Contexto
Plano de Aula
Plano de aula: A Doutrina do Destino Manifesto e as anexações dos EUA sobre o México, século XIX
Plano 2 de uma sequência de 2 planos. Veja todos os planos sobre EUA e América Latina no século XIX
Sobre este plano
Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você possa se planejar.
Este plano está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF08HI25, de História, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.
Materiais necessários: Para o desenvolvimento da Sistematização desta aula, os alunos deverão produzir um desenho. Para tanto, o professor deverá providenciar: lápis grafite B6 e B2 para desenho (se for possível), lápis de cor, giz de cera, revistas e jornais para recorte, cola branca escolar, régua, tesoura sem ponta e folha A4 para cada aluno.
Para esta aula, os alunos deverão ser organizados em grupos, de no máximo, quatro integrantes. Peça para que se organizem no início da aula, o professor poderá fazer a divisão para dinamizar esta etapa.
Material complementar: Para cada etapa desta aula será disponibilizada uma versão impressa, o professor poderá optar por distribuir uma cópia por grupo, ou de modo individual, como achar mais pertinente.
Abaixo, seguem os links:
Contextualização: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/TAB9sFnwy6HSWnUPW8ReSSsVk27zbFgngPFKDDxt3YMgQtDMD7HrCxg3nURn/his8-25und-contexto.pdf
Problematização: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/zXmK5jPGhBhWBCHw2uGs9sxzAazRdbfQVRmuXq4JaUvEAJsAg7faH45AtFrT/his8-25und-problematizacao.pdf
Sistematização: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/JBrP59PHN3mnzXeCmVq5nMCSCwAJezBZxQzKgNVtsQ3hQHqWMkGUtB829WRG/his8-25und-sistematizacao.pdf
Para você saber mais:
Caso o professor queira se aprofundar nos temas trabalhados nesta aula, sugerimos o acesso aos materiais abaixo:
Sobre a disputa territorial entre México e Estados Unidos. NADDI, Beatriz Walid de Magalhães. BELUCI. Vítor Prevedel.
Fronteira México-Estados Unidos: um panorama geral. Revista InterAção, v. 7, n. 7, jul/dez 2014. p. 7. Disponível em: file:///C:/Users/Usu%C3%A1rio/Desktop/16807-82214-1-PB.pdf Acesso em: 18 de mar. de 2019.
Sobre a Doutrina do Destino Manifesto. FERREIRA, Emerson Benedito. Eleitos por Deus: o Destino Manifesto e o imaginário popular estadunidense do século XIX. Disponível em: http://www.conteudojuridico.com.br/pdf/cj052307.pdf Acesso em: 19 de mar. de 2019.
Destino Manifesto: Trecho extraído de pregações puritanas realizadas em Nova Jersey em 1660. In: Revista Caros Amigos, nº 17, agosto/1998. p.19. In. SAMPAIO, José Henrique Maia. OLÍMPIO, Marise Magalhães. Estados Unidos e o Destino Manifesto. A m e r í n d i a, Volume 2, Número 2/2006, p. 7. Disponível em: http://www.periodicos.ufc.br/amerindia/article/view/1552/1405 Acesso em: 19 de mar. de 2019.
Videoaula Destino Manifesto. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=C5thW5nRe_E Acesso em: 19 de mar. de 2019.
Objetivo
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientações: Apresente o tema aos alunos escrevendo-o no quadro ou lendo-o para a turma. Se estiver fazendo uso de projetor, apresente este slide e faça uma leitura coletiva.
Para você saber mais: Sugerimos que o professor assista ao vídeo indicado e leia os materiais abaixo para maior compreensão acerca da Doutrina do Destino Manifesto.
Sobre a Doutrina do Destino Manifesto. FERREIRA, Emerson Benedito. Eleitos por Deus: o Destino Manifesto e o imaginário popular estadunidense do século XIX. Disponível em: http://www.conteudojuridico.com.br/pdf/cj052307.pdf Acesso em: 19 de mar. de 2019.
Destino Manifesto: Trecho extraído de pregações puritanas realizadas em Nova Jersey em 1660. In: Revista Caros Amigos, nº 17, agosto/1998. p.19. In. SAMPAIO, José Henrique Maia. OLÍMPIO, Marise Magalhães. Estados Unidos e o Destino Manifesto. A m e r í n d i a, Volume 2, Número 2/2006, p. 7. Disponível em: http://www.periodicos.ufc.br/amerindia/article/view/1552/1405 Acesso em: 19 de mar. de 2019.
Videoaula Destino Manifesto. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=C5thW5nRe_E Acesso em: 19 de mar. de 2019.
Contexto
Tempo sugerido: 15 minutos.
Orientações: Apresente os slides desta etapa, com as fontes, aos alunos escrevendos-os no quadro ou lendos-o para a turma. Se estiver fazendo uso de projetor, apresente estes slides e escolha um ou dois alunos para realizar a leitura, em voz alta, para a turma.
O objetivo desta etapa é apresentar a anexação de territórios, antes do México, aos EUA, pelo Tratado de Guadalupe Hidalgo. Desta forma os alunos poderão compreender que no passado o México possuía uma extensão territorial maior e, por meio de interesses dos EUA, houve anexações e disputas destas terras, modificando as fronteiras entre EUA e México.
