Atividade principal
Plano de Aula
Plano de aula: Análise de tabela de valores, considerando a dispersão de dados
Plano 4 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Medidas de tendência central
Tem interesse no tema "Neurociência, adolescências e engajamento nos Anos Finais"?
Inscreva-se neste tema para receber novidades pelo site e por email.
Descrição
Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Autor: Ellen Roberta Braga Bosso
Mentor: Tatiane C Guadagnucci
Especialista de área: Rita Batista
Habilidade da BNCC
(EF08MA22) - Obter os valores de medidas de tendência central de uma pesquisa estatística (média, moda e mediana) com a compreensão de seus significados e relacioná-las com a dispersão de dados, indicada pela amplitude.
Conhecimentos Prévios
Calcular e identificar as medidas de tendência central (média, mediana e moda).
Reconhecer o que é tabela de valores e identificar colunas e linhas.
Objetivos específicos
Observar a tabela de valores, identificando seus dados numéricos e títulos apresentados. Calcular a média, mediana e moda. Interpretar e analisar, relacionando as medidas de tendência central com os números apresentados, considerando a dispersão de dados observada na amplitude.
Conceito-chave
Interpretação de dados numéricos em forma de tabela, relacionando com as medidas de tendência central, levando em consideração a dispersão dos pontos, observada na amplitude.
Recursos necessários
- Caderno;
- Lápis, borracha;
- Giz;
- Lousa;
- Régua;
- Papel quadriculado (atividade principal e complementar).
Habilidades BNCC:
Objetivos de aprendizagem
Observar a tabela de valores, identificando seus dados numéricos e títulos apresentados. Calcular a média, mediana e moda. Interpretar e analisar, relacionando as medidas de tendência central com os números apresentados, considerando a dispersão de dados observada na amplitude.
Precisa de ajuda para criar uma aula personalizada?
Crie seu plano de aula em menos de um minuto no WhatsApp.
Aula
Resumo da aula
Orientação: Leia atentamente o plano inteiro e as anotações para o professor. Busque antecipar quais questões podem surgir com a sua turma e preveja adequações ao nível em que seus alunos estão.
Compartilhe o objetivo da aula com os alunos antes de aplicar proposta.
Na aba “Sobre o plano”, confira os conhecimentos que sua turma já deve dominar para seguir essa proposta.
Se quiser salvar o plano no seu computador, faça download dos slides na aba “Materiais complementares”. Você também pode imprimi-lo clicando no botão “imprimir”.
OBJETIVO
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientação:
Comente com os alunos que essa aula tem como objetivo estudar os valores distribuídos em uma tabela.
Propósito: Pensar em como analisamos média, mediana e moda com os dados distribuídos em uma tabela.
Novo curso gratuito
Conheça nosso mais novo curso sobre adolescências, neurociência e engajamento nos anos finais
VER CURSO