GEO8_01UND05 - Contextualização
Plano de Aula
Plano de aula: Pacto Global para Migração
Plano 5 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Emigrantes e imigrantes
Sobre este plano
Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF08GE01 de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.
O objetivo deste plano é compreender os principais objetivos do Pacto Global (Mundial) para Migração e as reações dos EUA e do Brasil. Este plano está relacionado com a habilidade EF08GE06 que analisa a atuação das organizações mundiais (por exemplo, a ONU) nos processos de integração cultural e econômica nos contextos americano e africano, reconhecendo, em seus lugares de vivência, marcas desses processos.
Materiais necessários: Mapa-múndi ou atlas; notebook (ou tablet / celular) com acesso à internet; folha A4, borracha, lápis e caneta.
Material complementar:
Contextualização:https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/FeBTMWsJt5XCTV6QRvkFmxU6zfHw2Zj79MgnbkSmkkpwcap59cAz4SjKGARN/geo8-01und05-contextualizacao.pdf
Ação Propositiva:
Link para os mapas:
Problematização - Pacto Global da Migração: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/d6fNn4fc82Yd9H5NrfXMxxScSb3D42Eyzd2Et5uS2qDSKEs3rNUSx8htXTPp/geo8-01und05-mapa-pacto-global-da-migracao.pdf
Para você saber mais:
Assembleia Geral da ONU ratifica pacto global sobre migração. O Globo. Disponível em: <https://oglobo.globo.com/mundo/assembleia-geral-da-onu-ratifica-pacto-global-sobre-migracao-23316637>. Acesso em: 06 mar 2019.
Entenda o que é o Pacto Mundial para Migração. G1. Disponível em: <https://g1.globo.com/mundo/noticia/2018/12/11/entenda-o-que-e-o-pacto-mundial-para-migracao.ghtml>. Acesso em: 2 mar 2019.
FOLLY, Maiara. Saída do acordo global sobre migrações pode impactar brasileiros no exterior. El País. Disponível em: <https://brasil.elpais.com/brasil/2019/01/12/opinion/1547304022_687377.html>. Acesso em: 05 mar 2019.
GONÇALVES, Carolina. Bolsonaro confirma revogação da adesão ao Pacto Global para Migração. Agência Brasil. Disponível em: <http://agenciabrasil.ebc.com.br/politica/noticia/2019-01/bolsonaro-confirma-revogacao-da-adesao-ao-pacto-global-para-migracao>. Acesso em: 2 mar 2019.
Mais de 160 países adotam Pacto Global para a Migração. Nações Unidas Brasil. Disponível em: <https://nacoesunidas.org/mais-de-160-paises-adotam-pacto-global-para-a-migracao/>. Acesso em: 4 mar 2019.
RODRÍGUES, Rafael. Saiba tudo sobre o Pacto Global para Migração. ONU News. Disponível em: <https://news.un.org/pt/story/2018/12/1650601>. Acesso em: 4 mar 2019.
SASSAKI, Claudio. Para uma aula diferente, aposte na Rotação por Estações de Aprendizagem. Nova Escola. Disponível em: <https://novaescola.org.br/conteudo/3352/blog-aula-diferente-rotacao-estacoes-de-aprendizagem>. Acesso em: 05 mar 2019.
Trump retira EUA de pacto da ONU sobre migração. Deutsche Welle. Disponível em:
Acesso em: 03 mar 2019.
- Rotação por Estações: a ideia é criar um circuito na sala de aula, cada estação deve propor diferentes atividades sobre o mesmo tema, pelo menos uma delas deve conter tecnologias digitais.
- Extrema direita: na perspectiva de uma divisão entre esquerda e direita, a extrema direita seria o mais elevado grau de direitismo no espectro ideológico.
Contextos prévios: ONU, Migração, Emigração e Imigração.
Tema da aula
Tempo sugerido: 02 minutos
Orientações: Projete o tema para os alunos, escreva no quadro ou fale para a turma.
Comente que em dezembro de 2018 aconteceu em Marraquexe, no Marrocos, um encontro onde 164 países assinaram o Pacto Global para Migração, este evento foi planejado pela Organização das Nações Unidas (ONU). O documento foi aprovado com 152 votos a favor, 12 abstenções e 5 votos contrários — dos Estados Unidos, Israel, Hungria, República Tcheca e Polônia —, vinte e quatro países não votaram.