Peça para que os alunos observem os mapas e, depois, escolha um aluno para realizar a leitura sobre o Tratado de Guadalupe Hidalgo.
A seguir, apresente o slide correspondente à proposta de atividade para a Contextualização.
- Com base na leitura do texto e na observação dos mapas, explique as mudanças na fronteira Estados Unidos e México após o Tratado de Guadalupe Hidalgo. Dê exemplos, de alguma mudança territorial que foi possível observar.
Espera-se que os alunos identifiquem mudanças nas fronteiras entre os países e uma significativa diminuição do território do México diante das anexações feitas pelos EUA. No texto, pode-se identificar os territórios anexados: Califórnia, Arizona, Novo México e Texas, anexados em troca de valores irrisórios.
Para você saber mais:
Caso o professor queira se aprofundar nos temas trabalhados nesta aula, sugerimos o acesso aos materiais abaixo:
Sobre a disputa territorial entre México e Estado Unidos. NADDI, Beatriz Walid de Magalhães. BELUCI. Vítor Prevedel.
Fronteira México-Estados Unidos: um panorama geral. Revista InterAção, v. 7, n. 7, jul/dez 2014. p. 7. Disponível em: file:///C:/Users/Usu%C3%A1rio/Desktop/16807-82214-1-PB.pdf Acesso em: 18 de mar. de 2019.
Sobre a Doutrina do Destino Manifesto. FERREIRA, Emerson Benedito. Eleitos por Deus: o Destino Manifesto e o imaginário popular estadunidense do século XIX. Disponível em: http://www.conteudojuridico.com.br/pdf/cj052307.pdf Acesso em: 19 de mar. de 2019.
Destino Manifesto: Trecho extraído de pregações puritanas realizadas em Nova Jersey em 1660. In: Revista Caros Amigos, nº 17, agosto/1998. p.19. In. SAMPAIO, José Henrique Maia. OLÍMPIO, Marise Magalhães. Estados Unidos e o Destino Manifesto. A m e r í n d i a, Volume 2, Número 2/2006, p. 7. Disponível em: http://www.periodicos.ufc.br/amerindia/article/view/1552/1405 Acesso em: 19 de mar. de 2019.
Videoaula Destino Manifesto. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=C5thW5nRe_E Acesso em: 19 de mar. de 2019.
Contexto
Tempo sugerido: 15 minutos.
Orientações: Apresente os slides desta etapa, com as fontes, aos alunos escrevendos-o no quadro ou lendo-os para a turma. Se estiver fazendo uso de projetor, apresente estes slides e escolha um ou dois alunos para realizar a leitura, em voz alta, para a turma.
O objetivo desta etapa é apresentar as a anexação de territórios, antes do México, aos EUA, pelo Tratado de Guadalupe Hidalgo. Desta forma os alunos poderão compreender que no passado o México possuía uma extensão territorial maior e, por meio de interesses dos EUA, houve anexações e disputas destas terras, modificando as fronteiras entre EUA e México.
Peça para que os alunos observem os mapas e depois escolha um aluno para realizar a leitura sobre o Tratado de Guadalupe Hidalgo.
A seguir, apresente o slide correspondente à proposta de atividade para a Contextualização.
- Com base na leitura dos textos e a observação dos mapas, explique as mudanças na fronteira Estados Unidos e México após o Tratado de Guadalupe Hidalgo. Dê exemplos, de alguma mudança territorial que foi possível observar.
Espera-se que os alunos identifiquem mudanças nas fronteiras entre os países e uma significativa diminuição do território do México diante das anexações feitas pelos EUA. No texto, pode-se identificar os territórios anexados: Califórnia, Arizona, Novo México e Texas, anexados em troca de valores irrisórios.
- Com base na análise das fontes, explique se o Tratado de Guadalupe-Hidalgo em 1848 ocorreu de forma pacífica e quais partes obtiveram vantagem ou desvantagem?
Espera-se que os alunos compreendam que o Tratado de Guadalupe Hidalgo foi resultado de um conflito bélico (guerra), entre os EUA e o México, sobretudo pelo interesse estadunidense sobre o território mexicano. Desta maneira, tal tratado pode ser identificado pelos alunos enquanto uma atitude de imposição imperialista dos EUA sobre o México.
Para você saber mais:
Caso o professor queira se aprofundar nos temas trabalhados nesta aula, sugerimos o acesso aos materiais abaixo:
Sobre a disputa territorial entre México e Estados Unidos. NADDI, Beatriz Walid de Magalhães. BELUCI. Vítor Prevedel.
Fronteira México-Estados Unidos: um panorama geral. Revista InterAção, v. 7, n. 7, jul/dez 2014. p. 7. Disponível em: file:///C:/Users/Usu%C3%A1rio/Desktop/16807-82214-1-PB.pdf Acesso em: 18 de mar. de 2019.
Sobre a Doutrina do Destino Manifesto. FERREIRA, Emerson Benedito. Eleitos por Deus: o Destino Manifesto e o imaginário popular estadunidense do século XIX. Disponível em: http://www.conteudojuridico.com.br/pdf/cj052307.pdf Acesso em: 19 de mar. de 2019.
