Aquecimento
Plano de Aula
Plano de aula: Interpretar e analisar um gráfico a partir dos pontos de dispersão.
Plano 5 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Coleta, agrupamento e análise de dados de pesquisa
Tem interesse no tema "Neurociência, adolescências e engajamento nos Anos Finais"?
Inscreva-se neste tema para receber novidades pelo site e por email.
Descrição
Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Autor: Ellen Roberta Braga Bosso
Mentor: Tatiane C Guadagnucci
Especialista de área: Rita Batista
Habilidade da BNCC
(EF08MA23) Selecionar razões, de diferentes naturezas (física, ética ou econômica), que justificam a realização de pesquisas amostrais e não censitárias, e reconhecer que a seleção da amostra pode ser feita de diferentes maneiras (amostra casual simples, sistemática e estratificada).
(EF08MA24) Planejar e executar pesquisa amostral, selecionando uma técnica de amostragem adequada, e escrever relatório que contenha os gráficos apropriados para representar os conjuntos de dados, destacando aspectos como as medidas de tendência central, a amplitude e as conclusões.
Conhecimentos prévios
Interpretar e identificar os principais pontos do gráfico, relacionando com o contexto apresentado.
Objetivos específicos
Interpretar os dados do gráfico de acordo com as ferramentas apresentadas, com foco nos pontos de dispersão.
Conceito-chave
Interpretação e análise de dados e dispersão de pontos.
Recursos necessários
- Giz;
- Lousa;
- Caderno;
- Lápis;
- Borracha;
- Atividades impressas em folhas, coladas no caderno ou não.
Habilidades BNCC:
Objetivos de aprendizagem
Interpretar os dados do gráfico de acordo com as ferramentas apresentadas, com foco nos pontos de dispersão.
Aula
Resumo da aula
Orientações:Este slide não é um substituto para as anotações para o professor e não deve ser apresentado para os alunos. Trata-se apenas de um resumo da proposta para apoiá-lo na aplicação do plano em sala de aula.
Orientação: Leia atentamente o plano inteiro e as anotações para o professor. Busque antecipar quais questões podem surgir com a sua turma e preveja adequações ao nível em que seus alunos estão.
Compartilhe o objetivo da aula com os alunos antes de aplicar proposta.
Na aba “Sobre o plano”, confira os conhecimentos que sua turma já deve dominar para seguir essa proposta.
Se quiser salvar o plano no seu computador, faça download dos slides na aba “Materiais complementares”. Você também pode imprimi-lo clicando no botão “imprimir”.
OBJETIVO
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientação:
Apresentar para a turma o objetivo da aula.
Comente com a turma que a análise do gráfico se inicia pela observação e interpretação das características principais: o eixos horizontais e verticais, título do gráfico, o título dos eixos, bem como o tipo do gráfico.
Propósito: Apresentar o objetivo à turma
Novo curso gratuito
Conheça nosso mais novo curso sobre adolescências, neurociência e engajamento nos anos finais
VER CURSO