Resumo da aula

Orientações:Este slide não é um substituto para as anotações para o professor e não deve ser apresentado para os alunos. Trata-se apenas de um resumo da proposta para apoiá-lo na aplicação do plano em sala de aula.
Orientação: Leia atentamente o plano inteiro e as anotações para o professor. Busque antecipar quais questões podem surgir com a sua turma e preveja adequações ao nível em que seus alunos estão.
Compartilhe o objetivo da aula com os alunos antes de aplicar proposta.
Na aba “Sobre o plano”, confira os conhecimentos que sua turma já deve dominar para seguir essa proposta.
Se quiser salvar o plano no seu computador, faça download dos slides na aba “Materiais complementares”. Você também pode imprimi-lo clicando no botão “imprimir”.
OBJETIVO
Tempo Sugerido: 2 minutos
Orientação: Leia o objetivo para a turma e esclareça sobre possíveis questionamentos. Os alunos podem levantar hipóteses sobre os conhecimentos que serão veiculados na aula.
Propósito: Conhecer o objetivo que se deseja alcançar ao final da aula
AQUECIMENTO
Tempo sugerido: 5 min.
Orientação: Permita que os alunos comentem sobre o questionamento. A ideia é possibilitar que eles reflitam sobre o significado de média em contextos cotidianos e não apenas escolares.
Propósito da aula: Refletir sobre o uso da média e seu significado na vida cotidiana.
Discuta com a turma:
- Como você acha que os institutos meteorológicos conseguem estabelecer esta média? Como se dá este cálculo?
- A que conclusão você pode chegar sobre o clima em Recife apenas observando a média?
- “A temperatura em Recife não costuma ter grandes variações ao longo do ano.” Esta afirmação permite que a média tenha maior credibilidade ou não? Por quê?
ATIVIDADE PRINCIPAL
Tempo sugerido: 20 minutos
Orientação:
Organize a sala em dupla e comece falando brevemente o que é a febre amarela, que é uma doença transmitida por mosquitos infectados e os primeiros sintomas são os mesmos que a febre comum, porém com mais intensidade.
Mostre a tabela (para acessar a tabela de impressão) de dados registrados em alguns estados brasileiros no ano de 2017. Mencione a diferença entre os casos notificados e os casos confirmados. Há valores maiores em confirmados pois não foi necessária uma análise para confirmar que era febre amarela. Os casos que precisam ser analisados são registados em “notificados”.
Propósito: interpretar os dados apresentados pela tabela.
Discuta com a turma:
- Existe alguma forma que resumir esses dados em um único valor?
- Qual estratégia você usaria para simplificar todos os dados em um único termo numérico?
Atividade Principal
Resolução da Atividade Principal
Guia de intervenção
ATIVIDADE PRINCIPAL
Tempo sugerido: 20 minutos
Orientação:
Organize a sala em dupla e comece falando brevemente o que é a febre amarela, que é uma doença transmitida por mosquitos infectados e os primeiros sintomas são os mesmos que a febre comum, porém com mais intensidade.
Mostre a tabela (para acessar a tabela de impressão) de dados registrados em alguns estados brasileiros no ano de 2017. Mencione a diferença entre os casos notificados e os casos confirmados. Os casos que ainda precisam ser analisados são registados em “notificados”.
É importante que os alunos discutam com seus pares sobre a conclusão de Pedro considerando os dados da tabela. O que se pretende é que eles percebam que embora seja possível tirar a média, nem sempre ela é um bom parâmetro para chegar a conclusões ou tomar decisões.
Propósito: Analisar a adequação do uso de média para interpretação e conclusão de um conjunto de dados
Discuta com a turma:
- Como Pedro fez os cálculos de média em cada caso?
- Uma pessoa do Distrito Federal que ler apenas a informação concluída por Pedro poderia se preocupar tanto quanto se ela visualizasse as informações apontadas na tabela? Por quê?
- Você acha que a média sozinha, neste caso, é uma boa medida para ser usada como parâmetro para possíveis conclusões e interpretações?
ATIVIDADE PRINCIPAL
Tempo sugerido: 20 minutos
Orientação:
Organize a sala em dupla e comece falando brevemente o que é a febre amarela, que é uma doença transmitida por mosquitos infectados e os primeiros sintomas são os mesmos que a febre comum, porém com mais intensidade.
Mostre a tabela (para acessar a tabela de impressão) de dados registrados em alguns estados brasileiros no ano de 2017. Mencione a diferença entre os casos notificados e os casos confirmados. Os casos que ainda precisam ser analisados são registados em “notificados”.
É importante que os alunos discutam com seus pares sobre a conclusão de Pedro considerando os dados da tabela. O que se pretende é que eles percebam que embora seja possível tirar a média, nem sempre ela é um bom parâmetro para chegar a conclusões ou tomar decisões.
