Imagem império do Brasil
Plano de Aula
Plano de aula: Monarquia e unidade territorial do Brasil na Independência
Plano 5 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Independência da América Latina
Sobre este plano
Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você possa se planejar.
Este plano está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF08HI13, de História, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.
Materiais necessários: Projetor de slides e impressões para a turma dos documentos a ser analisados.
Material complementar:
Documento para impressão - Meme do Brasil Império na América do Sul.
Documento para impressão - Mapa de vice-reinos e capitanias e trecho de reportagem. https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/cmQPsbmvMhMn7rCXt6qxFt3MzpJFdBNGcwzdVBEjx7SmaWts9EZCTf9ZpX2A/his8-13und05-mapa-de-vice-reinos-e-capitanias.pdf
Documento para impressão - Carta de Dom Pedro I ao rei Dom João VI https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/RfnGqq27VYVweB9zJadxrMNTJEWkAzjbuZEa34Z6YKbFkkrNU2YZQRSkQGnv/his8-13und05-carta-de-dom-pedro-i-ao-rei-dom-joao-vi.pdf
Material para Sistematização - Jornal Imperial
Objetivo
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientações: Apresente o tema aos alunos escrevendo-o no quadro ou lendo-o para a turma. Se estiver fazendo uso de projetor, apresente este slide e faça uma leitura coletiva.
Contexto
Tempo sugerido: 8 minutos.
Orientações: Na etapa inicial da aula, o objetivo é que os estudante reconheçam características territoriais e políticas do Brasil em comparação com os países vizinhos após sua Independência, no século XIX. Para isso, observe com os estudantes o meme do mapa da América do Sul e proponha algumas questões norteadoras, como:
- A qual período da História brasileira o meme se refere? (Ao Brasil Império, no século XIX.)
- Qual país tem o maior território na América do Sul? (O maior país representado é o Brasil.)
- O que o meme pretende identificar a respeito do Brasil? (O meme faz uma referência à sua forma de governo no século XIX, a monarquia, representada pela coroa e pela designação “Império do Brasil”.)
- Conforme o título e imagem, qual a forma de governo nos demais países da região? (República.)
- Você sabe o que é uma “República”? (Trata-se de uma forma de governo em que há eleição dos representantes do povo para administração do poder. Caso os estudantes não saibam responder, sugira a contraposição deste modelo ao modelo monárquico, a fim de se aproximar da resposta adequada.)
Doc. para impressão do meme Brasil Império na América do Sul.
Para você saber mais:
Reportagem com historiadores explicando por que o Brasil ficou unido, diferentemente das colônias espanholas.
Disponível em: https://g1.globo.com/mundo/noticia/2018/09/07/por-que-o-brasil-nao-se-dividiu-como-as-antigas-colonias-espanholas-nas-americas.ghtml Acesso em: 6 de fevereiro de 2019.
Problematização
Tempo sugerido: 20 minutos.
Orientações: Neste momento propõe-se que os estudantes observem o mapa da América colonial e identifiquem também algumas de suas características territoriais e políticas. Quando os estudantes visualizarem o mapa, faça as seguintes perguntas direcionadoras:
- Existe diferença de tamanho do território entre a América portuguesa e a América espanhola? (Espera-se que os estudantes respondam que a América sob domínio espanhol era maior que a América sob domínio português.)
- Quantos vice-reinos haviam na América espanhola? (Quatro vice-reinos.)
- Quais eram os vice-reinos da América espanhola? (Vice-Reino da Nova Granada, Vice-Reino do Rio da Prata, Vice-Reino do Peru,
Vice-Reino da Nova Espanha.) - Quais eram as capitanias existentes na América espanhola? (Espera-se que os estudantes identifiquem no mapa a capitania-geral do Chile,
a capitania-geral da Guatemala e a capitania-geral da Venezuela.) - Há uma relação entre os nomes das capitanias e vice-reinos com os nomes dos países da América Latina atual? (Espera-se que os estudantes identifiquem Chile, Guatemala, Peru e Venezuela.)
