17852
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Geografia > 8º ano > Unidade

Plano de aula - O uso de drones na resolução de problemas da organização do espaço geográfico

Plano de aula de Geografia com atividades para 8º ano do Fundamental sobre avaliar o uso de drones na proposição solução de problemas em diferentes contextos.

Plano 05 de 5 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Peter Rodrigo Trento

ESTE CONTEÚDO PODE SER USADO À DISTÂNCIA Ver Mais >
 

Sobre o plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre o plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade (EF08GE13) de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Esta habilidade diz respeito a analisar a influência da ciência e novas tecnologias na caracterização de aspectos econômicos e de trabalho dos espaços urbanos e rurais. O uso de drones têm encontrado cada vez mais espaço na resolução de problemas das mais variadas ordens, pois partindo de uma visão aérea, há possibilidades inúmeras análises geográficas, socioeconômicas, espaciais, etc.

Materiais necessários:

  • Cópia das Atividades da Ação Propositiva para cada grupo;
  • Cópias das imagens apresentadas nos slides.
  • Borracha, lápis preto e caneta;
  • Atlas Geográfico Escolar;
  • Equipamento multimídia para reprodução dos slides.

Materiais complementares:

Atividade da Ação Propositiva. "Como um drone poderia ajudar nessas situações?: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/uRy4SWFFZrs4aDXEh5mzbqAUFHbSmVrqM7h39UHjegNYVjgQkzAPUsPXcwJU/ge08-13und05-acao-propositiva-imagens.pdf

Para você saber mais:As mais diversas disciplinas e projetos podem se beneficiar do uso dos drones em suas atividade pedagógicas. Em uma aula de geografia, por exemplo, ao se trabalhar o Lugar e a Paisagem, temas pertinentes a quase todos os anos escolares, o uso de um drone seria uma ferramenta poderosa ao posicionar uma câmera do drone com uma visão aérea, possibilitando inúmeras análises desde a ocupação territorial, tipo de uso do solo, levantamento de áreas de risco ou de desmatamento, mapeando de nascentes e cursos de água, colorações e composição de cores de telhados, e muitas outras combinações são possíveis.

Porvir: Educação do futuro terá banda larga gratuita e drones -Disponível em: https://goo.gl/2wqh9G

EDUCAÇÃO. A tecnologia dos “drones” em uso nas atividades da UFSM. E ele foi montado aqui mesmo - Disponível em: https://goo.gl/65D6P4

O Drone como ferramenta de aprendizagem. Disponível em: https://desafiosdaeducacao.com.br/drone-como-ferramenta-de-aprendizagem/

Drones na educação infantil. Disponível em: http://www.administradores.com.br/artigos/negocios/drones-na-educacao-infantil/97283/

Drones na escola. Disponível em: http://www.ebc.com.br/tecnologia/2015/07/drones-e-arduinos-na-escola-desenvolvem-cognicao-de-criancas-e-adolescentes

Tema da aula select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações: Comente com os alunos que nesta aula eles vão identificar como esse avanço tecnológico pode contribuir com a resoluções de problemas urbanos e rurais. Pergunte aos alunos se eles sabem o que é um drone, se já viram algum ou sabe como funciona.

Como adequar à sua realidade: Esse é um tema desafiante, pois o uso dos drones, independentemente da classe social do aluno, ainda é pouco utilizado para a resolução de problemas, mas a ideia é que eles entendam o potencial dessa ferramenta tecnológica e o quanto ela pode impactar em ações de análise do espaço geográfico, nas mais diversas áreas.

Contextos prévios: é interessante que o aluno tenha visto em cartografia: projeções cartográficas, mapas temáticos, representações cartográficas e escalas.

Para você saber mais:

No Brasil, os drones também receberam a denominação de VANTs, isto é, um pequeno veículo aéreo não tripulado (V.A.N.T). Ele é uma ferramenta poderosa de leitura e transformação do espaço e de nossa cultura e até de determinados aspectos da nossa vida cotidiana. Esses veículos são controlados a distância por meios eletrônicos e computacionais, sob a supervisão humana ou sem a sua intervenção, por meio de uma programação.