Propósito: Analisar a adequação do uso de média para interpretação e conclusão de um conjunto de dados
Discuta com a turma:
- Você concorda com a interpretação de Pedro? Por quê?
- Com base apenas na interpretação de Pedro as políticas públicas de saúde poderiam implementar as mesmas ações de combate e tratamento em todos os estados e no Distrito Federal. Considerando a tabela, você acha que isto seria necessário? Há necessidade de realizar as mesmas ações? Por quê?
ATIVIDADE PRINCIPAL
Tempo sugerido: 24 minutos (slides 4, 5 e 6).
Orientação:
Comece perguntando sobre cada palavra. Por exemplo, o que eles entendem por medida? Como explicariam o que é tendência? E central?
Vá colocando o significado e a explicação na lousa e depois resuma tudo, unificando um conceito.
Medida: Quantidade fixa que serve para avaliar extensões ou quantidades mensuráveis - Dicionário Priberam da Língua Portuguesa.https://www.priberam.pt/dlpo/medida [consultado em 21-12-2017].
Tendência: .Ação ou força pela qual um corpo (um dado) tende a mover-se para alguma parte - Dicionário Priberam da Língua Portuguesa. https://www.priberam.pt/dlpo/tend%C3%AAncia [consultado em 21-12-2017].
Central: 3. Que está no ponto mais movimentado da povoação. 4. Que passa pelo meio de um território - Dicionário Priberam da Língua Portuguesa. https://www.priberam.pt/dlpo/central [consultado em 21-12-2017].
Esses são os significados de cada palavra, para auxiliar nas explicações que os alunos derem com suas próprias palavras.
Conclua, então, que podemos centralizar as informações da tabela em um único valor. Quando fazemos isso estamos encontrando as medidas de tendência central que são conhecidas como média, mediana e moda.
Propósito: mostrar que um conjunto de dados apresentados podem ser resumidos em um único valor e que esse valor nos dá a interpretação, a tendência para onde todos os outros estão indo.
Discussão da solução
Tempo sugerido: 10min
Orientação: Resgate as soluções dos alunos antes de apresentar este slide. É importante a argumentação própria para apresentação dos resultados. Pontue com os alunos que nenhuma particularidade (estados que têm mais casos ou que têm menos) podem ser observados à luz da média sozinha mesmo que esta medida seja coerente com o conjunto de dados. Para esta análise é importante verificar os dados, sejam veiculados em tabela, texto ou gráfico. O que se pretende aqui é que os alunos observem as discrepâncias (dispersão: amplitude) entre os dados, mesmo que não estejamos falando diretamente de medidas de dispersão.
Propósito: Discutir e argumentar sobre possíveis soluções referentes ao uso da média
Discuta com a turma:
- Que alterações poderíamos ter nos dados da tabela para a média ser um bom parâmetro de análise de dados?
- Se fizéssemos duas tabelas: uma com os estados mais acometidos da doença e outro com os estados menos acometidos, a média seria uma boa medida para chegar a conclusões coerentes? Justifique.
Discussão da solução
Tempo sugerido: 10min
Orientação: Resgate as soluções dos alunos antes de apresentar este slide. É importante a argumentação própria para apresentação dos resultados.O que se pretende aqui é que os alunos observem as discrepâncias (dispersão: amplitude) entre os dados, mesmo que não estejamos falando diretamente de medidas de dispersão.
Propósito: Discutir e argumentar sobre possíveis soluções referentes ao uso da média
Discuta com a turma:
- Quando a média é uma boa medida para que ela, sozinha, possa servir de base para conclusões e tomada de decisão?
ENCERRAMENTO
Tempo sugerido: 2 minutos
Orientação:
Comece falando que as três medidas vistas tem o nome de “Medidas de Tendência Central” e é assim pois elas permitem que encontremos padrões em um conjunto de dados numéricos, ou seja, o padrão encontrado é o único valor que resume toda situação dos dados. Esse valor nos mostra que todos os dados estão em torno desse resultados encontrado.
Faça uma breve lembrança sobre como encontramos cada uma dessas tendências.
Propósito: Resumir em poucas palavras o que vimos na aula, ou seja, as medidas de tendência central.
RAIO X
Tempo sugerido: 10 minutos.
Orientação:
Essa atividade será feita individualmente. Peça aos alunos que façam o registro no caderno e circule pela sala. Se houver dúvidas no desenvolvimento da questão, auxilie.
Propósito: Analisar as aprendizagens acerca do uso adequado e coerente da média.
Discuta com a turma:
- Observando os dados, que estimativa você faria da média das idades?