GEO8_01UND05 - Contextualização
Plano de Aula
Plano de aula: Pacto Global para Migração
Plano 5 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Emigrantes e imigrantes
Por: Leandro Campelo
Tem interesse no tema "Neurociência, adolescências e engajamento nos Anos Finais"?
Inscreva-se neste tema para receber novidades pelo site e por email.
Habilidades BNCC:
Planeje suas aulas pelo Whatsapp!
Qualidade com economia de tempo
Aula
Sobre este plano
Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF08GE01 de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.
O objetivo deste plano é compreender os principais objetivos do Pacto Global (Mundial) para Migração e as reações dos EUA e do Brasil. Este plano está relacionado com a habilidade EF08GE06 que analisa a atuação das organizações mundiais (por exemplo, a ONU) nos processos de integração cultural e econômica nos contextos americano e africano, reconhecendo, em seus lugares de vivência, marcas desses processos.
Materiais necessários: Mapa-múndi ou atlas; notebook (ou tablet / celular) com acesso à internet; folha A4, borracha, lápis e caneta.
Material complementar:
Contextualização:https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/FeBTMWsJt5XCTV6QRvkFmxU6zfHw2Zj79MgnbkSmkkpwcap59cAz4SjKGARN/geo8-01und05-contextualizacao.pdf
Ação Propositiva:
Link para os mapas:
Problematização - Pacto Global da Migração: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/d6fNn4fc82Yd9H5NrfXMxxScSb3D42Eyzd2Et5uS2qDSKEs3rNUSx8htXTPp/geo8-01und05-mapa-pacto-global-da-migracao.pdf
Para você saber mais:
Assembleia Geral da ONU ratifica pacto global sobre migração. O Globo. Disponível em: <https://oglobo.globo.com/mundo/assembleia-geral-da-onu-ratifica-pacto-global-sobre-migracao-23316637>. Acesso em: 06 mar 2019.
Entenda o que é o Pacto Mundial para Migração. G1. Disponível em: <https://g1.globo.com/mundo/noticia/2018/12/11/entenda-o-que-e-o-pacto-mundial-para-migracao.ghtml>. Acesso em: 2 mar 2019.
FOLLY, Maiara. Saída do acordo global sobre migrações pode impactar brasileiros no exterior. El País. Disponível em: <https://brasil.elpais.com/brasil/2019/01/12/opinion/1547304022_687377.html>. Acesso em: 05 mar 2019.
GONÇALVES, Carolina. Bolsonaro confirma revogação da adesão ao Pacto Global para Migração. Agência Brasil. Disponível em: <http://agenciabrasil.ebc.com.br/politica/noticia/2019-01/bolsonaro-confirma-revogacao-da-adesao-ao-pacto-global-para-migracao>. Acesso em: 2 mar 2019.
Mais de 160 países adotam Pacto Global para a Migração. Nações Unidas Brasil. Disponível em: <https://nacoesunidas.org/mais-de-160-paises-adotam-pacto-global-para-a-migracao/>. Acesso em: 4 mar 2019.
RODRÍGUES, Rafael. Saiba tudo sobre o Pacto Global para Migração. ONU News. Disponível em: <https://news.un.org/pt/story/2018/12/1650601>. Acesso em: 4 mar 2019.
SASSAKI, Claudio. Para uma aula diferente, aposte na Rotação por Estações de Aprendizagem. Nova Escola. Disponível em: <https://novaescola.org.br/conteudo/3352/blog-aula-diferente-rotacao-estacoes-de-aprendizagem>. Acesso em: 05 mar 2019.
Trump retira EUA de pacto da ONU sobre migração. Deutsche Welle. Disponível em:
Acesso em: 03 mar 2019.
- Rotação por Estações: a ideia é criar um circuito na sala de aula, cada estação deve propor diferentes atividades sobre o mesmo tema, pelo menos uma delas deve conter tecnologias digitais.
- Extrema direita: na perspectiva de uma divisão entre esquerda e direita, a extrema direita seria o mais elevado grau de direitismo no espectro ideológico.
Contextos prévios: ONU, Migração, Emigração e Imigração.
Tema da aula
Tempo sugerido: 02 minutos
Orientações: Projete o tema para os alunos, escreva no quadro ou fale para a turma.
Comente que em dezembro de 2018 aconteceu em Marraquexe, no Marrocos, um encontro onde 164 países assinaram o Pacto Global para Migração, este evento foi planejado pela Organização das Nações Unidas (ONU). O documento foi aprovado com 152 votos a favor, 12 abstenções e 5 votos contrários — dos Estados Unidos, Israel, Hungria, República Tcheca e Polônia —, vinte e quatro países não votaram.
Explique que a motivação para a criação deste pacto ocorre pela crise migratória que o mundo enfrenta. Segundo a ONU, em todo o mundo, cerca de 258 milhões de pessoas estão deslocadas ou são migrantes. Isso representa cerca de 3,4% da população mundial. Dados mais recentes divulgados pela agência das Nações Unidas para Migração mostram que em 2018 cerca de 3.323 pessoas morreram ou desapareceram em rotas migratórias pelo mundo, a maioria no Mar Mediterrâneo, onde milhares continuam a tentar a travessia para a Europa.
Como adequar à sua realidade: Se julgar necessário, use reportagens de imigrantes que chegaram à sua cidade ou estado e procure avaliar quais foram as reações do poder público e da população. Avalie os pontos positivos e negativos.
Para você saber mais:
Assembleia Geral da ONU ratifica pacto global sobre migração. O Globo. Disponível em: <https://oglobo.globo.com/mundo/assembleia-geral-da-onu-ratifica-pacto-global-sobre-migracao-23316637>. Acesso em: 06 mar 2019.
Entenda o que é o Pacto Mundial para Migração. G1. Disponível em: <https://g1.globo.com/mundo/noticia/2018/12/11/entenda-o-que-e-o-pacto-mundial-para-migracao.ghtml>. Acesso em: 2 mar 2019.
GONÇALVES, Carolina. Bolsonaro confirma revogação da adesão ao Pacto Global para Migração. Agência Brasil. Disponível em: <http://agenciabrasil.ebc.com.br/politica/noticia/2019-01/bolsonaro-confirma-revogacao-da-adesao-ao-pacto-global-para-migracao>. Acesso em: 2 mar 2019.
Contextos prévios: Migração, Emigração e imigração.
Novo curso gratuito
Conheça nosso mais novo curso sobre adolescências, neurociência e engajamento nos anos finais
VER CURSO