Explique que a motivação para a criação deste pacto ocorre pela crise migratória que o mundo enfrenta. Segundo a ONU, em todo o mundo, cerca de 258 milhões de pessoas estão deslocadas ou são migrantes. Isso representa cerca de 3,4% da população mundial. Dados mais recentes divulgados pela agência das Nações Unidas para Migração mostram que em 2018 cerca de 3.323 pessoas morreram ou desapareceram em rotas migratórias pelo mundo, a maioria no Mar Mediterrâneo, onde milhares continuam a tentar a travessia para a Europa.
Como adequar à sua realidade: Se julgar necessário, use reportagens de imigrantes que chegaram à sua cidade ou estado e procure avaliar quais foram as reações do poder público e da população. Avalie os pontos positivos e negativos.
Para você saber mais:
Assembleia Geral da ONU ratifica pacto global sobre migração. O Globo. Disponível em: <https://oglobo.globo.com/mundo/assembleia-geral-da-onu-ratifica-pacto-global-sobre-migracao-23316637>. Acesso em: 06 mar 2019.
Entenda o que é o Pacto Mundial para Migração. G1. Disponível em: <https://g1.globo.com/mundo/noticia/2018/12/11/entenda-o-que-e-o-pacto-mundial-para-migracao.ghtml>. Acesso em: 2 mar 2019.
GONÇALVES, Carolina. Bolsonaro confirma revogação da adesão ao Pacto Global para Migração. Agência Brasil. Disponível em: <http://agenciabrasil.ebc.com.br/politica/noticia/2019-01/bolsonaro-confirma-revogacao-da-adesao-ao-pacto-global-para-migracao>. Acesso em: 2 mar 2019.
Contextos prévios: Migração, Emigração e imigração.
Contextualização
Tempo sugerido: 07 minutos
Orientações: Projete as reportagens, leia, ou faça cópias para a turma. Aproveite para conhecer o que eles sabem sobre o tema. Pergunte se alguém já ouviu falar do Pacto Global (Mundial) para a Migração. Se os alunos conhecerem o assunto, peça para eles explicarem o que sabem sobre a temática. Caso os alunos não conheçam, explique que o acordo é um documento abrangente que tem por objetivo melhor organizar a migração internacional, enfrentar seus desafios e fortalecer os direitos dos migrantes.
Você pode comentar de forma sucinta sobre rotas de migração pelo mundo, citar a situação dos venezuelanos, dos haitianos e até mesmo dos africanos e asiáticos que tentam entrar na Europa pelo mar Mediterrâneo, por causa dessas e outras migrações, o pacto foi criado.
O pacto organizado pelas Organização das Nações Unidas (ONU) levou meses para ser formulado e teve seu texto aprovado em meados de 2018. Explique aos alunos que os Estados Unidos abandonaram a elaboração do documento em dezembro de 2017, alegando que o acordo vai contra a política migratória do presidente americano, Donald Trump. Em relação ao Brasil, o ex-presidente Michel Temer assinou o pacto, no entanto, no começo de 2019, o presidente Jair Bolsonaro retirou o país do Pacto Global para Migração, alegando que o acordo fere a soberania nacional.
O acordo reconhece que é necessária uma ação cooperativa para otimizar os benefícios gerais da migração, além de atenuar seus riscos e desafios para indivíduos e comunidades nos países de origem, de trânsito e de destino. Além disso, respeita a soberania de cada país e não prevê sanções para os países que não cumprirem o acordo. O secretário geral da ONU, António Guterres disse, em entrevista, que o pacto "também reconhece que todo indivíduo tem direito à segurança, dignidade e proteção". Para engajar os alunos na aula, comente sobre bolivianos, haitianos e venezuelanos que migram para o Brasil, pergunte a opinião deles sobre a imigração para o Brasil.
Contextualização: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/FeBTMWsJt5XCTV6QRvkFmxU6zfHw2Zj79MgnbkSmkkpwcap59cAz4SjKGARN/geo8-01und05-contextualizacao.pdf
Para você saber mais:
GONÇALVES, Carolina. Bolsonaro confirma revogação da adesão ao Pacto Global para Migração. Agência Brasil. Disponível em: <http://agenciabrasil.ebc.com.br/politica/noticia/2019-01/bolsonaro-confirma-revogacao-da-adesao-ao-pacto-global-para-migracao>. Acesso em: 2 mar 2019.
