Imagem para uso na Contextualização
Plano de Aula
Plano de aula: Doutrina Monroe: a América para os americanos
Plano 2 de uma sequência de 3 planos. Veja todos os planos sobre Pan-americanismo
Sobre este plano
Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você possa se planejar.
Este plano está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF08HI09, de História, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, observe que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.
Materiais necessários: Para desenvolver esta aula você irá necessitar de data show (caso houver) e impressões.
Material complementar:
Material para a Contextualização
Imagem para uso na Contextualização. Link:
Trecho de Reportagem para uso na Contextualização. Link: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/VUmZRSVUh2V9Xye9GsRJkFEFQDrFK5WzXWSXnh7dSWEPs78NPq3Jspq9MN4f/his8-09und02-trecho-de-reportagem-para-uso-na-contextualizacao.pdf
Material para a Problematização
Imagem para uso na Problematização - Imagem 1. Link: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/DWq9hDTwxzM5jCvnYYHpq554UKUCz4BU53SJWWWgbbHrPMh8uBnntDq5Zvah/his8-09und02-imagem-para-uso-na-problematizacao-imagem-01.pdf
Texto para uso na Problematização. Link: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/Q5NVPrerHUjt3QPxxUNyNVdrVSNYMdcvPgXz33nqd6RjU6ZHBtA4KEZ4wUXP/his8-09und02-texto-para-uso-na-problematizacao.pdf
Objetivo
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientações: Exponha para os alunos o objetivo da aula. Para isso faça uso do projetor, escreva no quadro ou leia o enunciado.
Contexto
Tempo sugerido: 15 minutos.
Orientações: Imprima para os alunos a imagem deste slide. Em seguida, peça para que eles observem a imagem com bastante atenção e reflitam sobre a mesma. Após este momento, faça algumas questões aos alunos com o intuito de iniciar um debate a respeito do tema.
Sugestão de questões:
- O que vocês observam na imagem? (A imagem retrata uma divisão, um muro entre México e EUA.)
- O que mais chama sua atenção na imagem? (Espera-se que eles relatem que é a questão do muro dividindo ambos os países, porém alguns alunos ainda podem apresentar dificuldades em reconhecer o elemento que se encontra no meio da imagem como um muro. Caso isso aconteça, respeite o tempo de aprendizagem de cada aluno e ajude-os a chegar a observação esperada.)
- Qual deve ser o objetivo deste muro neste local? (Espera-se que eles entendam que a ideia da construção de um muro é separar, no caso da imagem, os EUA do México.)
- O que este muro pode significar? (Muitas respostas podem surgir neste momento, mas seria interessante que os alunos conseguissem entender que neste caso ele significa segregação de um povo em relação ao outro.)
- O que poderia ter motivado a construção deste muro? (Como a questão da construção do muro que divide os EUA do México está bem forte na atualidade, talvez os alunos possam dizer que são questões políticas, de imigração, entre outras.)
Outras questões podem surgir ao longo da discussão. Aproveite todas as oportunidades para fomentar a construção do conhecimento de forma coletiva. Ao terminar, siga para o próximo slide.
Para saber mais: A respeito dos muros que dividem Estados Unidos e México ao longo das últimas gestões governamentais (Trump, Barack Obama, George W. Bush e Bill Clinton), recomendamos o documentário: Especial Um mundo de muros: México e Estados Unidos. Fonte: TV Folha. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=s6-UB4SiB8I&vl=pt Acesso em: 15 de março de 2019.
Contexto
Orientações: Distribua para os alunos o trecho de uma reportagem da Agência Brasil sobre a posse do presidente dos Estados Unidos,
Donald Trump. O material está disponível no link: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/VUmZRSVUh2V9Xye9GsRJkFEFQDrFK5WzXWSXnh7dSWEPs78NPq3Jspq9MN4f/his8-09und02-trecho-de-reportagem-para-uso-na-contextualizacao.pdf. Caso não consiga imprimir, você pode reproduzir o texto no quadro.
