de aula.
Orientação: Leia atentamente o plano inteiro e as anotações para o professor. Busque antecipar quais questões podem surgir com a sua turma e preveja adequações ao nível em que seus alunos estão.
Compartilhe o objetivo da aula com os alunos antes de aplicar proposta.
Na aba “Sobre o plano”, confira os conhecimentos que sua turma já deve dominar para seguir essa proposta.
Se quiser salvar o plano no seu computador, faça download dos slides na aba “Materiais complementares”. Você também pode imprimi-lo clicando no botão “imprimir”.
OBJETIVO
Tempo sugerido: 2 minutos
Orientação:
Projete o slide na lousa e comente sobre o que é a pesquisa e os tipos existentes.
Antes de comentar com a turma sobre o tipo de pesquisa, use as questões do “Discuta com a turma” para começar a classificar e conforme as respostas, vá acrescentando de acordo com as informações abaixo.
“Pesquisa é um processo de investigação que se interessa em descobrir as relações existentes entre os aspectos que envolvem os fatos, fenômenos, situações ou coisas”
“Classificando as pesquisas pelo nível de profundidade do estudo, são três grupos: pesquisa exploratória, pesquisa descritiva e pesquisa explicativa.”
“Classificando as pesquisas em procedimentos utilizados para coleta de dados, são dois grupos: as de fonte de papel - bibliográfica e documental e fontes de dados fornecidos por pessoas - experimental, estudo de caso e estudo de campo, sendo o estudo de campo ou pesquisa de campo o objetivo dessa aula.”
http://www.joinville.udesc.br/portal/professores/cristala/materiais/Unidade3aPesquisaCientifica.pdf.
Propósito: Mostrar o objetivo da aula, apresentando o tipo de pesquisa que será estudado.
Discuta com a turma:
- Na visão de vocês, como devemos elaborar uma pesquisa?
- Quais os tipos de pesquisas?
AQUECIMENTO
Tempo sugerido: 6 Minutos
Orientação:
Organize os alunos em duplas. Atente-se para as duplas formadas, o objetivo é que os dois alunos discutam e pensem juntos na solução do problema. Uma dupla com um aluno que tem mais facilidade com outro que não tem, não é produtivo.
Projete o slide na lousa e leia a primeira questão. Possibilite a discussão entre os alunos e vá anotando os tópicos de cada questão no canto do quadro.
Conforme as respostas e o desenvolvimento do raciocínio do aluno, vá anotando tópicos na lousa para facilitar o entendimento no final da aula.
Propósito: Pensar nos pontos principais para uma pesquisa.
Discuta com a turma:
- Quais os primeiros passos para a realização de uma pesquisa qualquer, seja ela bibliográfico ou não?
- Qual a diferença entre uma pesquisa comum e uma pesquisa amostral?
- Na pesquisa amostral, livros são suficientes? O que mais precisa?
- O que é necessário para concluir uma pesquisa? Resultados, gráfico, análises
ATIVIDADE PRINCIPAL
Tempo sugerido: 15 minutos.
Orientação:
Essas perguntas darão a noção dos primeiros passos para a elaboração de uma pesquisa.
No slide, há alguns elementos que fazem parte de uma pesquisa completa, por exemplo: a quantidade de pessoas que foram consideradas para a realização da pesquisa, o gráfico, as perguntas feitas para esses entrevistados.
Observando e analisando estes pontos discutidos, os alunos estarão trabalhando com dados que compõem as etapas para a realização de uma pesquisa completa.
Projete o slide na lousa e peça que um aluno faça a leitura.
Comente sobre esses elementos antes de iniciar a atividade.
Retome a leitura da primeira questão e pergunte a eles: “Vocês acham importante, dependendo do tema da pesquisa, selecionar a quantidade e as pessoas que responderão às perguntas?”
Para a questão “c” é necessário considerar algumas informações sobre o sono. Comente com a turma sobre uma pesquisa feita em relação a qualidade do sono. http://emais.estadao.com.br/noticias/bem-estar,voce-dorme-bem-veja-o-que-e-considerado-o-sono-de-qualidade,70001641118. É considerado sono de qualidade quando:
- Adormecer em até 30 minutos;
- Acordar no máximo uma vez de madrugada (duas, se você é idoso);
- Dormir durante 85% do tempo que você está na cama;
- Passar no máximo 20 minutos acordado ao longo da noite quando você desperta do sono (30 minutos, se você é idoso)
Atividade para impressão, clique aqui.
Caso haja necessidade, clique aqui para acessar o guia de intervenção. Acesse a resolução da atividade aqui.
