GEO8_06UND03 - Material para impressão
Plano de Aula
Plano de aula: O papel da ONU
Plano 3 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Geoeconomia
Este plano é um dos prioritários. Veja agora
Sobre este plano
Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF08GE06 que tem como objetivo analisar a atuação das organizações mundiais nos processos de integração cultural e econômica nos contextos americano e africano, reconhecendo, em seus lugares de vivência, marcas desses processos. Como esta habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes. Esse plano vai trabalhar com o papel da ONU (Organização das Nações Unidas) nos países e como ela está organizada, assim, a longo prazo você poderá contemplar a habilidade EF08GE05 que busca aplicar os conceitos de Estado, nação, território, governo e país para o entendimento de conflitos e tensões na contemporaneidade, com destaque para as situações geopolíticas na América e na África e suas múltiplas regionalizações a partir do pós-guerra, assim como a habilidade EF08GE11 que procura analisar áreas de conflito e tensões nas regiões de fronteira do continente latino-americano e o papel de organismos internacionais e regionais de cooperação nesses cenários.
Materiais necessários:
Para essa aula é necessário que os alunos façam uma pesquisa em casa. Divida a classe em 6 grupos, cada grupo deve fazer a pesquisa de um dos temas abaixo:
- Conselho de Segurança
- Unesco (Organização das Nações Unidas para Educação e Ciência)
- FAO (organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação)
- OMS (Organização Mundial da Saúde)
- OIT (Organização Mundial do Trabalho)
- Unicef (Fundo das Nações Unidas para a Infância)
Material complementar:
Material para impressão: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/qU9jyNks6qx5btBYwKBykf2EabS72QbFas7gaV2PxmnjunWCRVaqu2y2D93m/geo8-06und03-material-para-impressao.pdf
Vídeo da problematização: https://vimeo.com/222033455. Acesso em 04 mar 2019.
Artigo José Saramago: https://www.cartamaior.com.br/?/Editoria/Pelo-Mundo/Gaza-e-os-vestigios-de-um-deus-rancoroso-e-feroz/6/14385
Para você saber mais:
A ideologia dos símbolos: o emblema da ONU. Disponível em: <https://www.recantodasletras.com.br/artigos/963812>. Acesso em: 28 fev 2019.
Bandeira da ONU. In: Wikipedia. Disponível em: <https://pt.wikipedia.org/wiki/Bandeira_das_Na%C3%A7%C3%B5es_Unidas>. Acesso em: 28 fev 2019.
NOVO, Benigno Núñes. Organização das Nações Unidas. Jus.com.br. Disponível em: <https://jus.com.br/artigos/62078/organizacao-das-nacoes-unidas>. Acesso em: 04 mar 2019.
Organização das Nações Unidas. In: Wikipedia. Disponível em: <https://pt.m.wikipedia.org/wiki/Organiza%C3%A7%C3%A3o_das_Na%C3%A7%C3%B5es_Unidas>. Acesso em: 04 mar 2019.
O Sistema das Nações Unidas: organograma. Disponível em: <https://nacoesunidas.org/organismos/organograma/>. Acesso em: 04 mar 2019.
Qual é a história do emblema da ONU? Disponível em: <https://www.unric.org/pt/sabia-que/32423-qual-e-a-historia-do-emblema-da-onu>. Acesso em: 28 fev 2019.
Sobre crise humanitária em Uganda, acesse: https://nacoesunidas.org/?post_type=post&s=Uganda. Acesso em: 04 mar 2019.
Filme: “A Intérprete”. Direção: Sidney Pollack (2005). Silvia Broome (Nicole Kidman) é uma intérprete das Nações Unidas que, por acaso, ouve uma ameaça de morte a um chefe de estado africano, planejada para ocorrer em plena Assembléia das Nações Unidas. As filmagens foram realizadas no edifício sede da ONU em Nova Iorque.
Filme: “Hotel Ruanda”. Direção: Terry George (2004). O filme conta a história verdadeira de Paul Rusesabagina (Don Cheadle), gerente de hotel que abrigou milhares de refugiados durante sua luta contra a milícia Hutu, na Ruanda. Filme com boa crítica a respeito da atuação dos países desenvolvidos e suas organizações que preferiram fechar os olhos quanto ao genocídio e retirar suas tropas e civis do país africano. Afinal, a Ruanda é uma nação pobre e africana.
