Plano de Aula

Plano de aula: O partidos políticos no Segundo Reinado

Plano 3 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Período Imperial

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Aula

Sobre este plano
Sobre este plano

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você possa se planejar.

Este plano está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade HIS8_15UND01, de História, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Materiais necessários:

– Cópias impressas das fontes (imagens e textos) ou data show para a sua projeção.

– Material para a produção de uma charge (papel, caneta, lápis de cor etc.).

Material complementar:

Print da reportagem “O número de partidos políticos no Brasil e no mundo” (2016)

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/hhK2hwrTtQFGmE8CQBP2k3Y8mdVd6yaxVKkARwNdsYmBm8e77FEKRbcMkY3g/his8-15und03--print-da-reportagem-o-numero-de-partidos-politicos-no-brasil-e-no-mundo.pdf

Trecho do livro A construção da ordem, de José Murilo de Carvalho (2003)

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/RfqhQHUv58js8F27WdvxdgpvCkAQd8MzEE7KUTPQKjdu8JFp3BG9xZmQCjwp/his8-15und03--trecho-do-livro-a-construcao-da-ordem.pdf

Charge “Urna conservadora”, de Angelo Agostini (1878)

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/QQ39eKjUV9yYHmRDXGKuX7rbA9gX3KkmMz5JSwfZVjnXd8V4k2ZpkfbB8jQn/his8-15und03--charge-urna-conservadora.pdf

Charge “Torneio político em homenagem a El-Rey D. Pedro”, de Angelo Agostini (1886)

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/EWF6BpkYpjpvqcrpF4Hjpr2XYjJMHUgCQVaApF3g5GxdsMnVTa4jUCYcS8wu/his8-15und03--charge-torneio-politico-em-homenagem-a-el-rey-d-pedro.pdf

Para você saber mais:

LUPION, Bruno. Como os “partidos tradicionais” querem reduzir a proliferação de legendas pequenas. Jornal Nexo, 18/7/2016. Disponível em: <https://www.nexojornal.com.br/expresso/2016/07/18/Como-os-partidos-tradicionais-querem-reduzir-a-proliferação-de-legendas-pequenas>.
Acesso em: 2 abr. 2019.

LUPION, Bruno. Número excessivo de partidos bloqueia grandes reformas, diz Sérgio Abranches. Jornal Nexo, 20/6/2016. Disponível em: <https://www.nexojornal.com.br/entrevista/2016/06/20/Número-excessivo-de-partidos-bloqueia-grandes-reformas-diz-Sérgio-Abranches>.
Acesso em: 2 abr. 2019.

CAESAR, Gabriela. Saiba como eram e como ficam as bancadas na Câmara dos Deputados, partido a partido. G1, 8/10/2018. Disponível em: <https://g1.globo.com/politica/eleicoes/2018/eleicao-em-numeros/noticia/2018/10/08/pt-perde-deputados-mas-ainda-tem-maior-bancada-da-camara-psl-de-bolsonaro-ganha-52-representantes.ghtml>. Acesso em: 7 abr. 2019.

MOTTA, Rodrigo Patto Sá. Introdução à história dos partidos políticos brasileiros. 2ª ed. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2008. Disponível em: <https://books.google.com.br/books?id=pF9RxGHW-W8C&printsec=frontcover&dq=Rodrigo+Patto+Sá+Motta+partidos&hl=pt-BR&sa=X&ved=0ahUKEwiSh4-u6bPhAhW-IbkGHafUCfgQ6AEILTAB#v=onepage&q&f=false>. Acesso em: 3 abr. 2019.

CARVALHO, José Murilo de. O papel e a complexidade do liberalismo no Brasil. Estudos Avançados, 26 (76), 2012, p. 391-394. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/ea/v26n76/33.pdf>. Acesso em: 3 abr. 2019.

LIMONGI, Fernando. Revisitando as eleições do Segundo Reinado: manipulação, fraude e violência. Lua Nova, São Paulo, nº 91, 2014, p. 13-51. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/ln/n91/n91a02.pdf>. Acesso em: 3 abr. 2019.

Angelo Agostini, por Enciclopédia Itaú Cultural. Disponível em: <http://enciclopedia.itaucultural.org.br/pessoa203/angelo-agostini>. Acesso em: 3 abr. 2019.

SILVA, Rosangela de Jesus Silva. Angelo Agostini: crítica de arte, política e cultura no Brasil do Segundo Reinado. Revista de História da Arte e Arqueologia, nº 6, dez. 2006, p. 107-122. Disponível em: <http://www.unicamp.br/chaa/rhaa/downloads/Revista%206%20-%20artigo%209.pdf>. Acesso em: 3 abr. 2019.

Objetivo
Objetivo

Tempo sugerido: 3 minutos.

Orientações: Apresente o objetivo aos alunos, escrevendo-o no quadro ou lendo-o para a turma. Se estiver fazendo uso de projetor, apresente este slide

e faça uma leitura coletiva. Lembre-se de não antecipar as reflexões da aula neste momento, pois a intenção é que os estudantes construam o raciocínio apenas com a sua mediação.

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