Destino Manifesto: Trecho extraído de pregações puritanas realizadas em Nova Jersey em 1660. In: Revista Caros Amigos, nº 17, agosto/1998. p.19. In. SAMPAIO, José Henrique Maia. OLÍMPIO, Marise Magalhães. Estados Unidos e o Destino Manifesto. A m e r í n d i a, Volume 2, Número 2/2006, p. 7. Disponível em: http://www.periodicos.ufc.br/amerindia/article/view/1552/1405 Acesso em: 19 de mar. de 2019.
Videoaula Destino Manifesto. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=C5thW5nRe_E Acesso em: 19 de mar. de 2019.
Contexto
Tempo sugerido: 15 minutos.
Orientações: Apresente os slides desta etapa, com as fontes, aos alunos escrevendo-os no quadro ou lendo-so para a turma. Se estiver fazendo uso de projetor, apresente estes slides e escolha um ou dois alunos para realizar a leitura, em voz alta, para a turma.
O objetivo desta etapa é apresentar a anexação de territórios, antes do México, aos EUA, pelo Tratado de Guadalupe Hidalgo. Desta forma os alunos poderão compreender que no passado o México possuía uma extensão territorial maior e, por meio de interesses dos EUA, houve anexações e disputas destas terras, modificando as fronteiras entre EUA e México.
Peça para que os alunos observem os mapas e depois escolha um aluno para realizar a leitura sobre o Tratado de Guadalupe Hidalgo.
A seguir, apresente o slide correspondente à proposta de atividade para a Contextualização.
- Com base na leitura dos textos e na observação dos mapas, explique as mudanças na fronteira Estados Unidos e Médico após o Tratado de Guadalupe Hidalgo. Dê exemplos, de alguma mudança territorial que foi possível observar.
Espera-se que os alunos identifiquem mudanças nas fronteiras entre os países e uma significativa diminuição do território do México diante das anexações feitas pelos EUA. No texto, pode-se identificar os territórios anexados: Califórnia, Arizona, Novo México e Texas, anexados em troca de valores irrisórios.
- Com base na análise das fontes, explique se o Tratado de Guadalupe Hidalgo em 1848 ocorreu de forma pacífica e quais partes obtiveram vantagem ou desvantagem?
Espera-se que os alunos compreendam que o Tratado de Guadalupe Hidalgo foi resultado de um conflito bélico (guerra), entre os EUA e o México, sobretudo pelo interesse estadunidense sobre o território mexicano. Desta maneira, tal tratado pode ser identificado pelos alunos enquanto uma atitude de imposição imperialista dos EUA sobre o México.
Para você saber mais:
Caso o professor queira se aprofundar nos temas trabalhados nesta aula, sugerimos o acesso aos materiais abaixo:
Sobre a disputa territorial entre México e Estados Unidos. NADDI, Beatriz Walid de Magalhães. BELUCI. Vítor Prevedel.
Fronteira México-Estados Unidos: um panorama geral. Revista InterAção, v. 7, n. 7, jul/dez 2014. p. 7. Disponível em: file:///C:/Users/Usu%C3%A1rio/Desktop/16807-82214-1-PB.pdf Acesso em: 18 de mar. de 2019.
Sobre a Doutrina do Destino Manifesto. FERREIRA, Emerson Benedito. Eleitos por Deus: o Destino Manifesto e o imaginário popular estadunidense do século XIX. Disponível em: http://www.conteudojuridico.com.br/pdf/cj052307.pdf Acesso em: 19 de mar. de 2019.
Destino Manifesto: Trecho extraído de pregações puritanas realizadas em Nova Jersey em 1660. In: Revista Caros Amigos, nº 17, agosto/1998. p.19. In. SAMPAIO, José Henrique Maia. OLÍMPIO, Marise Magalhães. Estados Unidos e o Destino Manifesto. A m e r í n d i a, Volume 2, Número 2/2006, p. 7. Disponível em: http://www.periodicos.ufc.br/amerindia/article/view/1552/1405 Acesso em: 19 de mar. de 2019.
Videoaula Destino Manifesto. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=C5thW5nRe_E Acesso em: 19 de mar. de 2019.
Contexto
Tempo sugerido: 15 minutos.
Orientações: Apresente os slides desta etapa, com as fontes, aos alunos escrevendo-os no quadro ou lendo-os para a turma. Se estiver fazendo uso de projetor, apresente estes slides e escolha um ou dois alunos para realizar a leitura, em voz alta, para a turma.
O objetivo desta etapa é apresentar as a anexação de territórios, antes do México, aos EUA, pelo Tratado de Guadalupe Hidalgo. Desta forma os alunos poderão compreender que no passado o México possuía uma extensão territorial maior e, por meio de interesses dos EUA, houve anexações e disputas destas terras, modificando as fronteiras entre EUA e México.
Peça para que os alunos observem os mapas e depois escolha um aluno para realizar a leitura sobre o Tratado de Guadalupe Hidalgo.
A seguir, apresente o slide correspondente à proposta de atividade para a Contextualização.