Contextos prévios: Como esse plano aborda o papel da ONU (Organizações das Nações Unidas) e sua estrutura, é importante que os alunos tenham noções de geopolítica e globalização.
Tema da aula
Tempo sugerido: 1minuto
Orientações: Oriente aos alunos que nesse plano de aula vamos discutir o papel da ONU nos países e como essa Organização está estruturada. A partir do emblema da ONU, do vídeo sobre a atual situação de refugiados em Uganda (África) e o artigo de José Saramago, os alunos irão discutir qual papel da ONU nos países e entender a estruturação dessa Organização. O objetivo final é montar um quadro com as principais instâncias da ONU e suas funções para debater se seu papel vem sendo cumprido e quais maiores desafios dessa Instituição para cumprir seus objetivos.
Como adequar à sua realidade: Sobre a ONU no Brasil e seus projetos você pode consultar: https://nacoesunidas.org/onu-no-brasil/. Acesso em 04 mar 2019.
Contextualização
Tempo sugerido: 5 minutos
Orientações: Projete o símbolo da ONU para os alunos. Se achar necessário, ele encontra-se no material complementar e você pode imprimí-lo. Oralize com os alunos acerca do emblema da ONU. Deixe que eles proponham hipóteses acerca de seu significado. Na bandeira da ONU o emblema oficial das Nações Unidas em branco num fundo azul. O emblema consiste numa projeção azimutal equidistante, ou seja, uma visão do mundo (menos a Antártica) centrada no Pólo Norte, um local neutro, que preserva as distâncias entre as localidades, mantendo-as iguais às reais encontradas na superfície terrestre, portanto, o mapa representa todos os povos do mundo. O mapa está rodeada de ramos de oliveira que faz referência a um símbolo de paz e o branco e azul são as cores oficiais das Nações Unidas. Assim, esse emblema representa a área em que a ONU procura alcançar o seu objetivo principal: paz e segurança.
Material para impressão: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/qU9jyNks6qx5btBYwKBykf2EabS72QbFas7gaV2PxmnjunWCRVaqu2y2D93m/geo8-06und03-material-para-impressao.pdf
Para você saber mais:
Bandeira da ONU. In: Wikipedia. Disponível em: <https://pt.wikipedia.org/wiki/Bandeira_das_Na%C3%A7%C3%B5es_Unidas>. Acesso em: 28 fev 2019.
Qual é a história do emblema da ONU? Disponível em: <https://www.unric.org/pt/sabia-que/32423-qual-e-a-historia-do-emblema-da-onu>. Acesso em: 28 fev 2019.
Problematização
Tempo sugerido: 14 minutos
Orientações: Nessa problematização os alunos irão assistir a um vídeo (49seg) sobre a crise de refugiados em Uganda e ler um artigo de José Saramago questionando a atuação da ONU na Faixa de Gaza (Israel). Se houver dificuldade em transmitir o vídeo em sala de aula, pode solicitar que assistam de seus aparelhos celulares ou na sala de informática da escola. Em última instância, que assistam em casa caso não seja possível nenhuma das opções anteriores. Quanto ao artigo, você pode projetá-lo em sala de aula ou trazer impresso para a leitura dos alunos.
Após essas duas fontes os alunos devem responder e debater: Será que temos uma Organização que representa as Nações Unidas, de fato? Espera-se que eles compreendam que, apesar dos esforços da ONU, nem sempre essa consegue atuar nos países adequadamente, seja pela falta de dinheiro, de doadores e apoio de outros países, ou pela autonomia e soberania dos governos locais que não respeitam as determinações pré-estabelecidas pela ONU. No caso de Israel, o governo não respeitou as determinações da ONU, que, por sua vez, se mostrou impotente para evitar o massacre ou prestar ajuda aos feridos e necessitados, submetendo-se ao bloqueio imposto por Israel. Mesmo abrigos e instalações humanitárias sob tutela da ONU foram destruídos por bombardeios aéreos. Portanto, de fato, não existe união entre as nações.
