Aquecimento
Plano de Aula
Plano de aula: Análise do gráfico de barra ou coluna considerando a dispersão de dados.
Plano 3 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Medidas de tendência central
Tem interesse no tema "Neurociência, adolescências e engajamento nos Anos Finais"?
Inscreva-se neste tema para receber novidades pelo site e por email.
Descrição
Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Autor: Ellen Roberta Braga Bosso
Mentor: Tatiane C Guadagnucci
Especialista de área: Rita Batista
Habilidade da BNCC
(EF08MA22) - Obter os valores de medidas de tendência central de uma pesquisa estatística (média, moda e mediana) com a compreensão de seus significados e relacioná-las com a dispersão de dados, indicada pela amplitude.
Conhecimentos Prévios
Calcular e identificar as medidas de tendência central (média, mediana e moda)
Interpretar os dados do gráfico de acordo com o contexto apresentado.
Objetivos específicos
Observar o gráfico de barras horizontais e verticais e identificar os dados apresentados. Calcular a média, mediana e moda. Interpretar e analisar, relacionando as medidas de tendência central com os pontos do gráfico, considerando a dispersão de dados observada na amplitude.
Conceito-chave
Interpretação de um gráfico de barras horizontais e verticais relacionando com as medidas de tendência central, levando em consideração a dispersão dos pontos, observada na amplitude.
Recursos necessários
- Caderno;
- Lápis;
- Borracha;
- Giz;
- Lousa;
- Se necessário, as atividades impressas (para os alunos).
Habilidades BNCC:
Objetivos de aprendizagem
Observar o gráfico de barras horizontais e verticais e identificar os dados apresentados. Calcular a média, mediana e moda. Interpretar e analisar, relacionando as medidas de tendência central com os pontos do gráfico, considerando a dispersão de dados observada na amplitude.
Planeje suas aulas pelo Whatsapp!
Qualidade com economia de tempo
Aula
Resumo da aula
Orientações:Este slide não é um substituto para as anotações para o professor e não deve ser apresentado para os alunos. Trata-se apenas de um resumo da proposta para apoiá-lo na aplicação do plano em sala de aula.
Orientação: Leia atentamente o plano inteiro e as anotações para o professor. Busque antecipar quais questões podem surgir com a sua turma e preveja adequações ao nível em que seus alunos estão.
Compartilhe o objetivo da aula com os alunos antes de aplicar proposta.
Na aba “Sobre o plano”, confira os conhecimentos que sua turma já deve dominar para seguir essa proposta.
Se quiser salvar o plano no seu computador, faça download dos slides na aba “Materiais complementares”. Você também pode imprimi-lo clicando no botão “imprimir”.
OBJETIVO
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientação: apresente o objetivo para a turma, lembrando os diferentes tipos de gráficos. Gráfico de segmento (linha), barras horizontais ou verticais e setor (pizza).
Propósito: Apresentar o objetivo.
Novo curso gratuito
Conheça nosso mais novo curso sobre adolescências, neurociência e engajamento nos anos finais
VER CURSO