Plano de Aula

Plano de aula: O papel da ONU

Plano 3 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Geoeconomia

mais ações

Habilidades BNCC:

Aula

Sobre este plano
Sobre este plano

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF08GE06 que tem como objetivo analisar a atuação das organizações mundiais nos processos de integração cultural e econômica nos contextos americano e africano, reconhecendo, em seus lugares de vivência, marcas desses processos. Como esta habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes. Esse plano vai trabalhar com o papel da ONU (Organização das Nações Unidas) nos países e como ela está organizada, assim, a longo prazo você poderá contemplar a habilidade EF08GE05 que busca aplicar os conceitos de Estado, nação, território, governo e país para o entendimento de conflitos e tensões na contemporaneidade, com destaque para as situações geopolíticas na América e na África e suas múltiplas regionalizações a partir do pós-guerra, assim como a habilidade EF08GE11 que procura analisar áreas de conflito e tensões nas regiões de fronteira do continente latino-americano e o papel de organismos internacionais e regionais de cooperação nesses cenários.

Materiais necessários:

Para essa aula é necessário que os alunos façam uma pesquisa em casa. Divida a classe em 6 grupos, cada grupo deve fazer a pesquisa de um dos temas abaixo:

  • Conselho de Segurança
  • Unesco (Organização das Nações Unidas para Educação e Ciência)
  • FAO (organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação)
  • OMS (Organização Mundial da Saúde)
  • OIT (Organização Mundial do Trabalho)
  • Unicef (Fundo das Nações Unidas para a Infância)

Material complementar:

Material para impressão: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/qU9jyNks6qx5btBYwKBykf2EabS72QbFas7gaV2PxmnjunWCRVaqu2y2D93m/geo8-06und03-material-para-impressao.pdf

Vídeo da problematização: https://vimeo.com/222033455. Acesso em 04 mar 2019.

Artigo José Saramago: https://www.cartamaior.com.br/?/Editoria/Pelo-Mundo/Gaza-e-os-vestigios-de-um-deus-rancoroso-e-feroz/6/14385

Para você saber mais:

A ideologia dos símbolos: o emblema da ONU. Disponível em: <https://www.recantodasletras.com.br/artigos/963812>. Acesso em: 28 fev 2019.

Bandeira da ONU. In: Wikipedia. Disponível em: <https://pt.wikipedia.org/wiki/Bandeira_das_Na%C3%A7%C3%B5es_Unidas>. Acesso em: 28 fev 2019.

NOVO, Benigno Núñes. Organização das Nações Unidas. Jus.com.br. Disponível em: <https://jus.com.br/artigos/62078/organizacao-das-nacoes-unidas>. Acesso em: 04 mar 2019.

Organização das Nações Unidas. In: Wikipedia. Disponível em: <https://pt.m.wikipedia.org/wiki/Organiza%C3%A7%C3%A3o_das_Na%C3%A7%C3%B5es_Unidas>. Acesso em: 04 mar 2019.

O Sistema das Nações Unidas: organograma. Disponível em: <https://nacoesunidas.org/organismos/organograma/>. Acesso em: 04 mar 2019.

Qual é a história do emblema da ONU? Disponível em: <https://www.unric.org/pt/sabia-que/32423-qual-e-a-historia-do-emblema-da-onu>. Acesso em: 28 fev 2019.

Sobre crise humanitária em Uganda, acesse: https://nacoesunidas.org/?post_type=post&s=Uganda. Acesso em: 04 mar 2019.

Filme: “A Intérprete”. Direção: Sidney Pollack (2005). Silvia Broome (Nicole Kidman) é uma intérprete das Nações Unidas que, por acaso, ouve uma ameaça de morte a um chefe de estado africano, planejada para ocorrer em plena Assembléia das Nações Unidas. As filmagens foram realizadas no edifício sede da ONU em Nova Iorque.

Filme: “Hotel Ruanda”. Direção: Terry George (2004). O filme conta a história verdadeira de Paul Rusesabagina (Don Cheadle), gerente de hotel que abrigou milhares de refugiados durante sua luta contra a milícia Hutu, na Ruanda. Filme com boa crítica a respeito da atuação dos países desenvolvidos e suas organizações que preferiram fechar os olhos quanto ao genocídio e retirar suas tropas e civis do país africano. Afinal, a Ruanda é uma nação pobre e africana.

Contextos prévios: Como esse plano aborda o papel da ONU (Organizações das Nações Unidas) e sua estrutura, é importante que os alunos tenham noções de geopolítica e globalização.

Tema da aula
Tema da aula

Tempo sugerido: 1minuto

Orientações: Oriente aos alunos que nesse plano de aula vamos discutir o papel da ONU nos países e como essa Organização está estruturada. A partir do emblema da ONU, do vídeo sobre a atual situação de refugiados em Uganda (África) e o artigo de José Saramago, os alunos irão discutir qual papel da ONU nos países e entender a estruturação dessa Organização. O objetivo final é montar um quadro com as principais instâncias da ONU e suas funções para debater se seu papel vem sendo cumprido e quais maiores desafios dessa Instituição para cumprir seus objetivos.

Como adequar à sua realidade: Sobre a ONU no Brasil e seus projetos você pode consultar: https://nacoesunidas.org/onu-no-brasil/. Acesso em 04 mar 2019.

Curso sobre Educação Antirracista

Comece agora nossa formação gratuita e certificada em parceria com a USP

COMEÇAR AGORA

Conteúdos relacionados