Primeiramente peça aos alunos que façam uma leitura individual e que ao terminar sinalizem para que você possa escolher um aluno para realizá-la para toda a classe. Você pode fazer este momento de várias formas. A sugestão é que você espere o aluno finalizar a leitura e comece o debate ou vai realizando pausas ao longo da leitura e discutindo com os alunos os pontos principais do documento. Para colaborar no processo de discussão do documento, seguem algumas sugestões de questões a ser feitas aos alunos.
- Qual o assunto abordado no documento? (Provavelmente os alunos irão identificar como assunto principal do texto a posse do presidente dos Estados Unidos. Porém o conteúdo do material vai além de discutir como foi o dia que Donald Trump assumiu a Casa Branca. Desta forma, incentive os alunos a observar com mais detalhes e crie situações para que eles consigam compreender que o que o texto também traz para a discussão é uma proposta de “América para os americanos”.)
- Segundo o texto, qual o objetivo do governo de Trump? (Espera-se que os alunos digam que é construir uma América forte, valorizando o americano.)
- Quem seria este americano citado por Trump em seu discurso de posse? (Espera-se que os alunos digam que é o cidadão estadunidense, porém alguns poderão dizer que eles está se referindo a qualquer cidadão da América. É importante que você utilize este momento para fazer com que os alunos observem quem é o cidadão americano para o presidente Trump. Para isso você pode trazer informações para auxiliar na discussão como por exemplo comentar sobre a proposta do presidente de construir um muro na fronteira com o México.)
Após se esgotarem as possibilidades de discussão e de análise do documento, siga para o próximo slide.
Material para a Contextualização
Imagem para uso na Contextualização. Link:
Trecho de reportagem para uso na Contextualização. Link: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/VUmZRSVUh2V9Xye9GsRJkFEFQDrFK5WzXWSXnh7dSWEPs78NPq3Jspq9MN4f/his8-09und02-trecho-de-reportagem-para-uso-na-contextualizacao.pdf
Para você saber mais: Fonte: Reportagem completa. “Muro de Trump: sete gráficos para entender polêmico projeto na fronteira EUA-México que paralisou governo americano”. BBC. Disponível em: https://www.bbc.com/portuguese/internacional-46944513 Acesso em: 24/2/2019.
Problematização
Tempo sugerido: 15 minutos.
Orientações: Projete ou imprima o material deste slide para a turma. Em seguida, convide os alunos a observar a charge com bastante atenção. Crie um momento de discussão sobre o que eles estão observando na imagem. Para ajudá-los na análise do documento, lance algumas questões que podem fomentar a reflexão dos alunos.
Sugestão de questões a ser feitas aos alunos:
- O que vocês observam na imagem/charge? (Provavelmente os alunos irão descrever a imagem não atentando para pequenos detalhes que dizem muito sobre a intencionalidade do documento. Permita que eles façam isso e ao longo das questões vá direcionando o olhar dos alunos para os pontos que precisam ser observados.)
- Quem os personagens da imagem representam? (A proposta com esta questão é que os alunos observem com mais atenção os personagens retratados na charge e, com base na observação de suas vestimentas, assim como também o local que cada um está posicionado, reconheçam que o personagem da esquerda representa os Estados Unidos e os demais personagens do canto direito representam os países da Europa.)
- O que este “porrete” significa? (Dificilmente os alunos saberão dizer o que isso pode significar, continue os questionamentos para que os alunos possam identificar, relacionar e aprender com base na observação e na discussão. Se necessário, lance outras questões que ajudem os alunos a compreender o significado do instrumento utilizado como ferramenta pelo autor da charge.)
- Além dos personagens, o que mais você observa na imagem? (Provavelmente os alunos dirão que veem um mapa do mundo. É importante que eles percebam que esse mapa está dividido em duas partes.)
