Mapa atual do Chile e Bolívia
Plano de Aula
Plano de aula: A Guerra do Pacífico: disputa por fronteiras nacionais (Chile-Bolívia)
Plano 3 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Estado, nação, território, governo e país
Sobre este plano
Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você possa se planejar.
Este plano está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF08HI06, de História, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.
Materiais necessários: Projetor, lápis, folhas, projetor, se disponível e materIais impressos.
Material complementar:
Mapa Chile e Bolívia: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/Fq5afAGUCwKZmsN2QzJz8c9dMfD97nXPVHd58ZKuMJM4ShJY9VTHqPeUz99R/mapa-atual-do-chile-e-bolivia.pdf
Para saber mais:
Entenda os pontos polêmicos da nova Constituição da Bolívia. Fonte: G1. Disponível em: http://g1.globo.com/Noticias/Mundo/0,,MUL968624-5602,00-ENTENDA+OS+PONTOS+POLEMICOS+DA+NOVA+CONSTITUICAO+DA+BOLIVIA.html?fbclid=IwAR1-U90fh8l5SxF9NJOktfJVDu5SxxhE8JxsMoT2ulbOOmGztDrOdBZJP_E Acesso em: 31/3/2019.
Mapa Bolívia (século XIX): https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/z7MjmxC68qENZsAhaw7qTsZpn4vtdss3axEHXXqHXdXuzGYfJzQTW38s4cMu/mapa-bolivia-seculo-xix.pdf
Guerra do Pacífico: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/kUNxVVA4PeWCG7KYfT6YCAFvQgp22d7pYDTjfvt6DgkCSDqd8NaM43syVQuu/a-guerra-do-pacifico.pdf
Objetivo
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientações: Apresente o objetivo aos alunos, escrevendo-o no quadro ou lendo-o para a turma. Se estiver fazendo uso de projetor, apresente este slide e faça uma leitura coletiva. Lembre-se de não antecipar as reflexões da aula neste momento, pois a intenção é que os estudantes construam o raciocínio apenas com a sua mediação.
Contexto
Tempo sugerido: 13 minutos.
Orientações: Neste momento inicial a proposta é que os estudantes reconheçam os países que serão tratados ao longo da aula (Chile e Bolívia) e o conflito histórico que os envolve desde o século XIX, após seus processos independentistas, relacionado a conformação de seus territórios nacionais.
Peça aos alunos que observem o mapa atual do Chile e da Bolívia e o print da reportagem da BBC a respeito da disputa entre ambos por uma saída ao Oceano Pacífico. Proponha algumas questões para nortear a interpretação destes documentos:
- Quais características podem ser observadas no atual mapa do Chile e da Bolívia?
- O território do Chile possui alguma vantagem geográfica?
- Quais os possíveis motivos levam a Bolívia, até hoje, a querer a devolução do território perdido no passado?
Os alunos devem identificar que apesar da Bolívia possuir um território mais extenso, o Chile possui acesso ao mar, o que beneficia estratégias militares e econômicas.
Reportagem: A disputa de mais de um século da Bolívia com o Chile por uma saída ao mar. Fonte: BBC. Disponível em:<https://www.bbc.com/portuguese/internacional-43480669>. Acesso em: 17 fev. 2019.
Mapa do Chile e Bolívia. Disponível em: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/Fq5afAGUCwKZmsN2QzJz8c9dMfD97nXPVHd58ZKuMJM4ShJY9VTHqPeUz99R/mapa-atual-do-chile-e-bolivia.pdf
Para saber mais:
Para conhecer melhor o território de ambos países, recomendamos a utilização do Google Maps. Disponível em: https://www.google.com.br/maps/place/Am%C3%A9rica+do+Sul/@-18.6914571,-69.9309919,4z/data=!4m5!3m4!1s0x9409341c355d34b5:0x69d40ccfc9c6e32b!8m2!3d-8.783195!4d-55.491477 Acesso em: 17 fev. 2019.
Contexto
Orientações: O propósito desta etapa é aprofundar a reflexão sobre a importância da faixa litorânea para a Bolívia. Leia com os estudantes os artigos da Constituição boliviana atual acerca da Reivindicação marítima, em que o tema é reconhecido como um direito irrevogável e imprescritível. É interessante perceber que, mesmo sem saída ao mar, o país preserva sua Marinha. Alguns questionamento podem ser feitos:
- O que é uma Constituição política? (Documento que registra os direitos e deveres em cada país.)
- O Estado boliviano trata a questão da saída para o mar como um tema importante? (Sim, está inserido na Constituição política e é tratado como direito que não se pode abrir mão.)
