Atividade principal
Plano de Aula
Plano de aula: Porcentagens: acréscimos e descontos
Plano 1 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Aumentos e descontos percentuais
Este plano é um dos prioritários. Veja agora
Descrição
Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Autor: Luiz Filipe Trovão
Mentor: Ferdinando Caíque Genghini Dantas Lobo
Especialista: Luciana Maria Tenuta de Freitas
Habilidade da BNCC
EF07MA02 - Resolver e elaborar problemas que envolvam porcentagens, como os que lidam com acréscimos e decréscimos simples, utilizando estratégias pessoais, cálculo mental e calculadora, no contexto de educação financeira, entre outros.
Objetivos específicos
- Resolver problemas que envolvem o conceito e o cálculo de acréscimos e decréscimos com o uso de porcentagens.
Conceito-chave
Acréscimos e descontos de valores em porcentagem.
Recursos necessários
Lápis, borracha e caderno.
Habilidades BNCC:
Objetivos de aprendizagem
- Resolver problemas que envolvem o conceito e o cálculo de acréscimos e decréscimos com o uso de porcentagens.
Resumo da aula
Orientações:Este slide não é um substituto para as anotações para o professor e não deve ser apresentado para os alunos. Trata-se apenas de um resumo da proposta para apoiá-lo na aplicação do plano em sala de aula.
Orientação: Leia atentamente o plano inteiro e as anotações para o professor. Busque antecipar quais questões podem surgir com a sua turma e preveja adequações ao nível em que seus alunos estão.
Compartilhe o objetivo da aula com os alunos antes de aplicar proposta.
Na aba “Sobre o plano”, confira os conhecimentos que sua turma já deve dominar para seguir essa proposta.
Se quiser salvar o plano no seu computador, faça download dos slides na aba “Materiais complementares”. Você também pode imprimi-lo clicando no botão “imprimir”.
Objetivo
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientação: Projete ou leia o objetivo para a turma. Caso não seja possível a projeção, escreva o objetivo no quadro.
Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.
Aquecimento
Tempo sugerido: 6 minutos (slides 3 e 4)
Orientação: Professor, projete os slides para a sala. Caso não seja possível a projeção, leia o texto presente nos balões de fala e escreva no quadro os exemplos envolvendo a escrita da porcentagem e a sugestão de cálculos de porcentagem.
Realize uma reflexão sobre o texto presente no 1º balão de fala (slide 3). Ele possui uma breve explicação do termo porcentagem, ao apontar que a porcentagem consiste em escrever uma fração cujo o denominador é 100. Feito isso, indique os exemplos presentes logo abaixo desse balão.
Em seguida, passe para o 2º balão de fala (ainda no slide 3). Ele faz referência à primeira organização do cálculo de porcentagem, indicando que as porcentagens são sempre calculadas tendo uma valor como referência, enfatize o termo “de”, na expressão “10% de 1000” e “57% de 500”, reforçando a ideia do valor de referência nesse cálculo.
Após essa análise, passe para o slide 4. Nele, há um balão de fala explicando que a operação matemática utilizada no cálculo de porcentagem de um número é a multiplicação. Após esse apontamento, peça para que os alunos resolvam as porcentagens sugeridas no slide.
Propósito: Relembrar a estrutura da porcentagem efetuando o cálculo por meio da representação fracionária.
Discuta com a turma:
- O que significa calcular 10% de um número? E 1%?
- Existe a possibilidade de realizar o cálculo de porcentagem sem o uso de frações?
Resolução:
10% de 1000 = 10/100 x 1000 = 1/10 x 1000 = 100
57% de 500 = 57/100 x 500 = 28500/100 = 285
Aquecimento
Tempo sugerido: 6 minutos (slides 3 e 4)
Orientação: Professor, projete os slides para a sala. Caso não seja possível a projeção, leia o texto presente nos balões de fala e escreva no quadro os exemplos envolvendo a escrita da porcentagem e a sugestão de cálculos de porcentagem.
Realize uma reflexão sobre o texto presente no 1º balão de fala (slide 3). Ele possui uma breve explicação do termo porcentagem, ao apontar que a porcentagem consiste em escrever uma fração cujo o denominador é 100. Feito isso, indique os exemplos presentes logo abaixo desse balão.
Em seguida, passe para o 2º balão de fala (ainda no slide 3). Ele faz referência à primeira organização do cálculo de porcentagem, indicando que as porcentagens são sempre calculadas tendo uma valor como referência, enfatize o termo “de”, na expressão “10% de 1000” e “57% de 500”, reforçando a ideia do valor de referência nesse cálculo.
Após essa análise, passe para o slide 4. Nele, há um balão de fala explicando que a operação matemática utilizada no cálculo de porcentagem de um número é a multiplicação. Após esse apontamento, peça para que os alunos resolvam as porcentagens sugeridas no slide.