- O que esta divisão representa? O que significa a expressão em inglês western hemisphere? (Em relação à primeira pergunta eles provavelmente responderão que representa uma divisão. Talvez muitos não irão conseguir classificar esta divisão. Os que possuem domínio da língua inglesa conseguirão responder mais facilmente a segunda pergunta e com base nela compreender o que a charge tenta transmitir: a divisão do mundo em duas partes.)
- O que é possível observar em cima do mapa da América? (Espera-se que os alunos respondam que é um chapéu.)
- O que este chapéu representa? O que se encontra escrito nele? (Espera-se que os alunos identifiquem elementos que aproximam este chapéu da bandeira dos EUA e que identifique que nele está escrito “Doutrina Monroe”.)
- Vocês sabem o que é a Doutrina Monroe? (Provavelmente os alunos não conseguiram responder esta questão. Mesmo tendo sido trabalhado na Contextualização a questão do projeto de “América para os americanos” não foi apresentado a eles que este slogan se refere à Doutrina Monroe, e continue sem dizer! A ideia é que eles percebam isso ao longo da aula.)
- O que o personagem da esquerda parece estar fazendo? (Espera-se que os alunos percebam que eles está em uma posição de proteção da América.)
Neste instante você já pode direcionar melhor as questões para que os alunos concluam o que é a Doutrina Monroe. Você pode dar algumas pistas e também relacionar com o trecho de reportagem trabalhado anteriormente.
- Este personagem está protegendo a América. Esta proteção se assemelha à proteção que Trump mostrou-se disposto a fazer em seu discurso de posse? (Espera-se que os alunos reflitam e identifiquem a diferença entre a proposta feita por esta charge e as ideias de Trump em relação ao conceito do que seria a América.)
- Após toda esta discussão, vocês conseguiriam dizer o que pretendia a Doutrina Monroe? (Neste momento muitos alunos já devem ter percebido o objetivo da Doutrina e provavelmente irão expor suas opiniões. Outros alunos porém podem ainda ter dificuldade para realizar tal definição. Não exponha ainda para eles o que seria a Doutrina Monroe, vá conduzindo o debate para que eles construam isso de forma autônoma. No próximo passo da aula eles terão a oportunidade de fortalecer as ideias sobre a Doutrina Monroe.)
Após finalizar todas as possibilidades de análise do documento, siga para o próximo slide.
Problematização
Orientações:
Nesta etapa da aula, o objetivo é que os estudantes leiam trechos da Doutrina Monroe e compreendam os objetivos deste projeto, centrados especialmente no domínio político estadunidense no continente. Projete ou imprima para os alunos o documento, disponível no link:
Peça aos alunos que façam uma leitura silenciosa destacando as partes que mais chamam a atenção no documento ou que ajudam a construir o conceito do que seria esta Doutrina. Após todos finalizarem a leitura, faça algumas perguntas para fomentar o início do debate sobre a fonte histórica.
Sugestões de questões que devem ser feitas aos alunos:
- Qual o assunto abordado no documento? (Provavelmente os alunos dirão que o texto refere-se à Doutrina Monroe.)
- Sobre o título do documento “Mensagem de Monroe”, quem seria Monroe? Uma pessoa? Quem seria esta pessoa? (É importante você lançar este questionamento para que eles possam se questionar sobre a origem do nome da Doutrina. Provavelmente eles não conseguirão dizer exatamente quem foi Monroe e, neste caso, você pode auxiliá-los dizendo que Monroe se refere ao presidente que apresentou essa Doutrina no Congresso americano: James Monroe, em 2 de dezembro de 1823.)
- O que quer dizer o trecho do texto “Julgamos propícia esta ocasião para afirmar como um princípio que afeta os direitos e interesses dos Estados Unidos, que os continentes americanos, em virtude da condição livre e independente que adquiriram e conservam, não podem mais ser considerados, no futuro, como suscetíveis de colonização por nenhuma potência européia”? (Espera-se que os alunos reflitam sobre dois pontos: a defesa do território americano das práticas coloniais europeias e a colocação dos EUA como maior interessado em afastar a influência da Europa na América.)
