Plano de Aula

Plano de aula: Os primeiros a deixarem a África

Plano 2 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Emigrantes e imigrantes

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Habilidades BNCC:

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Sobre este plano
Sobre este plano

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF08GE01 de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Esta poderá ser considerada uma aula introdutória para o desenvolvimento do tema dispersão da população humana pelo planeta e os principais fluxos migratórios em diferentes períodos da história. Pretende-se com essa aula que os alunos compreendam a importância dos fósseis na dinâmica migratório dos povos primitivos. Na ação propositiva os alunos vão trabalhar com a metodologia ativa timeline (linha do tempo).

Materiais necessários: Datashow (projetor), cartolina (ou folhas de papel A4), post-it, tesouras, colas, fita crepe, lápis, borrachas, canetas e canetinhas.

Material complementar:

Imagens da Contextualização: https://docs.google.com/document/d/17Pi6xPDt129yesdlSa5mECac2u027Zwh63CDsNx0th8/edit

Imagem da Problematização: https://docs.google.com/document/d/1VIsoTaxOfb31qpKiCS0lpHGIDNUtVatdwgz_xlm35Qo/edit

Mapa da Contextualização: https://docs.google.com/document/d/1TjiivOhC1XUJIPRl4aMjCCc01D9GRTHo87dkLJMeUew/edit

Fósseis: https://docs.google.com/document/d/1AGtCa07KEnwjvqLmVH6om7z1l_q3rXDTnLwYZjjJVmM/edit

Identificação: https://docs.google.com/document/d/1_AmDV0igA40IozLfo5v050GoOX7dz4pk810vzSmZkBU/edit

Imagem da Sistematização: https://docs.google.com/document/d/1qnkvdHBlpd9Vz5-75ByGl8zgqQ59xHnFxe_8xJ8c250/edit

Exemplo de timeline: https://docs.google.com/document/d/1Ms-5lfh2ny2HRyMaWppiIUtJ0cbfTnGTlG7jUCyG1nY/edit

Para você saber mais:

BAIMA, Cesar. Primeiros humanos teriam chegado às Américas há 130 mil anos. O Globo. Disponível em: <https://oglobo.globo.com/sociedade/historia/primeiros-humanos-teriam-chegado-as-americas-ha-130-mil-anos-21255087>. Acesso em: 08 fev 2019.

CAMARGO, F; DAROS, T. A sala de aula inovadora: estratégias pedagógicas para fomentar o aprendizado ativo. Porto Alegre: Penso, 2018.

Como é calculada a idade dos fósseis? Disponível em: <https://www.terra.com.br/noticias/educacao/voce-sabia/como-e-calculada-a-idade-dos-fosseis,ab18d8aec67ea310VgnCLD200000bbcceb0aRCRD.html>. Acesso em: 11 fev 2019.

Como os primeiros humanos chegaram à América. History. Disponível em: <https://seuhistory.com/noticias/como-os-primeiros-humanos-chegaram-america>. Acesso em: 11 fev. 2019.

HARARI, Y. N. Sapiens: Uma breve história da humanidade. 30ª ed. Porto Alegre: L&PM, 2017.

KINVER, Mark. Estudo genético indica que ser humano moderno surgiu no sul da África. BBC. Disponível em: <https://www.bbc.com/portuguese/ciencia/2011/03/110308_africa_humanidade_pu>. Acesso em: 11 fev 2019.

LOPES, Reinaldo José. Estudo traça mapa da chegada do Homo Sapiens à América. Folha de S. Paulo. Disponível em: . Acesso em: 08 fev 2019.

Primeiros habitantes chegaram à América em três ondas migratórias. G1. Disponível em: <http://g1.globo.com/ciencia-e-saude/noticia/2012/07/primeiros-habitantes-chegaram-america-em-tres-ondas-migratorias.html>.

Acesso em: 11 fev 2019.

RIBEIRO, Gabriel Francisco. História esquecida? Disponível em: <https://www.uol/noticias/especiais/fosseis-no-brasil-onde-estao-registros-humanos-antigos-no-pais.htm#historia-esquecida>.

Acesso em: 13 fev 2019.