Propósito: Relembrar a estrutura da porcentagem efetuando o cálculo por meio da representação fracionária.
Discuta com a turma:
- O que significa calcular 10% de um número? E 1%?
- Existe a possibilidade de realizar o cálculo de porcentagem sem o uso de frações?
Resolução:
10% de 1000 = 10/100 x 1000 = 1/10 x 1000 = 100
57% de 500 = 57/100 x 500 = 28500/100 = 285
Atividade principal
Tempo sugerido: 16 minutos
Orientação: Imprima a atividade principal e entregue para os alunos. Caso não seja possível a projeção, o professor poderá escrever a situação no quadro ou confeccionar um cartaz. Explique para os alunos que a atividade tem como intuito trabalhar o conceito de acréscimos e descontos de valores obtidos por meio do cálculo de porcentagem. Peça para que eles se atentem aos termos utilizados, de modo que eles compreendam o que está sendo pedido com mais facilidade.
Professor, atente-se ao item “c”, pois ao informar que a dívida foi saldada em 4 dias, implica que ele realizou a devolução do dinheiro 6 dias antes do prazo combinado.
Propósito: Analisar uma situação cotidiana que envolva acréscimos e descontos de valores obtidos por meio do cálculo de porcentagem.
Discuta com a turma:
- Ao saldar a dívida em 13 dias, ele está realizando antes ou depois do prazo estipulado por Maria? E em 4 dias?
- Saldar a dívida em 4 dias significa que ele ganhará quantos dias de desconto na condição de Maria?
- Quais são os termos do exercício que remetem a ideia de acréscimo e desconto?
Materiais complementares para impressão:
Leituras complementares:
Discussão da solução
Tempo sugerido: 10 minutos (slides 6 a 8)
Orientação: Inicialmente, peça para que os alunos discutam as soluções dos itens em duplas, sempre acompanhando-os em seus raciocínios. Em seguida, peça para que alguns alunos exponham suas resoluções. A ideia não é direcionar para que determinado aluno apresente a solução, porém quanto mais caminhos diferentes forem apresentados para se chegar na mesmas respostas, mais rica será a discussão.
Após os alunos compartilharem as estratégias utilizadas na resolução da atividade, passe para essa série de slides (6 ao 8). Caso não seja possível a projeção, o professor deverá reproduzir, pelo menos os cálculos realizados para se chegar aos valores solicitados, no quadro ou em um cartaz, o restante da solução pode ser lida para a sala.
O aluno deve compreender que a partir do momento que Maria empresta o dinheiro para Joaquim, o valor devido passa a ser os R$ 1.000,00 + 40% de R$ 1.000,00 = R$ 1.400,00 e que todos os cálculos são realizados considerando esse valor.
A solução do item “b” envolve uma situação de acréscimo, pois, ao atrasar o pagamento, Joaquim deverá pagar 3% a mais por dia, ao valor devido para Maria. Note que pagar no 13º dia implica um atraso de 3 dias, visto que a dívida deverá ser quitada em 10 dias.
Já o item “c” envolve uma situação de desconto, pois, ao adiantar o pagamento, Joaquim terá descontado 2% por dia, ao valor devido para Maria. Note que pagar a dívida em 4 dias, implica um adiantamento de 6 dias, visto que a dívida deveria ser quitada em 10 dias.
O que deve ficar claro nos itens, é que calcular a porcentagem, apesar necessário, não é o suficiente para chegar ao resultado final, os alunos devem entender que as situações envolvem acréscimos e descontos aos valores, e que as porcentagens auxiliaram os cálculos desses valores.
Propósito: Apresentar e compartilhar meios utilizados na obtenção da solução, a fim de expor diferentes caminhos para se obter o mesmo resultado.
Discuta com a turma:
- Existe alguma outra forma de se calcular as porcentagens do exercício?
- As porcentagens devem ser calculadas sobre quais valores?
Discussão da solução
Tempo sugerido: 10 minutos (slides 6 a 8)
Orientação: Inicialmente, peça para que os alunos discutam as soluções dos itens em duplas, sempre acompanhando-os em seus raciocínios. Em seguida, peça para que alguns alunos exponham suas resoluções. A ideia não é direcionar para que determinado aluno apresente a solução, porém quanto mais caminhos diferentes forem apresentados para se chegar na mesmas respostas, mais rica será a discussão.
Após os alunos compartilharem as estratégias utilizadas na resolução da atividade, passe para essa série de slides (6 ao 8). Caso não seja possível a projeção, o professor deverá reproduzir, pelo menos os cálculos realizados para se chegar aos valores solicitados, no quadro ou em um cartaz, o restante da solução pode ser lida para a sala.
O aluno deve compreender que a partir do momento que Maria empresta o dinheiro para Joaquim, o valor devido passa a ser os R$ 1.000,00 + 40% de R$ 1.000,00 = R$ 1.400,00 e que todos os cálculos são realizados considerando esse valor.
