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Jornalismo

Fechamento do ano: sugestões para envolver alunos e famílias

Saiba como garantir as devolutivas e celebrações das conquistas deste ano e os momentos de reflexões para o próximo

PorSelene Coletti

29/11/2022

Foto: Getty Images

Pode parecer clichê, mas é verdade: estamos chegando ao final do ano e parece que foi outro dia que estávamos conversando sobre avaliação diagnóstica e as expectativas para o novo ano. Ao mesmo tempo, 2022 foi muito intenso: vivemos a retomada 100% presencial, após dois anos longe, demos início às ações de recomposição de aprendizagens, o desenvolvimento socioemocional ganhou um destaque maior e tivemos período eleitoral – sem contar a Copa do Mundo, neste final de ano. 

Por isso, com tudo que viveram juntos, pensar a forma de finalizar o ano com os alunos e suas famílias é essencial. Compartilho abaixo algumas sugestões.

Participação dos alunos no fechamento do ano

Envolver as crianças em todas as atividades que acontecem na escola é fundamental para desenvolver o protagonismo delas. Esse trabalho começa desde cedo e acontece em diferentes momentos da rotina, entre eles, os conselhos de classe

 Para que participem desse encontro, o professor deve realizar uma assembleia de classe na qual todos possam compartilhar desafios e conquistas e pensar no que virá pela frente. Sempre utilizei esse tipo de estratégia – inclusive na Educação Infantil. Embora seja algo que acontece há bastante tempo na minha escola, sempre é preciso revisar para verificar se a proposta está obtendo os resultados esperados e fazer ajustes quando necessário. 

Ainda que sua escola não adote um tipo de conselho de classe participativo, separe um tempo para realizar uma assembleia com sua turma. Você pode solicitar que elenquem o que foi mais fácil e mais difícil fazer, bem como o que foi muito marcante e do que não se esquecerão – vale para todas as áreas do conhecimento. 

Fique atento para que os estudantes estejam focados nas atividades pedagógicas, pois muitas vezes acabam indo por outros caminhos. Se estiver fazendo a assembleia pela primeira vez, é bom solicitar que escrevam antes para depois socializar. Eles também podem discutir primeiramente em grupos e, em seguida, compartilhar com os colegas. Encontre a melhor forma para garantir a participação de todos com base no perfil da sua turma. Com certeza, as respostas suscitarão boas reflexões e auxiliarão na sua avaliação do ano que se encerra. 

Agora, se em sua escola a participação dos representantes de sala no conselho de classe é algo que já está na rotina, lembre-se de garantir o momento de devolutiva para o restante da turma. Esse, inclusive, é um ponto para pensar para o próximo ano. O final do ano é muito corrido, por isso é possível que não exista tempo hábil para organizar um momento de socialização pós-conselho. Isso não quer dizer que esse momento não possa ser feito de outra forma. Uma possibilidade é escrever e enviar um texto – uma carta, por exemplo – aos alunos com as principais conclusões do encontro. 

Porém, se for possível fazer essa troca presencialmente, melhor ainda! Peça que aqueles que participaram do conselho contem o que aconteceu e compartilhem as principais conclusões desse momento tão especial e importante. E, com base nas falas, esteja atento para a necessidade de rever algum ponto com a equipe docente e gestora. 

Transição para o próximo ano

Quando visitei uma escola no sul do país, tive a oportunidade de conhecer a experiência dos alunos que faziam a transição de um ano para o outro. Lá, eles fazem uma espécie de “ritual de passagem” com todos os alunos, e não apenas com quem está mudando de etapa. Você também pode fazer isso na sua escola! 

Comece com uma roda de conversa sobre o ano que está acabando e peça que escrevam o que não gostariam de levar para o próximo. Conversem a respeito do que registraram e depois, com cuidado e sob sua supervisão, queimem as folhas para deixar no passado esse acontecimento ou determinado comportamento.

Outra possibilidade é sugerir que as crianças elaborem uma carta para a turma que irá frequentar o mesmo ano em 2023 – ou seja, se a sala for de 2º ano do Fundamental, eles devem escrever pensando nos colegas que estão hoje no 1º ano. No texto, elas podem contar as principais descobertas e aprendizagens que tiveram ao longo do percurso e compartilhar dicas para que aproveitem o ano. A produção deve ser compartilhada com a outra classe para que leiam ainda neste ano ou no início do próximo. 

Não deixe de garantir a reunião com as famílias

A parceria com as famílias é fundamental para o sucesso do processo de ensino e aprendizagem. Não me refiro a querer transferir as funções da escola para as famílias, mas, sim, de os responsáveis acompanharem o progresso dos alunos, estarem presentes quando necessário e “falarem a mesma língua” da escola. 

Na última reunião do ano letivo, faça uma retrospectiva do percurso realizado pela turma. Você poderá utilizar o próprio portfólio das crianças – se esse tipo de documentação estiver presente na sua rotina – ou preparar uma apresentação com as fotos das principais conquistas das crianças para evidenciar o quanto aprenderam e evoluíram. Retome com as famílias quais eram as expectativas para 2022 e analisem se elas foram atendidas. Essa é uma estratégia que eu sempre usava e trazia bons pontos para a minha reflexão.

Com aqueles que nem sempre participaram das reuniões, converse a respeito da importância da presença e faça um panorama com as vitórias e os desafios que a criança terá pela frente. Não deixe de compartilhar as colocações feitas durante a assembleia de classe para verificar como eles poderiam contribuir no próximo ano.

Se achar válido, pode pedir que as crianças escrevam para as famílias algo que represente suas conquistas neste ano e que deixem uma mensagem para aqueles que participarem da reunião. Ao entregar o texto, peça que os responsáveis o respondam e depois, se for possível, dê essa devolutiva para a turma. 

Dialogando com o tópico anterior, se sua turma estiver indo para o 6º ano, aproveite esse encontro para convidar os responsáveis a registrarem o que esperam dessa nova etapa e como poderão ajudá-los a superar as possíveis dificuldades que surgirão.

Por fim, não deixe de agradecer a parceria e todas as aprendizagens que foram fruto das trocas com os responsáveis. 

Agora é a sua vez! Vamos promover a participação de todos neste fechamento do ano? 

Até a próxima!

Selene

Selene Coletti é professora na rede pública há 40 anos. Atuou na Educação Infantil e foi alfabetizadora por dez anos, lecionando do 1º ao 5º ano. Em 2016, foi uma das ganhadoras do Prêmio Educador Nota 10, da Fundação Victor Civita, com o projeto “Mapas do Tesouro que são um tesouro”, na área de Matemática. Foi diretora de escola e recebeu, em 2004, o Prêmio Gestão para o Sucesso Escolar, do Instituto Protagonistes/Fundação Lemann. Atuou como coordenadora do Núcleo de Formação Continuada e também como formadora da Educação Infantil na Prefeitura de Itatiba (SP). Atualmente é vice-diretora da EMEB Philomena Zupardo, em Itatiba.

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