GEO8_12UND05 - Contextualização - Imagens
Plano de Aula
Plano de aula: Unasul, Aladi e Comunidade Andina
Plano 5 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Diferentes propostas de integração na América
Sobre este plano
Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF08GE12 de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.
Materiais necessários: Lápis, caneta, borracha celular (tablets ou computadores) e folha da ação propositiva. Se julgar interessante, mostre um mapa onde se destacam os países que compõem cada bloco.
Material complementar:
Contextualização.https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/NUnsAZw863ZXaUY9HXvH7JDqncV7bSvDhWRrxPzmz32AGFhSRjwqX6nsaUys/geo8-12und05-contextualizacao-imagens.pdf
Problematização. https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/DTnuNdKYgH6thWzsYvE3zG27Yfj7DZyMYXE6m7dzsrQFc2FeHEtkaEfpWDcj/geo8-12und05-problematizacao-manchetes.pdf
Ação Propositiva. https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/qKa3uvU8YMWxUmdYWxaC7gqQAd6jKBNxEjE736ZSK2jpCYQCsY77qPxaVzrz/geo8-12und05-acao-propositiva-tabela.pdf
Para você saber mais:
- Fim da Unasul representa o ocaso do ciclo progressista da América Latina do princípio do século XXI
Disponível em: https://www.revistaforum.com.br/fim-da-unasul-representa-o-ocaso-do-ciclo-progressista-da-america-latina-do-principio-do-seculo-xxi/. Acesso em: 17 de abril de 2019.
- Saída do Brasil da Unasul é parte do projeto de submissão total a Washington, diz Celso Amorim
Disponível: https://www.revistaforum.com.br/saida-do-brasil-da-unasul-e-parte-do-projeto-de-submissao-total-a-washington-diz-celso-amorim/. Acesso em: 17 de abril de 2019.
- Brasil organiza seminário para fomentar relações entre Mercosul e Aliança do Pacífico
Disponível: https://www.ictsd.org/bridges-news/pontes/news/brasil-organiza-semin%C3%A1rio-para-fomentar-rela%C3%A7%C3%B5es-entre-mercosul-e-alian%C3%A7a. Acesso em: 17 de abril de 2019.
- Comunidade Andina confirma compromisso com direitos humanos de migrantes venezuelanos
Disponível: https://jconline.ne10.uol.com.br/canal/mundo/internacional/noticia/2018/08/30/comunidade-andina-confirma-compromisso-com-direitos-humanos-de-migrantes-venezuelanos-352956.php. Acesso em: 17 de abril de 2019.
- CAMARGO, F.; DAROS, T. A sala de aula inovadora: estratégias pedagógicas para fomentar o aprendizado ativo. Porto Alegre: Penso, 2018.
Contextos prévios: Conhecimentos básicos sobre globalização.
Tema da aula
Tempo sugerido: 1 minuto
Orientações: Projete o tema, escreva no quadro ou fale para a turma. Explique que nessa aula vamos estudar três exemplos de integração no território americano (Unasul, Aladi e Comunidade Andina) e compreender seus objetivos e suas situações.
Contextualização
Tempo sugerido: 4 minutos
Orientações: Projete o slide para a turma ou faça cópias. Explique de forma sucinta o objetivo da Aladi, Unasul e Comunidade Andina. A Unasul (União de Nações Sul-americanas) é um bloco que reúne os doze países da América do Sul: Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Colômbia, Equador, Guiana, Paraguai, Peru, Suriname, Uruguai e Venezuela. O acordo tem como principal objetivo fomentar a integração entre os seus países-membros. Já a Associação Latino-Americana de Integração (ALADI) foi instituída pelo Tratado de Montevidéu, em 1980. Este processo visa à implantação, de forma gradual e progressiva, de um mercado comum latino-americano, caracterizado principalmente pela adoção de preferências tarifárias e pela eliminação de restrições não-tarifárias. A Comunidade Andina é um bloco econômico tem, atualmente, quatro nações – Bolívia, Equador, Colômbia e Peru. O Chile e a Venezuela saíram do bloco. Os objetivos da Comunidade Andina são: a) realizar a integração comercial, econômica e política entre os países componentes do bloco; b) facilitar a sua participação no processo de integração regional, visando à formação progressiva de um Mercado Comum Latino-Americano; c) promover o desenvolvimento equilibrado e harmonioso dos países-membros por meio da integração e da cooperação econômica e social; d) proporcionar mais postos de trabalho.
