Guia de intervenções
Plano de Aula
Plano de aula: Análise do gráfico de setor (pizza), considerando a dispersão de dados
Plano 5 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Medidas de tendência central
Tem interesse no tema "Neurociência, adolescências e engajamento nos Anos Finais"?
Inscreva-se neste tema para receber novidades pelo site e por email.
Descrição
Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Autor: Ellen Roberta Braga Bosso
Mentor: Tatiane C Guadagnucci
Especialista de área: Rita Batista
Habilidade da BNCC
(EF08MA22) - Obter os valores de medidas de tendência central de uma pesquisa estatística (média, moda e mediana) com a compreensão de seus significados e relacioná-las com a dispersão de dados, indicada pela amplitude.
Objetivos específicos
Relacionar as informações do gráfico de setor (pizza) com o gráfico de barras, calculando e identificando as medidas de tendência central (média, mediana e moda), interpretando os elementos necessários para a análise.
Conceito-chave
Observar o gráfico de setor, identificando seus dados numéricos e títulos apresentados, suas principais características. Relacionar com o gráfico de barras e calcular a média, mediana e moda. Interpretar e analisar, relacionando as medidas de tendência central com os números apresentados, considerando a dispersão de dados observada na amplitude.
Recursos necessários
- Caderno;
- Lápis;
- Borracha;
- Giz;
- Lousa.
Habilidades BNCC:
Objetivos de aprendizagem
Relacionar as informações do gráfico de setor (pizza) com o gráfico de barras, calculando e identificando as medidas de tendência central (média, mediana e moda), interpretando os elementos necessários para a análise.
Precisa de ajuda para criar uma aula personalizada?
Crie seu plano de aula em menos de um minuto no WhatsApp.
Novo curso gratuito
Conheça nosso mais novo curso sobre adolescências, neurociência e engajamento nos anos finais
VER CURSO