- Qual seria o papel destes “vice-reinos” e “capitanias” (Espera-se que os estudantes levantem hipóteses sobre estes conceitos, os quais serão aprofundados no slide a seguir. Neste momentos, eles poderão sugerir por aproximação que se trata de divisões de terras relacionadas a
um rei ou capitão.)
Link para impressão do mapa e trecho da reportagem: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/cmQPsbmvMhMn7rCXt6qxFt3MzpJFdBNGcwzdVBEjx7SmaWts9EZCTf9ZpX2A/his8-13und05-mapa-de-vice-reinos-e-capitanias.pdf
Problematização
Orientações: Após a observação e análise do mapa, promova a leitura do trecho de reportagem indicado. Com base nele, espera-se que os estudantes aprofundem os conhecimentos acerca das administrações coloniais na América, reconhecendo que o tipo de administração desenvolvido na América espanhola colaborou para a fragmentação dos seus territórios, enquanto a administração portuguesa, pautada na centralização do poder de Portugal
em sua colônia contribuiu para o tamanho territorial que o Brasil manteve.
- Como era a relação entre os vice-reinados da América espanhola? (Poucos vínculos - senão comerciais - entre si. Cada um deles respondia à Coroa e tinha vida própria. Eram administrados localmente.)
- Qual era a relação entre os vice-reinados e as capitanias? (Elas não eram governadas por eles, eram independentes entre si.)
- Qual a diferença apontada em relação à administração no Brasil? (No Brasil a administração era muito mais centralizada, ou seja,
não havia tantos governos diferentes e independentes.)
Reportagem: Por que o Brasil não se dividiu como as antigas colônias espanholas nas Américas? Fonte: G1. Disponível em:
https://g1.globo.com/mundo/noticia/2018/09/07/por-que-o-brasil-nao-se-dividiu-como-as-antigas-colonias-espanholas-nas-americas.ghtml Acesso em: 6 de março de 2019.
Para saber mais:
Reportagem com a contribuição de três historiadores sobre a formação dos países da América Latina. Disponível em: https://super.abril.com.br/mundo-estranho/por-que-as-terras-da-espanha-na-america-viraram-varios-paises/
Acesso em: 6 de março de 2019.
Problematização
Orientações: A partir de agora os estudantes deverão conhecer melhor a respeito do que significava a centralização política identificada no caso do Brasil. Para isso, promova a leitura e a interpretação dos trechos da Carta de Dom Pedro I ao rei Dom João VI a respeito da Independência do Brasil. Você pode propor aos estudantes as seguintes questões direcionadoras:
- O que Dom João VI falou para Dom Pedro I antes de voltar para Portugal? (Pedro, se o Brasil se separar antes seja para ti que me hás de respeitar do que para algum desses aventureiros.)
- A que Dom João VI estava se referindo com o conselho que deu a Dom Pedro I? (Espera-se que os estudantes façam a relação com o contexto independentista do Brasil (“se separar”) e independência da América Espanhola (“para algum desses aventureiros”), percebendo que o rei
esperava que o filho mantivesse o seu posto no governo brasileiro para que também pudesse continuar sendo respeitado nestas terras.) - D. Pedro relata na carta o apoio do povo brasileiro? (Sim, cita apoio de Pernambuco, sendo proclamado príncipe regente, e diz que não iria se opor à vontade do povo.)
Link para impressão do documento: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/RfnGqq27VYVweB9zJadxrMNTJEWkAzjbuZEa34Z6YKbFkkrNU2YZQRSkQGnv/his8-13und05-carta-de-dom-pedro-i-ao-rei-dom-joao-vi.pdf
Problematização
Orientações: Leiam o trecho da entrevista em que o historiador Richard Graham trata do apoio dos brasileiros mais influentes ao governo de Dom Pedro I e sobre a justificativa para o governo monárquico no Brasil independente (primeira metade do XIX).