Propósito: Identificar os principais pontos para uma pesquisa de campo.
Discuta com a turma:
- Quais os pontos importantes para uma pesquisa?
- A quantidade de pessoas entrevistadas, alteram o resultado?
- Quantas pessoas devemos considerar para a pesquisa escolhida por vocês? (Cada dupla escolherá seu tema - última questão. Permita que cada um deles comentem o número de entrevistados que avaliaram ser necessário)
- Quais tipos de pesquisa podemos fazer? Como fazer? (Nesse ponto, oriente o pensamento para a pesquisa no Brasil. Será que é possível TODA a população brasileira? Ou devemos considerar uma parte da população?)
- Pesquisa por testes, quantas pessoas devem fazer parte?
- Vocês conhecem alguém que já participou de uma pesquisa? Qual era o assunto? Como foi?
- Em 1996 o Brasil começou a utilizar a urna eletrônica nas eleições em algumas localidades. Podemos citar vantagens e desvantagens nesse recurso para o levantamento de uma pesquisa?
Materiais complementares:
DISCUSSÃO DA SOLUÇÃO
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientação:
Agora é o momento da discussão de todas as respostas.
Leia a primeira questão e permita que os alunos falem seus respostas. Questione sobre o ponto principal, o tema.
Leia a segunda pergunta e deixe que os alunos comentem sobre suas respostas. Vá fazendo o fechamento e as conclusões. Use os tópicos anotados no canto da lousa, no início da aula.
Utilize o mesmo procedimento na discussão das últimas questões.
Propósito: Definir censo, amostra e observação e refletir sobre as etapas de uma pesquisa.
Discuta com a turma:
- Qual a etapa que você acha mais importante?
- A escolha da população, altera o resultado da pesquisa?
- Você concorda com todas as etapas de uma pesquisa? Mudaria alguma coisa ou acrescentaria?
- Você tem curiosidade de elaborar uma pesquisa? Qual o assunto mais te atrai?
SISTEMATIZAÇÃO DO CONCEITO
Tempo sugerido: 7 minutos
Orientação:
Comente sobre cada conceito visto.
Permita que os alunos concluam, com as próprias palavras. Interfira, complemente e corrija caso necessário.
Propósito: Concretizar o entendimento do conceito de censo, amostra e observação, bem como das etapas para uma pesquisa.
Discuta com a turma:
- Podemos afirmar que essa sala é amostra ou censo?
- Se fossemos elaborar uma pesquisa aqui no colégio, que tipo de pesquisa vocês escolheriam: a simples, com um questionário ou a de observação?
- Qual pesquisa podemos ou devemos utilizar a técnica da observação? Por exemplo: o crescimento de uma planta, as ações de uma criança diante de um problema no brinquedo.
ENCERRAMENTO
Tempo sugerido: 2 minutos
Orientação:
Leia e conclua com os alunos objetivo da aula e as conclusões que chegaram. Caso haja alguma anotação na lousa, indique-as e use-as para finalizar a aula (antes da atividade do Raio X). Permita que os alunos perguntem ou complementem algo.
Propósito: Fortalecer os aprendizados da aula fazendo a recapitulação do que foi estudado.
RAIO X
Tempo sugerido: 8 minutos
Orientação:
Essa atividade fará o aluno colocar em prática o que aprendeu nessa aula, considerando os pontos para uma pesquisa.
Quais pessoas abordar? Quais perguntas fazer (resposta fechada ou aberta)? O que considerar na pesquisa (sexo, idade)? Qual conclusão queremos obter?
Esses pontos deverão ser trabalhados no decorrer das respostas.
Atividade para impressão.
Resolução do Raio X.
Propósito: Organizar as etapas iniciais de uma pesquisa definindo o que se espera coletar de dados e os pesquisados (amostra).
Discuta com a turma:
- Para a elaboração do questionário, devemos levar em consideração o que queremos analisar. Se quisermos saber Sexo x Estilo musical, o que devemos colocar na pesquisa? E se quisermos saber Idade x Estilo musical? E se o foco for conhecer a quantidade de pessoas que preferem cada estilo musical?
- Para essa pesquisa, qual o melhor caminho seguir: a pessoa escreve o estilo que ela gosta (deixando livre) ou listamos os estilos que queremos pesquisar e a pessoa assinala o que ela gosta? Qual é mais rápido? E o mais eficiente?
- Deixar a pesquisa aberta ou fechada, influência na conclusão final?
- Qual o melhor gráfico utilizar para a conclusão que quer chegar?