Material complementar
Contextualização. https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/NUnsAZw863ZXaUY9HXvH7JDqncV7bSvDhWRrxPzmz32AGFhSRjwqX6nsaUys/geo8-12und05-contextualizacao-imagens.pdf
Problematização
Tempo sugerido: 8 minutos
Orientações: Projete os slides para a turma ou faça cópias. Leia os títulos e subtítulos das reportagens com a turma. Destaque que esses são apenas três blocos, mas que existem outros na América e no mundo, como o Mercosul, o Nafta, Apec, a união Europeia, etc. Para ajudar nas discussões sobre o tema lance a pergunta: A existência de diversos blocos de integração no continente americano é um ponto positivo ou negativo? Deixe os alunos refletirem e exporem suas ideias e solicite que argumentem justificando suas ideias.
Material complementar
Problematização. https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/DTnuNdKYgH6thWzsYvE3zG27Yfj7DZyMYXE6m7dzsrQFc2FeHEtkaEfpWDcj/geo8-12und05-problematizacao-manchetes.pdf
Problematização
Orientações: Projete os slides para a turma ou faça cópias. Leia os títulos e subtítulos das reportagens com a turma. Destaque que esses são apenas três blocos, mas que existem outros na América e no mundo, como o Mercosul, o Nafta, Apec, a união Europeia, etc. Para ajudar nas discussões sobre o tema lance a pergunta: A existência de diversos blocos de integração no continente americano é um ponto positivo ou negativo? Deixe os alunos refletirem e exporem suas ideias e solicite que argumentem justificando suas ideias.
Material complementar
Problematização. https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/DTnuNdKYgH6thWzsYvE3zG27Yfj7DZyMYXE6m7dzsrQFc2FeHEtkaEfpWDcj/geo8-12und05-problematizacao-manchetes.pdf
Problematização
Orientações: Projete os slides para a turma ou faça cópias. Leia os títulos e subtítulos das reportagens com a turma. Destaque que esses são apenas três blocos, mas que existem outros na América e no mundo, como o Mercosul, o Nafta, Apec, a união Europeia, etc. Para ajudar nas discussões sobre o tema lance a pergunta: A existência de diversos blocos de integração no continente americano é um ponto positivo ou negativo? Deixe os alunos refletirem e exporem suas ideias e solicite que argumentem justificando suas ideias.
Material complementar
Problematização. https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/DTnuNdKYgH6thWzsYvE3zG27Yfj7DZyMYXE6m7dzsrQFc2FeHEtkaEfpWDcj/geo8-12und05-problematizacao-manchetes.pdf
Problematização
Orientações: Projete os slides para a turma ou faça cópias. Leia os títulos e subtítulos das reportagens com a turma. Destaque que esses são apenas três blocos, mas que existem outros na América e no mundo, como o Mercosul, o Nafta, Apec, a união Europeia, etc. Para ajudar nas discussões sobre o tema lance a pergunta: A existência de diversos blocos de integração no continente americano é um ponto positivo ou negativo? Deixe os alunos refletirem e exporem suas ideias e solicite que argumentem justificando suas ideias.
Material complementar
Problematização. https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/DTnuNdKYgH6thWzsYvE3zG27Yfj7DZyMYXE6m7dzsrQFc2FeHEtkaEfpWDcj/geo8-12und05-problematizacao-manchetes.pdf
Ação Propositiva
Tempo sugerido: 30 minutos
Orientações: Explique para a turma que eles vão fazer uma atividade que se chama "Intercâmbio com o autor" (CAMARGO; DAROS, 2018). A ideia central nessa estratégia é estabelecer diálogos entre o autor e o leitor de um texto, de modo que a compreensão da leitura realizada pelo aluno se expanda. Assim, os alunos são desafiados a discutir com o autor ou a discordar dele o que vai estabelecer um intercâmbio entre autor e leitor, e por meio de registros, possibilita ao aluno refletir acerca do texto com profundidade. Os alunos irão desenvolver as seguintes competências: leitura compreensiva do texto, reflexão e síntese.
Separe a turma em grupos (3 a 5 alunos). Os alunos podem acessar o texto através do link - Disponível em: https://www.cartamaior.com.br/?/Editoria/Pelo-Mundo/Com-o-fim-da-Unasul-a-America-do-Sul-se-torna-uma-zona-de-guerra-/6/41455 . Acesso em 21 de abril 2019. Se julgar necessário, escolha outro texto que seja mais adequado aos seus alunos.