Um exemplo de como as técnicas e as ciências estão constantemente se interagindo e propiciando a expansão do capital pode ser visto na recente ação promovida pelo Facebook em levar o acesso à internet a comunidades afastadas por meio do uso dos drones, veículos aéreos não tripulados. Portanto, além de serem técnicos, os objetos também carregam em si a informação e trabalham a partir dela, o que justifica o nome do atual período de transformação do meio geográfico. Podemos, então, dizer que o processo de globalização só se manifesta em seu atual estágio graças aos avanços propiciados pelo meio técnico-científico-informacional.

Contextualização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos

Orientações: Converse com os alunos sobre as situações possíveis para se utilizar um drone. No cotidiano imaginado por eles, poderá aparecer situações lúdicas, de filmagem ou fotografia e até mesmo espionagem. Lembre-os que algumas prefeituras utilizam os drones para fazerem imagens aéreas de imóveis para cobrança de imposto (IPTU).

Como adequar à sua realidade: um dispositivo como um drone pode não ser presente na realidade de muitos alunos, entretanto, as atividades nesse plano de aula, utilizarão da imaginação do aluno, como também de imagens aéreas captadas por drones. Não se fará necessário o uso de um drone no local, mas se o tiver, o professor poderá combinar com a gestão da escola um momento de demonstração, mas sempre observando a questão de distância segura para os aluno. A ANAC possui um guia de orientação para a utilização de drones (veja em "para vocês saber mais").

Para você saber mais:

Projeto de alunos com Drones identifica focos do Aedes aegypti. Disponível em: https://extra.globo.com/noticias/educacao/vida-de-calouro/projeto-de-alunos-da-baixada-drone-que-identifica-focos-do-aedes-aegypti-finalista-em-concurso-internacional-22659354.html

Guia de Orientação para usuários de drones: http://www.anac.gov.br/assuntos/paginas-tematicas/drones/orientacoes_para_usuarios.pdf

Problematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações: Nesse momento de reflexão, incentive os alunos a pensarem em como são os lugares do seu cotidiano, vistas de uma posição superior. Como eles imaginam as cores dos telhados das casas? O que teria nas casas vizinhas? Indague se eles já viram as chamadas imagens de satélite ou fotografias aéreas. Explique que atualmente, muitas das imagens aéreas podem ser feitas por drones.

Como adequar à sua realidade: Mesmo que o aluno não tenha visto imagens de satélite ou fotografias aéreas, faça com o aluno um exercícios de imaginação, sobrevoando os locais do cotidiano, como a escola, casa, bairro, etc. Trabalhar com imagens de sate?lite nas aulas de geografia produz um tipo de conhecimento escolar que instiga o sentimento de investigac?a?o nos alunos, pois esse tipo de visualização vertical, apesar de ser obtida facilmente na internet, ainda na?o esta? presente no cotidiano desses alunos, levantando ainda certa curiosidade, ta?o importante para a cie?ncia.

Para você saber mais:

  • Fotografias aéreas na Geografia:

CAZETTA, Vale?ria. As fotografias ae?reas verticais como uma possibilidade na construc?a?o de conceitos no ensino de Geografia. Cad. Cedes, Campinas, v. 23, n. 60, p. 210-217, Agosto 2003. Disponi?vel em .

Ação Propositiva select-down

Slide Plano Aula

Tempo Sugerido: 20 minutos

Orientações: Exponha as imagens com as situações problemas que foram apresentadas anteriormente nos slides. Você pode encontrar as imagens para impressão na cópia da ação propositiva, disponibilizada abaixo. Exponha, na parede ou no quadro essas imagens de forma que todos possam visualizá-las ao mesmo tempo. Distribua para as duplas de alunos, folhas de blocos de notas adesivas (como post it). Eles devem visualizar todas as imagens de situações problemáticas e escolherem apenas duas para descreverem como utilizariam os drones para solucionarem ou amenizarem esses problemas apontados. Após escreverem suas soluções, os alunos irão colar suas anotações abaixo das imagens. Durante a sistematização eles farão algumas reflexões e trocas sobre as soluções apresentadas por eles.