- Quem são os responsáveis por tratar dos assuntos relacionados aos interesses marítimos na Bolívia? (A Marinha.)
- Faz sentido que a Bolívia mantenha uma Marinha funcionando? (Sim, considerando que o país faz questão de adquirir sua saída ao mar. É uma forma de tratar dos interesses desta área.)
Para saber mais:
Entenda os pontos polêmicos da nova Constituição da Bolívia. Fonte: G1. Disponível em: http://g1.globo.com/Noticias/Mundo/0,,MUL968624-5602,00-ENTENDA+OS+PONTOS+POLEMICOS+DA+NOVA+CONSTITUICAO+DA+BOLIVIA.html?fbclid=IwAR1-U90fh8l5SxF9NJOktfJVDu5SxxhE8JxsMoT2ulbOOmGztDrOdBZJP_E Acesso em: 31/3/2019.
Problematização
Tempo sugerido: 15 minutos.
Orientações: Nesta parte da aula os alunos irão relacionar as mudanças dos mapas com os conflitos da região que se estendem até a atualidade. Para isso terão acesso a um mapa da Bolívia do século XIX que mostra o acesso ao mar pelo país. Você poderá questioná-los a respeito disso:
- Ao observar o mapa, podemos identificar qual diferença entre os limites atuais do território da Bolívia?
- Qual benefício esta alteração teria gerado ao Chile?
Analisando os mapas, os alunos devem concluir que a Bolívia possuía acesso ao mar no século XIX e que o Chile passou a ter controle desta saída
ao Oceano. O controle da região pode gerar diversos benefícios ao país como o fácil transporte de mercadorias a outros países pelo acesso ao mar.
Mapa Bolívia século XIX: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/z7MjmxC68qENZsAhaw7qTsZpn4vtdss3axEHXXqHXdXuzGYfJzQTW38s4cMu/mapa-bolivia-seculo-xix.pdf
Guerra do Pacífico: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/kUNxVVA4PeWCG7KYfT6YCAFvQgp22d7pYDTjfvt6DgkCSDqd8NaM43syVQuu/a-guerra-do-pacifico.pdf
Problematização
Orientações: Peça aos alunos que leiam o trecho sobre a Guerra do Pacífico, para promover sua interpretação, direcione alguns questionamentos a eles:
- Quais motivos relacionam-se à formação territorial de um país?
- De quais maneiras as fronteiras dos países podem ser formadas?
- Por que a Bolívia ainda sente-se insatisfeita com as delimitações de seu território?
Analisando os mapas e o texto, os alunos devem concluir a perda de territórios representa diversos prejuízos para um país, no caso da Bolívia a ausência acesso ao mar prejudica o escoamento da produção para fora do país e além disso os territórios perdidos podem oferecer matéria-prima
e sua população rende impostos.
Guerra do Pacífico: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/kUNxVVA4PeWCG7KYfT6YCAFvQgp22d7pYDTjfvt6DgkCSDqd8NaM43syVQuu/a-guerra-do-pacifico.pdf
Sistematização
Tempo sugerido: 20 minutos.
Orientações: No fim da aula peça aos alunos que desenvolvam oralmente a relação entre os conflitos territoriais, a formação do Estado do Chile e sua ligação com a Bolívia, identificando quais as consequências destes conflitos até a atualidade e os impactos econômicos e políticos da perda de territórios para um país.
Em seguida, solicite que os alunos dispostos em grupos (até quatro estudantes) elaborem um termo de acordo entre os dois países, sugerindo propostas para a resolução do impasse que possui motivos históricos e se estende até hoje. Após elaborados, os textos poderão ser lidos e editados entre todos os presentes.
Materiais complementares
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Ferramentas sugeridas
- Essenciais: PDF ou documentos de texto, imagem, áudio ou vídeo com orientações do professor.
- Optativas: Google Sala de Aula, Google Meet, Google Drive.
Contexto
Encaminhe o objetivo da aula, as imagens, o texto e os questionamentos do contexto. Utilize a ferramenta que considerar mais acessível: e-mail, WhatsApp, Google Sala de Aula ou outro meio de comunicação.
Para facilitar a interpretação das fontes pelos estudantes de forma independente, algumas questões propostas no plano original foram alteradas ou excluídas, bem como novas questões podem ter sido incluídas neste material. Faça uso dos questionamentos da maneira que considerar mais eficiente para a turma.
Questões para refletirem:
- Quais características podem ser observadas no atual mapa do Chile e da Bolívia?
- Quais possíveis motivos levam a Bolívia, até hoje, a querer a devolução do território perdido no passado?
- O que é uma Constituição política?
- O Estado boliviano trata a questão da saída para o mar como um tema importante?