- A respeito da tentativa de potências europeias de intervir em países americanos que alcançaram a sua independência, qual a postura assumida pelos Estados Unidos de acordo com a Doutrina Monroe? (Espera-se que o aluno perceba que os Estados Unidos considera este tipo de situação uma manifestação hostil contra os Estados Unidos.)
- Como o texto trata os americanos do sul? (Espera-se que os alunos percebam que a Doutrina Monroe menciona os americanos do sul como irmãos.)
- Vocês conseguiriam dizer qual era o objetivo da Doutrina Monroe? (Possivelmente os alunos conseguirão dizer que a Doutrina Monroe foi um conjunto de preceitos da diplomacia dos Estados Unidos em relação aos interesses europeus pelas nações da América.)
- O que mais o documento nos diz? (É importante fazer esta questão mais ampla para possibilitar que os alunos exponham todas as suas dúvidas e observações.)
Outras questões podem surgir ao longo da atividade de análise do documento. Aproveite as contribuições dos alunos para enriquecer o debate e efetivar a construção do conhecimento.
Material para a Problematização
Imagem para uso na Problematização - Imagem 1. Link: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/DWq9hDTwxzM5jCvnYYHpq554UKUCz4BU53SJWWWgbbHrPMh8uBnntDq5Zvah/his8-09und02-imagem-para-uso-na-problematizacao-imagem-01.pdf
Texto para uso na Problematização. Link: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/Q5NVPrerHUjt3QPxxUNyNVdrVSNYMdcvPgXz33nqd6RjU6ZHBtA4KEZ4wUXP/his8-09und02-texto-para-uso-na-problematizacao.pdf
Sistematização
Tempo sugerido: 18 minutos.
Orientações: Para finalizar a aula e sistematizar os conhecimentos adquiridos, proponha para a turma a construção de uma charge. A ideia é que os alunos reflitam sobre os aprendizados construídos a respeito da Doutrina Monroe e desenvolvam um desenho que relacione-a à proposta feita pelo presidente Donald Trump em seu discurso de posse. Auxilie os alunos explicando com detalhes a proposta da atividade. Mostre a eles que é preciso que pensem nos objetivos da Doutrina Monroe e quem seria a América que esta Doutrina pretendia defender. É necessário também pensar quem é a América que Trump pretende defender e de quem. A ideia é que eles desenvolvam um desenho refletindo de quem a Doutrina Monroe se protegia e quem ela pretendia defender e quem Trump defende em seu discurso. Para retratar ambos os contextos, a representação pode ser feita como um “antes e depois”. Peça para que os estudantes deem um título à charge criada (caso necessário, explique a eles a diferença entre tema e título).
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Ferramentas sugeridas
- Essenciais: PDF com documentos de texto, imagens e áudio ou vídeo com orientações do professor.
- Optativas: Google Sala de Aula, Google Meets, Padlet, Canva.
Contexto
Envie o objetivo da aula e as imagens do contexto. Junto com elas, envie questões para ajudar os estudantes a analisarem esta fonte. Utilize a forma de comunicação que for mais conveniente para a turma: e-mail, Whatsapp, Google Sala de Aula ou outro meio de comunicação.
Questões para refletirem:
- O que mais chama sua atenção na imagem?
- Qual deve ser o objetivo do muro neste local?
- O que este muro pode significar?
- Qual o assunto abordado na reportagem?
Questões para responder:
- O que poderia ter motivado a construção do muro da fotografia?
- Segundo o texto, qual o objetivo do governo de Trump?
- Quem seria este americano citado por Trump em seu discurso de posse?
Estabeleça um prazo para que os estudantes analisem as fontes e enviem as respostas. Eles podem encaminhá-las por escrito, áudios ou vídeos no próprio grupo da sala.