Material complementar

Cópia da ação propositiva: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/uRy4SWFFZrs4aDXEh5mzbqAUFHbSmVrqM7h39UHjegNYVjgQkzAPUsPXcwJU/ge08-13und05-acao-propositiva-imagens.pdf

Para você saber mais:

A luta para levar os drones à África. Disponível em: https://www1.folha.uol.com.br/tec/2015/11/1703973-a-luta-para-levar-os-drones-a-africa.shtml. Acesso em 23/03/2019.

Ação Propositiva select-down

Slide Plano Aula

Orientações: Exponha as imagens com as situações problemas que foram apresentadas anteriormente nos slides. Você pode encontrar as imagens para impressão na cópia da ação propositiva, disponibilizada abaixo. Exponha, na parede ou no quadro essas imagens de forma que todos possam visualizá-las ao mesmo tempo. Distribua para as duplas de alunos, folhas de blocos de notas adesivas (como post it). Eles devem visualizar todas as imagens de situações problemáticas e escolherem apenas duas para descreverem como utilizariam os drones para solucionarem ou amenizarem esses problemas apontados. Após escreverem suas soluções, os alunos irão colar suas anotações abaixo das imagens. Durante a sistematização eles farão algumas reflexões e trocas sobre as soluções apresentadas por eles.

Material complementar

Cópia da ação propositiva: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/uRy4SWFFZrs4aDXEh5mzbqAUFHbSmVrqM7h39UHjegNYVjgQkzAPUsPXcwJU/ge08-13und05-acao-propositiva-imagens.pdf

Para você saber mais:

A luta para levar os drones à África. Disponível em: https://www1.folha.uol.com.br/tec/2015/11/1703973-a-luta-para-levar-os-drones-a-africa.shtml. Acesso em 23/03/2019.

Ação Propositiva select-down

Slide Plano Aula

Orientações: Exponha as imagens com as situações problemas que foram apresentadas anteriormente nos slides. Você pode encontrar as imagens para impressão na cópia da ação propositiva, disponibilizada abaixo. Exponha, na parede ou no quadro essas imagens de forma que todos possam visualizá-las ao mesmo tempo. Distribua para as duplas de alunos, folhas de blocos de notas adesivas (como post it). Eles devem visualizar todas as imagens de situações problemáticas e escolherem apenas duas para descreverem como utilizariam os drones para solucionarem ou amenizarem esses problemas apontados. Após escreverem suas soluções, os alunos irão colar suas anotações abaixo das imagens. Durante a sistematização eles farão algumas reflexões e trocas sobre as soluções apresentadas por eles.

Material complementar

Cópia da ação propositiva: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/uRy4SWFFZrs4aDXEh5mzbqAUFHbSmVrqM7h39UHjegNYVjgQkzAPUsPXcwJU/ge08-13und05-acao-propositiva-imagens.pdf

Para você saber mais:

A luta para levar os drones à África. Disponível em: https://www1.folha.uol.com.br/tec/2015/11/1703973-a-luta-para-levar-os-drones-a-africa.shtml. Acesso em 23/03/2019.

Ação Propositiva select-down

Slide Plano Aula

Orientações: Exponha as imagens com as situações problemas que foram apresentadas anteriormente nos slides. Você pode encontrar as imagens para impressão na cópia da ação propositiva, disponibilizada abaixo. Exponha, na parede ou no quadro essas imagens de forma que todos possam visualizá-las ao mesmo tempo. Distribua para as duplas de alunos, folhas de blocos de notas adesivas (como post it). Eles devem visualizar todas as imagens de situações problemáticas e escolherem apenas duas para descreverem como utilizariam os drones para solucionarem ou amenizarem esses problemas apontados. Após escreverem suas soluções, os alunos irão colar suas anotações abaixo das imagens. Durante a sistematização eles farão algumas reflexões e trocas sobre as soluções apresentadas por eles.

Material complementar

Cópia da ação propositiva: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/uRy4SWFFZrs4aDXEh5mzbqAUFHbSmVrqM7h39UHjegNYVjgQkzAPUsPXcwJU/ge08-13und05-acao-propositiva-imagens.pdf

Para você saber mais:

A luta para levar os drones à África. Disponível em: https://www1.folha.uol.com.br/tec/2015/11/1703973-a-luta-para-levar-os-drones-a-africa.shtml. Acesso em 23/03/2019.

