Plano de Aula

Plano de aula: Uma Lei Áurea? Os significados da Abolição da escravidão

Plano 5 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Período Imperial

mais ações

Habilidades BNCC:

Aula

Sobre este plano
Sobre este plano

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você possa se planejar.

Este plano está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF08HI15, de História, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Materiais necessários: Cópias impressas das do texto e das imagens. Material para a produção de uma capa de jornal (papel ou molde, caneta,

lápis de cor etc.).

Material complementar:

Fontes relativas ao samba-enredo “Em nome do pai, do filho e dos santos, a Vila canta a cidade de Pedro”, da escola de samba Unidos de Vila Isabel (2019) https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/teWAGMjxJWRNhKs5j232NAmSAb5rC7SNRksJEUrqduPu3b8Sw2SkbrXex69y/his8-15und05--trecho-do-samba-enredo-da-vila-isabel-2019.pdf

Fontes relativas ao samba-enredo “História para ninar gente grande”, da escola de samba Mangueira (2019) https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/Gj2wNhyjhdrYBRSFy9Q2EsMPBt3stgNvXfDUGY73j4yJrGEP9AQZQgWKf529/his8-15und05--trecho-do-samba-enredo-da-mangueira-2019.pdf

Capa do jornal Gazeta de Notícias em 14 de maio de 1888 https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/W3s7TfS5p5bJg6WRa5ZTyUHMNXXAs2DPwyf9Unye66U4YYSCbbSgzFbDXT9N/his8-15und05--capa-do-jornal-gazeta-de-noticias-em-14-de-maio-de-1888.pdf

Crônica de Machado de Assis, publicada no jornal Gazeta de Notícias em 19 de maio de 1888

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/5qzTy7Hbuv4zKg3M7ZAvyhT56xWujhvB6XHZ8cnSm6wY7e7bPNm5QtuBgFUw/his8-15und05--cronica-de-machado-de-assis.pdf

Para você saber mais:

PIMENTEL, Matheus. Escolas de samba: de ícone da cultura à crise de identidade. Nexo, 8 de fevereiro de 2018. Disponível em: <https://www.nexojornal.com.br/explicado/2018/02/08/Escolas-de-samba-de-%C3%ADcone-da-cultura-à-crise-de-identidade>. Acesso em: 17 abr. 2019.

Por que não comemoramos o dia da Consciência Negra em 13 de maio? Nova Escola, 30 de julho de 2017. Disponível em: <https://novaescola.org.br/conteudo/4963/por-que-nao-comemoramos-o-dia-da-consciencia-negra-em-13-de-maio>. Acesso em: 17 abr. 2019.

ROCHA, Camilo. 5 momentos do Carnaval político do Rio de Janeiro. Nexo, 5 de março de 2019. Disponível em: <https://www.nexojornal.com.br/expresso/2019/03/05/5-momentos-do-Carnaval-pol%C3%ADtico-do-Rio-de-Janeiro>. Acesso em: 17 abr. 2019.

SILVA, Eduardo. As camélias do Leblon e a abolição da escravatura. Fundação Casa de Rui Barbosa. Disponível em: <http://187.0.209.89/bitstream/20.500.11997/881/1/SILVA%2C%20E.%20-%20As%20camelias%20do%20Leblon%20e%20a%20abolicao%20da%20escravatura.pdf>. Acesso em: 17 abr. 2019.

Entre cantos e chibatas – conversa com Lilia Schwarcz. Blog do IMS, 17/5/2011. Disponível em: <https://blogdoims.com.br/entre-cantos-e-chibatas-conversa-com-lilia-schwarcz/>. Acesso em: 17 abr. 2019.

MASSUCATO, Muriele e MAYRINK, Eduarda Diniz. Leitura em voz alta pelo professor: por que e como fazer? Gestão Escolar, 21 de março de 2013.
Disponível em: <https://gestaoescolar.org.br/conteudo/1306/leitura-em-voz-alta-pelo-professor-por-que-e-como-fazer?utm_source=facebook&utm_medium=social&utm_campaign=Conteúdo_Site_seguidores_ge&utm_content=leitura-em-voz-alta&fbclid=IwAR3Bwx1O4smNVWlal29jf9cgXK-9jKdQ3TrPHsc_pv6y74tRuPslmtgzz8A>. Acesso em: 22 abr. 2019.

TRÍPOLI, Mailde J. Machado de Assis e a escravidão. Jornal da Unicamp, Campinas, 8 a 14 de setembro de 2008, p. 2. Disponível em: <http://www.unicamp.br/unicamp/unicamp_hoje/ju/setembro2008/ju408pdf/Pag02.pdf>. Acesso em: 17 abr. 2019.

PEREIRA, Lupércio Antônio. A escravidão e o trabalho livre em Machado de Assis. Diálogos: Revista do Departamento de História e do Programa de Pós-Graduação em História, vol. 14, nº 3, 2010, p. 491-516. Disponível em: <http://www.redalyc.org/pdf/3055/305526882003.pdf>. Acesso em: 17 abr. 2019.

Objetivo
Objetivo

Tempo sugerido: 3 minutos.

Orientações: Apresente o objetivo aos alunos, escrevendo-o no quadro ou lendo-o para a turma. Se estiver fazendo uso de projetor, apresente este slide e faça uma leitura coletiva. Lembre-se de não antecipar as reflexões da aula neste momento, pois a intenção é que os estudantes construam o raciocínio apenas com a sua mediação.

Curso sobre Educação Antirracista

Comece agora nossa formação gratuita e certificada em parceria com a USP

COMEÇAR AGORA

Conteúdos relacionados