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Plano de Aula
Plano de aula: Províncias e estados: transformações na fronteiras internas no Brasil no século XIX
Plano 2 de uma sequência de 2 planos. Veja todos os planos sobre Fronteiras no Império do Brasil
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Aula
Sobre este plano
Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você possa se planejar.
Este plano está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF08H17, de História, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.
Materiais necessários:
- Projetor de imagens.
- Quadro em branco e piloto.
Material complementar:
- Cópias do meme do Contexto: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/pyQKkEm9JQ7njRs9k3UndeyVwGtkSkuJ9tV2MqSBm5CEZpwh9hMU6QajJK8w/his8-17und02-imagem-do-contexto.pdf
- Cópias impressas dos mapas da Problematização. https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/vzPbnjfrCndKy6xEtn4fKHDpnsNMvTWapZEx99RH2wZ6hv6gG6DX9uHJN4SN/his8-17und02-fonte-da-problematizacao.pdf
- Cópia das fontes da Sistematização. https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/feWzZaKPPrCYqHhTJ9N7HnsMEqKhjsCaZxhnd4EJjPSkbPEuv4AvVh7EZWRH/his8-17und02-fontes-da-sistematizacao.pdf
Para você saber mais:
PEIXOTO, Renato Amado. Espacialidades e estratégias de produção identitária no Rio Grande do Norte no início do século XX: Nas trilhas da representação. Revista de História Regional, [s.l.], v. 15, n. 1, p.169-193, 21 jul. 2010. Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG). http://dx.doi.org/10.5212/rev.hist.reg.v.15i1.169193.
Neste artigo o historiador Renato Amado analisa as diferenças entre as representações dos limites das províncias em mapas do Império e da República. Apesar de o texto se aprofundar em outra questão específica, a análise destes mapas é útil para esta aula.
Objetivo
Tempo sugerido: 1 minuto.
Orientações: Leia o objetivo para os alunos em voz alta.
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