Plano de aula: Deslocamentos populacionais

Plano 1 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Emigrantes e imigrantes

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade (EF08GE01) de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Materiais necessários: Cartolinas, lápis preto, Pincel ou canetinhas, recortes de jornais e revistas (meios de transporte, guerras, desastres naturais, desertificação, culturas diversas. Caso o professor não encontre o material, a sugestão é que peça aos estudantes para levar materiais que encontrem em casa, como revistas e jornais, ou tente montar esse material utilizando a biblioteca escolar.

Material complementar:

Mapa Sistema Agrícola Mundial - Contextualização: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/nYxwZ7SnHZ6WwDUasnYpwc2tt5tAjFpaPMNk2k7sTp45vWWgJzDxw9qmf4jc/geo8-01und01-contextualizacao-mapa-sistema-agricola-mundial.pdf

Confecção dos cartazes - Ação propositiva:

Tema da aula

Orientações: Comente com os alunos que nesta aula vamos aprender sobre as migrações e como elas fazem parte da história humana. Abordaremos especificamente alguns fluxos migratórios presentes no continente africano e que ganharam evidência, por uma série de fatores históricos, econômicos e sociais. Procure inicialmente estabelecer uma comparação entre a África do Norte e a África Subsaariana e depois delimite sua abordagem, especificamente, para os povos beduínos no deserto do Saara no Egito e a crise migratória na Líbia. Use para isso o mapa-mundi para essa localização inicial e/ou identifique o continente africano em um livro didático. Ainda assim, não sendo possível, use o quadro.

Para você saber mais: As migrações no continente africano possuem várias causas. Nesse sentido, compreender como duas delas afetam diretamente a região do Magreb torna-se importante para que se compreenda a diversidade econômica, cultural, física e social desse continente. Os povos beduínos, nômades em sua origem, deslocam se para outras regiões em virtude das características culturais desses povos. Habitam a região desértica e são migrantes. A crise migratória na Líbia é o reflexo das contradições econômicas do mundo moderno. Segregam espacialmente esses povos e os levam a busca por outros espaços onde as condições econômicas e sociais sejam melhores.

Sobre os povos beduínos, consulte as informações:

(Apresenta as características desses povos, sua origem e cultura. Destacam a importância que atribuem à família, como sobrevivem e algumas curiosidades sobre a estrutura hierárquica desses povos.)

(Dialoga com a temática da migração no continente africano ao destacar a sobrevivência desses povos na região desértica e como migram).

Sobre a crise migratória na Líbia:

(Tece um panorama geral de como a Líbia se tornou uma importante rota de migração para a Europa).

(Apresenta o como esses povos acessam o continente europeu e quais riscos enfrentam na travessia do mar Mediterrâneo)

Contextos prévios: O uso dos mapas e das imagens é crucial para o entendimento da questão migratória na região norte da África. Fornecem uma compreensão das disparidades regionais entre o norte e sul do continente africano e permitem delimitar os dois países vinculados a este plano: Egito e Líbia. Se não for possível o uso destas imagens procure outras em jornais, revistas, biblioteca escolar que dialoguem com os contextos dos dois países, apresente oralmente essas realidades, procure construir via quadro, cartazes, como é essa região e os povos que nela habitam.

Curso sobre Educação Antirracista

Comece agora nossa formação gratuita e certificada em parceria com a USP

COMEÇAR AGORA