Trump retira EUA de pacto da ONU sobre migração. Deutsche Welle. Disponível em: <https://www.dw.com/pt-br/trump-retira-eua-de-pacto-da-onu-sobre-migra%C3%A7%C3%A3o/a-41630750> Acesso em: 03 mar 2019.
Mais de 160 países adotam Pacto Global para a Migração. Nações Unidas Brasil. Disponível em: <https://nacoesunidas.org/mais-de-160-paises-adotam-pacto-global-para-a-migracao/>. Acesso em: 4 mar 2019.
RODRÍGUES, Rafael. Saiba tudo sobre o Pacto Global para Migração. ONU News. Disponível em: <https://news.un.org/pt/story/2018/12/1650601>. Acesso em: 4 mar 2019.
Problematização
Tempo sugerido: 07 minutos
Orientações: Projete o mapa para a turma ou faça cópias. Deixe um mapa-múndi para os alunos identificarem os países, ou separe a turma em pequenos grupos (se for o caso, já separe pensando na ação propositiva) e forneça atlas. Pergunte aos alunos se eles conseguem explicar as cores no mapa. Espere por algumas respostas e explique que os países de cor azul assinaram o Pacto Global da Migração em dezembro de 2018 e os países de cor vermelha não assinaram. Comente que o Brasil assinou (ex-presidente Michel Temer), mas Jair Bolsonaro revogou o acordo em janeiro de 2019, portanto o Brasil não faz mais parte do pacto. Os países que não assinaram, são Estados Unidos, Áustria, Polônia, República Tcheca, Eslováquia, Bulgária, Austrália e Chile.
Projete a pergunta para a turma, escreva no quadro ou leia (slide 5). Escute as respostas dos alunos, é provável que eles respondam que os países são contra os imigrantes, não querem fornecer empregos para pessoas de outros países, ficam com medo de perder o emprego para os imigrantes etc. A seguir, explique para eles, que os Estados Unidos, o Brasil, a Áustria, a Polônia, a República Tcheca, vivem a ascensão da extrema direita, com um discurso ultraconservador, portanto, a decisão de não assinar (ou revogar) o pacto era esperada.
Destaque para os alunos que o mais importante da conferência de Marraquexe não é que os Estados Unidos e uma dezena de países foram contra o acordo e sim que o acordo foi adotado pela esmagadora maioria dos Governos que integram as Nações Unidas.
Procure focar na América, mostre que o governo brasileiro tem procurado uma aproximação com os EUA, portanto, quando o presidente Jair Bolsonaro revogou o pacto, demonstrou este alinhamento com a política estadunidense.
Por fim, comente que o pacto possui 23 objetivos para a cooperação internacional em relação à imigração, dentre eles:
- Minimizar os fatores adversos e os fatores estruturais que obrigam as pessoas a deixarem seus países de origem,
- Aumentar a disponibilidade e a flexibilidade dos caminhos para a migração regular,
- Salvar vidas e estabelecer esforços internacionais coordenados em migrantes desaparecidos,
- Prevenir, combater e erradicar o tráfico de pessoas no contexto internacional migração,
- Fornecer acesso à serviços básicos para migrantes,
- Capacitar os migrantes e as sociedades para a plena inclusão e coesão social, etc.
Problematização - Pacto Global da Migração https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/d6fNn4fc82Yd9H5NrfXMxxScSb3D42Eyzd2Et5uS2qDSKEs3rNUSx8htXTPp/geo8-01und05-mapa-pacto-global-da-migracao.pdf
Para você saber mais:
Mais de 160 países adotam Pacto Global para a Migração. Nações Unidas Brasil. Disponível em: <https://nacoesunidas.org/mais-de-160-paises-adotam-pacto-global-para-a-migracao/>. Acesso em: 4 mar 2019.
RODRÍGUES, Rafael. Saiba tudo sobre o Pacto Global para Migração. ONU News. Disponível em: <https://news.un.org/pt/story/2018/12/1650601>. Acesso em: 4 mar 2019.
- Extrema direita: na perspectiva de uma divisão entre esquerda e direita, a extrema direita seria o mais elevado grau de direitismo no espectro ideológico.
