Plano de Aula

Plano de aula: Os primeiros a deixarem a África

Plano 2 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Emigrantes e imigrantes

mais ações

Tem interesse no tema "Neurociência, adolescências e engajamento nos Anos Finais"?

Inscreva-se neste tema para receber novidades pelo site e por email.

Habilidades BNCC:

Planeje suas aulas pelo Whatsapp!

Qualidade com economia de tempo

Aula

Sobre este plano
Sobre este plano

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF08GE01 de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Esta poderá ser considerada uma aula introdutória para o desenvolvimento do tema dispersão da população humana pelo planeta e os principais fluxos migratórios em diferentes períodos da história. Pretende-se com essa aula que os alunos compreendam a importância dos fósseis na dinâmica migratório dos povos primitivos. Na ação propositiva os alunos vão trabalhar com a metodologia ativa timeline (linha do tempo).

Materiais necessários: Datashow (projetor), cartolina (ou folhas de papel A4), post-it, tesouras, colas, fita crepe, lápis, borrachas, canetas e canetinhas.

Material complementar:

Imagens da Contextualização: https://docs.google.com/document/d/17Pi6xPDt129yesdlSa5mECac2u027Zwh63CDsNx0th8/edit

Imagem da Problematização: https://docs.google.com/document/d/1VIsoTaxOfb31qpKiCS0lpHGIDNUtVatdwgz_xlm35Qo/edit

Mapa da Contextualização: https://docs.google.com/document/d/1TjiivOhC1XUJIPRl4aMjCCc01D9GRTHo87dkLJMeUew/edit

Fósseis: https://docs.google.com/document/d/1AGtCa07KEnwjvqLmVH6om7z1l_q3rXDTnLwYZjjJVmM/edit

Identificação: https://docs.google.com/document/d/1_AmDV0igA40IozLfo5v050GoOX7dz4pk810vzSmZkBU/edit

Imagem da Sistematização: https://docs.google.com/document/d/1qnkvdHBlpd9Vz5-75ByGl8zgqQ59xHnFxe_8xJ8c250/edit

Exemplo de timeline: https://docs.google.com/document/d/1Ms-5lfh2ny2HRyMaWppiIUtJ0cbfTnGTlG7jUCyG1nY/edit

Para você saber mais:

BAIMA, Cesar. Primeiros humanos teriam chegado às Américas há 130 mil anos. O Globo. Disponível em: <https://oglobo.globo.com/sociedade/historia/primeiros-humanos-teriam-chegado-as-americas-ha-130-mil-anos-21255087>. Acesso em: 08 fev 2019.

CAMARGO, F; DAROS, T. A sala de aula inovadora: estratégias pedagógicas para fomentar o aprendizado ativo. Porto Alegre: Penso, 2018.

Como é calculada a idade dos fósseis? Disponível em: <https://www.terra.com.br/noticias/educacao/voce-sabia/como-e-calculada-a-idade-dos-fosseis,ab18d8aec67ea310VgnCLD200000bbcceb0aRCRD.html>. Acesso em: 11 fev 2019.

Como os primeiros humanos chegaram à América. History. Disponível em: <https://seuhistory.com/noticias/como-os-primeiros-humanos-chegaram-america>. Acesso em: 11 fev. 2019.

HARARI, Y. N. Sapiens: Uma breve história da humanidade. 30ª ed. Porto Alegre: L&PM, 2017.

KINVER, Mark. Estudo genético indica que ser humano moderno surgiu no sul da África. BBC. Disponível em: <https://www.bbc.com/portuguese/ciencia/2011/03/110308_africa_humanidade_pu>. Acesso em: 11 fev 2019.

LOPES, Reinaldo José. Estudo traça mapa da chegada do Homo Sapiens à América. Folha de S. Paulo. Disponível em: . Acesso em: 08 fev 2019.

Primeiros habitantes chegaram à América em três ondas migratórias. G1. Disponível em: <http://g1.globo.com/ciencia-e-saude/noticia/2012/07/primeiros-habitantes-chegaram-america-em-tres-ondas-migratorias.html>.

Acesso em: 11 fev 2019.

RIBEIRO, Gabriel Francisco. História esquecida? Disponível em: <https://www.uol/noticias/especiais/fosseis-no-brasil-onde-estao-registros-humanos-antigos-no-pais.htm#historia-esquecida>.

Acesso em: 13 fev 2019.