Ação Propositiva select-down

Slide Plano Aula

Orientações: Exponha as imagens com as situações problemas que foram apresentadas anteriormente nos slides. Você pode encontrar as imagens para impressão na cópia da ação propositiva, disponibilizada abaixo. Exponha, na parede ou no quadro essas imagens de forma que todos possam visualizá-las ao mesmo tempo. Distribua para as duplas de alunos, folhas de blocos de notas adesivas (como post it). Eles devem visualizar todas as imagens de situações problemáticas e escolherem apenas duas para descreverem como utilizariam os drones para solucionarem ou amenizarem esses problemas apontados. Após escreverem suas soluções, os alunos irão colar suas anotações abaixo das imagens. Durante a sistematização eles farão algumas reflexões e trocas sobre as soluções apresentadas por eles.

Material complementar

Cópia da ação propositiva: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/uRy4SWFFZrs4aDXEh5mzbqAUFHbSmVrqM7h39UHjegNYVjgQkzAPUsPXcwJU/ge08-13und05-acao-propositiva-imagens.pdf

Para você saber mais:

A luta para levar os drones à África. Disponível em: https://www1.folha.uol.com.br/tec/2015/11/1703973-a-luta-para-levar-os-drones-a-africa.shtml. Acesso em 23/03/2019.

Sistematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações: Com base nas respostas que os alunos escreveram sobre como utilizar os drones nessas situações , oriente- os a listar quais são as melhores. Eles devem anotar as conclusões no caderno. Faça uma discussão de como os drones podem ser utilizados de outras maneiras, como para a guerra, para filmagens cinematográficas, para entregas de produtos, entre outras.

Destaque algumas soluções apresentadas e também indique algumas das melhores soluções para as problemáticas apresentadas.

Lembre que o essencial é que eles cheguem ao fim desta aula capazes de imaginar soluções para problemas que afligem nossa sociedade, utilizando desse novo momento de desenvolvimento científico e tecnológico, refletido no uso dos drones.

Para você saber mais:

Como fazer um drone caseiro. Manual do Mundo. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=hbTvThjKlUk . Acesso em 23/03/2019.

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre o plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade (EF08GE13) de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Esta habilidade diz respeito a analisar a influência da ciência e novas tecnologias na caracterização de aspectos econômicos e de trabalho dos espaços urbanos e rurais. O uso de drones têm encontrado cada vez mais espaço na resolução de problemas das mais variadas ordens, pois partindo de uma visão aérea, há possibilidades inúmeras análises geográficas, socioeconômicas, espaciais, etc.

Materiais necessários:

  • Cópia das Atividades da Ação Propositiva para cada grupo;
  • Cópias das imagens apresentadas nos slides.
  • Borracha, lápis preto e caneta;
  • Atlas Geográfico Escolar;
  • Equipamento multimídia para reprodução dos slides.

Materiais complementares:

Atividade da Ação Propositiva. "Como um drone poderia ajudar nessas situações?: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/uRy4SWFFZrs4aDXEh5mzbqAUFHbSmVrqM7h39UHjegNYVjgQkzAPUsPXcwJU/ge08-13und05-acao-propositiva-imagens.pdf

Para você saber mais:As mais diversas disciplinas e projetos podem se beneficiar do uso dos drones em suas atividade pedagógicas. Em uma aula de geografia, por exemplo, ao se trabalhar o Lugar e a Paisagem, temas pertinentes a quase todos os anos escolares, o uso de um drone seria uma ferramenta poderosa ao posicionar uma câmera do drone com uma visão aérea, possibilitando inúmeras análises desde a ocupação territorial, tipo de uso do solo, levantamento de áreas de risco ou de desmatamento, mapeando de nascentes e cursos de água, colorações e composição de cores de telhados, e muitas outras combinações são possíveis.