Material para impressão: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/qU9jyNks6qx5btBYwKBykf2EabS72QbFas7gaV2PxmnjunWCRVaqu2y2D93m/geo8-06und03-material-para-impressao.pdf
Vídeo da problematização: https://vimeo.com/222033455. Acesso em 04 mar 2019.
Artigo José Saramago: https://www.cartamaior.com.br/?/Editoria/Pelo-Mundo/Gaza-e-os-vestigios-de-um-deus-rancoroso-e-feroz/6/14385. Acesso em 04 mar 2019.
Para você saber mais:
Sobre crise humanitária em Uganda, acesse: https://nacoesunidas.org/?post_type=post&s=Uganda. Acesso em: 04 mar 2019.
Filme: “A Intérprete”. Direção: Sidney Pollack (2005). Silvia Broome (Nicole Kidman) é uma intérprete das Nações Unidas que, por acaso, ouve uma ameaça de morte a um chefe de estado africano, planejada para ocorrer em plena Assembléia das Nações Unidas. As filmagens foram realizadas no edifício sede da ONU em Nova Iorque.
Filme: “Hotel Ruanda”. Direção: Terry George (2004). O filme conta a história verdadeira de Paul Rusesabagina (Don Cheadle), gerente de hotel que abrigou milhares de refugiados durante sua luta contra a milícia Hutu, na Ruanda. Filme com boa crítica a respeito da atuação dos países desenvolvidos e suas organizações que preferiram fechar os olhos quanto ao genocídio e retirar suas tropas e civis do país africano. Afinal, a Ruanda é uma nação pobre e africana.
Problematização
Orientações: Nessa problematização os alunos irão assistir a um vídeo (49seg) sobre a crise de refugiados em Uganda e ler um artigo de José Saramago questionando a atuação da ONU na Faixa de Gaza (Israel). Se houver dificuldade em transmitir o vídeo em sala de aula, pode solicitar que assistam de seus aparelhos celulares ou na sala de informática da escola. Em última instância, que assistam em casa caso não seja possível nenhuma das opções anteriores. Quanto ao artigo, você pode projetá-lo em sala de aula ou trazer impresso para a leitura dos alunos.
Após essas duas fontes os alunos devem responder e debater: Será que temos uma Organização que representa as Nações Unidas, de fato? Espera-se que eles compreendam que, apesar dos esforços da ONU, nem sempre essa consegue atuar nos países adequadamente, seja pela falta de dinheiro, de doadores e apoio de outros países, ou pela autonomia e soberania dos governos locais que não respeitam as determinações pré-estabelecidas pela ONU. No caso de Israel, o governo não respeitou as determinações da ONU, que, por sua vez, se mostrou impotente para evitar o massacre ou prestar ajuda aos feridos e necessitados, submetendo-se ao bloqueio imposto por Israel. Mesmo abrigos e instalações humanitárias sob tutela da ONU foram destruídos por bombardeios aéreos. Portanto, de fato, não existe união entre as nações.
Material para impressão: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/qU9jyNks6qx5btBYwKBykf2EabS72QbFas7gaV2PxmnjunWCRVaqu2y2D93m/geo8-06und03-material-para-impressao.pdf
Vídeo da problematização: https://vimeo.com/222033455. Acesso em 04 mar 2019.
Artigo José Saramago: https://www.cartamaior.com.br/?/Editoria/Pelo-Mundo/Gaza-e-os-vestigios-de-um-deus-rancoroso-e-feroz/6/14385. Acesso em 04 mar 2019.
Para você saber mais:
Sobre crise humanitária em Uganda, acesse: https://nacoesunidas.org/?post_type=post&s=Uganda. Acesso em: 04 mar 2019.
Filme: “A Intérprete”. Direção: Sidney Pollack (2005). Silvia Broome (Nicole Kidman) é uma intérprete das Nações Unidas que, por acaso, ouve uma ameaça de morte a um chefe de estado africano, planejada para ocorrer em plena Assembléia das Nações Unidas. As filmagens foram realizadas no edifício sede da ONU em Nova Iorque.
