Plano de Aula

Plano de aula: O Êxodo venezuelano

Plano 3 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Emigrantes e imigrantes

mais ações

Habilidades BNCC:

Aula

Sobre este plano
Sobre este plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF08GE01 de Geografia que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes. O objetivo principal desta aula é fazer com que os alunos entendam os principais motivos que levaram milhões de venezuelanos deixarem seu país e procurarem abrigo em outros países da América do Sul.

Materiais necessários: Cartolina, post-it (pode ser substituído por pedaços de papel e cola), lápis, borracha, caneta e canetinhas.

Material complementar:

Contextualização: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/zN7AnhJadCPckQ96X29NkT86fGvhdWHDpwCJba99Y9YYW2TMdbjfgz4hpWCW/geo8-01und03-contextualizacao.pdf

Problematização: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/WrRJw7qbdPcn5kYckXt5H7SE3wPtHxx9prTxuwz7cENaHkvNYjfJ8gf8CJPe/geo8-01und03-problematizacao.pdf

Ação Propositiva: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/hX8CrnvdNdBFVaXmu8A2RArWWHPDMFesjgrUfKEjPkWrBjsEq4tsasyVNu9B/geo8-01und03-acao-propositiva.pdf

Mapeamento conceitual na prática: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/EEG9XF2rAZYhNsyfcBNt2tqkQrcx6R2JApM5zGWz582fXpXgqTytHWwDJ6fc/geo8-01und03-mapeamento-conceitual-na-pratica.pdf

Para você saber mais:

Como os países vizinhos têm reagido à chegada de milhares de imigrantes da Venezuela. G1. Disponível em: <https://g1.globo.com/mundo/noticia/2018/08/20/como-os-paises-vizinhos-tem-reagido-a-chegada-de-milhares-de-imigrantes-da-venezuela.ghtml>. Acesso em: 18 fev 2019.

CORAZZA, Felipe; MESQUITA, Lígia. BBC News. Crise na Venezuela: o que levou o país vizinho ao colapso econômico e à maior crise de sua história. Disponível em: <https://www.bbc.com/portuguese/internacional-45909515>. Acesso em: 18 fev 2019.

COSTA, Emily; BRANDÃO, Inaê; OLIVEIRA, Valéria. Fuga da fome: como a chegada de 40 mil venezuelanos transformou Boa Vista.

G1. Disponível em: <https://g1.globo.com/rr/roraima/noticia/fuga-da-fome-como-a-chegada-de-40-mil-venezuelanos-transformou-boa-vista.ghtml>. Acesso em: 20 fev. 2019.

NOVAK, Joseph; CAÑAS, Alberto. A teoria subjacente aos mapas conceituais e como elaborá-los e usá-los. Neste artigo aprenda sobre os mapas conceituais. Práxis Educativa, Ponta Grossa, v.5, n.1, p. 9-29 , jan.-jun. 2010.

Disponível em: <http://www.revistas2.uepg.br/index.php/praxiseducativa/article/view/1298/944>. Acesso em: 20 fev 2019.

O legado de Chávez: os prós e os contras. BBC News. Disponível em: <https://www.bbc.com/portuguese/noticias/2013/03/130306_chavez_argumentos_pro_contra_rw.shtml>. Acesso em: 21 fev 2019.

PEREIRA, André Paulo dos Santos. A imigração venezuelana em Roraima e o risco da explosão demográfica. Estadão. Disponível em: <https://politica.estadao.com.br/blogs/fausto-macedo/a-imigracao-venezuelana-em-roraima-e-o-risco-da-explosao-demografica/>. Acesso em: 19 fev 2019.

- Mapas conceituais: são ferramentas gráficas para a organização e representação do conhecimento. Eles incluem conceitos, geralmente dentro de círculos ou quadros de alguma espécie, e relações entre conceitos, que são indicadas por linhas que os interligam (proposições). As palavras sobre essas linhas, que são palavras ou frases de ligação, especificam os relacionamentos entre dois conceitos.
- Proposição: São dois conceitos conectados por palavras de ligação ou frase para compor uma afirmação com sentido. Duas ou mais proposições formam um mapa conceitual.
- Migração: é o deslocamento de pessoas dentro de um espaço geográfico, pode ser temporário ou permanente.
- Emigrante: é a pessoa que deixa (sai) um lugar de origem com destino a outro lugar.
- Imigrante: é o indivíduo que chega (entra) em um determinado lugar para nele viver.
- Brainstorming: é uma tempestade de ideias, uma técnica para trabalhar em grupos. Neste caso, os alunos vão responder por que as pessoas migram, anote no quadro estas respostas em forma de conceito, por exemplo: fome, guerra, trabalho, política, etc.

- Êxodo: ocorre quando ocorre a saída de um grupo de pessoas ou parte de uma nação de uma área para outra.

- Bélico: referente à guerra.

Contextos prévios: Dinâmica populacional conteúdo do 7º ano (habilidade EF07GE02 da BNCC).

Tema da aula
Tema da aula

Tempo sugerido: 3 minutos

Orientações: Escreva no quadro ou projete o tema da aula e peça aos alunos que reflitam sobre. Solicite que os alunos respondam a pergunta e faça um Brainstorming no quadro com as palavras ditas pelos alunos (por exemplo, fome, desastres naturais, perseguição política, perseguição religiosa, qualidade de vida, estudo, bélicas, desemprego, etc). O importante é deixar claro para os alunos que existem diversos motivos que levam as pessoas a migrarem. Não apague o Brainstorming, deixe-o no quadro ou use papel kraft A3, deixe-o num local visível para os alunos. Adicione conceitos e palavras com o avançar da aula.

Nessa aula os alunos vão criar mapas conceituais, apesar da técnica de parecer ser simples, seria interessante o professor criar um mapa conceitual sobre o tema da aula para vivenciar a experiência antes de fazer com os alunos.

Como adequar à sua realidade: Procure nos jornais e revistas da sua região notícias de venezuelanos que chegaram na sua cidade ou no seu estado e se julgar adequado você pode adaptar essa aula e trabalhar com estas notícias para se aproximar da realidade do seus alunos. Outra possibilidade é pesquisar sobre haitianos ou africanos que vieram para o Brasil.

Para você saber mais:

- Migração: é o deslocamento de pessoas dentro de um espaço geográfico, pode ser temporário ou permanente.
- Mapas conceituais: são ferramentas gráficas para a organização e representação do conhecimento. Eles incluem conceitos, geralmente dentro de círculos ou quadros de alguma espécie, e relações entre conceitos, que são indicadas por linhas que os interligam (proposições). As palavras sobre essas linhas, que são palavras ou frases de ligação, especificam os relacionamentos entre dois conceitos.
- Brainstorming: é uma tempestade de ideias, uma técnica para trabalhar em grupos. Neste caso, os alunos vão responder por que as pessoas migram, anote no quadro estas respostas em forma de conceito, por exemplo: fome, guerra, trabalho, política, etc.

- Bélico: referente à guerra.

Curso sobre Educação Antirracista

Comece agora nossa formação gratuita e certificada em parceria com a USP

COMEÇAR AGORA