Problematização
Orientações: Projete o mapa para a turma ou faça cópias. Deixe um mapa-múndi para os alunos identificarem os países, ou separe a turma em pequenos grupos (se for o caso, já separe pensando na ação propositiva) e forneça atlas. Pergunte aos alunos se eles conseguem explicar as cores no mapa. Espere por algumas respostas e explique que os países de cor azul assinaram o Pacto Global da Migração em dezembro de 2018 e os países de cor vermelha não assinaram. Comente que o Brasil assinou (ex-presidente Michel Temer), mas Jair Bolsonaro revogou o acordo em janeiro de 2019, portanto o Brasil não faz mais parte do pacto. Os países que não assinaram, são Estados Unidos, Áustria, Polônia, República Tcheca, Eslováquia, Bulgária, Austrália e Chile.
Projete a pergunta para a turma, escreva no quadro ou leia (slide 5). Escute as respostas dos alunos, é provável que eles respondam que os países são contra os imigrantes, não querem fornecer empregos para pessoas de outros países, ficam com medo de perder o emprego para os imigrantes etc. A seguir, explique para eles, que os Estados Unidos, o Brasil, a Áustria, a Polônia, a República Tcheca, vivem a ascensão da extrema direita, com um discurso ultraconservador, portanto, a decisão de não assinar (ou revogar) o pacto era esperada.
Destaque para os alunos que o mais importante da conferência de Marraquexe não é que os Estados Unidos e uma dezena de países foram contra o acordo e sim que o acordo foi adotado pela esmagadora maioria dos Governos que integram as Nações Unidas.
Procure focar na América, mostre que o governo brasileiro tem procurado uma aproximação com os EUA, portanto, quando o presidente Jair Bolsonaro revogou o pacto, demonstrou este alinhamento com a política estadunidense.
Por fim, comente que o pacto possui 23 objetivos para a cooperação internacional em relação à imigração, dentre eles:
- Minimizar os fatores adversos e os fatores estruturais que obrigam as pessoas a deixarem seus países de origem,
- Aumentar a disponibilidade e a flexibilidade dos caminhos para a migração regular,
- Salvar vidas e estabelecer esforços internacionais coordenados em migrantes desaparecidos,
- Prevenir, combater e erradicar o tráfico de pessoas no contexto internacional migração,
- Fornecer acesso à serviços básicos para migrantes,
- Capacitar os migrantes e as sociedades para a plena inclusão e coesão social, etc.
Problematização - Pacto Global da Migração https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/d6fNn4fc82Yd9H5NrfXMxxScSb3D42Eyzd2Et5uS2qDSKEs3rNUSx8htXTPp/geo8-01und05-mapa-pacto-global-da-migracao.pdf
Para você saber mais:
Mais de 160 países adotam Pacto Global para a Migração. Nações Unidas Brasil. Disponível em: <https://nacoesunidas.org/mais-de-160-paises-adotam-pacto-global-para-a-migracao/>. Acesso em: 4 mar 2019.
RODRÍGUES, Rafael. Saiba tudo sobre o Pacto Global para Migração. ONU News. Disponível em: <https://news.un.org/pt/story/2018/12/1650601>. Acesso em: 4 mar 2019.
- Extrema direita: na perspectiva de uma divisão entre esquerda e direita, a extrema direita seria o mais elevado grau de direitismo no espectro ideológico.
Ação Propositiva
Tempo sugerido: 27 minutos
Orientações: Vamos trabalhar com a metodologia ativa rotação por estações. Serão criadas 3 estações, cada estação vai durar 09 minutos, o tempo deve ser controlado pelo professor. Cada grupo deve ter entre 4 e 7 alunos. Se você tiver uma sala com 42 alunos, você pode repetir as estações (2x a estação 1, 2x a estação 2 e 2x a estação 3) assim vc teria 6 estações com 7 alunos cada, planeje de acordo com a sua realidade. Deixe folhas A4, lápis, caneta e borracha nas três estações.
Na primeira estação, os alunos vão ler alguns objetivos do Pacto Global para Migração (03 minutos), o grupo deve analisar e criar mais um objetivo ou eliminar um objetivo que julguem desnecessário. Independente da escolha, o grupo deve justificar sua ação (06 minutos).