Filme: “Hotel Ruanda”. Direção: Terry George (2004). O filme conta a história verdadeira de Paul Rusesabagina (Don Cheadle), gerente de hotel que abrigou milhares de refugiados durante sua luta contra a milícia Hutu, na Ruanda. Filme com boa crítica a respeito da atuação dos países desenvolvidos e suas organizações que preferiram fechar os olhos quanto ao genocídio e retirar suas tropas e civis do país africano. Afinal, a Ruanda é uma nação pobre e africana.
Ação Propositiva
Tempo sugerido: 20 minutos
Orientações: Diante o exposto no slide, divida a sala em 6 grupos. Selecione um Órgão da ONU relacionado para cada grupo. Eles devem fazer uma lista com as principais funções de cada Órgão. Use a pesquisa feita em casa. Pelo nome de cada instância é possível elencar quais seriam os papéis fundamentais desses dentro dos países. Se encontrarem dificuldade, passe pelas mesas dos alunos e questione-os para que cheguem às respostas:
Conselho de Segurança: Tem o objetivo de manter a paz e a segurança internacionais. É ele que autoriza sanções econômicas, o envio de missões de paz e o uso da força - e é considerado o órgão mais importante da ONU;
Unesco: Com o objetivo de contribuir para a paz e segurança no mundo, através da educação, da ciência, da cultura e das comunicações, por meio da cooperação intelectual entre as nações, acompanhando o desenvolvimento mundial. Atua no âmbito da Educação, Ciências Naturais, Ciências Humanas e Sociais, Cultura e Comunicação e Informação;
FAO: Trabalha no combate à fome e à pobreza por meio da melhoria da segurança alimentar e do desenvolvimento agrícola. Busca apoiar os países em desenvolvimento com a formulação e a execução de políticas e projetos de assistência técnica em apoio a programas nas áreas alimentar e agrícola, incluindo todas as atividades primárias;
OMS: Tem por objetivo desenvolver ao máximo possível o nível de saúde de todos os povos, ou seja, melhorar o estado de completo bem-estar físico, mental e social dos cidadãos;
OIT: Sua missão é promover a justiça social, ou seja, promover oportunidades para que homens e mulheres possam ter acesso a um trabalho decente e produtivo, em condições de liberdade, equidade, segurança e dignidade. Tal agência desempenhou um papel importante na definição das legislações trabalhistas e na elaboração de políticas econômicas, sociais e trabalhistas durante boa parte do século XX.
Unicef: Tem como objetivo promover a defesa dos direitos das crianças, ajudar a dar resposta às suas necessidades e contribuir para o seu desenvolvimento, ou seja, assegurar que cada criança e cada adolescente tenham seus direitos humanos integralmente cumpridos, respeitados e protegidos.
Para você saber mais:
NOVO, Benigno Núñes. Organização das Nações Unidas. Jus.com.br. Disponível em: <https://jus.com.br/artigos/62078/organizacao-das-nacoes-unidas>. Acesso em: 04 mar 2019.
Organização das Nações Unidas. In: Wikipedia. Disponível em: <https://pt.m.wikipedia.org/wiki/Organiza%C3%A7%C3%A3o_das_Na%C3%A7%C3%B5es_Unidas>. Acesso em: 04 mar 2019.
O Sistema das Nações Unidas: organograma. Disponível em: <https://nacoesunidas.org/organismos/organograma/>. Acesso em: 04 mar 2019.
Sistematização
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientações: Nesse momento os alunos vão sintetizar as informações no quadro da sala de aula. Solicite que um membro de cada grupo preencha o quadro com a função que listou para o Órgão da ONU ao qual seu grupo ficou encarregado. Você pode questioná-los dessas funções e complementar o quadro quando necessário. Depois discutam sobre a viabilidade de atuação desses Órgãos da ONU nos países elencando as adversidades, desafios e obstáculos que possivelmente encontram para executar suas funções. Entre elas podemos citar:
- A falta de dinheiro, de doadores e apoio de outros países;
- A autonomia e soberania dos governos locais que não respeitam as determinações pré-estabelecidas pela ONU;
- Algumas religiões que podem se opor a certas determinações da ONU;
- Os interesses preponderantes de países desenvolvidos sobre a exploração dos recursos de países mais pobres, sendo interesse desses manter a instabilidade local para facilitar o domínio;
- O recorrente trabalho escravo e infantil encontrado em países pobres devido a falta de oportunidades e exploração de empresas e indústrias;
- O desrespeito ao direito das crianças;
- A falta de investimentos locais em saúde, saneamento básico e vacinação, entre outros fatores.
