Print da reportagem "O número de partidos políticos no Brasil e no mundo"
Plano de Aula
Plano de aula: O partidos políticos no Segundo Reinado
Plano 3 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Período Imperial
Sobre este plano
Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você possa se planejar.
Este plano está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade HIS8_15UND01, de História, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.
Materiais necessários:
– Cópias impressas das fontes (imagens e textos) ou data show para a sua projeção.
– Material para a produção de uma charge (papel, caneta, lápis de cor etc.).
Material complementar:
Print da reportagem “O número de partidos políticos no Brasil e no mundo” (2016)
Trecho do livro A construção da ordem, de José Murilo de Carvalho (2003)
Charge “Urna conservadora”, de Angelo Agostini (1878)
Charge “Torneio político em homenagem a El-Rey D. Pedro”, de Angelo Agostini (1886)
Para você saber mais:
LUPION, Bruno. Como os “partidos tradicionais” querem reduzir a proliferação de legendas pequenas. Jornal Nexo, 18/7/2016. Disponível em: <https://www.nexojornal.com.br/expresso/2016/07/18/Como-os-partidos-tradicionais-querem-reduzir-a-proliferação-de-legendas-pequenas>.
Acesso em: 2 abr. 2019.
LUPION, Bruno. Número excessivo de partidos bloqueia grandes reformas, diz Sérgio Abranches. Jornal Nexo, 20/6/2016. Disponível em: <https://www.nexojornal.com.br/entrevista/2016/06/20/Número-excessivo-de-partidos-bloqueia-grandes-reformas-diz-Sérgio-Abranches>.
Acesso em: 2 abr. 2019.
CAESAR, Gabriela. Saiba como eram e como ficam as bancadas na Câmara dos Deputados, partido a partido. G1, 8/10/2018. Disponível em: <https://g1.globo.com/politica/eleicoes/2018/eleicao-em-numeros/noticia/2018/10/08/pt-perde-deputados-mas-ainda-tem-maior-bancada-da-camara-psl-de-bolsonaro-ganha-52-representantes.ghtml>. Acesso em: 7 abr. 2019.
MOTTA, Rodrigo Patto Sá. Introdução à história dos partidos políticos brasileiros. 2ª ed. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2008. Disponível em: <https://books.google.com.br/books?id=pF9RxGHW-W8C&printsec=frontcover&dq=Rodrigo+Patto+Sá+Motta+partidos&hl=pt-BR&sa=X&ved=0ahUKEwiSh4-u6bPhAhW-IbkGHafUCfgQ6AEILTAB#v=onepage&q&f=false>. Acesso em: 3 abr. 2019.
CARVALHO, José Murilo de. O papel e a complexidade do liberalismo no Brasil. Estudos Avançados, 26 (76), 2012, p. 391-394. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/ea/v26n76/33.pdf>. Acesso em: 3 abr. 2019.
LIMONGI, Fernando. Revisitando as eleições do Segundo Reinado: manipulação, fraude e violência. Lua Nova, São Paulo, nº 91, 2014, p. 13-51. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/ln/n91/n91a02.pdf>. Acesso em: 3 abr. 2019.
Angelo Agostini, por Enciclopédia Itaú Cultural. Disponível em: <http://enciclopedia.itaucultural.org.br/pessoa203/angelo-agostini>. Acesso em: 3 abr. 2019.
SILVA, Rosangela de Jesus Silva. Angelo Agostini: crítica de arte, política e cultura no Brasil do Segundo Reinado. Revista de História da Arte e Arqueologia, nº 6, dez. 2006, p. 107-122. Disponível em: <http://www.unicamp.br/chaa/rhaa/downloads/Revista%206%20-%20artigo%209.pdf>. Acesso em: 3 abr. 2019.
Objetivo
Tempo sugerido: 3 minutos.
Orientações: Apresente o objetivo aos alunos, escrevendo-o no quadro ou lendo-o para a turma. Se estiver fazendo uso de projetor, apresente este slide
e faça uma leitura coletiva. Lembre-se de não antecipar as reflexões da aula neste momento, pois a intenção é que os estudantes construam o raciocínio apenas com a sua mediação.