- Com base na leitura dos textos e a observação dos mapas, explique as mudanças na fronteira Estados Unidos e México após o Tratado de Guadalupe Hidalgo. Dê exemplos, de alguma mudança territorial que foi possível observar.
Espera-se que os alunos identifiquem mudanças nas fronteiras entre os países e uma significativa diminuição do território do México, frente as anexações feitas pelos EUA. No texto, pode-se identificar os territórios anexados: Califórnia, Arizona, Novo México e Texas, anexados em troca de valores irrisórios.
- Com base na análise das fontes, explique se o Tratado de Guadalupe Hidalgo em 1848 ocorreu de forma pacífica e quais partes obtiveram vantagem ou desvantagem?
Espera-se que os alunos compreendam que o Tratado de Guadalupe Hidalgo foi resultado de um conflito bélico (guerra), entre os EUA e o México, sobretudo pelo interesse estadunidense sobre o território mexicano. Desta maneira, tal tratado pode ser identificado pelos alunos enquanto uma atitude de imposição imperialista dos EUA sobre o México.
Para você saber mais:
Caso o professor queira se aprofundar nos temas trabalhados nesta aula, sugerimos o acesso aos materiais abaixo:
Sobre a disputa territorial entre México e Estados Unidos. NADDI, Beatriz Walid de Magalhães. BELUCI. Vítor Prevedel.
Fronteira México-Estados Unidos: um panorama geral. Revista InterAção, v. 7, n. 7, jul/dez 2014. p. 7. Disponível em: file:///C:/Users/Usu%C3%A1rio/Desktop/16807-82214-1-PB.pdf Acesso em: 18 de mar. de 2019.
Sobre a Doutrina do Destino Manifesto. FERREIRA, Emerson Benedito. Eleitos por Deus: o Destino Manifesto e o imaginário popular estadunidense do século XIX. Disponível em: http://www.conteudojuridico.com.br/pdf/cj052307.pdf Acesso em: 19 de mar. de 2019.
Destino Manifesto: Trecho extraído de pregações puritanas realizadas em Nova Jersey em 1660. In: Revista Caros Amigos, nº 17, agosto/1998. p.19. In. SAMPAIO, José Henrique Maia. OLÍMPIO, Marise Magalhães. Estados Unidos e o Destino Manifesto. A m e r í n d i a, Volume 2, Número 2/2006, p. 7. Disponível em: http://www.periodicos.ufc.br/amerindia/article/view/1552/1405 Acesso em: 19 de mar. de 2019.
Videoaula Destino Manifesto. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=C5thW5nRe_E Acesso em: 19 de mar. de 2019.
Contexto
Tempo sugerido: 15 minutos.
Orientações: Apresente os slides desta etapa, com as fontes, aos alunos escrevendo-os no quadro ou lendo-os para a turma. Se estiver fazendo uso de projetor, apresente estes slides e escolha um ou dois alunos para realizar a leitura, em voz alta, para a turma.
O objetivo desta etapa é apresentar as a anexação de territórios, antes do México, aos EUA, pelo Tratado de Guadalupe Hidalgo. Desta forma os alunos poderão compreender que no passado o México possuía uma extensão territorial maior e, por meio de interesses dos EUA, houve anexações e disputas destas terras, modificando as fronteiras entre EUA e México.
Peça para que os alunos observem os mapas e depois escolha um aluno para realizar a leitura sobre o Tratado de Guadalupe Hidalgo.
A seguir, apresente o slide correspondente à proposta de atividade para a Contextualização.
- Com base na leitura dos textos e na observação dos mapas, explique as mudanças na fronteira Estados Unidos e México após o Tratado de Guadalupe Hidalgo. Dê exemplos, de alguma mudança territorial que foi possível observar.
Espera-se que os alunos identifiquem mudanças nas fronteiras entre os países e uma significativa diminuição do território do México, diante das anexações feitas pelos EUA. No texto, pode-se identificar os territórios anexados: Califórnia, Arizona, Novo México e Texas, anexados em troca de valores irrisórios.
- Com base na análise das fontes, explique se o Tratado de Guadalupe Hidalgo em 1848 ocorreu de forma pacífica e quais partes obtiveram vantagem ou desvantagem?
Espera-se que os alunos compreendam que o Tratado de Guadalupe Hidalgo foi resultado de um conflito bélico (guerra) entre os EUA e o México, sobretudo pelo interesse estadunidense sobre o território mexicano. Desta maneira, tal tratado pode ser identificado pelos alunos enquanto uma atitude de imposição imperialista dos EUA sobre o México.
Para você saber mais:
Caso o professor queira se aprofundar nos temas trabalhados nesta aula, sugerimos o acesso aos materiais abaixo:
Sobre a disputa territorial entre México e Estado Unidos. NADDI,Beatriz Walid de Magalhães. BELUCI. Vítor Prevedel.
Fronteira México-Estados Unidos: um panorama geral. Revista InterAção, v. 7, n. 7, jul/dez 2014. p. 7. Disponível em: file:///C:/Users/Usu%C3%A1rio/Desktop/16807-82214-1-PB.pdf Acesso em: 18 de mar. de 2019.
