Plano de Aula

Plano de aula: O perigo no deserto

Plano 4 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Emigrantes e imigrantes

mais ações

Habilidades BNCC:

Aula

Sobre este plano
Sobre este plano

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF08GE01 de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes. Esta habilidade diz respeito sobre as rotas de dispersão da população humana pelo planeta e os principais fluxo migratórios em diferentes épocas, pensando em fatores históricos e naturais associados à distribuição da população humana.

O objetivo desta aula é explorar e conhecer um fluxo migratório que milhares de africanos subsaarianos (não são todos os africanos, nesta aula vamos nos referir às pessoas de origem do Níger, Gana, Libéria, Senegal, Gâmbia, Sudão, Mali e Camarões, mas há africanos de outras regiões que tentam fazer a travessia pelo deserto do Saara com o objetivo de atingir o mar Mediterrâneo. Esta rota é pouco explorada pelos grandes meios de comunicação e tão perigosa quanto a do Mediterrâneo.

Materiais necessários: Cartolina ou papel A3, post-its, fita adesiva, lápis, borracha, caneta e lápis de cor.

Material complementar:

Mapa densidade populacional África (Contextualização): https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/jxp7A8EpfKnCuDDVGGPVMuh4aUwCXsvbtSFcyBYXDC7MEq6sDGTQ3ZuES5PY/geo8-01und04-mapa-densidade-populacional-africa.pdf

Mapa do deserto do Saara (Contextualização): https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/2r8T35rKceYkQMtdRjp44y83Uy2ytD6ECqgfJ75jra6y254XfMXWEJszhnA7/geo8-01und04-mapa-do-deserto-do-saara.pdf

Deserto do Saara - Argélia (Problematização): https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/TaFpxpFTatcrPJH99AxkXSSBshhwMcYXqKpjGpQMAVggfEhjHrZprsgyMAu5/geo8-01und04-deserto-do-saara-argelia.pdf

Para você saber mais:

Atravessadores de clandestinos: redes mafiosas cada vez mais poderosas. Terra, 12/05/2015. Disponível em: <https://www.terra.com.br/noticias/mundo/oriente-medio/atravessadores-de-clandestinos-redes-mafiosas-cada-vez-mais-poderosas,59abc34ecbd535311a874ddc8152c373pw56RCRD.html>. Acesso em: 26 fev 2019.

CAMARGO, F; DAROS, T. A sala de aula inovadora: estratégias pedagógicas para fomentar o aprendizado ativo. Porto Alegre: Penso, 2018.

CARRETERO, N. O cemitério de areia a caminho da Europa. El País. Disponível em: <https://brasil.elpais.com/brasil/2017/06/29/internacional/1498757177_348388.html>. Acesso em: 27 fev 2019.

Encontrados os corpos de 87 imigrantes mortos de sede no deserto do Saara. O Globo. Disponível em: <https://oglobo.globo.com/mundo/encontrados-os-corpos-de-87-imigrantes-mortos-de-sede-no-deserto-do-saara-10610715>. Acesso em: 25 fev 2019.

GUIMARÃES, Maria João. O deserto do Saara mata ainda mais migrantes do que o Mediterrâneo. Carta Maior. Disponível em: https://www.cartamaior.com.br/?/Editoria/Pelo-Mundo/O-deserto-do-Sara-mata-ainda-mais-migrantes-do-que-o-Mediterraneo/6/40731 Acesso em: 25 de fevereiro de 2019.

Mais 40 migrantes morrem ao tentar atravessar o deserto do Saara. G1. Disponível em: <https://g1.globo.com/mundo/noticia/mais-de-40-migrantes-morrem-ao-atravessar-o-deserto-do-saara-dizem-sobreviventes.ghtml>. Acesso em: 25 fev 2019.

Mais de 50 imigrantes africanos podem ter morrido no deserto do Saara. G1. Disponível em: <https://g1.globo.com/mundo/noticia/mais-de-50-imigrantes-africanos-podem-ter-morrido-no-deserto-do-saara-diz-oim.ghtml>.

Acesso em: 26 fev 2019.

PIZZOLI, Alberto. UE lança ofensiva contra atravessadores de migrantes. Disponível em: <http://br.rfi.fr/europa/20151007-europeus-lancam-ofensiva-contra-atravessadores-de-migrantes-no-mediterraneo>. Acesso em: 26 fev 2019.

- Densidade populacional: também conhecida como densidade demográfica, mostra quantas pessoas vivem por quilômetro quadrado numa área.

- Amplitude térmica: é a diferença entre a temperatura máxima e a mínima registradas num determinado período de tempo.

- Atravessadores: são pessoas que fazem o transporte de clandestinos através da África e do Oriente Médio, e depois do Mediterrâneo para a Europa.

Contextos prévios: Migração.

Tema da aula
Tema da aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações: Projete o tema aos alunos, escreva no quadro ou fale para a turma. Comente que quando se fala em sair do continente africano de forma ilegal e entrar na Europa todos pensam no mar Mediterrâneo, o que de fato, é a rota mais explorada pela mídia. Deixe claro para a turma que nesta aula vamos explorar outra rota, onde milhares de africanos passam por este caminho temido antes de atingir o mar Mediterrâneo. Alerte os alunos que muitos africanos perdem suas vidas antes mesmo de chegar ao Mediterrâneo.

Para você saber mais:

GUIMARÃES, Maria João. O deserto do Saara mata ainda mais migrantes do que o Mediterrâneo. Carta Maior. Disponível em: https://www.cartamaior.com.br/?/Editoria/Pelo-Mundo/O-deserto-do-Sara-mata-ainda-mais-migrantes-do-que-o-Mediterraneo/6/40731 Acesso em: 25 de fevereiro de 2019.

Contextos prévios: Migração.

Curso sobre Educação Antirracista

Comece agora nossa formação gratuita e certificada em parceria com a USP

COMEÇAR AGORA