SOUZA, Líria Alves. Datação de fósseis. Mundo Educação. Disponível em: <https://mundoeducacao.bol.uol.com.br/quimica/datacao-fosseis.htm>. Acesso em: 08 fev 2019.

VAIANO, Bruno. Em que parte da África, exatamente, surgiu o Homo sapiens? Revista Superinteressante. Disponível em: <https://super.abril.com.br/ciencia/em-que-parte-da-africa-exatamente-surgiu-o-homo-sapiens-em-varias/>. Acesso em: 11 fev 2019.

7 ferramentas online para criar linhas do tempo. Disponível em: <http://noticias.universia.com.br/atualidade/noticia/2014/04/15/1094875/7-ferramentas-online-criar-linhas-tempo.html>. Acesso em: 14 fev 2019.

- Cronologia: o objetivo desta ciência é datar eventos históricos, descrevendo-os e agrupando numa sequência lógica.

- Fóssil: é qualquer evidência de vida passada, como, por exemplo, evidências diretas, como restos de organismos preservados nas rochas, ou indiretas, como marcas deixadas por organismos nos sedimentos.

- Genética: é um ramo da biologia que estuda a transmissão das características hereditárias ao longo das gerações.
- Hominídeos: o homem na sua fase de lenta evolução física e intelectual, desde o estádio primitivo ao estádio de desenvolvimento atual.

- Migração: é o deslocamento de pessoas dentro de um espaço geográfico, pode ser temporário ou permanente.

- Paleontologia: é uma ciência que analisa os fósseis de animais e vegetais que habitaram nosso planeta com o objetivo de estudar os aspectos da vida na Terra em períodos geológicos passados.

Conhecimentos prévios:

Conhecimentos básicos de Cartografia e de Migração.

Tema da aula
Tema da aula

Tempo sugerido: 3 minutos

Orientações: Projete o tema da aula aos alunos ou, caso não seja possível, escreva no quadro ou fale para a turma. Se julgar necessário faça um esquema no quadro anotando os principais conceitos que serão trabalhados. Comente que nesta aula vocês vão discutir o fluxo migratório dos primeiros humanos do continente africano para o mundo, mas o foco será na chegada no continente americano. Deixe claro, que o tema é bem polêmico, e novas descobertas colocam em xeque antigas pesquisas. Conte ao alunos que as primeiras migrações para a América, ocorreram há cerca de 15 mil anos, quando os humanos modernos (Homo sapiens) adentraram o continente. Isto provavelmente ocorreu quando atravessaram uma passagem temporária no Estreito de Bering criada pelo recuo do nível do mar ao fim do último período glacial (esta é a teoria mais aceita). Mas como será mostrado existem estudos que mostram outras possibilidades.

Os humanos surgiram na África Oriental há cerca de 2,5 milhões de anos. Por volta de 2 milhões de anos atrás, estes primitivos deixaram suas terras e se deslocaram para o norte da África, da Europa e da Ásia. Pela dinâmica climática e as formações vegetais cada população humana evoluiu de forma diferente. Por exemplo, os humanos na Europa e da Ásia Ocidental, deram origem ao Homo neanderthalensis (conhecido como neandertais); na ilha de Java, na Indonésia, moravam os Homo soloensis; em outra ilha da Indonésia, ilha das Flores, viveu o Homo floresiensis; cientistas escavando a caverna de Denisova, na Sibéria, em 2010, descobriram o Homo denisova. Fale para os alunos que muitos "irmãos" ou "primos" podem estar perdidos por aí, esperando ser descobertos. Estes humanos evoluíram pela África, Europa e Ásia, finalmente, nossa própria espécie surgiu, denominamos de Homo sapiens ("homem sábio") (HARARI, 2017).

Para você saber mais:

VAIANO, Bruno. Em que parte da África, exatamente, surgiu o Homo sapiens? Revista Superinteressante. Disponível em: <https://super.abril.com.br/ciencia/em-que-parte-da-africa-exatamente-surgiu-o-homo-sapiens-em-varias/>. Acesso em: 11 fev 2019.

HARARI, Y. N. Sapiens: Uma breve história da humanidade. 30ª ed. Porto Alegre: L&PM, 2017.

- Migração é o deslocamento de pessoas dentro de um espaço geográfico, pode ser temporário ou permanente.

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