Atividade para impressão
Plano de Aula
Plano de aula: Independência ou mito: a construção da identidade nacional com base nas artes visuais
Plano 2 de uma sequência de 3 planos. Veja todos os planos sobre Artes e identidades no Brasil do século XIX
Sobre este plano
Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você possa se planejar.
Este plano está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF08HI22, de História, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.
Materiais necessários: Para realização da aula os alunos irão precisar de:
- Caderno.
- Lápis.
- Borracha.
- Caneta.
- Canetas coloridas.
- Lápis de cor.
- Canetinhas.
- Folha sulfite A4.
Material complementar:
- Coletânea de texto/imagem para impressão: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/xMqafFarYrVXh2pen3WRrXntgX3MQp5cHMJ7as9MwaQnAbJSKE6PZyD3hqZw/his8-22und02-atividade-para-impressao.pdf
Para você saber mais: Caso ache necessário aprofundar seus conhecimentos sobre o assunto:
- FIORIN, José Luiz. A construção da identidade nacional brasileira. Disponível em: http://revistas.pucsp.br/bakhtiniana/article/view/3002/1933. Acesso em: 24 jan. de 2019.
- Veja os cinco erros do quadro Independência ou morte!, de Pedro Américo. Disponível em: https://educacao.uol.com.br/album/2013/09/07/veja-cinco-erros-do-quadro-independencia-ou-morte-de-pedro-americo.htm?foto=1.
Acesso em: 24 jan. de 2019. - CARVALHO, José Murilo de. Cidadania no Brasil. O longo caminho. 3ª ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2002. Disponível em: http://www.do.ufgd.edu.br/mariojunior/arquivos/cidadania_brasil.pdf. Acesso em: 24 jan. de 2019.
Objetivo
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientações: Realize a leitura coletiva com a sala do objetivo da aula. Você pode projetá-lo se for possível ou escrever no quadro, para que todos vejam. Certifique-se de os alunos compreenderam o objetivo da aula e tire eventuais dúvidas que aparecerem.
Para você saber mais: Caso ache necessário aprofundar seus conhecimentos sobre o assunto:
- FIORIN, José Luiz. A construção da identidade nacional brasileira. Disponível em: http://revistas.pucsp.br/bakhtiniana/article/view/3002/1933. Acesso em: 24 jan. de 2019.
- Veja os cinco erros do quadro Independência ou morte!, de Pedro Américo. Disponível em: https://educacao.uol.com.br/album/2013/09/07/veja-cinco-erros-do-quadro-independencia-ou-morte-de-pedro-americo.htm?foto=1.
Acesso em: 24 jan. de 2019. - CARVALHO, José Murilo de. Cidadania no Brasil. O longo Caminho. 3ª ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2002. Disponível em: http://www.do.ufgd.edu.br/mariojunior/arquivos/cidadania_brasil.pdf. Acesso em: 24 jan. de 2019.
Contexto
Tempo sugerido: 13 minutos.
Orientações: Nesta etapa você dará início às reflexões que serão desenvolvidas ao longo da aula. É o momento de avaliar o conhecimento prévio dos alunos sobre o assunto e assim começar a conduzir as discussões. Para isso, você irá introduzir o assunto fazendo um questionamento para os alunos:
- Como você imagina que foi o processo de Independência do Brasil, em 1822? (É esperado que os alunos deem respostas variadas, de acordo com o que já aprenderam sobre o tema. A partir daí, você deve começar a direcionar a discussão, mostrando aos alunos que nem sempre um fato histórico ocorreu como ele é contado nos livros. Explique aos alunos que a História é contada com base na ótica e das intenções daqueles que estão escrevendo, e que a escrita da História é quase sempre feita pelos homens da elite, contando as versões da elite. Lembre aos alunos que um fato pode ter várias versões, como no nosso cotidiano, dependendo de quem conta como o fato ocorreu.
Para você saber mais: Caso ache necessário aprofundar seus conhecimentos sobre o assunto:
- FIORIN, José Luiz. A construção da identidade nacional brasileira. Disponível em: http://revistas.pucsp.br/bakhtiniana/article/view/3002/1933. Acesso em: 24 jan. de 2019.