Porvir: Educação do futuro terá banda larga gratuita e drones -Disponível em: https://goo.gl/2wqh9G

EDUCAÇÃO. A tecnologia dos “drones” em uso nas atividades da UFSM. E ele foi montado aqui mesmo - Disponível em: https://goo.gl/65D6P4

O Drone como ferramenta de aprendizagem. Disponível em: https://desafiosdaeducacao.com.br/drone-como-ferramenta-de-aprendizagem/

Drones na educação infantil. Disponível em: http://www.administradores.com.br/artigos/negocios/drones-na-educacao-infantil/97283/

Drones na escola. Disponível em: http://www.ebc.com.br/tecnologia/2015/07/drones-e-arduinos-na-escola-desenvolvem-cognicao-de-criancas-e-adolescentes

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações: Comente com os alunos que nesta aula eles vão identificar como esse avanço tecnológico pode contribuir com a resoluções de problemas urbanos e rurais. Pergunte aos alunos se eles sabem o que é um drone, se já viram algum ou sabe como funciona.

Como adequar à sua realidade: Esse é um tema desafiante, pois o uso dos drones, independentemente da classe social do aluno, ainda é pouco utilizado para a resolução de problemas, mas a ideia é que eles entendam o potencial dessa ferramenta tecnológica e o quanto ela pode impactar em ações de análise do espaço geográfico, nas mais diversas áreas.

Contextos prévios: é interessante que o aluno tenha visto em cartografia: projeções cartográficas, mapas temáticos, representações cartográficas e escalas.

Para você saber mais:

No Brasil, os drones também receberam a denominação de VANTs, isto é, um pequeno veículo aéreo não tripulado (V.A.N.T). Ele é uma ferramenta poderosa de leitura e transformação do espaço e de nossa cultura e até de determinados aspectos da nossa vida cotidiana. Esses veículos são controlados a distância por meios eletrônicos e computacionais, sob a supervisão humana ou sem a sua intervenção, por meio de uma programação.

Um exemplo de como as técnicas e as ciências estão constantemente se interagindo e propiciando a expansão do capital pode ser visto na recente ação promovida pelo Facebook em levar o acesso à internet a comunidades afastadas por meio do uso dos drones, veículos aéreos não tripulados. Portanto, além de serem técnicos, os objetos também carregam em si a informação e trabalham a partir dela, o que justifica o nome do atual período de transformação do meio geográfico. Podemos, então, dizer que o processo de globalização só se manifesta em seu atual estágio graças aos avanços propiciados pelo meio técnico-científico-informacional.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos

Orientações: Converse com os alunos sobre as situações possíveis para se utilizar um drone. No cotidiano imaginado por eles, poderá aparecer situações lúdicas, de filmagem ou fotografia e até mesmo espionagem. Lembre-os que algumas prefeituras utilizam os drones para fazerem imagens aéreas de imóveis para cobrança de imposto (IPTU).

Como adequar à sua realidade: um dispositivo como um drone pode não ser presente na realidade de muitos alunos, entretanto, as atividades nesse plano de aula, utilizarão da imaginação do aluno, como também de imagens aéreas captadas por drones. Não se fará necessário o uso de um drone no local, mas se o tiver, o professor poderá combinar com a gestão da escola um momento de demonstração, mas sempre observando a questão de distância segura para os aluno. A ANAC possui um guia de orientação para a utilização de drones (veja em "para vocês saber mais").

Para você saber mais:

Projeto de alunos com Drones identifica focos do Aedes aegypti. Disponível em: https://extra.globo.com/noticias/educacao/vida-de-calouro/projeto-de-alunos-da-baixada-drone-que-identifica-focos-do-aedes-aegypti-finalista-em-concurso-internacional-22659354.html

Guia de Orientação para usuários de drones: http://www.anac.gov.br/assuntos/paginas-tematicas/drones/orientacoes_para_usuarios.pdf

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações: Nesse momento de reflexão, incentive os alunos a pensarem em como são os lugares do seu cotidiano, vistas de uma posição superior. Como eles imaginam as cores dos telhados das casas? O que teria nas casas vizinhas? Indague se eles já viram as chamadas imagens de satélite ou fotografias aéreas. Explique que atualmente, muitas das imagens aéreas podem ser feitas por drones.

