GEO8_12UND03 - Contextualização - Mapa
Plano de Aula
Plano de aula: Organismos internacionais: a OEA e a exclusão de Cuba
Plano 3 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Diferentes propostas de integração na América
Sobre este plano
Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF08GE12 de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.
O objetivo dessa aula é entender o que é a Organização dos Estados Americanos (OEA) e julgar o caso de Cuba neste organismo. Para esta aula os alunos devem fazer uma pesquisa em casa e trazer um texto pronto onde devem dissertar sobre: a criação da OEA; por que Cuba saiu desse organismo; quais os problemas enfrentados por Cuba; quem ajudou Cuba; vantagens e desvantagens de Cuba voltar para a OEA.
Materiais necessários: Projetor e pesquisa realizada em casa pelos alunos sobre OEA e Cuba.
Material complementar:
Problematização (https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/EMeK6bemMP9BTHJFDZhY9p7xjjwa5dMeecAMD2Jbjay22FZsMws3mFEwWmfM/geo8-12und03-problematizacao-manchete.pdf)
Link para os mapas:
Contextualização. OEA (https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/4fPrEfsgNQN9XNsNMKekvwDe5rqZ9hxxnhsqJJfSVYM4Ymu5gwSUYaEYgHrc/geo8-12und03-contextualizacao-mapa.pdf)
Para você saber mais:
- Site da OEA
Disponível em: http://www.oas.org/pt/sobre/quem_somos.asp. Acesso em: 01 de abril de 2019.
- Nova Constituição de Cuba vai à debate na sede da OEA
Disponível em: https://istoe.com.br/nova-constituicao-de-cuba-vai-a-debate-na-sede-da-oea/. Acesso em: 01 de abril de 2019.
- OEA
Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/geografia/oea.htm. Acesso em: 02 de abril de 2019.
- EUA conseguem tirar Cuba da OEA
Disponível em: http://memorialdademocracia.com.br/card/eua-conseguem-expulsar-cuba-da-oea. Acesso em: 02 de abril de 2019.
- Cuba elogia decisão da OEA, mas não quer voltar ao órgão
Disponível em: https://www.cartamaior.com.br/?/Editoria/Pelo-Mundo/Cuba-elogia-decisao-da-OEA-mas-nao-quer-voltar-ao-orgao/6/15027. Acesso em: 02 de abril de 2019.
- O que significa o fim da suspensão de Cuba da Organização dos Estados Americanos (OEA)?
Disponível em: https://novaescola.org.br/conteudo/2299/o-que-significa-o-fim-da-suspensao-de-cuba-da-organizacao-dos-estados-americanos-oea. Acesso em: 02 de abril de 2019.
- Retorno de Cuba à OEA fica mais difícil após conflito com Almagro
Disponível em: https://www.terra.com.br/noticias/mundo/america-latina/retorno-de-cuba-a-oea-fica-mais-dificil-apos-conflito-com-almagro,e58e2c651abb3ca0774aab2a40253fa75uvr6uax.html. Acesso em: 02 de abril de 2019.
Contextos prévios: Noções básicas de Globalização.
Tema da aula
Tempo sugerido: 2 minutos
Orientações: Projete o tema ou escreva no quadro. Comente com os alunos que nesta aula eles vão estudar a Organização dos Estados Americanos (OEA) que é considerado o mais antigo organismo regional do mundo. Explique que a OEA Hoje, une 35 países independentes das Américas é o principal fórum governamental político, jurídico e social do Hemisfério.
Contextualização
Tempo sugerido: 5 minutos
Orientações: Projete o mapa ou faça cópias para os alunos. Comente que os países de cor azul fazem parte da OEA. Pergunte para os alunos se eles conhecem ou já ouviram falar da OEA. Depois que os alunos responderem, explique que a sua origem remonta à Primeira Conferência Internacional Americana, realizada em Washington, D.C., em 1889-1890. Este encontro resultou na criação da União Internacional das Repúblicas Americanas, e começou a se criar uma rede de disposições e instituições, dando início ao que ficará conhecido como “Sistema Interamericano”, o mais antigo sistema institucional internacional. Comente com os alunos que a OEA foi fundada em 1948 com a assinatura, em Bogotá (Colômbia) da Carta da OEA que entrou em vigor em 1951. Depois de vários protocolos assinados, o último foi o Protocolo de Washington, assinado em 1992 e que entrou em vigor em 1997. Destaque para os alunos que em 1962 os Estados Unidos da América (EUA) consegue expulsar Cuba da (OEA). Na época, dos 21 países, 14 votaram a favor da expulsão, a decisão da OEA sela s ruptura entre Cuba e Estados Unidos. A aproximação com a antiga União da Repúblicas Soviéticas (URSS) que assumiu o papel mais relevante na vida econômica da ilha, contribuiu para a expulsão de Cuba. Só em 2009, após 47 anos, a OEA revogaria a expulsão. Até agora, Havana não pediu sua reintegração ao organismo composto por 35 membros.
