Plano de Aula

Plano de aula: Republicanos no Brasil Império

Plano 4 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Período Imperial

mais ações

Tem interesse no tema "Neurociência, adolescências e engajamento nos Anos Finais"?

Inscreva-se neste tema para receber novidades pelo site e por email.

Habilidades BNCC:

Planeje suas aulas pelo Whatsapp!

Qualidade com economia de tempo

Aula

Sobre este plano
Sobre este plano

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você possa se planejar.

Este plano está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF08HI15 de História, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Materiais necessários:

– Cópias impressas do texto e das imagens;

– Material para a produção de uma representação da República (papel, caneta, lápis de cor etc.).

Material complementar:

Anverso da cédula de 2 reais: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/czJ7pVzkXCwc4gTvjg9xXD3VX3KsS6d2CGuwWMhuSNjcCwxN6TNZnp45SZtB/his8-15und04--anverso-da-cedula-de-2-reais.pdf

Trecho do Manifesto do Partido Republicano (1870):

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/XZFkv7cuBFjMGKc8sYnBr8EXa7Q66TK33TzkEwXuMZVH2MgJ2YTwkwkuNm29/his8-15und04--manifesto-do-partido-republicano-1870.pdf

Charge "A República e a Monarquia", por Antonio Bernardes Pereira Neto (1877):

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/ZVCJBG8CN76bGu9PzaSmUQPyAxndKNhgsUPvYJUuzhHQzYB5GmrsN4q3YgJY/his8-15und04--o-figaro.pdf

Charge "Resposta ao Fígaro", por Aluisio Azevedo (1877): https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/WAkxnP5dzSYM6q6agd63r4MWyzd8BhUV23a4cz3wFuqBkxSU667gqepauBjr/his8-15und04--resposta-ao-figaro.pdf

Charge "Proclamação da República no Brazil", por Angelo Agostini (1889):

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/4FpSAnaSFDZQHe7pUs827MBYuFrc4fAsQTepWFeTJMPys278qcC4DXbRDSKG/his8-15und04--revista-illustrada.pdf

Para que os alunos aprendam a interpretar fontes históricas, é muito importante não fornecer a eles as informações básicas sobre as fontes históricas antes da leitura de cada uma delas. Não comece a aula com uma exposição sobre o contexto histórico desses documentos, pois isso os impediria de construir o contexto com base nas fontes, que é o objetivo central da aula de História.

Para você saber mais:

GOMES, Ângela de Castro e KORNIS, Mônica Almeida. Com a história no bolso: moeda e a República no Brasil. In: Seminário Internacional "O outro lado da moeda". Rio de Janeiro: Museu Histórico Nacional, 2002. p.107-134. Disponível em: <https://bibliotecadigital.fgv.br/dspace/bitstream/handle/10438/6824/1278.pdf>. Acesso em 09 abr. 2019.

Cédulas produzidas pelo Banco Central. Disponível em: <https://www.bcb.gov.br/cedulasemoedas/cedulasemitidas>. Acesso em 10 abr. 2019.

"Meio circulante", por Banco Central do Brasil (vídeo, 2m:47s). Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=gNaXhtsHRFQ>. Acesso em 10 abr. 2019.

CHAVES, Maria Tereza Chaves de Mello. República versus Monarquia: a consciência histórica da década de 1880. História Unisinos, 14(1), p. 16-22, Janeiro/Abril 2010. Disponível em: <http://revistas.unisinos.br/index.php/historia/article/view/4701>. Acesso em 09 abr. 2019.

QUELUZ, Marilda Lopes Pinehiro. Humor e política nas caricaturas de Aluísio Azevedo. Revista Tempo e Argumento, Florianópolis, v. 8, n. 18, maio/ago, 2016, p. 134-156. Disponível em: <http://www.revistas.udesc.br/index.php/tempo/article/view/2175180308182016134>. Acesso em 09 abr. 2019.

CARVALHO, José Murilo. A nova historiografia e o imaginário da República. Anos 90, vol. 1, nº 1, 1993, p. 11-21. Disponível em <https://seer.ufrgs.br/anos90/article/view/6115/3619>. Acesso em 15 abr. 2019.

Objetivo
Objetivo

Tempo sugerido: 3 minutos

Orientações: Apresente o objetivo aos alunos, escrevendo-o no quadro ou lendo-o para a turma. Se estiver fazendo uso de projetor, apresente esse slide e faça uma leitura coletiva. Lembre-se de não antecipar as reflexões da aula neste momento, pois a intenção é que os estudantes construam o raciocínio apenas com a sua mediação.

Novo curso gratuito

Conheça nosso mais novo curso sobre adolescências, neurociência e engajamento nos anos finais

VER CURSO