Resumo da Aula

Orientações:Este slide não é um substituto para as anotações para o professor e não deve ser apresentado para os alunos. Trata-se apenas de um resumo da proposta para apoiá-lo na aplicação do plano em sala de aula.
Orientação: Leia atentamente o plano inteiro e as anotações para o professor. Busque antecipar quais questões podem surgir com a sua turma e preveja adequações ao nível em que seus alunos estão.
Compartilhe o objetivo da aula com os alunos antes de aplicar proposta.
Na aba “Sobre o plano”, confira os conhecimentos que sua turma já deve dominar para seguir essa proposta.
Se quiser salvar o plano no seu computador, faça download dos slides na aba “Materiais complementares”. Você também pode imprimi-lo clicando no botão “imprimir”.
OBJETIVO
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientação:
Projete na lousa e peça a um aluno que leia em voz alta.
Propósito: Apresentar as propostas de aprendizagens da aula.
Retomada
Tempo sugerido: 8 minutos.
Orientação:
Projete no quadro e leia em voz alta cada uma das perguntas.
A ideia é retomar alguns conceitos. Promova a discussão.
Propósito: Refletir sobre gráfico de setor e sobre a viabilidade de calcular medidas de tendência central considerando estas representações
Discuta com a turma:
- Normalmente o gráfico de setor é apresentado em dados percentuais. Por que isso ocorre?
- A soma dos setores num gráfico de setor têm que totalizar quanto? Por quê?
- Como se calcula média? E mediana? O que é a moda?
Materiais complementares para impressão:
Aquecimento
Resolução do Aquecimento
Atividade Principal
Tempo sugerido: 20 minutos (slides 4, 5 e 6)
Orientação:
Organize a sala em dupla e projete o slide na lousa ou disponibilize o material impresso.
Leia em voz alta e auxilie os alunos na leitura do gráfico. Chame a atenção para a legenda do gráfico. Seria possível entender o que acontece sem essa legenda?
Continue a análise utilizando o discuta com a turma.
É importante que o aluno perceba pontos do gráfico, como as porcentagens, os valores e o tamanho de cada setor.
Propósito: Analisar o gráfico de setor observando suas características.
-Calcular média, moda e mediana a partir de dados veiculados em gráfico de setor
Discuta com a turma:
- Qual o total de pessoas pesquisadas?
- A quantas pessoas equivale cada setor?Como pode ser feito este cálculo?
- O que representa o maior setor?
- Os setores poderiam ser todos iguais?
Atividade Principal
Tempo sugerido: 20 minutos (slides 4, 5 e 6)
Orientação:
Organize a sala em dupla e projete o slide na lousa.
Leia em voz alta e auxilie os alunos na leitura do gráfico. Chame a atenção para a legenda do gráfico. Seria possível entender o que acontece sem essa legenda?
Continue a análise utilizando o discuta com a turma.
É importante que o aluno perceba pontos do gráfico, como as porcentagens, os valores e o tamanho de cada setor.
Propósito: Calcular média, moda e mediana a partir de dados veiculados em gráfico de setor
Discuta com a turma:
- Você vai calcular a média de tvs, a média de pessoas (famílias) ou a média de tvs por residência? Há diferença entre estas questões?
- Como colocar em ordem um volume de dados tão grande como o apresentado na situação?
Atividade Principal
Tempo sugerido: 20 minutos (slides 4, 5 e 6)
Orientação:
Espere alguns minutos antes de apresentar este slides com as dicas. Alguns alunos precisam apenas de um ou outro detalhe para dar continuidade à realização da atividade
Propósito: Calcular medidas de tendência central em gráfico de setor
Discuta com a turma:
- Há mais alguma pergunta que você gostaria de fazer para auxiliá-lo na resolução?
Discussões das Soluções
Tempo sugerido: 12 minutos
Orientação:
Peça que um aluno de cada dupla comente sobre o cálculo que desenvolveram da média. Qual a estratégia utilizaram?
Após, promova a discussão das perguntas de análise. Permita que todos os alunos falem, mostrando sua opinião e as conclusões sobre as perguntas.
Nas discussões há cálculos e interpretações corretos e outros equivocados. É importante que os alunos reflita sobre os possíveis erros.
Propósito: Discutir formas de resolução, analisando criticamente possíveis erros
Discuta com a turma:
- O que você achou da solução de Pedro?
- Ele está correto? Há algum equívoco?
Discussões das Soluções
Tempo sugerido: 12 minutos
Orientação:
Peça que um aluno de cada dupla comente sobre o cálculo que desenvolveram da média. Qual a estratégia utilizaram?
Após, promova a discussão das perguntas de análise. Permita que todos os alunos falem, mostrando sua opinião e as conclusões sobre as perguntas.
Nas discussões há cálculos e interpretações corretos e outros equivocados. É importante que os alunos reflita sobre os possíveis erros.
Propósito: Discutir formas de resolução, analisando criticamente possíveis erros
Discuta com a turma:
- O que você achou das soluções de Ana?
- Ela está correta? Há algum equívoco?
Discussões das Soluções
Tempo sugerido: 12 minutos
Orientação:
Peça que um aluno de cada dupla comente sobre o cálculo que desenvolveram da média. Qual a estratégia utilizaram?
Após, promova a discussão das perguntas de análise. Permita que todos os alunos falem, mostrando sua opinião e as conclusões sobre as perguntas.
Nas discussões há cálculos e interpretações corretos e outros equivocados. É importante que os alunos reflita sobre os possíveis erros.
Propósito: Discutir formas de resolução, analisando criticamente possíveis erros
Discuta com a turma:
- O que você achou da solução de Carlos?
- Ao narrar a forma de determinar a mediana, ele comete erros?
- Ele está correto? Há algum equívoco na resolução?
Discussões das Soluções
Tempo sugerido: 12 minutos
Orientação:
Peça que um aluno de cada dupla comente sobre o cálculo que desenvolveram da média. Qual a estratégia utilizaram?
Após, promova a discussão das perguntas de análise. Permita que todos os alunos falem, mostrando sua opinião e as conclusões sobre as perguntas.
Nas discussões há cálculos e interpretações corretos e outros equivocados. É importante que os alunos reflita sobre os possíveis erros.
Propósito: Discutir formas de resolução, analisando criticamente possíveis erros
Discuta com a turma:
- O que você achou da solução de Paula?
- Ela está correta? Há algum equívoco?
- Você pensou em outros jeitos de resolver?
Encerramento
Tempo sugerido: 2 minutos
Orientação:
Conclua a aula com os alunos, retomando o objetivo e discutindo sobre a análise dos erros.
Propósito: Encerrar a aula retomando os conceitos aprendidos e trabalhados.
Raio X
Tempo sugerido: 11 minutos.
Orientação:
Peça que os alunos executem a atividade individualmente.
Comece projetando o slide no quadro ou desenhe o gráfico com as informações.
Propósito: Avaliar as aprendizagens vivenciadas na aula