Sobre a Doutrina do Destino Manifesto. FERREIRA, Emerson Benedito. Eleitos por Deus: o Destino Manifesto e o imaginário popular estadunidense do século XIX. Disponível em: http://www.conteudojuridico.com.br/pdf/cj052307.pdf Acesso em: 19 de mar. de 2019.
Destino Manifesto: Trecho extraído de pregações puritanas realizadas em Nova Jersey em 1660. In: Revista Caros Amigos, nº 17, agosto/1998. p.19. In. SAMPAIO, José Henrique Maia. OLÍMPIO, Marise Magalhães. Estados Unidos e o Destino Manifesto. A m e r í n d i a, Volume 2, Número 2/2006, p. 7. Disponível em: http://www.periodicos.ufc.br/amerindia/article/view/1552/1405 Acesso em: 19 de mar. de 2019.
Videoaula Destino Manifesto. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=C5thW5nRe_E Acesso em: 19 de mar. de 2019.
Contexto
Tempo sugerido: 15 minutos.
Orientações: Apresente os slides desta etapa, com as fontes, aos alunos escrevendo-os no quadro ou lendo-os para a turma. Se estiver fazendo uso de projetor, apresente estes slides e escolha um ou dois alunos para realizar a leitura, em voz alta, para a turma.
O objetivo desta etapa é apresentar a anexação de territórios, antes do México, aos EUA, pelo Tratado de Guadalupe Hidalgo. Desta forma os alunos poderão compreender que no passado o México possuía uma extensão territorial maior e, por meio de interesses dos EUA, houve anexações e disputas destas terras, modificando as fronteiras entre EUA e México.
Peça para que os alunos observem os mapas e depois escolha um aluno para realizar a leitura sobre o Tratado de Guadalupe Hidalgo.
A seguir, apresente o slide correspondente à proposta de atividade para a Contextualização.
- Com base na leitura do texto e na observação dos mapas, explique as mudanças na fronteira Estados Unidos e México após o Tratado de Guadalupe Hidalgo. Dê exemplos, de alguma mudança territorial que foi possível observar.
Espera-se que os alunos identifiquem mudanças nas fronteiras entre os países e uma significativa diminuição do território do México diante das anexações feitas pelos EUA. No texto, pode-se identificar os territórios anexados: Califórnia, Arizona, Novo México e Texas, anexados em troca de valores irrisórios.
Para você saber mais:
Caso o professor queira se aprofundar nos temas trabalhados nesta aula, sugerimos o acesso aos materiais abaixo:
Sobre a disputa territorial entre México e Estados Unidos. NADDI, Beatriz Walid de Magalhães. BELUCI. Vítor Prevedel.
Fronteira México-Estados Unidos: um panorama geral. Revista InterAção, v. 7, n. 7, jul/dez 2014. p. 7. Disponível em: file:///C:/Users/Usu%C3%A1rio/Desktop/16807-82214-1-PB.pdf Acesso em: 18 de mar. de 2019.
Sobre a Doutrina do Destino Manifesto. FERREIRA, Emerson Benedito. Eleitos por Deus: o Destino Manifesto e o imaginário popular estadunidense do século XIX. Disponível em: http://www.conteudojuridico.com.br/pdf/cj052307.pdf Acesso em: 19 de mar. de 2019.
Destino Manifesto: Trecho extraído de pregações puritanas realizadas em Nova Jersey em 1660. In: Revista Caros Amigos, nº 17, agosto/1998. p.19. In. SAMPAIO, José Henrique Maia. OLÍMPIO, Marise Magalhães. Estados Unidos e o Destino Manifesto. A m e r í n d i a, Volume 2, Número 2/2006, p. 7. Disponível em: http://www.periodicos.ufc.br/amerindia/article/view/1552/1405 Acesso em: 19 de mar. de 2019.
Videoaula Destino Manifesto. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=C5thW5nRe_E Acesso em: 19 de mar. de 2019.
Problematização
Tempo sugerido: 15 minutos.
Orientações: Apresente os slides desta etapa, com as fontes, aos alunos escrevendo-os no quadro ou lendo-os para a turma. Se estiver fazendo uso de projetor, apresente estes slides e escolha um ou dois alunos para realizar a leitura, em voz alta, para a turma.
O objetivo desta etapa é de apresentar o conceito da Doutrina do Destino Manifesto, bem como interpretação da obra Progresso americano, que personifica a ideia do direito à expansão do povo estadunidense. É importante que os alunos entendam que tais elementos são justificados pelo discurso sagrado e o povo estadunidense é colocado como tal. Desta maneira, toda prática de expansionismo passou a ser justificada como algo legítimo, independentemente das consequências a ela atribuída.
Como proposta de Problematização:
Qual a relação da Doutrina do Destino Manifesto com a pintura Progresso americano, de John Cash, 1872?
Espera-se que os alunos façam a relação do Destino Manifesto enquanto uma doutrina de cunho religioso/sagrado que legitima as ações expansionistas dos EUA.
Para você saber mais:
Caso o professor queira se aprofundar nos temas trabalhados nesta aula, sugerimos o acesso aos materiais abaixo:
Sobre a disputa territorial entre México e Estados Unidos. NADDI, Beatriz Walid de Magalhães. BELUCI. Vítor Prevedel.