Você pode encaminhar pequenos vídeos ou áudios pontuando questões que eles possam não ter percebido ou compreendido a respeito do documento apresentado e respondendo dúvidas que os alunos possam ter.
Outra alternativa para este momento é marcar uma aula síncrona com a turma, para ouvir as respostas e fazer um debate, enquanto esclarece dúvidas e acrescenta informações.
Problematização
Nesta etapa da aula, você pode propor que os alunos trabalhem agrupados ou individualmente. Para trabalharem agrupados, eles podem se comunicar por meio de Whatsapp, e-mail, Facebook ou qualquer outra ferramenta. O importante é que troquem informações e se auxiliem na análise das fontes. Você pode deixar que se agrupem livremente ou pode dividí-los em duplas, trios ou grupos, de acordo com o seu conhecimento sobre a turma.
Encaminhe as fontes desta etapa com as perguntas que irão orientar a análise destes documentos.
Questões para refletirem:
- Quem os personagens da charge podem representar?
- Além dos personagens, o que mais você observa na charge?
- O que esta divisão representa? O que significa a expressão em inglês western hemisphere?
- O que é possível observar em cima do mapa da América?
- O que será que o chapéu na charge representa? O que se está escrito nele?
- O que o personagem da esquerda parece estar fazendo?
- Sobre o título do documento “Mensagem de Monroe”, quem seria Monroe?
Questões para responderem:
- O que quer dizer o trecho do texto “Julgamos propícia esta ocasião para afirmar como um princípio que afeta os direitos e interesses dos Estados Unidos, que os continentes americanos, em virtude da condição livre e independente que adquiriram e conservam, não podem mais ser considerados, no futuro, como suscetíveis de colonização por nenhuma potência européia”?
- A respeito da tentativa de potências europeias de intervir em países americanos que alcançaram a sua independência, qual a postura assumida pelos Estados Unidos de acordo com a
Doutrina Monroe?
- Como o texto trata os americanos do sul?
- Qual era o objetivo da Doutrina Monroe?
Estabeleça um prazo para que os alunos enviem as respostas, que podem ser dadas através de breves áudios ou vídeos, no grupo da sala, ou por escrito, por e-mail, Google sala de Aula, Padlet etc. Você pode responder as questões que surgirem e fazer intervenções com breves áudios ou vídeos, que podem ser compartilhados com a sala toda de uma vez.
Há, também, a opção de marcar uma aula síncrona para que os estudantes compartilhem as observações uns com os outros e com você, e para que você faça correções e retome pontos que achar necessário.
Sistematização
Para a produção da charge, você pode propor que os alunos trabalhem individualmente ou agrupados.
Eles podem desenhar a charge em papel e postar uma fotografia dela no grupo da sala, em um mural no Padlet ou nas redes sociais.
Também existem sites e aplicativos que permitem fazer charges online, como o Canva.
Convite às famílias
Incentive os estudantes a compartilharem as criações com os familiares e amigos através das redes sociais.
Para conhecer um pouco mais sobre a cultura da América Latina, as famílias podem fazer visitas virtuais ao Memorial da América Latina, através do aplicativo gratuito do memorial, disponível para smartphones Android e IOS.
Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores de Nova Escola
Professor: João Paulo de Araújo
Mentor: Bianca Silva
Especialista: Sherol dos Santos
Assessor pedagógico: Oldimar Cardoso
Ano: 8º ano do Ensino Fundamental.
Unidade temática: Os processos de Independência nas Américas.
Objeto(s) de conhecimento: Independência dos Estados Unidos da América.
Habilidade(s) da BNCC: EF08HI09 Conhecer as características e os principais pensadores do pan-americanismo.
Palavras-chave: Doutrina Monroe, América, pan-americanismo.
Curso sobre Educação Antirracista
Comece agora nossa formação gratuita e certificada em parceria com a USP
COMEÇAR AGORA