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Ferramentas sugeridas
Google Meet; Google Jamboard; Google Sala de Aula e WhatsApp
Valor trabalhado
Direitos humanos
Apresentação do tema da aula
O objetivo desta aula é compreender o papel da ONU (Organização da Nações Unidas) nos países e como ela está organizada. É necessário que os alunos façam uma pesquisa em casa. Antes da aula, divida a classe em 6 grupos; cada grupo deve fazer a pesquisa a respeito de um dos temas a seguir: Conselho de Segurança; Unesco (Organização das Nações Unidas para Educação e Ciência); FAO (Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação); OMS (Organização Mundial da Saúde); OIT (Organização Mundial do Trabalho) e Unicef (Fundo das Nações Unidas para a Infância). A aula será organizada de maneira síncrona, usando o Google Meet ou outro aplicativo, como Skype e Zoom. Agende um dia e horário com a turma. Caso a turma ainda não tenha um grupo, crie um no WhatsApp. Outra sugestão é adaptar a aula para o e-mail. Nesta aula, a questão dos direitos humanos estará presente. Tempo estimado de 5 minutos.
Contextualização
Professor, os materiais que serão utilizados estão disponíveis aqui. No dia e horário agendado, espere os alunos se conectarem (caso algum aluno não possa participar da aula, prepare todo o material e envie para ele fazer em outro momento, ou deixe tudo pronto no Google Sala de Aula). Apresente o símbolo da ONU e explique o que é essa famosa organização. Tempo estimado de 10 minutos.
Problematização
Neste momento, passe o vídeo (49 seg) sobre a crise de refugiados em Uganda. A seguir, leia com a turma o artigo de José Saramago questionando a atuação da ONU na Faixa de Gaza (Israel). Após essas duas fontes, os alunos devem responder e debater: "Será que temos uma Organização que representa as Nações Unidas de fato?". Assim, você conseguirá perceber os conhecimentos prévios deles sobre o tema. Tempo estimado de 20 minutos.
Ação propositiva
Agora é mão na massa! Com a sala já divida em 6 grupos e com as pesquisas realizadas (caso alguma turma não tenha feito a pesquisa, no Plano de Aula há informações que podem ajudar), eles devem fazer uma lista com as principais funções de cada Órgão. Enquanto você acompanha os alunos com as câmeras ligadas, eles podem criar grupos no WhatsApp para facilitar a comunicação entre si. Pelo nome de cada instância é possível elencar quais seriam seus papéis fundamentais dentro dos países. Se encontrarem dificuldade, ajude os grupos. Tempo estimado de 30 minutos.
Sistematização
Nesse momento, os alunos vão sintetizar as informações no quadro digital Google Jamboard (ideias para usar a ferramenta estão disponíveis aqui). Envie o link para aprenderem a usar esse quadro. Solicite que um membro de cada grupo preencha o quadro com a função que listou para o Órgão da ONU do qual seu grupo ficou encarregado; depois, deve compartilhar o link do quadro com todos. Você pode questioná-los a respeito dessas funções e sugerir modificações quando necessário. Depois, discutam sobre a viabilidade de atuação desses Órgãos da ONU nos países, elencando as adversidades, desafios e obstáculos que possivelmente encontram para executar suas funções. Tempo estimado de 25 minutos.
Convite às famílias
Convide os pais a assistirem ao documentário sobre a ONU disponível aqui. Assim, podem ajudar seus filhos na discussão sobre o tema.
Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores de Nova Escola
Professor: Mariana Domingues
Mentor: Leandro Campelo
Especialista: Leandro Campelo
Assessor pedagógico: Laercio Furquim
Ano: 8°ano
Unidade temática: Conexões e escalas
Objetivo(s) de aprendizagem: Compreender o papel da ONU (Organização da Nações Unidas) nos países e como ela está organizada.
Habilidade (s) da Base: (EF08GE06) Analisar a atuação das organizações mundiais nos processos de integração cultural e econômica nos contextos americano e africano, reconhecendo, em seus lugares de vivência, marcas desses processos.