Contexto
Tempo sugerido: 10 minutos.
Orientações: Apresente aos estudantes o print da reportagem “O número de partidos políticos no Brasil e no mundo”, em que há a reprodução de parte de um gráfico sobre os sistemas partidários da Argentina, do Brasil e da França no ano de 2016. Ele está disponível no link: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/hhK2hwrTtQFGmE8CQBP2k3Y8mdVd6yaxVKkARwNdsYmBm8e77FEKRbcMkY3g/his8-15und03--print-da-reportagem-o-numero-de-partidos-politicos-no-brasil-e-no-mundo.pdf
Peça a um aluno que identifique o tema da reportagem (a fragmentação partidária) e o ano a que os dados fazem referência (2016). Peça a outro estudante que explique a legenda do gráfico presente no print. O objetivo, neste momento, é promover um debate sobre o número de partidos e sua representação efetiva no Poder Legislativo de três países no tempo presente. Para isso, faça perguntas como:
– Qual país presente na imagem possui o maior número de partidos e qual possui o menor?
– Qual país possui o maior número de partidos com representantes na Câmara dos Deputados?
– Quais os impactos de um sistema políticos com muitos partidos? E com poucos? Debatam e levantem hipóteses.
A intenção é que os alunos identifiquem a Argentina como o país com o maior número de partidos políticos (37) e a França como o que possui o menor número (14). Além disso, espera-se que os estudantes identifiquem que o Brasil possui um alto número de partidos (28) e que é o país presente na imagem que possui o maior número de agremiações políticas com representantes na Câmara dos Deputados. Depois disso, o objetivo é levar os alunos a debater – levantando hipóteses – os efeitos da maior ou menor fragmentação partidária. Se um menor número de partidos políticos (como na França) pode, por um lado, apressar decisões políticas, por outro há menor representatividade de ideias presentes na sociedade. Já os países com muitos partidos – como o Brasil – apresentam maior espaço para a expressão partidária de ideias, mas os acordos políticos são muitas vezes mais difíceis de ser alcançados.
Como adequar à sua realidade: É possível trabalhar com os dados do sistema partidário local (seja em escala municipal ou estadual) com o objetivo de aproximar o debate da realidade próxima dos estudantes. Essas informações estão disponíveis no site no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), no link: http://www.tse.jus.br/partidos
Para você saber mais:
LUPION, Bruno. Como os “partidos tradicionais” querem reduzir a proliferação de legendas pequenas. Jornal Nexo, 18/7/2016. Disponível em: <https://www.nexojornal.com.br/expresso/2016/07/18/Como-os-partidos-tradicionais-querem-reduzir-a-proliferação-de-legendas-pequenas>.
Acesso em: 2 abr. 2019.
LUPION, Bruno. Número excessivo de partidos bloqueia grandes reformas, diz Sérgio Abranches. Jornal Nexo, 20/6/2016. Disponível em: <https://www.nexojornal.com.br/entrevista/2016/06/20/Número-excessivo-de-partidos-bloqueia-grandes-reformas-diz-Sérgio-Abranches>.
Acesso em: 2 abr. 2019.
CAESAR, Gabriela. Saiba como eram e como ficam as bancadas na Câmara dos Deputados, partido a partido. G1, 8/10/2018. Disponível em: <https://g1.globo.com/politica/eleicoes/2018/eleicao-em-numeros/noticia/2018/10/08/pt-perde-deputados-mas-ainda-tem-maior-bancada-da-camara-psl-de-bolsonaro-ganha-52-representantes.ghtml>. Acesso em: 7 abr. 2019.
Problematização
Tempo sugerido: 25 minutos.
Orientações: Apresente aos alunos o trecho do livro A construção da ordem, publicado pelo historiador José Murilo de Carvalho. Ele está disponível no link: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/RfqhQHUv58js8F27WdvxdgpvCkAQd8MzEE7KUTPQKjdu8JFp3BG9xZmQCjwp/his8-15und03--trecho-do-livro-a-construcao-da-ordem.pdf
Peça a um aluno que leia o texto para a turma e medeie sua compreensão, com a ajuda do Glossário presente na fonte. Neste momento, a intenção é estimular os alunos a identificar as características dos dois maiores partidos políticos – Liberal e Conservador – do Segundo Reinado.
