Plano de Aula

Plano de aula: As minorias nos Estados Unidos

Plano 4 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre População municipal, regional e nacional

mais ações

Habilidades BNCC:

Aula

Sobre este plano
Sobre este plano

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF08GE03 de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes. Pretende-se com esta aula discutir acerca da composição e participação dos grupos minoritários na população dos Estados Unidos e de possíveis consequências e ações necessárias por parte do governo a fim de atender esta parcela da população que só cresce no país.

Materiais necessários: projeção ou impressão dos slides, folha de sulfite A3 (uma por grupo), post-its coloridos (uma cor por grupo) - caso não tenha, poderá substituí-los por canetas ou canetinhas coloridas (uma cor por grupo).

Material complementar:

Imagem Contextualização: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/e6fZWuXVDEPm6xUKjtj2cBpTDxJbu3arfuAtmCfTftsbZehNq5jPSXaFBB6G/geo8-03und04-imagens-contextualizacao.pdf

Material Problematização: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/SHvGQBG42nu9tEtySmBXFPkGGE3XgxQRtajbr6BWKGRhNg5FEqjfGAukBCD7/geo8-03und04-imagens-problematizacao.pdf

Para você saber mais:

ENRICONI, Louise. O que são minorias? Politize! 31 ago. 2017. Disponível em: <https://www.politize.com.br/o-que-sao-minorias/> Acesso em 12 abr. 2019.

Site do Censo dos Estados Unidos: https://www.census.gov/en.html

Tema da aula
Tema da aula

Tempo sugerido: 1 minuto

Orientações: Projete o tema da aula, escreva-o no quadro ou apenas fale-o para os alunos. Explique que nesta aula vocês irão discutir acerca da composição e participação dos grupos minoritários na população dos Estados Unidos, discutindo possíveis consequências e ações necessárias por parte do governo a fim de atender essa parcela da população. Comente ainda que na aula de hoje o trabalho em grupo e colaborativo será fundamental.

Como adequar à sua realidade: Caso o município tenha a presença de minorias populacionais (por exemplo indígenas, quilombolas entre outros) é possível traçar paralelos com essa realidade vivida.

Curso sobre Educação Antirracista

Comece agora nossa formação gratuita e certificada em parceria com a USP

COMEÇAR AGORA