Na segunda estação, os alunos devem assistir uma reportagem (02:56) que trata da posição do governo brasileiro quando abandonou o Pacto. Nos outros 06 minutos os alunos devem debater e produzir um parágrafo que expresse a ideia do grupo sobre a posição do governo brasileiro. Para esta estação será necessário um notebook (também pode ser usado um tablet ou um celular) com acesso à internet. Caso não tenha acesso à internet, faça download da reportagem e use um celular ou tablet. Se tiver problema para fazer download desta reportagem, você pode escolher outra reportagem curta (03 minutos) sobre o tema, se julgar necessário.
Na terceira estação, os alunos devem analisar duas fotos de imigrantes na América e responder a pergunta: "O que é possível fazer na América para diminuir a migração no continente?".
Circule na sala, converse com os alunos, responda as dúvidas, a participação do professor nesta etapa é fundamental.
Para você saber mais:
SASSAKI, Claudio. Para uma aula diferente, aposte na Rotação por Estações de Aprendizagem. Nova Escola. Disponível em: <https://novaescola.org.br/conteudo/3352/blog-aula-diferente-rotacao-estacoes-de-aprendizagem>. Acesso em: 05 mar 2019.
- Rotação por Estações: a ideia é criar um circuito na sala de aula, cada estação deve propor diferentes atividades sobre o mesmo tema, pelo menos uma delas deve conter tecnologias digitais.
Sistematização
Tempo sugerido: 07 minutos
Orientações: Após os alunos trabalharem em três estações diferentes, comente que o objetivo da rotação por estações, é permitir que os alunos e os professores tenham a possibilidade de se relacionarem, trocando informações e experiências. Os alunos realizaram trabalhos em grupo, promoveram debates tornando a aprendizagem mais significativa.
Volte ao objetivo de aprendizagem e pergunte aos grupos o que eles acham da posição dos governos brasileiros e estadunidenses em relação a não participação no Pacto Global para Migração. Deixe que alguns alunos expliquem o que eles pensam. No dois minutos finais, finalize a aula comentando que muitos brasileiros moram em outros países, para cada migrante internacional morando no Brasil, há pelo menos dois brasileiros em outros países. Comente que a diplomacia brasileira sempre teve uma posição marcada pelo acolhimento humanitário. A justificativa do presidente Jair Bolsonaro, de que o pacto vai contra a soberania do país e autoriza uma imigração indiscriminada, não é verdadeira e não há nada que comprove isto. Isso porque, o pacto além de reafirmar o direito soberano dos Estados de decidir quem terá acesso aos seus respectivos territórios, o documento não é vinculante, ou seja, não impõe obrigações legais aos seus signatários. Para mais argumentos favoráveis ao pacto, leia o artigo de opinião de Maiara Folly que é pesquisadora na Divisão de Paz e Segurança Internacional do Instituto Igarapé.
Para você saber mais:
FOLLY, Maiara. Saída do acordo global sobre migrações pode impactar brasileiros no exterior. El País. Disponível em: <https://brasil.elpais.com/brasil/2019/01/12/opinion/1547304022_687377.html>. Acesso em: 05 mar 2019.
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Ferramentas sugeridas
WhatsApp
Valor trabalhado
Desigualdade social
Apresentação do tema da aula
Professor, grave um áudio e explique para os alunos que o objetivo deste plano é compreender os principais objetivos do Pacto Global (Mundial) para Migração. Comente que, em dezembro de 2018, aconteceu em Marraquexe, no Marrocos, um encontro em que 164 países assinaram o Pacto Global para Migração. Esse evento foi planejado pela Organização das Nações Unidas (ONU). O documento foi aprovado com 152 votos a favor, 12 abstenções e 5 votos contrários — dos Estados Unidos, Israel, Hungria, República Tcheca e Polônia —; vinte e quatro países não votaram. Explique que a motivação para a criação desse pacto se deve à crise migratória que o mundo enfrenta atualmente. Segundo a ONU, em todo o mundo, cerca de 258 milhões de pessoas estão deslocadas ou são migrantes. Isso representa cerca de 3,4% da população mundial. Dados mais recentes divulgados pela agência das Nações Unidas para Migração mostram que, em 2018, cerca de 3.323 pessoas morreram ou desapareceram em rotas migratórias pelo mundo, a maioria no Mar Mediterrâneo, onde milhares continuam a tentar a travessia para a Europa. Você pode obter mais informações sobre o tema no link disponível aqui. Caso não seja possível usar o WhatsApp, procure adaptar toda a aula para o e-mail. Tempo estimado: 15 minutos.