- Quem são os responsáveis por tratar dos assuntos relacionados aos interesses marítimos na Bolívia?
Questões para responder:
- O território do Chile possui alguma vantagem geográfica? Qual?
- Faz sentido que a Bolívia mantenha uma Marinha funcionando? Por quê?
Estabeleça um prazo para que os alunos analisem os documentos e enviem as respostas. Eles podem encaminhá-las por escrito, áudios ou vídeos no próprio grupo da sala.
Você pode encaminhar pequenos vídeos ou áudios pontuando questões que eles possam não ter percebido ou compreendido.
Outra alternativa para este momento é marcar uma aula síncrona com a turma, para ouvir as respostas e fazer um debate, enquanto esclarece dúvidas e acrescenta informações.
Problematização
Para esta etapa, encaminhe as duas fontes sugeridas e os questionamentos por escrito, na plataforma que estiverem utilizando para se comunicar. Se preferir, os estudantes podem ser agrupados em duplas ou trios, para analisarem os documentos conjuntamente, conversando através de e-mail, Whatsapp ou em um documento compartilhado pelo grupo no Google Drive.
Questões para refletirem:
- De quais maneiras as fronteiras dos países podem ser formadas?
- Ao observar o mapa, podemos identificar qual a diferença em comparação com os limites atuais do território da Bolívia?
Questões para responderem:
- Quais benefícios a alteração no território da Bolívia poderia trazer para o Chile?
- Por que a Bolívia ainda sente-se insatisfeita com as delimitações do território?
Estabeleça um prazo para que os alunos enviem as respostas, que podem ser dadas através de breves áudios ou vídeos, no grupo da sala ou por escrito. Você pode responder às questões que surgirem e fazer intervenções com breves áudios ou vídeos, que podem ser compartilhados com a sala toda de uma vez.
Há, também, a opção de marcar uma aula síncrona, para que os estudantes compartilhem as observações uns com os outros e com você.
Sistematização
Nesta etapa, você pode continuar trabalhando com os mesmos grupos da problematização, propondo que produzam, conjuntamente, um termo de acordo, se comunicando através do Whatsapp, e-mail, Google Sala de Aula ou outro meio.
Outra opção pode ser dividir a turma em duas equipes: uma representando o Chile e outra representando a Bolívia. Nesse caso, peça para que cada time produza uma declaração com os próprios interesses e que, depois, façam uma negociação com o outro país, de modo que cada equipe tenha que abrir mão de alguns pontos para chegarem a um acordo. Se preferir, as equipes podem ser menores, de forma que haja mais de uma representando cada país. Lembre-se que a quantidade de equipes deve ser em números pares. Escolha alguns alunos para atuarem como mediadores nos acordos, ou exerça você esta função.
Para discutir uns com os outros, os grupos podem utilizar chamadas de áudio ou vídeo, pelo Whatsapp ou Google Meet.
Convite às famílias
Para conhecer um pouco mais sobre a cultura da América Latina, as famílias podem fazer visitas virtuais ao Memorial da América Latina, através do aplicativo gratuito do memorial, disponível para smartphones Android e IOS.
Links com tutoriais sobre as ferramentas propostas neste plano:
Google Sala de Aula (como criar e postar atividades).
Google Sala de Aula (como criar uma turma).
Google Drive (como organizar pastas).
Google Meet (como criar uma reunião online).
Padlet (como usar).
Outras Sugestões
Este plano pode ser trabalhado juntamente com o plano HIS8_06UND05, que trata dos conflitos entre Uruguai, Argentina e Brasil, na bacia do Prata. Neste caso, os alunos podem ser divididos em duplas ou trios, alguns grupos ficam encarregados de analisar fontes referentes ao conflito no Prata e outros as fontes referentes ao conflito no Pacífico. Solicite que, posteriormente, compartilharem as observações.
Outra possibilidade pode ser trabalhar estes dois planos em parceria com o professor de Geografia, o que pode contribuir, bastante, para a compreensão sobre organizações espaciais e conflitos territoriais entre nações.
Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores de Nova Escola
Professor: Thayane da Rocha C. D. Freitas
Mentor: Bianca Silva
Especialista: Sherol dos Santos
Assessor pedagógico: Oldimar Cardoso
Ano: 8º ano do Ensino Fundamental.
Unidade temática: Os processos de independência nas Américas.
Objeto(s) de conhecimento: Independências na América espanhola.
Habilidade(s) da BNCC: EF08HI06 Aplicar os conceitos de Estado, nação, território, governo e país para o entendimento de conflitos e tensões.
Palavras-chave: Independência, Chile, Bolívia, Território, Guerra do Pacífico.
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