Resolução da atividade complementar
Plano de Aula
Plano de aula: Censo, Amostra e Observação. Etapas de uma pesquisa amostral
Plano 1 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Coleta, agrupamento e análise de dados de pesquisa
Tem interesse no tema "Neurociência, adolescências e engajamento nos Anos Finais"?
Inscreva-se neste tema para receber novidades pelo site e por email.
Descrição
Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Autor: Ellen Roberta Braga Bosso
Mentor: Tatiane C Guadagnucci
Especialista de área: Rita Batista
Habilidade da BNCC
(EF08MA23) Selecionar razões, de diferentes naturezas (física, ética ou econômica), que justificam a realização de pesquisas amostrais e não censitárias, e reconhecer que a seleção da amostra pode ser feita de diferentes maneiras (amostra casual simples, sistemática e estratificada).
(EF08MA24) Planejar e executar pesquisa amostral, selecionando uma técnica de amostragem adequada, e escrever relatório que contenha os gráficos apropriados para representar os conjuntos de dados, destacando aspectos como as medidas de tendência central, a amplitude e as conclusões.
Conhecimentos Prévios
Saber o que é pesquisa amostral, quais os aspectos importante.
Objetivos específicos
Conceituar censo, amostra e observação
Conhecer as etapas de uma pesquisa
Conceito-chave
Censo, amostra, observação e etapas de pesquisa
Recursos necessários
- Lousa;
- Giz;
- Caderno;
- Lápis;
- Caso necessário, impressões das atividades (para os alunos)
Habilidades BNCC:
Objetivos de aprendizagem
Conceituar censo, amostra e observação
Conhecer as etapas de uma pesquisa
Planeje suas aulas pelo Whatsapp!
Qualidade com economia de tempo
Aula
Resumo da aula
Orientações:Este slide não é um substituto para as anotações para o professor e não deve ser apresentado para os alunos. Trata-se apenas de um resumo da proposta para apoiá-lo na aplicação do plano em sala de aula.Orientação: Leia atentamente o plano inteiro e as anotações para o professor. Busque antecipar quais questões podem surgir com a sua turma e preveja adequações ao nível em que seus alunos estão.
Compartilhe o objetivo da aula com os alunos antes de aplicar proposta.
Na aba “Sobre o plano”, confira os conhecimentos que sua turma já deve dominar para seguir essa proposta.
Se quiser salvar o plano no seu computador, faça download dos slides na aba “Materiais complementares”. Você também pode imprimi-lo clicando no botão “imprimir”.
OBJETIVO
Tempo sugerido: 2 minutos
Orientação:
Projete o slide na lousa e comente sobre o que é a pesquisa e os tipos existentes.
Antes de comentar com a turma sobre o tipo de pesquisa, use as questões do “Discuta com a turma” para começar a classificar e conforme as respostas, vá acrescentando de acordo com as informações abaixo.
“Pesquisa é um processo de investigação que se interessa em descobrir as relações existentes entre os aspectos que envolvem os fatos, fenômenos, situações ou coisas”
“Classificando as pesquisas pelo nível de profundidade do estudo, são três grupos: pesquisa exploratória, pesquisa descritiva e pesquisa explicativa.”
“Classificando as pesquisas em procedimentos utilizados para coleta de dados, são dois grupos: as de fonte de papel - bibliográfica e documental e fontes de dados fornecidos por pessoas - experimental, estudo de caso e estudo de campo, sendo o estudo de campo ou pesquisa de campo o objetivo dessa aula.”
http://www.joinville.udesc.br/portal/professores/cristala/materiais/Unidade3aPesquisaCientifica.pdf.
Propósito: Mostrar o objetivo da aula, apresentando o tipo de pesquisa que será estudado.
Discuta com a turma:
- Na visão de vocês, como devemos elaborar uma pesquisa?
- Quais os tipos de pesquisas?
Novo curso gratuito
Conheça nosso mais novo curso sobre adolescências, neurociência e engajamento nos anos finais
VER CURSO