- Veja os cinco erros do quadro Independência ou morte!, de Pedro Américo. Disponível em: https://educacao.uol.com.br/album/2013/09/07/veja-cinco-erros-do-quadro-independencia-ou-morte-de-pedro-americo.htm?foto=1.
Acesso em: 24 jan. de 2019. - CARVALHO, José Murilo de. Cidadania no Brasil. O longo Caminho. 3ª ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2002. Disponível em: http://www.do.ufgd.edu.br/mariojunior/arquivos/cidadania_brasil.pdf. Acesso em: 24 jan. de 2019.
Problematização
Tempo sugerido: 15 minutos.
Orientações: Nesta etapa os alunos realizarão uma análise de fontes com objetivo de aprofundar a discussão que foi iniciada na outra etapa da aula.
- Peça para os alunos formarem grupos de até quatro membros.
- Distribua a coletânea de texto/imagem impressa para os grupos para que eles possam realizar a análise das fontes.
Link para a coletânea: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/xMqafFarYrVXh2pen3WRrXntgX3MQp5cHMJ7as9MwaQnAbJSKE6PZyD3hqZw/his8-22und02-atividade-para-impressao.pdf
- Oriente os alunos a ler o texto e analisar a imagem relacionando com as ideias da discussão realizada durante o Contexto.
- Auxilie os alunos, passando pelos grupos e tirando as eventuais dúvidas.
- Questione os alunos que relação eles conseguem fazer com a discussão do início da aula, o texto que estão lendo e a imagem da proclamação da Independência que o quadro mostra.
- Alerte os alunos para a data da pintura do quadro, 1888, enquanto a Independência ocorre em 1822, ou seja, 67 anos depois de o fato histórico ter ocorrido.
- Questione por que eles acham que há um espaço de tempo tão grande entre o fato histórico e a sua representação em um quadro.
- Atente para o fato de que o texto ressalta a falta de participação popular no processo de Independência. E o quadro, como representa o povo?
- Questione os alunos se eles acham que o quadro representa uma visão popular ou das elites sobre a Independência do Brasil.
Você pode auxiliar os alunos lembrando que tanto durante a crise do Império e após a Proclamação da República, ou seja, durante toda a segunda metade do século XIX, houve um esforço do Estado brasileiro em criar uma ideia de nação e identidade nacional. Para isso, era necessário que se “escrevesse a História do Brasil”, e a encomenda do quadro de Pedro Américo no fim do Império de D. Pedro foi uma entre várias medidas tomadas para a criação de uma idéia de nação brasileira para a construção de uma identidade nacional unificada. Sendo assim, o quadro e também as demais medidas não necessariamente correspondem à realidade dos fatos, mas sim a uma intenção de criação de discurso histórico. Atente para que a aula centre a discussão neste fator, e não na proclamação da Independência em si.
Para você saber mais: Caso ache necessário aprofundar seus conhecimentos sobre o assunto:
- FIORIN, José Luiz. A construção da identidade nacional brasileira. Disponível em: http://revistas.pucsp.br/bakhtiniana/article/view/3002/1933. Acesso em: 24 jan. de 2019.
- Veja os 5 erros do quadro Independência ou morte!, de Pedro Américo. Disponível em: https://educacao.uol.com.br/album/2013/09/07/veja-cinco-erros-do-quadro-independencia-ou-morte-de-pedro-americo.htm?foto=1. \
- Acesso em: 24 jan. de 2019.
- CARVALHO, José Murilo de. Cidadania no Brasil. O longo Caminho. 3ª ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2002. Disponível em: http://www.do.ufgd.edu.br/mariojunior/arquivos/cidadania_brasil.pdf. Acesso em: 24 jan. de 2019.
Problematização
Orientações: Nesta etapa os alunos realizarão uma análise de fontes, com objetivo de aprofundar a discussão que foi iniciada na outra etapa da aula.
- Peça para os alunos formarem grupos de até quatro membros.
- Distribua a coletânea de texto/imagem impressa para os grupos para que eles possam realizar a análise das fontes.
Link para a coletânea: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/xMqafFarYrVXh2pen3WRrXntgX3MQp5cHMJ7as9MwaQnAbJSKE6PZyD3hqZw/his8-22und02-atividade-para-impressao.pdf
- Oriente os alunos a ler o texto e analisar a imagem relacionando com as ideias da discussão realizada durante o Contexto.
- Auxilie os alunos, passando pelos grupos e tirando as eventuais dúvidas.
- Questione os alunos que relação eles conseguem fazer com a discussão do início da aula, o texto que estão lendo e a imagem da proclamação da Independência que o quadro mostra.
- Alerte os alunos para a data da pintura do quadro, 1888, enquanto a Independência ocorre em 1822.
- Questione por que eles acham que há um espaço de tempo tão grande entre o fato histórico e a sua representação em um quadro.
- Atente para o fato de que o texto ressalta a falta de participação popular no processo de Independência. E o quadro, como representa o povo?
- Questione os alunos se eles acham que o quadro representa uma visão popular ou das elites sobre a Independência do Brasil.
Você pode auxiliar os alunos lembrando que tanto durante a crise do Império e após a Proclamação da República, ou seja, durante toda a segunda metade do século XIX, houve um esforço do Estado brasileiro em criar uma ideia de nação e identidade nacional. Para isso, era necessário que se “escrevesse a História do Brasil”, e a encomenda do quadro de Pedro Américo no fim do Império de D. Pedro foi uma entre várias medidas tomadas para a criação de uma ideia de nação brasileira, para a construção de uma identidade nacional unificada. Sendo assim, o quadro e também as demais medidas não necessariamente correspondem à realidade dos fatos, mas sim a uma intenção de criação de discurso histórico. Atente para que a aula centre a discussão neste fator, e não na proclamação da Independência em si.
Para você saber mais: Caso ache necessário aprofundar seus conhecimentos sobre o assunto:
- FIORIN, José Luiz. A construção da identidade nacional brasileira. Disponível em: http://revistas.pucsp.br/bakhtiniana/article/view/3002/1933. Acesso em: 24 jan. de 2019.
- Veja os cinco erros do quadro Independência ou morte!, de Pedro Américo. Disponível em: https://educacao.uol.com.br/album/2013/09/07/veja-cinco-erros-do-quadro-independencia-ou-morte-de-pedro-americo.htm?foto=1.
Acesso em: 24 jan. de 2019. - CARVALHO, José Murilo de. Cidadania no Brasil. O longo Caminho. 3ª ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2002. Disponível em: http://www.do.ufgd.edu.br/mariojunior/arquivos/cidadania_brasil.pdf. Acesso em: 24 jan. de 2019.
Problematização
Orientações: Nesta etapa os alunos realizarão uma análise de fontes com objetivo de aprofundar a discussão que foi iniciada na outra etapa da aula.
- Peça para os alunos formarem grupos de até quatro membros.
- Distribua a coletânea de texto/imagem impressa para os grupos para que eles possam realizar a análise das fontes.
Link para a coletânea: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/xMqafFarYrVXh2pen3WRrXntgX3MQp5cHMJ7as9MwaQnAbJSKE6PZyD3hqZw/his8-22und02-atividade-para-impressao.pdf
- Oriente os alunos a ler o texto e analisar a imagem, relacionando com as ideias da discussão realizada durante o contexto.
- Auxilie os alunos, passando pelos grupos e tirando as eventuais dúvidas.
- Questione os alunos que relação eles conseguem fazer com a discussão do início da aula, o texto que estão lendo e a imagem da proclamação da Independência que o quadro mostra.
- Alerte os alunos para a data da pintura do quadro, 1888, enquanto a Independência ocorre em 1822.
- Questione por que eles acham que há um espaço de tempo tão grande entre a o fato histórico e a sua representação em um quadro.
- Atente para o fato de que o texto ressalta a falta de participação popular no processo de Independência. E o quadro, como representa o povo?
- Questione os alunos se eles acham que o quadro representa uma visão popular ou das elites sobre a Independência do Brasil.
Você pode auxiliar os alunos lembrando que tanto durante a crise do Império e após a Proclamação da República, ou seja, durante toda a segunda metade do século XIX, houve um esforço do Estado brasileiro em criar uma ideia de nação e identidade nacional. Para isso, era necessário que se “escrevesse a História do Brasil”, e a encomenda do quadro de Pedro Américo no fim do Império de D. Pedro foi uma entre várias medidas tomadas para a criação de uma ideia de nação brasileira para a construção de uma identidade nacional unificada. Sendo assim, o quadro e também as demais medidas não necessariamente correspondem à realidade dos fatos, mas sim a uma intenção de criação de discurso histórico. Atente para que a aula centre a discussão neste fator, e não na proclamação da Independência em si.
Para você saber mais: Caso ache necessário aprofundar seus conhecimentos sobre o assunto:
- FIORIN, José Luiz. A construção da identidade nacional brasileira. Disponível em: http://revistas.pucsp.br/bakhtiniana/article/view/3002/1933. Acesso em: 24 jan. de 2019.
- Veja os cinco erros do quadro Independência ou morte!, de Pedro Américo. Disponível em: https://educacao.uol.com.br/album/2013/09/07/veja-cinco-erros-do-quadro-independencia-ou-morte-de-pedro-americo.htm?foto=1.
Acesso em: 24 jan. de 2019. - CARVALHO, José Murilo de. Cidadania no Brasil. O longo Caminho. 3ª ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2002. Disponível em: http://www.do.ufgd.edu.br/mariojunior/arquivos/cidadania_brasil.pdf. Acesso em: 24 jan. de 2019.
Sistematização
Tempo sugerido: 20 minutos.
Orientações: Nesta etapa os grupos deverão realizar uma atividade que sintetize aquilo que aprenderam durante a aula.
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Sendo assim, com base nas discussões realizadas e nas análises dos documentos, os grupos deverão criar uma tirinha de quadrinhos que represente a sua versão da proclamação da Independência do Brasil com base nas conclusões que os alunos chegaram por meio da análise das fontes durante a aula.
Ao término da atividade, os grupos podem apresentar o resultado para toda a sala.
Você também pode criar um gibi que reúna todas as histórias criadas pelos grupos. Posteriormente, se for possível, tire cópias para que cada aluno possa ter um exemplar da produção coletiva da turma (o gibi).
Para você saber mais: Caso ache necessário aprofundar seus conhecimentos sobre o assunto:
- FIORIN, José Luiz. A construção da identidade nacional brasileira. Disponível em: http://revistas.pucsp.br/bakhtiniana/article/view/3002/1933. Acesso em: 24 jan. de 2019.
- Veja os cinco erros do quadro Independência ou morte!, de Pedro Américo. Disponível em: https://educacao.uol.com.br/album/2013/09/07/veja-cinco-erros-do-quadro-independencia-ou-morte-de-pedro-americo.htm?foto=1.
Acesso em: 24 jan. de 2019. - CARVALHO, José Murilo de. Cidadania no Brasil. O longo Caminho. 3ª ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2002. Disponível em: http://www.do.ufgd.edu.br/mariojunior/arquivos/cidadania_brasil.pdf. Acesso em: 24 jan.de 2019.
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Ferramentas sugeridas
- Essenciais: PDF com documentos de texto, imagens, áudio ou vídeo com orientações do professor.
- Optativas: Google Sala de Aula, Google Drive, Google Meet, Google Apresentações.
Contexto
Por escrito, via e-mail, Whatsapp, Facebook, Google Sala de Aula ou outra plataforma, encaminhe algumas perguntas para discussão.
Algumas questões propostas no plano original podem ter sido alteradas ou excluídas, e novas podem ter sido incluídas neste material. Faça uso dos questionamentos da maneira que considerar mais eficiente para a turma.
- Como vocês imaginam que foi a Independência do Brasil, em 1822?
- Será que os fatos históricos sempre ocorreram como são contados nos livros?
Peça para que os alunos reflitam sobre as questões e discutam no próprio grupo da sala, escrevendo ou mandando pequenos áudios ou vídeos. Você pode enviar áudios ou vídeos acrescentando informações ou direcionando a discussão da maneira que achar melhor.
Problematização
Nesta etapa da aula, proponha que os alunos trabalhem agrupados ou individualmente. Para trabalharem agrupados, eles podem se comunicar por meio de Whatsapp, e-mail, Facebook ou qualquer outra ferramenta. O importante é que troquem informações e se auxiliem na análise das fontes. Você pode deixar que se agrupem livremente ou pode separá-los em duplas, trios ou grupos, de acordo com seu conhecimento sobre a turma.
Encaminhe a imagem de Pedro Américo e o trecho de José Murilo de Carvalho junto com alguns questionamentos para facilitar a análise das fontes pelos alunos.
- Qual o nome da pintura? Quando ela foi pintada? Quanto tempo depois da independência? O que ela retrata? Como são representadas as pessoas na pintura? O que elas estão fazendo?
- De acordo com o texto, como foi o processo de independência do Brasil?
- Como o povo é representado no quadro e no texto?
- Apesar de ambos tratarem da independência do Brasil, o quadro e o texto apresentam visões bastante diferentes a respeito deste evento. Quais são elas?
- A visão da independência apresentada pelo quadro parece ser uma visão da elite ou popular sobre o evento?
Estabeleça um prazo para que os alunos possam responder aos questionamentos. Você pode encaminhar pequenos áudios ou vídeos contextualizando as fontes, esclarecendo dúvidas, chamando a atenção para informações presentes que os alunos possam não ter percebido e acrescentando outras.
Outra possibilidade é agendar um momento síncrono para que os alunos possam compartilhar as respostas com você e com o restante da turma.
Sistematização
Nesta etapa, os alunos podem continuar trabalhando agrupados ou individualmente. Eles podem fazer as tirinhas em papel e enviar foto das produções, ou podem fazê-las digitalmente, utilizando softwares ou apps que permitem a edição de imagem e texto, como o Google Apresentações.
Você pode propor que os alunos divulguem as tirinhas nas redes sociais, postando-as com uma hashtag criada pela turma, para que eles possam ver e comentar as produções uns dos outros.
Convite às famílias
Incentive os estudantes a compartilhar as criações com os familiares e amigos através das redes sociais.
Caso haja interesse, as famílias podem assistir aos episódios do documentário História do Brasil por Bóris Fausto, disponíveis no site da Tv Escola, que apresentam de maneira bastante didática, os principais aspectos de todos os períodos da História do Brasil (disponível aqui).
O site Era Virtual disponibiliza visitas virtuais a vários museus brasileiros, o que pode enriquecer muito o aprendizado da História de nosso país (disponível aqui).
Tutoriais sobre as ferramentas propostas neste plano
Google Sala de Aula (como criar e postar atividades): disponível aqui.
Google Sala de Aula (como criar uma turma):disponível aqui.
Google Drive (como organizar pastas):disponível aqui.
Google Meet (como criar uma reunião online): disponível aqui.
Google Apresentações:disponível aqui.
Hashtags (como usar):disponível aqui.
Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores de Nova Escola
Professor: Júlia Corrêa
Mentor: Aleteia Silva
Especialista: Sherol dos Santos
Assessor pedagógico: Oldimar Cardoso
Ano: 8º ano do Ensino Fundamental.
Unidade temática: O Brasil no século XIX.
Objeto(s) de conhecimento: A produção do imaginário nacional brasileiro: cultura popular, representações visuais, letras e o Romantismo no Brasil.
Habilidade(s) da BNCC: EF08HI22 Discutir o papel das culturas letradas, não letradas e das artes na produção das identidades no Brasil do século XIX.
Palavras-chave: Brasil, Independência, identidade, nacionalismo, artes visuais.