Fronteira México-Estados Unidos: um panorama geral. Revista InterAção, v. 7, n. 7, jul/dez 2014. p. 7. Disponível em: file:///C:/Users/Usu%C3%A1rio/Desktop/16807-82214-1-PB.pdf Acesso em: 18 de mar. de 2019.
Sobre a Doutrina do Destino Manifesto. FERREIRA, Emerson Benedito. Eleitos por Deus: o Destino Manifesto e o imaginário popular estadunidense do século XIX. Disponível em: http://www.conteudojuridico.com.br/pdf/cj052307.pdf Acesso em: 19 de mar. de 2019.
Destino Manifesto: Trecho extraído de pregações puritanas realizadas em Nova Jersey em 1660. In: Revista Caros Amigos, nº 17, agosto/1998. p.19. In. SAMPAIO, José Henrique Maia. OLÍMPIO, Marise Magalhães. Estados Unidos e o Destino Manifesto. A m e r í n d i a, Volume 2, Número 2/2006, p. 7. Disponível em: http://www.periodicos.ufc.br/amerindia/article/view/1552/1405 Acesso em: 19 de mar. de 2019.
Videoaula Destino Manifesto. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=C5thW5nRe_E Acesso em: 19 de mar. de 2019.
Problematização
Tempo sugerido: 15 minutos.
Orientações: Apresente os slides desta etapa, com as fontes, aos alunos escrevendo-os no quadro ou lendo-os para a turma. Se estiver fazendo uso de projetor, apresente estes slides e escolha um ou dois alunos para realizar a leitura, em voz alta, para a turma.
O objetivo desta etapa é de apresentar o conceito da Doutrina do Destino Manifesto bem como interpretação da obra Progresso americano, que personifica a ideia do direito à expansão do povo estadunidense. É importante que os alunos entendam que tais elementos são justificados pelo discurso sagrado e o povo estadunidense é colocado como tal. Desta maneira, toda prática de expansionismo passou a ser justificada como algo legítimo, independentemente das consequências a ela atribuída.
Como proposta de Problematização:
Qual a relação da Doutrina do Destino Manifesto com a pintura Progresso americano, de John Cash, 1872?
Espera-se que os alunos façam a relação do Destino Manifesto enquanto uma doutrina de cunho religioso/sagrado que legitima as ações expansionistas dos EUA.
Para você saber mais:
Caso o professor queira se aprofundar nos temas trabalhados nesta aula, sugerimos o acesso aos materiais abaixo:
Sobre a disputa territorial entre México e Estados Unidos. NADDI, Beatriz Walid de Magalhães. BELUCI. Vítor Prevedel.
Fronteira México-Estados Unidos: um panorama geral. Revista InterAção, v. 7, n. 7, jul/dez 2014. p. 7. Disponível em: file:///C:/Users/Usu%C3%A1rio/Desktop/16807-82214-1-PB.pdf Acesso em: 18 de mar. de 2019.
Sobre a Doutrina do Destino Manifesto. FERREIRA, Emerson Benedito. Eleitos por Deus: o Destino Manifesto e o imaginário popular estadunidense do século XIX. Disponível em: http://www.conteudojuridico.com.br/pdf/cj052307.pdf Acesso em: 19 de mar. de 2019.
Destino Manifesto: Trecho extraído de pregações puritanas realizadas em Nova Jersey em 1660. In: Revista Caros Amigos, nº 17, agosto/1998. p.19. In. SAMPAIO, José Henrique Maia. OLÍMPIO, Marise Magalhães. Estados Unidos e o Destino Manifesto. A m e r í n d i a, Volume 2, Número 2/2006, p. 7. Disponível em: http://www.periodicos.ufc.br/amerindia/article/view/1552/1405 Acesso em: 19 de mar. de 2019.
Videoaula Destino Manifesto. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=C5thW5nRe_E Acesso em: 19 de mar. de 2019.
Problematização
Tempo sugerido: 15 minutos.
Orientações: Apresente os slides desta etapa, com as fontes, aos alunos escrevendo-os no quadro ou lendo-os para a turma. Se estiver fazendo uso de projetor, apresente estes slides e escolha um ou dois alunos para realizar a leitura, em voz alta, para a turma.
O objetivo desta etapa é apresentar o conceito da Doutrina do Destino Manifesto bem como interpretação da obra Progresso americano, que personifica a ideia do direito à expansão do povo estadunidense. É importante que os alunos entendam que tais elementos são justificados pelo discurso sagrado e o povo estadunidense é colocado como tal. Desta maneira, toda prática de expansionismo passou a ser justificada como algo legítimo, independentemente das consequências a ela atribuída.
Como proposta de Problematização:
Qual a relação da Doutrina do Destino Manifesto com a pintura Progresso americano, de John Cash?
Espera-se que os alunos façam a relação do Destino Manifesto enquanto uma doutrina de cunho religioso/sagrado que legitima as ações expansionistas dos EUA.
Para você saber mais:
Caso o professor queira se aprofundar nos temas trabalhados nesta aula, sugerimos o acesso aos materiais abaixo:
Sobre a disputa territorial entre México e Estados Unidos. NADDI, Beatriz Walid de Magalhães. BELUCI. Vítor Prevedel.
