Plano de Aula

Plano de aula: O papel da ONU

Plano 3 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Geoeconomia

mais ações

Tem interesse no tema "Neurociência, adolescências e engajamento nos Anos Finais"?

Inscreva-se neste tema para receber novidades pelo site e por email.

Habilidades BNCC:

Planeje suas aulas pelo Whatsapp!

Qualidade com economia de tempo

Aula

Sobre este plano
Sobre este plano

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF08GE06 que tem como objetivo analisar a atuação das organizações mundiais nos processos de integração cultural e econômica nos contextos americano e africano, reconhecendo, em seus lugares de vivência, marcas desses processos. Como esta habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes. Esse plano vai trabalhar com o papel da ONU (Organização das Nações Unidas) nos países e como ela está organizada, assim, a longo prazo você poderá contemplar a habilidade EF08GE05 que busca aplicar os conceitos de Estado, nação, território, governo e país para o entendimento de conflitos e tensões na contemporaneidade, com destaque para as situações geopolíticas na América e na África e suas múltiplas regionalizações a partir do pós-guerra, assim como a habilidade EF08GE11 que procura analisar áreas de conflito e tensões nas regiões de fronteira do continente latino-americano e o papel de organismos internacionais e regionais de cooperação nesses cenários.

Materiais necessários:

Para essa aula é necessário que os alunos façam uma pesquisa em casa. Divida a classe em 6 grupos, cada grupo deve fazer a pesquisa de um dos temas abaixo:

  • Conselho de Segurança
  • Unesco (Organização das Nações Unidas para Educação e Ciência)
  • FAO (organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação)
  • OMS (Organização Mundial da Saúde)
  • OIT (Organização Mundial do Trabalho)
  • Unicef (Fundo das Nações Unidas para a Infância)

Material complementar:

Material para impressão: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/qU9jyNks6qx5btBYwKBykf2EabS72QbFas7gaV2PxmnjunWCRVaqu2y2D93m/geo8-06und03-material-para-impressao.pdf

Vídeo da problematização: https://vimeo.com/222033455. Acesso em 04 mar 2019.

Artigo José Saramago: https://www.cartamaior.com.br/?/Editoria/Pelo-Mundo/Gaza-e-os-vestigios-de-um-deus-rancoroso-e-feroz/6/14385

Para você saber mais:

A ideologia dos símbolos: o emblema da ONU. Disponível em: <https://www.recantodasletras.com.br/artigos/963812>. Acesso em: 28 fev 2019.

Bandeira da ONU. In: Wikipedia. Disponível em: <https://pt.wikipedia.org/wiki/Bandeira_das_Na%C3%A7%C3%B5es_Unidas>. Acesso em: 28 fev 2019.

NOVO, Benigno Núñes. Organização das Nações Unidas. Jus.com.br. Disponível em: <https://jus.com.br/artigos/62078/organizacao-das-nacoes-unidas>. Acesso em: 04 mar 2019.

Organização das Nações Unidas. In: Wikipedia. Disponível em: <https://pt.m.wikipedia.org/wiki/Organiza%C3%A7%C3%A3o_das_Na%C3%A7%C3%B5es_Unidas>. Acesso em: 04 mar 2019.

O Sistema das Nações Unidas: organograma. Disponível em: <https://nacoesunidas.org/organismos/organograma/>. Acesso em: 04 mar 2019.

Qual é a história do emblema da ONU? Disponível em: <https://www.unric.org/pt/sabia-que/32423-qual-e-a-historia-do-emblema-da-onu>. Acesso em: 28 fev 2019.

Sobre crise humanitária em Uganda, acesse: https://nacoesunidas.org/?post_type=post&s=Uganda. Acesso em: 04 mar 2019.

Filme: “A Intérprete”. Direção: Sidney Pollack (2005). Silvia Broome (Nicole Kidman) é uma intérprete das Nações Unidas que, por acaso, ouve uma ameaça de morte a um chefe de estado africano, planejada para ocorrer em plena Assembléia das Nações Unidas. As filmagens foram realizadas no edifício sede da ONU em Nova Iorque.

Filme: “Hotel Ruanda”. Direção: Terry George (2004). O filme conta a história verdadeira de Paul Rusesabagina (Don Cheadle), gerente de hotel que abrigou milhares de refugiados durante sua luta contra a milícia Hutu, na Ruanda. Filme com boa crítica a respeito da atuação dos países desenvolvidos e suas organizações que preferiram fechar os olhos quanto ao genocídio e retirar suas tropas e civis do país africano. Afinal, a Ruanda é uma nação pobre e africana.

Contextos prévios: Como esse plano aborda o papel da ONU (Organizações das Nações Unidas) e sua estrutura, é importante que os alunos tenham noções de geopolítica e globalização.

Tema da aula
Tema da aula

Tempo sugerido: 1minuto

Orientações: Oriente aos alunos que nesse plano de aula vamos discutir o papel da ONU nos países e como essa Organização está estruturada. A partir do emblema da ONU, do vídeo sobre a atual situação de refugiados em Uganda (África) e o artigo de José Saramago, os alunos irão discutir qual papel da ONU nos países e entender a estruturação dessa Organização. O objetivo final é montar um quadro com as principais instâncias da ONU e suas funções para debater se seu papel vem sendo cumprido e quais maiores desafios dessa Instituição para cumprir seus objetivos.

Como adequar à sua realidade: Sobre a ONU no Brasil e seus projetos você pode consultar: https://nacoesunidas.org/onu-no-brasil/. Acesso em 04 mar 2019.

Novo curso gratuito

Conheça nosso mais novo curso sobre adolescências, neurociência e engajamento nos anos finais

VER CURSO

Conteúdos relacionados