Na mediação, vale lembrar que estes não eram os únicos partidos (havia também a Liga Progressista, entre 1864 e 68, e o Partido Republicano, fundado em 1870). Para estimular a interpretação e reflexão sobre o texto, faça perguntas como:
– Quais os dois partidos políticos do Segundo Reinado citados pelo autor?
– Segundo o autor, o que defendiam os conservadores? e os liberais?
– Qual grupo social era predominante entre os conservadores? E entre os liberais?
Para facilitar a compreensão do texto, é possível fazer uma tabela comparativa entre os dois partidos no quadro. Um modelo de resolução está disponível no link: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/8DaWbCaEYQ5ax326VDpdVVgGkydaSzKQuhCN4KuayPhq4BaESsgcB5xdzSQc/his8-15und03-modelo-de-tabela-comparativa-com-resolucao.pdf
Espera-se que os estudantes sejam capazes de diferenciar os dois partidos do Segundo Reinado, identificando suas principais características em termos de propostas políticas e composição social: a maior centralização do poder político defendida pelo Partido Conservador, que era composto em sua maioria de funcionários públicos, e a descentralização do poder defendida pelo Partido Liberal, que congregava prioritariamente os profissionais liberais (advogados, comerciantes etc.).
Para você saber mais:
MOTTA, Rodrigo Patto Sá. Introdução à história dos partidos políticos brasileiros. 2ª ed. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2008.
CARVALHO, José Murilo de. O papel e a complexidade do liberalismo no Brasil. Estudos Avançados, 26 (76), 2012, p. 391-394. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/ea/v26n76/33.pdf>. Acesso em: 3 abr. 2019.
Problematização
Orientações: Apresente aos alunos, distribuindo cópias ou projetando com um data show, a charge “Urna conservadora”, de Angelo Agostini (1878). Ela está disponível no link:
O objetivo, neste momento da aula, é levar os estudantes a refletir sobre as disputas eleitorais entre os dois principais partidos do Segundo Reinado. Para isso, peça a um aluno que identifique as informações sobre a produção da fonte (suporte, autor, data, tema). Peça a outro estudante que leia a legenda da charge (sua transcrição está disponível no link acima).
Depois, faça perguntas como:
– Como os dois partidos estão representados na charge?
– Como os políticos conservadores estão representados?
– Por que a legenda da charge diz que os políticos conservadores estão furiosos?
– Por que podemos afirmar que a charge é uma crítica à forma como as eleições eram feitas no Segundo Reinado? Levantem hipóteses.
Espera-se, neste momento, que os estudantes identifiquem a presença das disputas eleitorais entre o Partido Conservador e o Partido Liberal durante o Segundo Reinado. Além disso, espera-se também que eles sejam capazes de identificar que a charge critica as fraudes presentes na eleições deste período: na imagem, os votos dados aos políticos conservadores estão “presos” enquanto a vitória dos liberais é anunciada.
Para você saber mais:
LIMONGI, Fernando. Revisitando as eleições do Segundo Reinado: manipulação, fraude e violência. Lua Nova, São Paulo, nº 91, 2014, p. 13-51. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/ln/n91/n91a02.pdf>. Acesso em: 3 abr. 2019.
Angelo Agostini, por Enciclopédia Itaú Cultural. Disponível em: <http://enciclopedia.itaucultural.org.br/pessoa203/angelo-agostini>. Acesso em: 3 abr. 2019.
SILVA, Rosangela de Jesus Silva. Angelo Agostini: crítica de arte, política e cultura no Brasil do Segundo Reinado. Revista de História da Arte e Arqueologia,
nº 6, dez. 2006, p. 107-122. Disponível em: <http://www.unicamp.br/chaa/rhaa/downloads/Revista%206%20-%20artigo%209.pdf>. Acesso em: 3 abr. 2019.