Neste momento, seria bom explicar o motivo que levou a OEA a expulsar o país. Cuba foi expulsa da OEA em 1962 porque a organização considerou o regime adotado pelo país após a resolução incompatível com seus princípios. Desde então, Cuba é único país americano que não integra a OEA. Veja no item para você saber mais, mais detalhes.
Material complementar
Mapa da Contextualização. OEA (https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/4fPrEfsgNQN9XNsNMKekvwDe5rqZ9hxxnhsqJJfSVYM4Ymu5gwSUYaEYgHrc/geo8-12und03-contextualizacao-mapa.pdf)
Problematização
Tempo sugerido: 5 minutos
Orientações: Projete a reportagem, faça cópias, ou leia para a turma. Comente que desde 2009 a OEA revogou a expulsão de Cuba, mas que até hoje o país não fez um pedido oficial de retorno ao órgão. Pergunte ao aluno o que eles acham das decisões tomadas pelos EUA e por Cuba a partir de 1962, faça com que eles apresente argumentos e justifique seus pontos de vista.
Para se preparar para a ação propositiva, pergunte ao alunos se Cuba deveria voltar a OEA. Deixe que eles pensem sobre, não é necessário que os alunos respondam neste momento, explique que na próxima etapa eles vão fazer uma atividade para discutir mais sobre o tema.
Material complementar
Problematização (https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/EMeK6bemMP9BTHJFDZhY9p7xjjwa5dMeecAMD2Jbjay22FZsMws3mFEwWmfM/geo8-12und03-problematizacao-manchete.pdf)
Ação Propositiva
Tempo sugerido: 33 minutos
Orientações: Explique para a turma que eles vão trabalhar com o júri simulado, que é uma boa estratégia de ensino quando se trata de um assunto polêmico que divide opiniões (o caso de Cuba). Essa estratégia permite que sejam discutidos vários pontos de um mesmo tema, auxiliando na construção e desconstrução de conceitos. Além disso, instiga a participação, o senso crítico e a reflexão.
Divida a classe em:
Juiz - responsável por acompanhar o julgamento e determinar uma pena (deve ser um professor).
Jurados (7 alunos) - responsáveis por analisar os fatos e no final dar o veredicto.
Advogados de defesa - procuram defender o réu com base em argumentos coerentes, provas e apresentação de testemunhas.
Promotores - procuram acusar o réu com base em argumentos coerentes, provas e apresentação de testemunhas.
Testemunhas - fornecer evidências para defender ou acusar o réu.
Réu ou caso a ser analisado - no exemplo para a aula não teremos um réu, será acusação e defesa de um assunto específico.
Com as pesquisas feitas e o texto preparado em casa pelos alunos sobre o tema, comece o júri. A sugestão é que os alunos discutam sobre a volta de Cuba para a OEA. O juiz (professor) deve organizar o júri. Uma sugestão é pedir que os promotores (os que não defendem a volta de Cuba) comecem e depois os advogados de defesa (os que defendem a volta de Cuba), pode ocorrer um rodízio entre as duas partes. Os jurados devem ficar atentos aos argumentos apresentados e no final dar um veredicto. As testemunhas (os demais alunos) podem ser chamadas a qualquer momento para defender os argumentos apresentados pelos advogados ou promotores.
Sistematização
Tempo sugerido: 5 minutos
Orientações: Agora é sua hora, professor! Retome o objetivo de aprendizagem. Comente que é uma decisão muito polêmica, pois para Cuba voltar a fazer parte da OEA o país terá que assinar a Carta Democrática Interamericana que vai contra o projeto da nova Constituição cubana. O projeto da nova Constituição, que busca substituir a Carta Magna vigente desde 1976, reconhece o papel do mercado, da propriedade privada e do investimento estrangeiro na economia, mas não abre mão das ideias “comunistas” e de apenas um partido na ilha. O atual O Secretário-Geral da OEA, Luis Almagro, é totalmente contra Cuba e no final de 2018 fez ataques à Cuba pelo Twitter: "A ditadura cubana reprime, assedia e encarcera a oposição, e depois reivindicará legitimidade democrática para a farsa de seu referendo constitucional. Já não enganam ninguém, são ditadores da pior laia”. Pelo tom da declaração será difícil Cuba e OEA entrarem num acordo. Em 2009, Cuba deixou claro que não pretendia voltar a OEA e de lá para cá nunca fez um pedido oficial para retornar.
Materiais Complementares
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Ferramentas sugeridas
Google Meet e WhatsApp
Valor trabalhado
Protagonismo
Apresentação do tema da aula
O objetivo desta aula é entender o que é a Organização dos Estados Americanos (OEA) e julgar o caso de Cuba nesse organismo. Professor, assuntos como este costumam mudar muito, portanto, antes de começar a aula, procure por notícias mais recentes. Para esta aula, os alunos devem fazer uma pesquisa em casa (sala de aula invertida) e trazer um texto pronto, em que devem dissertar sobre: a criação da OEA; por que Cuba saiu desse organismo; quais os problemas enfrentados por Cuba; quem ajudou Cuba; vantagens e desvantagens de Cuba voltar para a OEA. Caso a turma ainda não tenha um grupo, crie um no WhatsApp. A aula será organizada de maneira síncrona, portanto, agende um dia e horário com os alunos. Você pode adaptar a aula para o WhatsApp ou o e-mail. Nesta aula o valor protagonismo estará presente. Tempo estimado de 5 minutos.
Contextualização
No horário marcado, conecte-se no Google Meet e espere os alunos. Para saber como usar o Google Meet, assista ao tutorial disponível aqui. Apresente para os alunos o slide disponível aqui. Comente que os países de cor azul fazem parte da OEA. Pergunte aos alunos se conhecem ou já ouviram falar da OEA. Como fizeram um pesquisa, incentive-os a expor suas ideias. Tempo estimado de 5 minutos.
Problematização
Para problematizar, apresente a notícia de jornal disponível aqui. Comente que desde 2009 a OEA revogou a expulsão de Cuba, mas que até hoje o país não fez um pedido oficial de retorno ao órgão. Pergunte aos alunos o que acham das decisões tomadas pelos EUA e por Cuba a partir de 1962. Faça com que eles apresentem argumentos e justifiquem seus pontos de vista. Para se prepararem para a ação propositiva, pergunte ao alunos se Cuba deveria voltar para a OEA. Deixe que pensem a respeito; não é necessário que os alunos respondam nesse momento. Explique que na próxima etapa eles irão fazer uma atividade para discutir mais sobre o tema. Tempo estimado de 5 minutos.
Ação propositiva
Explique para a turma que eles irão trabalhar com o júri simulado, que é uma boa estratégia de ensino quando se trata de um assunto polêmico, que divide opiniões, como o caso de Cuba. Essa estratégia permite que sejam discutidos vários pontos de um mesmo tema, auxiliando na construção e desconstrução de conceitos. Além disso, instiga a participação, o senso crítico e a reflexão. Divida a classe em: 1 - Juiz - responsável por acompanhar o julgamento e determinar uma pena (deve ser um professor); 2 - Jurados (7 alunos) - responsáveis por analisar os fatos e, no final, dar o veredicto; 3 - Advogados de defesa - procuram defender o réu com base em argumentos coerentes, provas e apresentação de testemunhas; 4 - Promotores - procuram acusar o réu com base em argumentos coerentes, provas e apresentação de testemunhas; 5 - Testemunhas - devem fornecer evidências para defender ou acusar o réu; 6 - Réu ou caso a ser analisado - no exemplo da aula, não teremos um réu: será acusação e defesa de um assunto específico. Com as pesquisas feitas e o texto sobre o tema preparado em casa pelos alunos, comece o júri. A sugestão é que os alunos discutam sobre a volta de Cuba para a OEA. O juiz (professor) deve organizar o júri. Uma sugestão é pedir que os promotores (os que não defendem a volta de Cuba) comecem, seguidos pelos advogados de defesa (os que defendem a volta de Cuba). Pode ocorrer um rodízio entre as duas partes. Os jurados devem ficar atentos aos argumentos apresentados e, no final, dar um veredicto. As testemunhas (os demais alunos) podem ser chamadas a qualquer momento para defender os argumentos apresentados pelos advogados ou promotores. Incentive-os a participar ativamente. Tempo estimado de 40 minutos.
Sistematização
Agora é sua hora, professor! Retome o objetivo de aprendizagem. Comente que é uma decisão muito polêmica, pois, para Cuba voltar a fazer parte da OEA, o país terá que assinar a Carta Democrática Interamericana, que vai contra o projeto da nova Constituição cubana. O projeto da nova Constituição, que busca substituir a Carta Magna vigente desde 1976, reconhece o papel do mercado, da propriedade privada e do investimento estrangeiro na economia, mas não abre mão das ideias “comunistas” e de apenas um partido na ilha. Em 2009, Cuba deixou claro que não pretendia voltar a OEA e, de lá para cá, nunca fez um pedido oficial para retornar. Tempo estimado de 10 minutos.
Convite às famílias
Convide os pais para assistirem à reportagem disponível aqui. A seguir, podem enriquecer o conteúdo da aula numa discussão com seus filhos.
Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores de Nova Escola
Professor: Leandro Campelo
Mentor: Peter Trento
Especialista: Leandro Campelo
Assessor pedagógico: Laercio Furquim
Ano: 8°ano
Unidade temática: Conexões e escalas
Objeto(s) de aprendizagem: Entender o que é a OEA e analisar o caso de Cuba neste organismo.
Habilidade (s) da Base: (EF08GE12) Compreender os objetivos e analisar a importância dos organismos de integração do território americano (Mercosul, OEA, OEI, Nafta, Unasul, Alba, Comunidade Andina, Aladi, entre outros).