Fronteira México-Estados Unidos: um panorama geral. Revista InterAção, v. 7, n. 7, jul/dez 2014. p. 7. Disponível em: file:///C:/Users/Usu%C3%A1rio/Desktop/16807-82214-1-PB.pdf Acesso em: 18 de mar. de 2019.
Sobre a Doutrina do Destino Manifesto. FERREIRA, Emerson Benedito. Eleitos por Deus: o Destino Manifesto e o imaginário popular estadunidense do século XIX. Disponível em: http://www.conteudojuridico.com.br/pdf/cj052307.pdf Acesso em: 19 de mar. de 2019.
Destino Manifesto: Trecho extraído de pregações puritanas realizadas em Nova Jersey em 1660. In: Revista Caros Amigos, nº 17, agosto/1998. p.19. In. SAMPAIO, José Henrique Maia. OLÍMPIO, Marise Magalhães. Estados Unidos e o Destino Manifesto. A m e r í n d i a, Volume 2, Número 2/2006, p. 7. Disponível em: http://www.periodicos.ufc.br/amerindia/article/view/1552/1405 Acesso em: 19 de mar. de 2019.
Videoaula Destino Manifesto. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=C5thW5nRe_E Acesso em: 19 de mar. de 2019.
Sistematização
Tempo sugerido: 18 minutos.
Orientações: Apresente os slides desta etapa, com as fontes, aos alunos escrevendo-os no quadro ou lendo-os para a turma. Se estiver fazendo uso de projetor, apresente estes slides e escolha um ou dois alunos para realizar a leitura, em voz alta, para a turma.
A Sistematização desta aula consiste na elaboração de um desenho, onde cada aluno deverá produzir o seu. A atividade deve se basear na obra Progresso americano, de John Cash (apresentada na etapa de Problematização desta aula). Desta forma, os alunos deverão fazer um desenho que represente o contexto do Tratado de Guadalupe Hidalgo, é importante destacar aos alunos que a História é uma ciência que deve avaliar diferentes discursos de um mesmo acontecimento. Se, de um lado, a ideia de progresso dos EUA foi perpetuada em pinturas, os alunos deverão representar uma análise crítica do contexto de anexação dos territórios mexicanos pelos EUA.
No final, os alunos poderão expor seus desenhos, as atividades poderão ser expostas em um mural de grande circulação na escola, onde os demais alunos possam ver.
Para o desenvolvimento da Sistematização desta aula, os alunos deverão produzir um desenho. Para tanto, o professor deverá providenciar: lápis grafite B6 e B2 para desenho (se for possível), lápis de cor, giz de cera, revistas e jornais para recorte, cola branca escolar, régua, tesoura sem ponta e folha A4 para cada aluno.
Como adequar à sua realidade: Se necessário, entregue o material impresso, sobre esta etapa, disponível em: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/JBrP59PHN3mnzXeCmVq5nMCSCwAJezBZxQzKgNVtsQ3hQHqWMkGUtB829WRG/his8-25und-sistematizacao.pdf
Para você saber mais:
Caso o professor queira se aprofundar nos temas trabalhados nesta aula, sugerimos o acesso aos materiais abaixo:
Sobre a disputa territorial entre México e Estados Unidos. NADDI, Beatriz Walid de Magalhães. BELUCI. Vítor Prevedel.
Fronteira México-Estados Unidos: um panorama geral. Revista InterAção, v. 7, n. 7, jul/dez 2014. p. 7. Disponível em: file:///C:/Users/Usu%C3%A1rio/Desktop/16807-82214-1-PB.pdf Acesso em: 18 de mar. de 2019.
Sobre a Doutrina do Destino Manifesto. FERREIRA, Emerson Benedito. Eleitos por Deus: o Destino Manifesto e o imaginário popular estadunidense do século XIX. Disponível em: http://www.conteudojuridico.com.br/pdf/cj052307.pdf Acesso em: 19 de mar. de 2019.
Destino Manifesto: Trecho extraído de pregações puritanas realizadas em Nova Jersey em 1660. In: Revista Caros Amigos, nº 17, agosto/1998. p.19. In. SAMPAIO, José Henrique Maia. OLÍMPIO, Marise Magalhães. Estados Unidos e o Destino Manifesto. A m e r í n d i a, Volume 2, Número 2/2006, p. 7. Disponível em: http://www.periodicos.ufc.br/amerindia/article/view/1552/1405 Acesso em: 19 de mar. de 2019.
Videoaula Destino Manifesto. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=C5thW5nRe_E Acesso em: 19 de mar. de 2019.
Materiais complementares
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Ferramentas sugeridas
- Essenciais: PDF com documentos de texto, imagem, áudio ou vídeo com orientações do professor.
- Optativas: Google Sala de Aula, Google Drive, Google Meet, Padlet.
Contexto
Nesta aula você pode propor que os alunos trabalhem agrupados ou individualmente. Para trabalharem agrupados, podem se comunicar por meio de Whatsapp, e-mail, Facebook ou qualquer outra ferramenta. O importante é que troquem informações e se auxiliem na análise das fontes. Você pode deixar que se agrupem livremente ou pode separá-los em duplas, trios ou grupos produtivos, de acordo com o seu conhecimento sobre a turma.