Problematização
Orientações: Apresente aos alunos, distribuindo cópias ou projetando com um data show, a charge “Torneio político em homenagem a El-Rey D. Pedro”, de Angelo Agostini (1886). Ela está disponível no link: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/EWF6BpkYpjpvqcrpF4Hjpr2XYjJMHUgCQVaApF3g5GxdsMnVTa4jUCYcS8wu/his8-15und03--charge-torneio-politico-em-homenagem-a-el-rey-d-pedro.pdf
O objetivo, neste momento da aula, é levar os estudantes a refletir sobre as consequências da presença do imperador dom Pedro II nas disputas políticas entre os partidos do Segundo Reinado. Para isso, peça a um aluno que identifique as informações sobre a produção da fonte (suporte, autor, data, tema). Peça a outro estudante que leia a legenda da charge (sua transcrição está disponível no link acima).
Depois, faça perguntas como:
– Como os dois partidos estão representados na charge?
– Como o imperador está representado?
– Por que a legenda da charge diz que a disputa está sendo feita em “homenagem” ao rei? Levantem hipóteses.
– Com base na leitura da legenda da charge, é possível afirmar que o imperador assiste de maneira “imparcial” a disputa?
Espera-se que os alunos sejam capazes de identificar a presença direta do imperador nas disputas partidárias, que são representadas na charge como uma batalha de cavaleiros em estilo medieval. Apesar de que apenas está assistindo ao combate, a legenda sugere que dom Pedro II se empolga com a vitória do cavaleiro conservador. Além disso, espera-se que os estudantes sejam levados a discutir que muitas das disputas entre os partidos deste contexto se davam em relação ao imperador – esperando dele aprovação, tendo em vista o exercício do Poder Moderador.
Sistematização
Tempo sugerido: 12 minutos.
Orientações: Divida a turma em duplas e diga aos estudantes que, com base nos debates realizados durante a aula, eles irão produzir uma charge com o tema: “Partidos políticos, entre o Brasil Império e o tempo presente”.
Lembre aos estudantes que uma charge é uma ilustração que tem como objetivo causar o riso ao fazer a sátira de algum evento político, com tom crítico e provocador. Os personagens são representados com traços acentuados, que muitas vezes exageram características físicas com o objetivo de demonstrar aspectos sociais ou políticos. Enquanto os alunos trabalham, circule pela sala e estimule-os a incorporar as análises feitas coletivamente durante a aula, representando características dos partidos ou das disputas eleitorais durante o Segundo Reinado na charge.
Quando as duplas terminarem de produzir as charges, peça a alguns alunos que apresentem o trabalho para a turma. Se possível, faça uma exposição dos trabalhos na própria sala de aula ou em algum espaço da escola.
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Ferramentas sugeridas
- Essenciais: PDF com documentos de texto, imagens, áudio ou vídeo com orientações do professor.
- Optativas: Google Sala de Aula, Google Drive, Google Meet, Padlet.
Contexto
Encaminhe o objetivo da aula e o print da reportagem junto com alguns questionamentos, e peça para que a turma discuta e levante hipóteses. Utilize ferramentas que forem mais acessíveis à sua escola e turma, como e-mail, Whatsapp, Facebook, Google Sala de Aula etc.
Para facilitar a interpretação das fontes pelos estudantes de forma autônoma, algumas questões propostas no plano original podem ter sido alteradas ou excluídas, e novas questões incluídas neste material. Faça uso dos questionamentos da maneira que considerar mais eficiente para a turma.
- Qual país presente na imagem possui o maior número de partidos e qual possui o menor?
- Qual país possui o maior número de partidos com representantes na Câmara dos Deputados?
- Quais os impactos de um sistema político com muitos partidos? E com poucos? Debatam e levantem hipóteses.
Estabeleça um prazo para que os estudantes reflitam e enviem as respostas. Eles podem encaminhá-las por escrito, por meio de áudios ou vídeos no próprio grupo da sala.
Problematização
Nesta etapa da aula, proponha que os alunos trabalhem agrupados ou individualmente. Para trabalharem agrupados, eles podem se comunicar por meio de Whatsapp, e-mail, Facebook ou qualquer outra ferramenta. O importante é que troquem informações e se auxiliem na análise das fontes. Você pode deixar que se agrupem livremente ou pode separá-los em duplas, trios ou grupos, de acordo com seu conhecimento sobre a turma.