Como adequar à sua realidade: Mesmo que o aluno não tenha visto imagens de satélite ou fotografias aéreas, faça com o aluno um exercícios de imaginação, sobrevoando os locais do cotidiano, como a escola, casa, bairro, etc. Trabalhar com imagens de sate?lite nas aulas de geografia produz um tipo de conhecimento escolar que instiga o sentimento de investigac?a?o nos alunos, pois esse tipo de visualização vertical, apesar de ser obtida facilmente na internet, ainda na?o esta? presente no cotidiano desses alunos, levantando ainda certa curiosidade, ta?o importante para a cie?ncia.

Para você saber mais:

  • Fotografias aéreas na Geografia:

CAZETTA, Vale?ria. As fotografias ae?reas verticais como uma possibilidade na construc?a?o de conceitos no ensino de Geografia. Cad. Cedes, Campinas, v. 23, n. 60, p. 210-217, Agosto 2003. Disponi?vel em .

Slide Plano Aula

Tempo Sugerido: 20 minutos

Orientações: Exponha as imagens com as situações problemas que foram apresentadas anteriormente nos slides. Você pode encontrar as imagens para impressão na cópia da ação propositiva, disponibilizada abaixo. Exponha, na parede ou no quadro essas imagens de forma que todos possam visualizá-las ao mesmo tempo. Distribua para as duplas de alunos, folhas de blocos de notas adesivas (como post it). Eles devem visualizar todas as imagens de situações problemáticas e escolherem apenas duas para descreverem como utilizariam os drones para solucionarem ou amenizarem esses problemas apontados. Após escreverem suas soluções, os alunos irão colar suas anotações abaixo das imagens. Durante a sistematização eles farão algumas reflexões e trocas sobre as soluções apresentadas por eles.

Material complementar

Cópia da ação propositiva: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/uRy4SWFFZrs4aDXEh5mzbqAUFHbSmVrqM7h39UHjegNYVjgQkzAPUsPXcwJU/ge08-13und05-acao-propositiva-imagens.pdf

Para você saber mais:

A luta para levar os drones à África. Disponível em: https://www1.folha.uol.com.br/tec/2015/11/1703973-a-luta-para-levar-os-drones-a-africa.shtml. Acesso em 23/03/2019.

Slide Plano Aula

Orientações: Exponha as imagens com as situações problemas que foram apresentadas anteriormente nos slides. Você pode encontrar as imagens para impressão na cópia da ação propositiva, disponibilizada abaixo. Exponha, na parede ou no quadro essas imagens de forma que todos possam visualizá-las ao mesmo tempo. Distribua para as duplas de alunos, folhas de blocos de notas adesivas (como post it). Eles devem visualizar todas as imagens de situações problemáticas e escolherem apenas duas para descreverem como utilizariam os drones para solucionarem ou amenizarem esses problemas apontados. Após escreverem suas soluções, os alunos irão colar suas anotações abaixo das imagens. Durante a sistematização eles farão algumas reflexões e trocas sobre as soluções apresentadas por eles.

Material complementar

Cópia da ação propositiva: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/uRy4SWFFZrs4aDXEh5mzbqAUFHbSmVrqM7h39UHjegNYVjgQkzAPUsPXcwJU/ge08-13und05-acao-propositiva-imagens.pdf

Para você saber mais:

A luta para levar os drones à África. Disponível em: https://www1.folha.uol.com.br/tec/2015/11/1703973-a-luta-para-levar-os-drones-a-africa.shtml. Acesso em 23/03/2019.

Slide Plano Aula

Orientações: Exponha as imagens com as situações problemas que foram apresentadas anteriormente nos slides. Você pode encontrar as imagens para impressão na cópia da ação propositiva, disponibilizada abaixo. Exponha, na parede ou no quadro essas imagens de forma que todos possam visualizá-las ao mesmo tempo. Distribua para as duplas de alunos, folhas de blocos de notas adesivas (como post it). Eles devem visualizar todas as imagens de situações problemáticas e escolherem apenas duas para descreverem como utilizariam os drones para solucionarem ou amenizarem esses problemas apontados. Após escreverem suas soluções, os alunos irão colar suas anotações abaixo das imagens. Durante a sistematização eles farão algumas reflexões e trocas sobre as soluções apresentadas por eles.