Leia o texto com os estudantes e faça as seguintes perguntas direcionadoras:
- O modelo de governo centralizado tinha apoio entre os brasileiros? (Espera-se que os estudantes respondam que a elite brasileira apoiava a continuidade da centralização do governo.)
- Por que a elite buscava legitimidade? (Porque, sem ela, sua autoridade local permanecia relativamente fraca.)
- O que a elite buscava fortalecer com um governo central? (Ela desejava fortalecer a hierarquia porque ela validaria a sua própria posição local predominante.)
Link para a reportagem:
https://g1.globo.com/mundo/noticia/2018/09/07/por-que-o-brasil-nao-se-dividiu-como-as-antigas-colonias-espanholas-nas-americas.ghtml Acesso em: 6 de março de 2019.
Sistematização
Tempo sugerido: 20 minutos.
Orientações: Para expor sobre os conhecimentos desenvolvidos, os estudantes produzirão no fim da aula uma notícia para um jornal fictício chamado de Jornal Imperial, com o tema: “Brasil, um império entre repúblicas na América do Sul (XIX)”.
Espera-se que os estudantes possam expressar sobre as especificidades do processo brasileiro, no qual a Independência culminou em um governo monárquico e um território amplo, comparando com o fato de que as outras ex-colônias latino-americanas tornaram-se repúblicas após seus processos independentistas, com territórios menores. Neste viés, podem ainda considerar sobre pontos positivos e negativos das territorialidades formadas (acesso
ao mar, diversidades de recursos naturais, diversidades culturais, dificuldades de administração etc.).
Passo a passo:
1- Separe a turma em pequenos grupos e distribua a folha de papel onde deverá ser escrita a notícia.
Material para Sistematização - Jornal Imperial: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/23avrnvrnFHk73vv6qf7PUFmWfYxpmX5pK3d4Djt35cKJT5Vjyy2qrwKMrsn/his8-13und05-material-para-sistematizacao-jornal-imperial.pdf
2- Solicite aos grupos que observem o tema sugerido: o tema: “Brasil, um império entre repúblicas na América do Sul (XIX)”. Explique que, para abordá-lo, deverão refletir acerca dos estudos realizados ao longo da aula (características territoriais, administrativas, classes sociais envolvidas etc.). Explique que também poderão traçar novas reflexões, como com relação aos pontos positivos e negativos das territorialidades formadas (acesso ao mar, diversidades
de recursos naturais, diversidades culturais, dificuldades de administração etc.).
3- Solicite que redijam na folha fornecida uma notícia de jornal que exponha tais aprendizados. Diga também que eles deverão criar o título próprio, preencher local de onde escrevem (cidade) e seu nome como repórter responsável.
3- Por último, os grupos poderão apresentar as notícias para a turma e explicar suas escolhas para a reportagem.
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Ferramentas sugeridas
- Essenciais: PDF com documentos de texto, imagens, áudio ou vídeo, com orientações do professor.
- Optativas: Google Sala de Aula, Google Meets, Padlet.
Contexto
Envie o objetivo da aula, a imagem proposta e os questionamentos. Utilize o meio que for mais adequado à sua realidade, por escrito, via e-mail, Whatsapp, Facebook, Google Sala de Aula etc.
Para facilitar a interpretação das fontes pelos estudantes de forma autônoma, algumas questões propostas no plano original foram alteradas ou excluídas, bem como novas questões podem ter sido incluídas neste material. Faça uso dos questionamentos da maneira que considerar mais eficiente para a turma.
Questões para refletirem:
- A qual período da História brasileira o meme se refere?
- Qual país tem o maior território na América do Sul?
- Conforme o título e imagem, qual a forma de governo nos demais países da região?
- Você sabe o que é uma “República”?
Questão para responder:
- O que o meme pretende identificar a respeito do Brasil?
Estabeleça um prazo para que os estudantes reflitam, enviem as respostas e debatam. Eles podem encaminhá-las por escrito, áudios ou vídeos, no próprio grupo da sala.
