Plano de Aula

Plano de aula: Censo, Amostra e Observação. Etapas de uma pesquisa amostral

Plano 1 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Coleta, agrupamento e análise de dados de pesquisa

Descrição

Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Ellen Roberta Braga Bosso

Mentor: Tatiane C Guadagnucci

Especialista de área: Rita Batista



Habilidade da BNCC

(EF08MA23) Selecionar razões, de diferentes naturezas (física, ética ou econômica), que justificam a realização de pesquisas amostrais e não censitárias, e reconhecer que a seleção da amostra pode ser feita de diferentes maneiras (amostra casual simples, sistemática e estratificada).

(EF08MA24) Planejar e executar pesquisa amostral, selecionando uma técnica de amostragem adequada, e escrever relatório que contenha os gráficos apropriados para representar os conjuntos de dados, destacando aspectos como as medidas de tendência central, a amplitude e as conclusões.

Conhecimentos Prévios

Saber o que é pesquisa amostral, quais os aspectos importante.

Objetivos específicos

Conceituar censo, amostra e observação

Conhecer as etapas de uma pesquisa

Conceito-chave

Censo, amostra, observação e etapas de pesquisa

Recursos necessários

  • Lousa;
  • Giz;
  • Caderno;
  • Lápis;
  • Caso necessário, impressões das atividades (para os alunos)

Habilidades BNCC:

Objetivos de aprendizagem

Conceituar censo, amostra e observação

Conhecer as etapas de uma pesquisa

Planner gratuito 2024

Com espaço para anotar compromissos, semanário também traz sugestões antirracistas.

ACESSAR AGORA