Encaminhe o objetivo da aula, o documento do contexto com as fontes propostas e alguns questionamentos. Utilize a ferramenta que considerar mais acessível: e-mail, WhatsApp, Google Sala de Aula ou outro meio de comunicação.
Para facilitar a interpretação das fontes pelos estudantes de forma autônoma, algumas questões propostas no plano original podem ter sido alteradas ou excluídas, e novas incluídas neste material. Faça uso dos questionamentos da maneira que considerar mais eficiente para a turma.
- O que foi o Tratado de Guadalupe Hidalgo? Quais países estavam envolvidos neste tratado? Ele foi vantajoso para algum dos países? Por quê?
- Quais mudanças ocorreram na fronteira entre Estados Unidos e o México após a assinatura do Tratado de Guadalupe Hidalgo em 1848? Dê exemplos dos territórios que que passaram de um país para outro.
- De acordo com o segundo texto, a assinatura do Tratado de Guadalupe Hidalgo em 1848 ocorreu de forma pacífica? Por quê?
- Com base na análise das fontes, a expansão dos EUA sobre o território mexicano ocorreu de forma pacífica? Justifique.
Peça para que os alunos reflitam sobre as questões, discutam com os colegas e respondam. Eles podem fazer isso no próprio grupo da sala, escrevendo ou mandando pequenos áudios ou vídeos. Se estiverem trabalhando individualmente, peça para que reflitam ou discutam com os familiares e respondam. Você pode encaminhar um pequeno áudio, vídeo ou texto esclarecendo dúvidas e acrescentando informações que achar necessárias.
Problematização
Nesta etapa da aula os alunos podem continuar trabalhando agrupados ou individualmente. Encaminhe o documento da problematização com as fontes propostas e alguns questionamentos. Você pode propor que façam uma breve pesquisa sobre os telégrafos, enviar o link para o site ou a captura (print) da tela do site Britannica Escola, para que os alunos possam compreender o significado de progresso da pintura (disponível aqui).
- Quem é Colúmbia, a mulher angelical representada na pintura de John Cash?
- O que é um telégrafo e qual era a importância dele no século XIX? O que pode significar o fato de Colúmbia ir prendendo cabos de telégrafo por onde passa?
- Que relação pode haver entre o telégrafo e a noção de civilização dos colonizadores?
O significado da Doutrina do Destino Manifesto está explicado no trecho das pregações puritanas realizadas em New Jersey (cidade no norte dos EUA, próximo a Nova York) em 1660. Com base nele, responda.
- O que dizem essas pregações sobre a América e sobre os colonizadores?
- Quem é o povo eleito, segundo as pregações?
- Qual poderia ser a visão destes colonizadores sobre os povos indígenas que já viviam na América antes de os colonizadores europeus chegarem?
- Qual a relação da Doutrina do Destino Manifesto com a pintura Progresso americano, de John Cash, 1872?
Estabeleça um prazo para que os alunos possam debater e responder aos questionamentos. Você pode encaminhar pequenos textos, áudios ou vídeos esclarecendo dúvidas, chamando a atenção para informações presentes nas fontes que possam não ter percebido e acrescentando outras sobre o contexto das fontes.
Outra possibilidade é agendar um momento síncrono para que os alunos possam compartilhar as respostas com você e com o restante da turma.
Sistematização
Nesta etapa, os alunos podem continuar trabalhando agrupados ou individualmente. Eles podem fazer os desenhos representando a Doutrina do Destino Manifesto nos cadernos e enviar fotos.
Você pode criar um mural no Padlet para que os alunos postem os desenhos ou eles podem enviá-los por Whatsapp, Facebook ou Google Sala de Aula. De qualquer forma, incentive-os a compartilharem as produções com os colegas e comentarem as produções uns dos outros.
Convite às famílias
Incentive os estudantes a compartilharem as criações com familiares e amigos através das redes sociais.
O canal Invenções na História no Youtube tem um vídeo que conta um pouco sobre a invenção do telégrafo e do código Morse, que pode ser uma atividade interessante para as famílias fazerem juntas (disponível aqui).
Tutoriais sobre as ferramentas propostas neste plano
Google Sala de Aula (como criar e postar atividades):disponível aqui.
Google Sala de Aula (como criar uma turma): disponível aqui.
Google Drive (como organizar pastas): disponível aqui.
Google Meet (como criar uma reunião online): disponível aqui.
Padlet (como usar): disponível aqui.
Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores de Nova Escola
Professor: Daniela de Moraes
Mentor: Aleteia Silva
Especialista: Sherol dos Santos
Assessor pedagógico: Oldimar Cardoso
Ano: 8º ano do Ensino Fundamental.
Unidade temática: Configurações do mundo no século XIX.
Objeto(s) de conhecimento: Os Estados Unidos da América e a América Latina no século XIX.
Habilidade(s) da BNCC: EF08HI25 Caracterizar e contextualizar aspectos das relações entre os Estados Unidos da América e a América Latina no século XIX.
Palavras-chave: EUA, México, Tratado de Guadalupe Hidalgo, Doutrina Destino Manifesto, anexações.