SOUZA, Líria Alves. Datação de fósseis. Mundo Educação. Disponível em: <https://mundoeducacao.bol.uol.com.br/quimica/datacao-fosseis.htm>. Acesso em: 08 fev 2019.

VAIANO, Bruno. Em que parte da África, exatamente, surgiu o Homo sapiens? Revista Superinteressante. Disponível em: <https://super.abril.com.br/ciencia/em-que-parte-da-africa-exatamente-surgiu-o-homo-sapiens-em-varias/>. Acesso em: 11 fev 2019.

7 ferramentas online para criar linhas do tempo. Disponível em: <http://noticias.universia.com.br/atualidade/noticia/2014/04/15/1094875/7-ferramentas-online-criar-linhas-tempo.html>. Acesso em: 14 fev 2019.

- Cronologia: o objetivo desta ciência é datar eventos históricos, descrevendo-os e agrupando numa sequência lógica.

- Fóssil: é qualquer evidência de vida passada, como, por exemplo, evidências diretas, como restos de organismos preservados nas rochas, ou indiretas, como marcas deixadas por organismos nos sedimentos.

- Genética: é um ramo da biologia que estuda a transmissão das características hereditárias ao longo das gerações.
- Hominídeos: o homem na sua fase de lenta evolução física e intelectual, desde o estádio primitivo ao estádio de desenvolvimento atual.

- Migração: é o deslocamento de pessoas dentro de um espaço geográfico, pode ser temporário ou permanente.

- Paleontologia: é uma ciência que analisa os fósseis de animais e vegetais que habitaram nosso planeta com o objetivo de estudar os aspectos da vida na Terra em períodos geológicos passados.

Conhecimentos prévios:

Conhecimentos básicos de Cartografia e de Migração.

Tema da aula
Tema da aula

Tempo sugerido: 3 minutos

Orientações: Projete o tema da aula aos alunos ou, caso não seja possível, escreva no quadro ou fale para a turma. Se julgar necessário faça um esquema no quadro anotando os principais conceitos que serão trabalhados. Comente que nesta aula vocês vão discutir o fluxo migratório dos primeiros humanos do continente africano para o mundo, mas o foco será na chegada no continente americano. Deixe claro, que o tema é bem polêmico, e novas descobertas colocam em xeque antigas pesquisas. Conte ao alunos que as primeiras migrações para a América, ocorreram há cerca de 15 mil anos, quando os humanos modernos (Homo sapiens) adentraram o continente. Isto provavelmente ocorreu quando atravessaram uma passagem temporária no Estreito de Bering criada pelo recuo do nível do mar ao fim do último período glacial (esta é a teoria mais aceita). Mas como será mostrado existem estudos que mostram outras possibilidades.

Os humanos surgiram na África Oriental há cerca de 2,5 milhões de anos. Por volta de 2 milhões de anos atrás, estes primitivos deixaram suas terras e se deslocaram para o norte da África, da Europa e da Ásia. Pela dinâmica climática e as formações vegetais cada população humana evoluiu de forma diferente. Por exemplo, os humanos na Europa e da Ásia Ocidental, deram origem ao Homo neanderthalensis (conhecido como neandertais); na ilha de Java, na Indonésia, moravam os Homo soloensis; em outra ilha da Indonésia, ilha das Flores, viveu o Homo floresiensis; cientistas escavando a caverna de Denisova, na Sibéria, em 2010, descobriram o Homo denisova. Fale para os alunos que muitos "irmãos" ou "primos" podem estar perdidos por aí, esperando ser descobertos. Estes humanos evoluíram pela África, Europa e Ásia, finalmente, nossa própria espécie surgiu, denominamos de Homo sapiens ("homem sábio") (HARARI, 2017).

Para você saber mais:

VAIANO, Bruno. Em que parte da África, exatamente, surgiu o Homo sapiens? Revista Superinteressante. Disponível em: <https://super.abril.com.br/ciencia/em-que-parte-da-africa-exatamente-surgiu-o-homo-sapiens-em-varias/>. Acesso em: 11 fev 2019.

HARARI, Y. N. Sapiens: Uma breve história da humanidade. 30ª ed. Porto Alegre: L&PM, 2017.

- Migração é o deslocamento de pessoas dentro de um espaço geográfico, pode ser temporário ou permanente.

Novo curso gratuito

Conheça nosso mais novo curso sobre adolescências, neurociência e engajamento nos anos finais

VER CURSO

Conteúdos relacionados