Bandeiras: Uruguai, Argentina e Brasil
Plano de Aula
Plano de aula: Independência do Uruguai: projetos nacionais em disputa
Plano 5 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Estado, nação, território, governo e país
Este plano é um dos prioritários. Veja agora
Sobre este plano
Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você possa se planejar.
Este plano está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF08HI06, de História, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.
Materiais necessários: Papel, lápis e materiais impressos. Projetor, se disponível.
Material complementar:
Texto Conflitos no Prata: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/f3VBZerCxhhVXgydxEcmCjhYbFQ6q2jFxAEgPWk4jtbJAuahF583Ag9y5WHb/conflitos-no-prata.pdf
Para saber mais:
Você pode consultar nos links a seguir os significados das bandeiras. É interessante abordar que as bandeiras dos países carregam significados históricos importantes, suas cores, objetos e formas levam em consideração seu passado histórico e carregam discursos sobre os fatos da trajetória histórica de cada país, evidenciando fatos de sua construção política e social.
- Significado da bandeira uruguaia: Disponível em:<http://geo5.net/bandeira-do-uruguai/> Acesso em: 15 mar. 2019
- Significado da bandeira brasileira: Disponível em:<https://www.significados.com.br/bandeira-do-brasil/>. Acesso em: 15 mar. 2019.
- Significado da bandeira argentina: Disponível em:<https://www.todamateria.com.br/bandeira-da-argentina/> Acesso em: 15 mar. 2019.
Objetivo
Tempo sugerido: 1 minuto.
Orientações: Apresente o objetivo aos alunos, escrevendo-o no quadro ou lendo-o para a turma. Se estiver fazendo uso de projetor, apresente este slide e faça uma leitura coletiva. Lembre-se de não antecipar as reflexões da aula neste momento, pois a intenção é que os estudantes construam o raciocínio apenas com a sua mediação.
Contexto
Tempo sugerido: 7 minutos.
Orientações: Neste momento inicial, a proposta é aproximar os estudantes com relação aos países que serão estudados ao longo da aula (Uruguai, Argentina e Brasil), promovendo o reconhecimento sobre os mesmos e o levantamento de hipóteses acerca de características que os aproximam ou diferenciam. Para isso, peça a turma para que observem as bandeiras destes países e o mapa de suas localizações e proponha algumas questões para mediar este momento de Contextualização:
- Para que serve uma bandeira? (Serve para simbolizar um certo grupo e seus ideais.)
- Você sabe identificar as bandeiras apresentadas? O que representam? (São, de cima para baixo, as bandeiras oficiais do Uruguai, Argentina e Brasil.
São símbolos que representam oficialmente aspectos destes países, como seus Estados, Províncias, Lemas e referências culturais, como o
Deus do Sol Inca.) - Há alguma semelhança entre algumas das bandeiras? O que isso pode indicar? (Sim, a bandeira do Uruguai e Argentina possuem cores e iconografias semelhantes - o Deus Sol Inti. Pode indicar uma aproximação maior com relação à História destes dois países do que em relação ao Brasil.)
- O que o mapa indica com relação às localizações destes países? (Os três países fazem parte da América do Sul e são vizinhos próximos. Os três compartilham fronteiras entre si, porém o Uruguai é o que está mais ao centro entre eles.)
Para saber mais:
Você pode consultar nos links a seguir os significados das bandeiras. É interessante abordar que as bandeiras dos países carregam significados históricos importantes, suas cores, objetos e formas levam em consideração seu passado histórico e carregam discursos sobre os fatos da trajetória histórica de cada país, evidenciando fatos de sua construção política e social.
- Significado da bandeira uruguaia: Disponível em:<http://geo5.net/bandeira-do-uruguai/> Acesso em: 15 mar. 2019
- Significado da bandeira brasileira: Disponível em:<https://www.significados.com.br/bandeira-do-brasil/>. Acesso em: 15 mar. 2019.
- Significado da bandeira argentina: Disponível em:<https://www.todamateria.com.br/bandeira-da-argentina/> Acesso em: 15 mar. 2019.
Problematização
Tempo sugerido: 18 minutos.
Orientações: Peça aos alunos que leiam o texto “Conflitos no Prata”, das historiadoras Maria Ligia Prado e Gabriela Pellegrino, sobre os conflitos na região do Rio do Prata que deram origem à independência do Uruguai.
Questionamentos:
- Como ocorreu a anexação da Banda Oriental ao Brasil?
- O que levou a Argentina a juntar-se à Banda Oriental (então Província Cisplatina) contra o Brasil?
- Qual foi o desfecho deste conflito?
Com base na leitura e na interpretação do texto, os alunos devem apontar que a Argentina possuía interesses econômicos em formar um grande Estado unido na região da Banda Oriental e que o Império Português aproveitou-se de fragilidades internas da Argentina para dominá-la e anexá-la ao território do Brasil, com o nome de Província Cisplatina. Este conflito culminou com a Província Cisplatina declarando sua independência, dando origem ao país que hoje conhecemos como Uruguai.
Texto Conflitos no Prata: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/f3VBZerCxhhVXgydxEcmCjhYbFQ6q2jFxAEgPWk4jtbJAuahF583Ag9y5WHb/conflitos-no-prata.pdf
Problematização
Orientações: Peça aos alunos que observem a imagem da pintura O juramento dos 33 orientais, de Juan Blanes, e o texto do slide a seguir, para compreender os movimentos independentistas da Banda Oriental (atual Uruguai). Alguns questionamentos poderão nortear os estudantes na interpretação dos documentos:
- O que podemos observar na imagem? (Um grupo de homens armados e bem vestidos reunidos, que ostentam uma bandeira na qual se pode ler uma mensagem escrita “liberdade ou morte”.)
- A legenda nos ajuda a compreender mais sobre a cena? O quê? (Sim, ela informa que se trata de O juramento de 33 orientais, de modo que é possível relacionar que é um movimento em defesa da liberdade da Banda Oriental - atual Uruguai).
Pinturas e legendas: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/y9ErzkecY5RupM38hFz53cbz8Tc9bVdzzQbdkMGvBwa7U2SNKGGBxgd6kzh2/pinturas-e-legendas-juramento-dos-33-orientais-e-batalha-de-rincon.pdf
Para saber mais:
Indicamos o vídeo a seguir em que a historiadora Maria Ligia Prado apresenta uma análise da obra O juramento dos 33 orientais.
Maria Lígia Prado e o quadro O juramento dos 33 orientais: Disponível em:<https://tvcultura.com.br/videos/32830_historia-imagens-da-independencia-do-brasil-e-do-uruguai-maria-ligia-prado.html>. Acesso em: 31 mar. 2019.
Problematização
Orientações: Após observarem a imagem, promova a leitura do texto disposto no slide para que os estudantes possam aprofundar os conhecimentos acerca do evento retratado na pintura. Tratava-se de um movimento liderado por Juan Antonio Lavajella, que foi decisivo para a conquista da Independência do Uruguai, ao lançar bases para uma nova Constituição Nacional, a união com as demais Províncias do Rio da Prata e a criação de um Parlamento para a República. Alguns questionamentos poderão ser feitos:
- Do que se trata a pintura O juramento dos 33 orientais? (Representa o momento em que o líder da Banda Oriental, Juan Antonio Lavajella, liderou uma expedição para libertar a Província do domínio brasileiro, que ocorria desde 1821, somando-se à luta do General Artigas.)
- Por que este movimento foi importante para a conquista da Independência da Banda Oriental? (Eles criaram condições para uma nova Constituição Nacional, declararam a Independência, comprometeram-se com a união com as demais Províncias do Rio da Prata e criação de um Parlamento
para a República.) - A que classes sociais estes expedicionários pertenciam? (Pertenciam especialmente a grupos de comerciantes, políticos e proprietários rurais.)
Pinturas e legendas: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/y9ErzkecY5RupM38hFz53cbz8Tc9bVdzzQbdkMGvBwa7U2SNKGGBxgd6kzh2/pinturas-e-legendas-juramento-dos-33-orientais-e-batalha-de-rincon.pdf
Fonte para elaboração do texto:
Hoje na História: 1825 - Cruzada Libertadora obtém soberania do Uruguai em relação ao Brasil. Fonte: Opera Mundi. Disponível em: https://operamundi.uol.com.br/historia/30792/hoje-na-historia-1825-cruzada-libertadora-obtem-soberania-do-uruguai-em-relacao-ao-brasil Acesso em: 31 mar. 2019.
Problematização
Orientações: Peça aos alunos que observem a obra de Diógenes Héquet, que representa a Batalha de Rincón (1825) entre o Império do Brasil e a Província da Cisplatina. Com a leitura e a interpretação da imagem e da legenda, espera-se que a turma compreenda o desfecho dos conflitos, isto é, a perda de hegemonia do Brasil naquele território e a abertura de caminho para a emancipação política. Neste sentido, é relevante que reflitam sobre a importância
de soberania de cada país e também sobre o registro histórico destes feitos. Questionamentos sugeridos:
- O que podemos observar na imagem? (Vemos uma cena de enfrentamento entre dois Exércitos, ambos fortemente equipados com armas e cavalos.)
- A legenda e o texto expostos nos ajudam a compreender mais sobre a cena? O quê? (Sim, mostram que foi um conflito que ocorreu logo após os movimentos da expedição dos independentistas - 33 orientais -, resultando na perda do domínio do Brasil naquele território e a abertura maior para a conquista da Independência da Província.)
- Qual ideia deste momento histórico o quadro pode transmitir ao seu observador? (A pintura transmite a ideia de um momento grandioso, heróico.).
Pinturas e legendas: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/y9ErzkecY5RupM38hFz53cbz8Tc9bVdzzQbdkMGvBwa7U2SNKGGBxgd6kzh2/pinturas-e-legendas-juramento-dos-33-orientais-e-batalha-de-rincon.pdf
Fonte para elaboração das legendas:
Hoje na História: 1825 - Cruzada Libertadora obtém soberania do Uruguai em relação ao Brasil. Fonte: Opera Mundi. Disponível em: https://operamundi.uol.com.br/historia/30792/hoje-na-historia-1825-cruzada-libertadora-obtem-soberania-do-uruguai-em-relacao-ao-brasil Acesso em: 31 mar. 2019.
Sistematização
Tempo sugerido: 24 minutos.
Orientações: No fim da aula, espera-se que os estudantes compreendam acerca da Independência do Uruguai enquanto um processo que envolveu uma disputa de projetos nacionais tanto dos grupos locais quanto de outros Estados recém-independentes (Argentina e Brasil).
Para que expressem acerca dos conhecimentos desenvolvidos, solicite aos estudantes para que redijam, em grupo, o texto de um possível juramento que poderia ter sido dito pelos 33 orientais. Nesta redação é importante que os alunos expliquem sobre por que o processo de independência é tão importante para um país, fazendo com que indivíduos lutem por sua conquista.
Cada grupo deverá expor o seu juramento aos colegas da turma, recriando as cenas das pinturas apresentadas.
Dica: Você poderá disponibilizar aos estudantes uma bandeira semelhante à apresentada na aula ou pedir para que simulem com um pedaço de tecido ou papel. Fotografe ou filme as encenações realizadas, para futuras retomadas nas discussões e/ou montagem de um mural ou exposição sobre o trabalho realizado.
Materiais complementares
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Ferramentas sugeridas
- Essenciais: PDF com documentos de texto, imagem, áudio ou vídeo com orientações do professor.
- Optativas: Google Sala de Aula, Google Meet, Padlet, Google Drive.
Contexto
Encaminhe as imagens das bandeiras e do mapa da América do Sul e os questionamentos do contexto. Utilize a ferramenta que considerar mais acessível: e-mail, WhatsApp, Google Sala de Aula ou outro meio de comunicação.
Para facilitar a interpretação das fontes pelos estudantes de forma autônoma, algumas questões propostas no plano original podem ter sido alteradas ou excluídas, e novas podem ter sido incluídas neste material. Faça uso dos questionamentos da maneira que considerar mais eficiente para a turma.
Questões para refletirem:
- Para que serve uma bandeira?
- O que representam os símbolos das bandeiras?
Questões para responderem:
- Você sabe identificar as bandeiras apresentadas?
- Há alguma semelhança entre algumas das bandeiras?
- Você consegue indicar no mapa onde estão localizados os países representados por estas bandeiras?
Estabeleça um prazo para que os estudantes analisem as imagens e enviem as respostas. Eles podem encaminhá-las por escrito, por meio de áudios ou vídeos no próprio grupo da sala.
Você pode encaminhar pequenos vídeos ou áudios, pontuando questões que eles possam não ter percebido ou compreendido como a presença do deus do Sol inca nas bandeiras uruguaia e argentina.
Outra alternativa para este momento é marcar uma aula síncrona com a turma, para ouvir as respostas e fazer um debate, enquanto esclarece dúvidas e acrescenta informações.
Você também pode pedir para que os alunos pesquisem os significados das bandeiras nos sites sugeridos no contexto do plano de aula.
Problematização
Para esta etapa, você pode encaminhar as fontes sugeridas, as imagens com as legendas e o texto, juntamente com as questões por escrito, na plataforma que estiverem utilizando para se comunicar. Se preferir, os estudantes podem ser agrupados em duplas ou trios para analisarem os documentos conjuntamente, conversando por e-mail, Whatsapp ou outro meio de comunicação. Neste caso, você pode encaminhar o texto sobre os Conflitos no Prata e uma das imagens com a legenda para alguns grupos e o mesmo texto mas outra imagem e legenda para outros grupos. De forma que cada grupo fique com o texto e uma imagem com legenda para analisar.
Questões para refletirem:
Texto Conflitos no Prata
- O que levou a Argentina a juntar-se à Banda Oriental (então Província Cisplatina) contra o Brasil?
Pintura O Juramento dos 33 orientais
- Como estão vestidas as pessoas representadas na pintura? Que objetos carregam? Há alguma mensagem escrita?
Pintura A Batalha de Rincón
- O que está acontecendo na pintura? Que elementos podemos observar?
Questões para responderem:
Texto Conflitos no Prata
- Como ocorreu a anexação da Banda Oriental ao Brasil?
- Qual foi o desfecho dos conflitos no Prata, segundo o texto?
Pintura O Juramento dos 33 orientais
- Segundo a legenda da pintura, quem foram os 33 orientais? O que a cena da pintura representa?
Pintura A Batalha de Rincón
- Segundo a legenda da pintura, quais países se enfrentaram na Batalha de Rincón? Qual foi o desfecho desta batalha?
Estabeleça um prazo para que os alunos enviem as respostas, que podem ser dadas através de breves áudios ou vídeos, no grupo da sala ou por escrito. Você pode responder as questões que surgirem e fazer intervenções com breves áudios ou vídeos, que podem ser compartilhados com a sala toda de uma vez.
Se optar por trabalhar uma imagem com cada grupo, ao invés das duas, você pode pedir para que produzam pequenos textos com base nas respostas às questões sobre as fontes, para serem compartilhados com os grupos que analisaram a outra fonte, e vice-versa.
Há, também, a opção de marcar uma aula síncrona, para que os estudantes compartilhem as observações uns com os outros e com você, e para que faça correções e retome pontos que achar necessário.
Sistematização
Para a produção do juramento dos 33 orientais, os estudantes podem trabalhar coletivamente para criar o juramento, discutindo os pontos que querem colocar por mensagem no Whatsapp, Google Sala de Aula, e-mail, ou através de outra ferramenta que estejam utilizando para se comunicarem.
Você também pode continuar trabalhando os mesmos agrupamentos da problematização e propor que cada grupo crie o próprio juramento, compartilhando o resultado por escrito, áudio ou vídeo, no grupo da sala. Eles podem reproduzir a bandeira “Libertad o Muerte” em casa, e utilizar a imaginação para comporem uma cena, com cada um gravando um trecho no próprio aparelho celular.
De qualquer forma, incentive os estudantes a compartilharem as criações uns com os outros.
Convite às famílias
Possibilite que os estudantes apresentem às famílias as fontes trabalhadas durante a aula e as discussões durante o desenvolvimento.
Caso haja interesse, as famílias podem assistir ao documentário História: Imagens da Independência do Brasil e do Uruguai, com a historiadora Maria Lígia Prado,, disponível no site da Tv Cultura (disponível aqui).
Caso os estudantes forem gravar vídeo ou áudio fazendo o juramento dos 33 orientais, permita que possam contar com a ajuda de familiares para a produção, respeitando a autoria dos alunos.
Links com tutoriais sobre as ferramentas propostas neste plano:
Google Sala de Aula (como criar e postar atividades).
Google Sala de Aula (como criar uma turma).
Google Drive (como organizar pastas).
Google Meet (como criar uma reunião online).
Padlet (como usar).
Outras Sugestões
Este plano pode ser trabalhado juntamente com o plano HIS8_06UND03, que trata da disputa fronteiriça entre Chile e Bolívia no Pacífico. Neste caso, os alunos podem ser divididos em duplas ou trios, alguns grupos ficam encarregados de analisar fontes referentes ao conflito no Prata, e outros recebem fontes referentes ao conflito na Pacífico. Solicite que, posteriormente, compartilhem as observações.
Outra possibilidade pode ser trabalhar estes dois planos em parceria com o professor de Geografia, o que pode contribuir bastante para a compreensão sobre organizações espaciais e conflitos territoriais entre nações.
Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores de Nova Escola
Professor: Thayane da Rocha C. D. Freitas
Mentor: Bianca Silva
Especialista: Sherol dos Santos
Assessor pedagógico: Oldimar Cardoso
Ano: 8º ano do Ensino Fundamental.
Unidade temática: Os processos de Independência nas Américas.
Objeto(s) de conhecimento: Independências na América espanhola.
Habilidade(s) da BNCC: EF08HI06 Aplicar os conceitos de Estado, nação, território, governo e país para o entendimento de conflitos e tensões.
Palavras-chave: Independência, Banda Oriental, Província Cisplatina, Uruguai, Projetos nacionais, conflitos, Artigas, Lavajella.