Plano de Aula

Plano de aula: A Guarda Nacional e o poder dos proprietários de terra no Império

Plano 2 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Período Imperial

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Habilidades BNCC:

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Sobre este plano
Sobre este plano

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você possa se planejar.

Este plano está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF08HI15, de História, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Materiais necessários:

– Cópias impressas das fontes (imagens e textos) ou data show para a sua projeção.

– Material para a produção de um verbete (papel, caneta, lápis de colorir).

Material complementar:

Página do Archivo Nobiliárquico Brasileiro (1918):

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/DjUzQjsWDSTh3WuRK3QHpjs3e3ky4RrEA6G8wPneQ2Kk9vEGvM3rMUDEp5rT/his8-15und02--archivo-nobiliarquico-brasileiro-1918.pdf

Trecho da lei de 1831 que criou a Guarda Nacional:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/D2MyEencskvtsUXmm8TCQYn5wWahpx6wsZYHcT3V4pzQzpRje4tWBHdY87d4/his8-15und02--lei-de-1831.pdf

Litogravura Batalhão dos fuzileiros da Guarda Nacional (c. 1850): https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/NPxv6cNGFxeDgNcYNK3apnszW4nKbNTHpVgyJxuG3Cw9KcjQMB4NSX7HrMNr/his8-15und02--litogravura.pdf

Ofício do inspetor da Guarda Nacional, Antônio J. de Bastos (1837):

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/fjFCZBbhtM7fbJHd6VjYSPfTUB9t4TzF6G99fegSVrNgF5VGHBPGmwsyMA66/his8-15und02--oficio-da-guarda-nacional.pdf

Para você saber mais:

VASCONCELLOS, Barão de e SMITH VASCONCELLOS, Barão de (org.). Archivo Nobiliárquico Brasileiro. Suiça: Imprimerie de la Concorde, 1918. Disponível em: <http://objdigital.bn.br/objdigital2/acervo_digital/div_obrasraras/or375242/or375242.pdf>. Acesso em: 21 mar. 2019.

MANSUR, André Luis. Barão, visconde, marquês? O que significavam os títulos de nobreza no Brasil? Aventuras na História, 5/2/2019. Disponível em: <https://aventurasnahistoria.uol.com.br/noticias/reportagem/o-que-significavam-titulos-nobreza-brasil-historia.phtml>. Acesso em: 21 mar. 2019.

Podcast Fronteiras no tempo – Episódio 16: Guarda Nacional no Império do Brasil. Disponível em: <https://fronteirasnotempo.com/fronteiras-no-tempo-historicidade-16-guarda-nacional-no-imperio-do-brasil/>. Acesso em: 22 de mar. 2019.

ALMEIDA, Adilson José de. Uniformes da Guarda Nacional (1831-1852). Uniformes da Guarda Nacional (1831-1852): a indumentária na organização e funcionamento de uma associação armada. An. mus. paul. [online]. 2001, vol.8-9, n.1, p. 77-147. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/anaismp/v8-9n1/04.pdf>. Acesso em: 22 de mar. 2019.

RIBEIRO, José Iran. Quando o serviço chama: os milicianos e os guardas nacionais gaúchos (1825-1845). Dissertação (Mestrado em História do Brasil), PUC-RGS, 2001, p. 247. Disponível em: <http://www.livrosgratis.com.br/ler-livro-online-65114/quando-o-servico-nos-chama---os-milicianos-e-os-guardas-nacionais-gauchos-1825-1845>.
Acesso em: 21 mar. 2019.

Objetivo
Objetivo

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientações: Apresente o objetivo aos alunos, escrevendo-o no quadro ou lendo-o para a turma. Se estiver fazendo uso de projetor, apresente este slide
e faça uma leitura coletiva. Lembre-se de não antecipar as reflexões da aula neste momento, pois a intenção é que os estudantes construam o raciocínio apenas com a sua mediação.

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