Aconselhe-os a usarem celulares, tablets, notebook ou até mesmo o laboratório de informática da sua escola. Outra opção é fazer a impressão da reportagem para os grupos. Solicite uma primeira leitura. Agora entregue o quadro (arquivo Ação Propositiva) para os grupos e peça para os alunos lerem novamente o texto e preencherem o quadro. A primeira coluna pensando nas dúvidas ou questionamentos dos alunos. A segunda coluna, os alunos preenchem o que eles acreditam que o autor diz, referente à dúvida da primeira coluna. Na terceira coluna, os alunos devem estabelecer conexão entre aquilo que pensam sobre o assunto e aquilo que o autor menciona no texto. Na última coluna os alunos estabelecem considerações daquilo que o autor diz no texto com o que pensam, procurando extrair conclusões, resumindo sua compreensão (CAMARGO; DAROS, 2018, p.70-71). Caminhe pela sala de aula e acompanhe o desenvolvimento da atividade.
Material complementar
Ação Propositiva. https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/qKa3uvU8YMWxUmdYWxaC7gqQAd6jKBNxEjE736ZSK2jpCYQCsY77qPxaVzrz/geo8-12und05-acao-propositiva-tabela.pdf
Sistematização
Tempo sugerido: 7 minutos
Orientações: Para concluir a aula, reserve esses minutos finais para escutar alguns grupos. Deixe os grupos comentarem os seus quadros, mas principalmente o item "E, assim, concluo...". Faça intervenções quando necessário. É importante incentivar esse tipo de leitura crítica nos alunos, isso ajudará no desenvolvimento de outras disciplinas curriculares.
Materiais Complementares
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Ferramenta sugerida
WhatsApp
Valor trabalhado
Participação
Apresentação do tema da aula
O objetivo desta aula é compreender os objetivos e analisar a situação de organismos de integração do território. Professor, assuntos como este costumam mudar muito, portanto, antes de começar a aula, procure por notícias mais recentes. Caso a turma ainda não tenha um grupo, crie um no WhatsApp. A aula será organizada no aplicativo, mas você pode adaptá-la para o e-mail. Nesta aula o valor da participação estará presente. Tempo estimado de 5 minutos.
Contextualização
Envie aos alunos o arquivo de contextualização, disponível aqui. Grave um áudio e explique, de forma sucinta, o objetivo da Aladi, da Unasul e da Comunidade Andina. Tempo estimado de 5 minutos.
Problematização
Envie aos alunos o arquivo de problematização, disponível aqui, e solicite que leiam os títulos das reportagens. Depois, pergunte se a existência de diversos blocos de integração no continente americano é um ponto positivo ou negativo. Deixe os alunos refletirem e exporem suas ideias, e solicite que argumentem justificando-as. Tempo estimado de 10 minutos.
Ação propositiva
Envie aos alunos o quadro disponível aqui. Explique para a turma que eles irão fazer uma atividade que se chama "Intercâmbio com o autor". A ideia central nessa estratégia é estabelecer diálogos entre o autor e o leitor de um texto, de modo que a compreensão da leitura realizada pelo aluno se expanda. Assim, os alunos são desafiados a discutir com o autor ou a discordar dele, o que vai estabelecer um intercâmbio entre autor e leitor. Por meio de registros, esse método possibilita ao aluno refletir acerca do texto com profundidade. Separe a turma em grupos (3 a 5 alunos). Eles podem acessar o texto disponível aqui. Solicite que preencham o quadro: a primeira coluna, pensando nas dúvidas ou questionamentos dos alunos; a segunda coluna, com o que acreditam que o autor diz a respeito das dúvidas da primeira coluna. Na terceira coluna, os alunos devem estabelecer conexão entre aquilo que pensam sobre o assunto e aquilo que o autor menciona no texto. Na última coluna, os alunos estabelecem considerações daquilo que o autor diz no texto em relação àquilo que pensam, procurando extrair conclusões, resumindo sua compreensão. Tempo estimado de 40 minutos.
Sistematização
Para concluir a aula, reserve esses minutos finais para escutar alguns grupos. Solicite que enviem suas produções via WhatsApp. Deixe os grupos comentarem os seus quadros, mas principalmente o item "E, assim, concluo...". Faça intervenções quando necessário. É importante incentivar esse tipo de leitura crítica dos alunos, o que ajudará no desenvolvimento de outras disciplinas curriculares. Tempo estimado de 15 minutos.
Convite às famílias
Convide os pais para lerem a reportagem disponível aqui. A seguir, podem enriquecer o conteúdo da aula numa discussão com seus filhos.
Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores de Nova Escola
Professor: Leandro Campelo
Mentor: Peter Trento
Especialista: Leandro Campelo
Assessor pedagógico: Laercio Furquim
Ano: 8°ano
Unidade temática: Conexões e escalas
Objeto(s) de aprendizagem: Compreender os objetivos e analisar a situação de organismos de integração do território.
Habilidade (s) da Base: (EF08GE12) Compreender os objetivos e analisar a importância dos organismos de integração do território americano (Mercosul, OEA, OEI, Nafta, Unasul, Alba, Comunidade Andina, Aladi, entre outros).