Encaminhe as fontes junto com os questionamentos.
Questões para refletir:
Charge “Urna conservadora”
- Na charge “urna conservadora”, quem são as pessoas dentro do frasco ou pote de conserva? Por que eles parecem estar bravos?
- O que está escrito na mesa onde a urna conservadora está?
- O que está escrito na urna dos liberais, na mesa à direita da urna conservadora?
Charge “Torneio político…”
- Na charge “torneio político em homenagem a El-Rey D. Pedro”, um cavalo está representando o Partido Liberal e outro o Partido Conservador. Quem está ganhando?
- Você consegue identificar D. Pedro sentado à esquerda na charge? O que ele está fazendo? Como é a sua postura? Parece preocupado com a situação?
Questões para responder:
Texto “A Construção da ordem”
]- Segundo o texto, quais eram os dois partidos políticos do Segundo Reinado?
- O que defendiam os conservadores? Qual grupo social era predominante entre eles?
- O que defendiam os liberais? Qual grupo social era predominante entre eles?
Charge “Urna conservadora”
- Como os dois partidos estão representados na charge ?
- Por que a legenda da charge diz que os políticos conservadores estão furiosos?
- Podemos afirmar que a charge é uma crítica à forma como as eleições eram feitas no Segundo Reinado? Por quê?
Charge “Torneio político…”
- Como os dois partidos estão representados na charge?
- Como o imperador está representado?
- Por que a legenda da charge diz que a disputa está sendo feita em “homenagem” ao rei?
- Com base na leitura da legenda da charge, é possível afirmar que o imperador assiste de maneira “imparcial” a disputa? Por quê?
Estabeleça um prazo para que os alunos enviem as respostas aos questionamentos, escritas, através de áudios ou vídeos. Você pode encaminhar pequenos áudios ou vídeos esclarecendo dúvidas, chamando a atenção para informações presentes nas fontes que os alunos possam não ter percebido e acrescentando informações.
Outra possibilidade é agendar um momento síncrono para que possam compartilhar as respostas com você e o restante da turma.
Sistematização
Na atividade de sistematização, os alunos podem continuar trabalhando agrupados ou individualmente. Encaminhe por escrito orientações sobre as características de uma charge.
Eles podem enviar fotografias das charges no grupo da sala através do Whatsapp, Facebook, Google Sala de Aula ou em um mural no Padlet, para que você e o restante da turma possam ver.
Convite às famílias
Incentive os estudantes a compartilharem as criações com os familiares e amigos através das redes sociais.
Caso haja interesse, as famílias podem assistir aos episódios do documentário História do Brasil por Bóris Fausto, disponíveis no site da Tv Escola, que apresentam de maneira bastante didática, os principais aspectos de todos os períodos da História do Brasil (disponível aqui).
O site Era Virtual disponibiliza visitas virtuais a vários museus brasileiros, o que pode enriquecer muito o aprendizado da História de nosso país (disponível aqui).
Tutoriais sobre as ferramentas propostas neste plano
Google Sala de Aula (como criar e postar atividades): https://youtu.be/UkAkcYOYmDU?t=7200
Google Sala de Aula (como criar uma turma): https://support.google.com/edu/classroom/answer/6020273?hl=pt-BR&ref_topic=9049977
Google Drive (como organizar pastas): https://youtu.be/CI_jN0ieQCw
Google Meet (como criar uma reunião online): https://youtu.be/UkAkcYOYmDU?t=7200
Padlet (como usar): https://youtu.be/ahrXd0Kqwso
Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores de Nova Escola
Professor: Gabriel Lima
Mentor: Bianca Silva
Especialista: Sherol dos Santos
Assessor pedagógico: Oldimar Cardoso
Ano: 8º ano do Ensino Fundamental.
Unidade temática: O Brasil no século XIX.
Objeto(s) de conhecimento: O Brasil do Segundo Reinado: política e economia.
Habilidade(s) da BNCC: EF08HI15 Identificar e analisar o equilíbrio das forças e os sujeitos envolvidos nas disputas políticas durante o Primeiro e o Segundo Reinado.
Palavras-chave: Brasil Império, partidos políticos, Segundo Reinado, iconografia política.