Plano de Aula

Plano de aula: Análise do gráfico de segmento (linha) considerando a dispersão de dados.

Plano 2 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Medidas de tendência central

mais ações

Tem interesse no tema "Neurociência, adolescências e engajamento nos Anos Finais"?

Inscreva-se neste tema para receber novidades pelo site e por email.

Descrição

Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Ellen Roberta Braga Bosso

Mentor: Tatiane C Guadagnucci

Especialista de área: Rita Batista



Habilidade da BNCC

(EF08MA22) -  Obter os valores de medidas de tendência central de uma pesquisa estatística (média, moda e mediana) com a compreensão de seus significados e relacioná-las com a dispersão de dados, indicada pela amplitude.

Conhecimentos Prévios

Calcular e identificar as medidas de tendência central (média, mediana e moda)

Interpretar os dados do gráfico de acordo com o contexto apresentado

Objetivos específicos

Observar o gráfico de segmento (linha) e identificar os dados apresentados. Calcular a média, mediana e moda. Interpretar e analisar, relacionando as medidas de tendência central com os pontos do gráfico.

Conceito-chave

Interpretação de um gráfico de segmento (linha) relacionando com as medidas de tendência central, levando em consideração a dispersão dos pontos.

Recursos necessários

  • Caderno;
  • Lápis
  • Borracha;
  • Giz;
  • Lousa;
  • Se necessário, as atividades impressas (para os alunos).

Habilidades BNCC:

Objetivos de aprendizagem

Observar o gráfico de segmento (linha) e identificar os dados apresentados. Calcular a média, mediana e moda. Interpretar e analisar, relacionando as medidas de tendência central com os pontos do gráfico.

Chatbot

Precisa de ajuda para criar uma aula personalizada?

Crie seu plano de aula em menos de um minuto no WhatsApp.

Aula

Resumo da aula
Resumo da aula Orientações:Este slide não é um substituto para as anotações para o professor e não deve ser apresentado para os alunos. Trata-se apenas de um resumo da proposta para apoiá-lo na aplicação do plano em sala de aula.
Orientação: Leia atentamente o plano inteiro e as anotações para o professor. Busque antecipar quais questões podem surgir com a sua turma e preveja adequações ao nível em que seus alunos estão.
Compartilhe o objetivo da aula com os alunos antes de aplicar proposta.
Na aba “Sobre o plano”, confira os conhecimentos que sua turma já deve dominar para seguir essa proposta.
Se quiser salvar o plano no seu computador, faça download dos slides na aba “Materiais complementares”. Você também pode imprimi-lo clicando no botão “imprimir”.
OBJETIVO
OBJETIVO

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientação:

Comente com os alunos que a aula tem como objetivo principal ampliar o conhecimento sobre medidas de tendência central, relacionando com gráfico de linhas.

Propósito: Mostrar aos alunos o objetivo da aula.

Novo curso gratuito

Conheça nosso mais novo curso sobre adolescências, neurociência e engajamento nos anos finais

VER CURSO