Material complementar

Cópia da ação propositiva: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/uRy4SWFFZrs4aDXEh5mzbqAUFHbSmVrqM7h39UHjegNYVjgQkzAPUsPXcwJU/ge08-13und05-acao-propositiva-imagens.pdf

Para você saber mais:

A luta para levar os drones à África. Disponível em: https://www1.folha.uol.com.br/tec/2015/11/1703973-a-luta-para-levar-os-drones-a-africa.shtml. Acesso em 23/03/2019.

Slide Plano Aula

Orientações: Exponha as imagens com as situações problemas que foram apresentadas anteriormente nos slides. Você pode encontrar as imagens para impressão na cópia da ação propositiva, disponibilizada abaixo. Exponha, na parede ou no quadro essas imagens de forma que todos possam visualizá-las ao mesmo tempo. Distribua para as duplas de alunos, folhas de blocos de notas adesivas (como post it). Eles devem visualizar todas as imagens de situações problemáticas e escolherem apenas duas para descreverem como utilizariam os drones para solucionarem ou amenizarem esses problemas apontados. Após escreverem suas soluções, os alunos irão colar suas anotações abaixo das imagens. Durante a sistematização eles farão algumas reflexões e trocas sobre as soluções apresentadas por eles.

Material complementar

Cópia da ação propositiva: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/uRy4SWFFZrs4aDXEh5mzbqAUFHbSmVrqM7h39UHjegNYVjgQkzAPUsPXcwJU/ge08-13und05-acao-propositiva-imagens.pdf

Para você saber mais:

A luta para levar os drones à África. Disponível em: https://www1.folha.uol.com.br/tec/2015/11/1703973-a-luta-para-levar-os-drones-a-africa.shtml. Acesso em 23/03/2019.

Slide Plano Aula

Orientações: Exponha as imagens com as situações problemas que foram apresentadas anteriormente nos slides. Você pode encontrar as imagens para impressão na cópia da ação propositiva, disponibilizada abaixo. Exponha, na parede ou no quadro essas imagens de forma que todos possam visualizá-las ao mesmo tempo. Distribua para as duplas de alunos, folhas de blocos de notas adesivas (como post it). Eles devem visualizar todas as imagens de situações problemáticas e escolherem apenas duas para descreverem como utilizariam os drones para solucionarem ou amenizarem esses problemas apontados. Após escreverem suas soluções, os alunos irão colar suas anotações abaixo das imagens. Durante a sistematização eles farão algumas reflexões e trocas sobre as soluções apresentadas por eles.

Material complementar

Cópia da ação propositiva: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/uRy4SWFFZrs4aDXEh5mzbqAUFHbSmVrqM7h39UHjegNYVjgQkzAPUsPXcwJU/ge08-13und05-acao-propositiva-imagens.pdf

Para você saber mais:

A luta para levar os drones à África. Disponível em: https://www1.folha.uol.com.br/tec/2015/11/1703973-a-luta-para-levar-os-drones-a-africa.shtml. Acesso em 23/03/2019.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações: Com base nas respostas que os alunos escreveram sobre como utilizar os drones nessas situações , oriente- os a listar quais são as melhores. Eles devem anotar as conclusões no caderno. Faça uma discussão de como os drones podem ser utilizados de outras maneiras, como para a guerra, para filmagens cinematográficas, para entregas de produtos, entre outras.

Destaque algumas soluções apresentadas e também indique algumas das melhores soluções para as problemáticas apresentadas.

Lembre que o essencial é que eles cheguem ao fim desta aula capazes de imaginar soluções para problemas que afligem nossa sociedade, utilizando desse novo momento de desenvolvimento científico e tecnológico, refletido no uso dos drones.

Para você saber mais:

Como fazer um drone caseiro. Manual do Mundo. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=hbTvThjKlUk . Acesso em 23/03/2019.

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Unidade do 8º ano :

MAIS AULAS DE Geografia do 8º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF08GE13 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Geografia

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano