GEO8_12UND01 - Problematização
Plano de Aula
Plano de aula: A ALBA
Plano 1 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Diferentes propostas de integração na América
Sobre este plano
Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF08GE12 de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes. O objetivo de aprendizagem deste plano é compreender a Aliança Bolivariana para os Povos da Nossa América (ALBA), desde o surgimento até algumas atividades recentes.
Materiais necessários: Mapa Mundi ou atlas escolar, lápis, borracha, folhas e caneta.
Material complementar:
Contextualização (ALBA): https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/gD7jFh8dYpVGN4KNjrpjfEszDREn6E95SWYqfcZpzKFBmYPxumuJkuT8GUSs/geo8-12und01-contextualizacao-alba.pdf
Problematização (ALBA e ALCA): https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/kFgnwVCZuqdw7gY6ZxWdudSsx4XqPFwERfNsuRfDp5ZUfgJ98W7VhWgjuhSw/geo8-12und01-problematizacao.pdf
Ação Propositiva (Pôster ALBA): https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/TsNk2NAKS3SRYWzUkVZNhUkPjr4A3U445AWPv8wQYstydSxbaDthB8Rsh3V4/geo8-12und01-acao-propositiva.pdf
Para você saber mais:
Alba se reúne em Cuba e denuncia golpismo na América Latina. Vermelho.org. Disponível em: <http://www.vermelho.org.br/noticia/317540-1>. Acesso em: 13 mar 2019.
Aliança Bolivariana para os Povos da Nossa América. In: Wikipedia. Disponível em: <https://pt.wikipedia.org/wiki/Alian%C3%A7a_Bolivariana_para_os_Povos_da_Nossa_Am%C3%A9rica>. Acesso em: 13 mar 2019.
CAMARGO, F.; DAROS, T. A sala de aula inovadora - estratégias pedagógicas para fomentar o aprendizado ativo. Porto Alegre: Penso, 2018.
FREITAS, Eduardo de. Alca x Alba. Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/geografia/alca-x-alba.htm>. Acesso em: 13 mar 2019.
SCHARFENBERG, Ewald. A decadência da Alba. El País. Disponível em: <https://brasil.elpais.com/brasil/2014/12/13/internacional/1418491835_596490.html>. Acesso em: 13 mar 2019.
Para aprofundar seus conhecimentos sobre a ALBA, você pode consultar os artigos:
FREITAS, William Daldegan de. Aliança Bolivariana para os Povos de Nossa América (ALBA): as particularidades de um projeto inovador. In: 3° ENCONTRO NACIONAL ABRI 2011, Associação Brasileira de Relações Internacionais, USP, São Paulo. Disponível em: http://www.proceedings.scielo.br/scielo.php?pid=MSC0000000122011000300058&script=sci_arttext>. Acesso em: 11 mar 2019.
LIMA, V. M. S.; ROSA, R. M. O futuro da ALBA. Universitas Relações Internacionais, Brasília-DF, v.11, n.1. p.83-104, jan/jun 2013. Disponível em: <https://www.publicacoesacademicas.uniceub.br/relacoesinternacionais/article/download/2428/2072>. Acesso em: 11 mar 2019.
- A Área de Livre Comércio das Américas (ALCA): É um projeto de bloco econômico que reúne países de toda a América. É considerado um projeto porque, durante as reuniões que foram feitas pelos países participantes, surgiram discordâncias entre eles e no fim de 2005, as negociações tiveram que parar. A proposta foi feita pelos Estados Unidos, em dezembro de 1994, em Miami.
- Protecionismo: É um mecanismo usado pelo governo dos países para proteger as indústrias nacionais da concorrência externa.
- Subsídios: É um apoio financeiro concedido por uma entidade para outra, no sentido de fomentar o desenvolvimento de uma determinada atividade.
Contextos prévios: Conhecimentos básicos sobre blocos econômicos e geopolítica na América.
Tema da aula
Tempo sugerido: 2 minutos
Orientações: Projete o tema da aula ou, caso não seja possível, escreva no quadro ou apenas fale o tema para os alunos. Comente que nessa aula vocês irão conhecer um dos organismos de integração do território americano, a Aliança Bolivariana para os Povos da Nossa América (ALBA).
A aliança tem como principal objetivo integrar países da América Latina e também do Caribe, que sigam a ideologia de Simón Bolívar, essa tem a intenção de ser uma alternativa em relação à ALCA (Área de Livre Comércio das Américas). Deixe bem claro que a ideia principal é conhecer a ALBA.
Como adequar à sua realidade: Você pode citar o Mercosul, para fazer uma analogia para os alunos. Comentar produtos que geram problemas entre dois países, por exemplo, a produção de carros e a importação/exportação entre o Brasil e a Argentina, sempre gerou muita polêmica.
Para você saber mais:
Alba se reúne em Cuba e denuncia golpismo na América Latina. Vermelho.org. Disponível em: <http://www.vermelho.org.br/noticia/317540-1>. Acesso em: 13 mar 2019.
Aliança Bolivariana para os Povos da Nossa América. In: Wikipedia. Disponível em: <https://pt.wikipedia.org/wiki/Alian%C3%A7a_Bolivariana_para_os_Povos_da_Nossa_Am%C3%A9rica>. Acesso em: 13 mar 2019.
FREITAS, Eduardo de. Alca x Alba. Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/geografia/alca-x-alba.htm>. Acesso em: 13 mar 2019.
Contextualização
Tempo sugerido: 5 minutos
Orientações: Projete o mapa ou faça cópias para a turma. Pergunte para os alunos se alguém já ouviu falar da ALBA. É provável que poucos conheçam.
Aproveite esse momento para levantar os conhecimentos prévios dos alunos sobre outros organismos de integração na América, por exemplo, Mercosul e Nafta (que agora vai se chamar Acordo Estados Unidos-México-Canadá - USMCA, na sigla em inglês). Cite também a ALCA, dê ênfase neste projeto, comente de forma sucinta que a ALCA foi uma proposta feita pelo ex-presidente dos Estados Unidos, Bill Clinton, na Cúpula das Américas em 1994. Voltaremos nesse projeto no decorrer do plano.
Nesse momento, localize geograficamente os países da ALBA (use alguns atlas, ou um Mapa Mundi, ou projete um mapa da América Latina). Explique para a turma que a ALBA surgiu da proposta do ex-presidente venezuelano Hugo Chávez na III Cúpula de Chefes de Estado e de Governo da Associação de Estados do Caribe, que foi realizada em 2001 na Ilha de Margarida na Venezuela. Em 14 de dezembro de 2004, é confirmada em Havana, Cuba, quando Fidel Castro e Hugo Chávez assinaram neste dia a Declaração Conjunta para a criação da ALBA. O bloco foi ganhando novos membros. Em 2006, Bolívia integrou o bloco e os planos da ALBA avançam no ano de 2007 já com Nicarágua como membro do bloco, Dominica e Honduras integraram à ALBA em 2008. Por sua vez, Equador, São Vicente e Granadinas, Antígua e Barbuda em 2009. Comente que este organismo cresceu graças ao petróleo, cuja queda no preço e a situação crítica na Venezuela nos dias de hoje, faz o organismo perder muita força. Alguns Especialistas falam até no fim dele.
Contextualização (ALBA): https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/gD7jFh8dYpVGN4KNjrpjfEszDREn6E95SWYqfcZpzKFBmYPxumuJkuT8GUSs/geo8-12und01-contextualizacao-alba.pdf
Problematização
Tempo sugerido: 08 minutos
Orientações: Projete as imagens para a turma ou faça cópias. Como já foi trabalhado a ALBA, comente com a turma que a ALCA é a mais polêmica entre as proposições de blocos econômicos. Não existe um consenso em relação à sua implantação nem internamente nos Estados Unidos da América (EUA) nem entre os países americanos. A ideia dos Estados Unidos era criar o bloco em 2005, o que envolveria todos os países da América, exceto Cuba. Como já era esperado por especialistas, esse planejamento não se consolidou nem se efetuou na prática.
Os países que não apoiam criticam que a ALCA não vai favorecer os países mais pobres, vai gerar mais riquezas aos EUA. A Venezuela, que faz frente a esse projeto defende que a América Latina seria um verdadeiro “quintal” dos norte-americanos. O próprio Congresso estadunidense não acredita na ALCA, argumenta que a efetivação de um bloco econômico com os países pobres do continente somente traria prejuízos à economia norte-americana. Alguns países defendem essa integração, alegando que poderiam diminuir o protecionismo contra a entrada de alguns produtos, como o aço, a soja, o suco de laranja e muitos outros. Isto não tem sido feito pelo governo norte-americano em razão das pressões internas dos produtores locais. Vale destacar que os produtores recebem fortes subsídios do governo. Tal impasse, certamente, é uma grande barreira para a consolidação desse projeto.
Agora é um bom momento de lançar a pergunta:
- Qual a importância desses organismos de integração para a América?
Deixe os alunos exporem o que eles pensam, a ideia é gerar um debate.
Explique para os alunos que as questões econômicas influenciam todo o continente, por exemplo, os produtos que são comercializados entre os países do continente, a ajuda financeira que que ocorre entre alguns países. Lembre que organismos internacionais como a OMC (Organização Mundial do Comércio) se faz presente para atuar, quando necessário nos problemas que surgem no comércio mundial entre os países.
Problematização (ALBA e ALCA):
Para você saber mais:
FREITAS, Eduardo de. Alca x Alba. Brasil Escola. Disponível em: <https://brasilescola.uol.com.br/geografia/alca-x-alba.htm>. Acesso em: 13 mar 2019.
Protecionismo: É um mecanismo usado pelo governo dos países para proteger as indústrias nacionais da concorrência externa.
Subsídios: É um apoio financeiro concedido por uma entidade para outra, no sentido de fomentar o desenvolvimento de uma determinada atividade.
Ação Propositiva
Tempo sugerido: 25 minutos
Orientações: Nessa etapa vamos usar uma metodologia ativa chamada de "debate inteligente" (CAMARGO e DAROS, 2018). Debater é um processo que ocorre no cotidiano das salas de aula. No entanto, é necessário ensinar os alunos a fazerem um debate de forma organizada e respeitosa, para evitar "achismos" infundados e ataque ao amigo. Para participar de um debate inteligente os estudantes devem preparar os argumentos de maneira lógica e racional, com o objetivo de defender o seu posicionamento. Algumas competências serão trabalhadas nesta metodologia, como:
a) ser capaz de ter outro ponto de vista quanto a um tema e,
b) ser capaz de construir argumentos racionais na defesa do seu posicionamento.
O debate será sobre a criação da ALBA na América. Forme equipes com quatro alunos, mas eles devem trabalhar em duplas. Uma dupla deve ser a favor da criação da ALBA e a outra dupla contra. Forneça folhas para a turma. Explique para os alunos que eles podem defender a ALBA, mesmo não acreditando, o que vale é treinar o debate inteligente. Nesta etapa, faça cópias da Ação Propositiva para a dupla que é a favor da criação da ALCA, e, a outra dupla, deve ler o artigo "A decadência da Alba" (se encontra no Para você saber mais). Faça cópias da reportagem para os alunos ou permita que eles façam a leitura pelos seus dispositivos móveis (pode usar o laboratório de informática com acesso à internet). Cada dupla fará o preparo de sua apresentação, reserve cerca de 12 minutos para essa etapa.
Para mediar essa metodologia, siga as dicas de Camargo e Daros (2018, p.52):
- Seja respeitoso com os outros, mesmo que esteja em desacordo com seu posicionamento ou ideias.
- Não critique a pessoa, mas o argumento.
- Não receba as críticas como ataque pessoal.
- Escute aos demais, ainda que não concorde com eles.
- Mude a opinião quando os fatos são inequívocos.
- Tente entender ambos os lados.
- Tente entender as diferenças dos pontos de vista antes do consenso.
Deixe as regras projetadas, ou escreva no quadro. Para a próxima etapa (cerca de 13 minutos), cada dupla terá 5 minutos para apresentar seus argumentos. Nos 3 minutos finais, as duplas podem tentar chegar num consenso.
Caminhe pela sala de aula e acompanhe os debates, sempre que necessário lembre-os das regras.
Ação Propositiva (Pôster ALBA): https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/TsNk2NAKS3SRYWzUkVZNhUkPjr4A3U445AWPv8wQYstydSxbaDthB8Rsh3V4/geo8-12und01-acao-propositiva.pdf
Para você saber mais:
CAMARGO, F.; DAROS, T. A sala de aula inovadora - estratégias pedagógicas para fomentar o aprendizado ativo. Porto Alegre: Penso, 2018.
SCHARFENBERG, Ewald. A decadência da Alba. El País. Disponível em: <https://brasil.elpais.com/brasil/2014/12/13/internacional/1418491835_596490.html>. Acesso em: 13 mar 2019.
Sistematização
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientações: Agora é o momento de abrir a discussão para toda a turma. Organize um tempo para que alguns alunos expliquem sua posição a favor da ALBA, faça o mesmo com alguns alunos que são contra. A ideia final é tentar chegar num consenso quanto ao tema em pauta (pode ser que os alunos não consigam). Fomente nos alunos a busca por uma fundamentação e argumentação ao defender as ideias, o objetivo não é estabelecer um vencedor ou um perdedor.
Retome o objetivo de aprendizagem do seu plano e comente que a ALBA seria uma frente de governos latino-americanos de esquerda que teria tanto um caráter econômico como uma grandeza política para fazer frente à ALCA. Com os problemas atuais enfrentados pela Venezuela, sem uma fiscalização adequada, sem transparência das contas, a ALBA pode de fato chegar ao fim. Se sobrar tempo volte às regras da Ação Propositiva e comente com a turma que um debate inteligente é mais produtivo para todos, mas precisa ser treinado com mais frequência.