Contextualização
Professor, envie aos alunos os títulos das reportagens disponíveis aqui. Eles devem reflitir sobre a posição do Brasil e dos EUA sobre esse Pacto. Grave um áudio ou um vídeo curto e pergunte se alguém já ouviu falar do Pacto Global (Mundial) para a Migração. Incentive-os a enviarem áudios curtos ou textos para o grupo da sala. Se os alunos conhecerem o assunto, peça para explicarem o que sabem. Caso os alunos não conheçam o tema, peça para fazerem uma pequena pesquisa para entendê-lo melhor. Tempo estimado: 20 minutos.
Problematização
Envie o mapa da problematização, disponível aqui. Peça para os alunos comentarem as cores vermelha e azul no mapa. Após algumas respostas, envie um áudio ou um vídeo curto e explique que os países de cor azul assinaram o Pacto Global da Migração em dezembro de 2018, e os países de cor vermelha não assinaram. Comente que o Brasil assinou (ex-presidente Michel Temer), mas Jair Bolsonaro revogou o acordo em janeiro de 2019; portanto, o Brasil não faz mais parte do pacto. Aproveite para questionar os alunos sobre a saída do Brasil do Pacto. Peça para pesquisarem por que alguns países não aceitaram o Pacto. Depois, eles devem enviar suas conclusões para o WhatsApp da turma. Tempo estimado: 25 minutos.
Ação propositiva
Vamos trabalhar com a metodologia ativa de rotação por estações. Serão criadas 3 estações, e cada estação irá durar cerca de 20 minutos. Converse com os alunos para que marquem um horário para os grupos trabalharem juntos. Cada grupo deve ter entre 4 e 7 alunos. Se você tiver uma sala com 42 alunos, pode repetir as estações (2x a estação 1, 2x a estação 2 e 2x a estação 3, por exemplo); assim, você teria 6 estações com 7 alunos cada. Planeje de acordo com a sua realidade. Grave um áudio ou um vídeo curto e explique tudo para os alunos. Na primeira estação, eles lerão alguns objetivos do Pacto Global para Migração. O grupo deve analisar e criar mais um objetivo, ou eliminar um objetivo que julgue desnecessário. Independentemente da escolha, o grupo deve justificar sua ação. Utilize como material para a Estação 1 o arquivo disponível aqui. Na segunda estação, os alunos devem assistir a uma reportagem que trata da posição do governo brasileiro ao abandonar o Pacto. A seguir, os alunos devem debater e produzir um parágrafo que expresse a ideia do grupo sobre a posição do governo brasileiro. O material para a Estação 2 está disponível aqui. Na terceira estação, os alunos devem analisar duas fotos de imigrantes na América e responder à pergunta: "O que é possível fazer na América para diminuir a migração no continente?". O material para a Estação 3 está disponível aqui. Todos os grupos devem passar pelas 3 estações. Tempo estimado: 80 minutos.
Sistematização
Volte ao objetivo de aprendizagem e pergunte aos grupos o que eles acham da posição dos governos brasileiro e estadunidense em relação a não participação no Pacto Global para Migração. Deixe que alguns alunos expliquem o que pensam. Incentive-os a enviar suas produções para o grupo de WhatsApp, junto com comentários e áudios curtos. Finalize a aula explicando que a desigualdade social é um dos motivos que levam as pessoas a migrarem para outros países. Tempo estimado: 15 minutos.
Convite às famílias
Professor, convide os pais para assistirem com seus filhos à conversa da TV Cultura sobre as imigrações no Brasil, disponível aqui.
Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores de Nova Escola
Professor: Leandro Campelo
Mentor: Murilo Rossi
Especialista: Leandro Campelo
Assessor pedagógico: Laercio Furquim
Ano: 8°ano
Unidade Temática: O sujeito e seu lugar no mundo
Objeto(s) de aprendizagem: Compreender os principais objetivos do Pacto Global para Migração e as reações governamentais dos EUA e do Brasil.
Habilidade (s) da Base: (EF08GE01) Descrever as rotas de dispersão da população humana pelo planeta e os principais fluxos migratórios em diferentes períodos da história, discutindo os fatores históricos e condicionantes físico-naturais associados à distribuição da população humana pelos continentes.
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