Problematização
Nesta etapa da aula, você pode propor que os alunos trabalhem agrupados ou individualmente. Para trabalharem agrupados, eles podem se comunicar por Whatsapp, e-mail, Facebook ou qualquer outra ferramenta. O importante é que troquem informações e se auxiliem na análise das fontes. Você pode deixar que se agrupem livremente ou pode dividí-los em duplas, trios ou grupos produtivos, de acordo com seu conhecimento sobre a turma.
Encaminha as fontes da problematização junto com alguns questionamentos para orientar a análise:
Questões para refletirem:
Mapa da América Colonial
- Quantos vice-reinos haviam na América espanhola?
- Quais eram os vice-reinos da América espanhola?
- Quais eram as capitanias existentes na América espanhola?
- Há uma relação entre os nomes das capitanias e vice-reinos com os nomes dos países da América Latina atual?
Trecho da Reportagem
- Como era a relação entre os vice-reinados da América espanhola?
Trechos da carta de D. Pedro I
- O que Dom João VI falou para Dom Pedro I antes de voltar para Portugal?
- A que Dom João VI estava se referindo com o conselho que deu a Dom Pedro I?
Trecho da entrevista com o historiador Richard Graham
- O modelo de governo centralizado tinha apoio entre os brasileiros?
Questões para responderem:
Mapa da América Colonial
- Existe diferença de tamanho do território entre a América portuguesa e a América espanhola?
- Qual seria o papel dos “vice-reinos” e “capitanias”?
Trecho da Reportagem
- Qual era a relação entre os vice-reinados e as capitanias? Qual a diferença apontada em relação à administração no Brasil?
Trechos da carta de D. Pedro I
- D. Pedro relata na carta o apoio do povo brasileiro para se tornar imperador? Dê um exemplo com um trecho da carta.
Trecho da entrevista com o historiador Richard Graham
- Por que a elite buscava legitimidade?
- O que a elite buscava fortalecer com um governo central?
Estabeleça um prazo para que os alunos enviem as respostas aos questionamentos, escritas, através de áudios ou vídeos. Você pode encaminhar pequenos áudios ou vídeos esclarecendo dúvidas, chamando a atenção para informações presentes nas fontes que os alunos possam não ter percebido e acrescentando informações.
Outra possibilidade é agendar um momento síncrono para que os alunos possam compartilhar as respostas com você e com o restante da turma.
Sistematização
Na atividade de sistematização, os alunos podem continuar trabalhando agrupados ou individualmente. Você pode encaminhar o modelo que consta nos materiais e pedir para que se baseiem nele para fazer as reportagens para o Jornal Imperial.
Você também pode propor que gravem as reportagens em forma de áudio ou vídeo, para criarem um jornal de rádio ou tv.
Convite às famílias
Incentive os estudantes a compartilharem as criações com os familiares e amigos através das redes sociais.
Caso haja interesse, as famílias podem assistir aos episódios do documentário História do Brasil por Bóris Fausto, disponíveis no site da Tv Escola, que apresentam de maneira bastante didática, os principais aspectos de todos os períodos da História do Brasil (disponível aqui).
O site Era Virtual disponibiliza visitas virtuais a vários museus brasileiros, o que pode enriquecer muito o aprendizado da História de nosso país (disponível aqui).
Links pra tutoriais sobre as ferramentas propostas neste plano
Google Sala de Aula (como criar e postar atividades).
Google Sala de Aula (como criar uma turma).
Google Drive (como organizar pastas).
Google Meet (como criar uma reunião online).
Padlet (como usar).
Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores de Nova Escola
Professor: Daniele Souza
Mentor: Bianca Silva
Especialista: Sherol dos Santos
Assessor pedagógico: Oldimar Cardoso
Ano: 8º ano do Ensino Fundamental.
Unidade temática: Os processos de Independência nas Américas.
Objeto(s) de conhecimento: Independências na América Espanhola.
Habilidade(s) da BNCC: EF08HI13 Analisar o processo de Independência em diferentes países latino-americanos e comparar as formas de governo neles adotadas.
Palavras-chave: Independência, América espanhola, América portuguesa, monarquia, república, território.