Materiais Complementares
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Ferramentas sugeridas
WhatsApp e editor de texto
Valor trabalhado
Participação
Apresentação do tema da aula
Explique aos alunos que o objetivo de aprendizagem deste plano é compreender a Aliança Bolivariana para os Povos da Nossa América (ALBA), desde o surgimento até algumas atividades recentes. Caso a turma ainda não tenha um grupo, crie um no WhatsApp. A aula será organizada para o uso do WhatsApp, ou você pode adaptá-la para o e-mail. Nesta aula o valor da participação estará presente. Tempo estimado de 5 minutos.
Contextualização
Envie o arquivo de contextualização, disponível aqui. Pergunte aos alunos se alguém já ouviu falar da ALBA. É provável que poucos saibam do que se trata. Aproveite esse momento para levantar os conhecimentos prévios dos alunos sobre outros organismos de integração na América, por exemplo, o Mercosul e o antigo NAFTA (que agora se chama Acordo Estados Unidos-México-Canadá - USMCA, na sigla em inglês). Incentive-os a enviar mensagens pelo WhatsApp da classe. Tempo estimado de 10 minutos.
Problematização
Para problematizar, envie o arquivo disponível aqui. Como já foi trabalhada a ALBA, comente com a turma que a ALCA é a mais polêmica entre as proposições de blocos econômicos. Não existe um consenso em relação à sua implantação, nem internamente, nos Estados Unidos da América (EUA), nem entre os demais países americanos. Agora é um bom momento para lançar a pergunta: “Qual a importância desses organismos de integração para a América?”. Deixe os alunos exporem o que pensam, a ideia é gerar um debate. Solicite que abram o editor de texto do Word (ou outro) e procurem anotar os pontos importantes desta discussão. Podem anotar no caderno também. Incentive-os a discutir entre os grupos usando o WhatsApp. Tempo estimado de 20 minutos.
Ação propositiva
Envie um áudio ou um vídeo curto explicando que nesta etapa vamos usar uma metodologia ativa chamada de "debate inteligente". Debater é um processo que ocorre no cotidiano das salas de aula. No entanto, é necessário ensinar os alunos a fazerem um debate de forma organizada e respeitosa, para evitar "achismos" infundados e ataques ao amigo. Para participar de um debate inteligente, os estudantes devem preparar os argumentos de maneira lógica e racional, com o objetivo de defender os seus posicionamentos. Algumas competências serão trabalhadas nesta metodologia, como: a) ser capaz de ter outro ponto de vista quanto a um tema e b) ser capaz de construir argumentos racionais na defesa do seu posicionamento. O debate será sobre a criação da ALBA na América. Forme equipes com quatro alunos (se tiver número ímpar, uma equipe trabalha em trio) e, depois, divida-os em duplas. Uma dupla deve ser a favor da criação da ALBA e a outra, contra. Solicite que usem o Word. Explique para os alunos que eles podem defender a ALBA mesmo não acreditando nela, o que vale é treinar o debate inteligente. Nesta etapa, quem é a favor deve procurar argumentos para defendê-la; veja o exemplo disponível aqui. Para a dupla que é contra, recomenda-se o artigo "A decadência da Alba", disponível aqui. Cada dupla fará o preparo de sua apresentação. Tempo estimado de 30 minutos.
Sistematização
Agora é o momento de abrir a discussão para toda a turma. Através do WhatsApp, os grupos devem enviar dois áudios, um a favor e outro contra. A ideia final é tentar chegar a um consenso quanto ao tema em pauta (pode ser que os alunos não consigam). Fomente nos alunos a busca por uma fundamentação e argumentação ao defenderem as ideias. O objetivo não é estabelecer um vencedor ou um perdedor. Retome o objetivo de aprendizagem do seu plano e comente que a ALBA seria uma frente de governos latino-americanos de esquerda que teria tanto um caráter econômico como uma grandeza política para fazer frente à ALCA. Tempo estimado de 25 minutos.
Convite às famílias
Convide os pais para lerem a reportagem disponível aqui. A seguir, podem enriquecer o conteúdo da aula numa discussão com seus filhos.
Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores de Nova Escola
Professor: Leandro Campelo
Mentor: Peter Trento
Especialista: Leandro Campelo
Assessor pedagógico: Laercio Furquim
Ano: 8°ano
Unidade temática: Conexões e escalas
Objetivo(s) de aprendizagem: Compreender os objetivos desta aliança e a sua repercussão na América.
Habilidade (s) da Base: (EF08GE12) Compreender os objetivos e analisar a importância dos organismos de integração do território americano (Mercosul, OEA, OEI, Nafta, Unasul, Alba, Comunidade Andina, Aladi, entre outros).