A solução do item “b” envolve uma situação de acréscimo, pois, ao atrasar o pagamento, Joaquim deverá pagar 3% a mais por dia, ao valor devido para Maria. Note que pagar no 13º dia implica um atraso de 3 dias, visto que a dívida deverá ser quitada em 10 dias.
Já o item “c” envolve uma situação de desconto, pois, ao adiantar o pagamento, Joaquim terá descontado 2% por dia, ao valor devido para Maria. Note que pagar a dívida em 4 dias, implica um adiantamento de 6 dias, visto que a dívida deveria ser quitada em 10 dias.
O que deve ficar claro nos itens, é que calcular a porcentagem, apesar necessário, não é o suficiente para chegar ao resultado final, os alunos devem entender que as situações envolvem acréscimos e descontos aos valores, e que as porcentagens auxiliaram os cálculos desses valores.
Propósito: Apresentar e compartilhar meios utilizados na obtenção da solução, a fim de expor diferentes caminhos para se obter o mesmo resultado.
Discuta com a turma:
- Existe alguma outra forma de se calcular as porcentagens do exercício?
- As porcentagens devem ser calculadas sobre quais valores?
Discussão da solução
Tempo sugerido: 10 minutos (slides 6 a 8)
Orientação: Inicialmente, peça para que os alunos discutam as soluções dos itens em duplas, sempre acompanhando-os em seus raciocínios. Em seguida, peça para que alguns alunos exponham suas resoluções. A ideia não é direcionar para que determinado aluno apresente a solução, porém quanto mais caminhos diferentes forem apresentados para se chegar na mesmas respostas, mais rica será a discussão.
Após os alunos compartilharem as estratégias utilizadas na resolução da atividade, passe para essa série de slides (6 ao 8). Caso não seja possível a projeção, o professor deverá reproduzir, pelo menos os cálculos realizados para se chegar aos valores solicitados, no quadro ou em um cartaz, o restante da solução pode ser lida para a sala.
O aluno deve compreender que a partir do momento que Maria empresta o dinheiro para Joaquim, o valor devido passa a ser os R$ 1.000,00 + 40% de R$ 1.000,00 = R$ 1.400,00 e que todos os cálculos são realizados considerando esse valor.
A solução do item “b” envolve uma situação de acréscimo, pois, ao atrasar o pagamento, Joaquim deverá pagar 3% a mais por dia, ao valor devido para Maria. Note que pagar no 13º dia implica um atraso de 3 dias, visto que a dívida deverá ser quitada em 10 dias.
Já o item “c” envolve uma situação de desconto, pois, ao adiantar o pagamento, Joaquim terá descontado 2% por dia, ao valor devido para Maria. Note que pagar a dívida em 4 dias, implica um adiantamento de 6 dias, visto que a dívida deveria ser quitada em 10 dias.
O que deve ficar claro nos itens, é que calcular a porcentagem, apesar necessário, não é o suficiente para chegar ao resultado final, os alunos devem entender que as situações envolvem acréscimos e descontos aos valores, e que as porcentagens auxiliaram os cálculos desses valores.
Propósito: Apresentar e compartilhar meios utilizados na obtenção da solução, a fim de expor diferentes caminhos para se obter o mesmo resultado.
Discuta com a turma:
- Existe alguma outra forma de se calcular as porcentagens do exercício?
- As porcentagens devem ser calculadas sobre quais valores?
Sistematização do conceito
Tempo sugerido: 3 minutos
Orientação: Projete o slide para a turma e apresente a conclusão da atividade. Caso não seja possível a projeção, copie no quadro ou em um cartaz, o texto presente no balão de fala, realizando a leitura do restante.
Aponte para os alunos que sempre que a intenção for calcular um acréscimo basta calcular a porcentagem solicitada e somar ao valor inicial e, para um desconto, basta calcular a porcentagem solicitada e subtrair do valor inicial.
Conclua a sistematização com os apontamentos presentes no balão de fala. Nele é destacada outra forma para o cálculo da porcentagem de um valor, que consiste na realização do produto entre o valor e a representação decimal da porcentagem.
Propósito: Realizar a conclusão sobre o exercício proposto, refletindo sobre outras possibilidades de se calcular um acréscimo ou desconto sobre um valor.
Discuta com a turma:
- Esse novo método apresentado serviria para algum outro tipo de cálculo?
- Vocês conhecem outra forma mais prática de se calcular um acréscimo ou desconto?
Encerramento
Tempo sugerido: 3 minutos
Orientação: Projete o slide e leia para os alunos a conclusão da aula. Caso não seja possível a projeção, copie no quadro, ou em um cartaz as palavras em destaque nos quadros, que são alguns dos sinônimos utilizados para se referir a acréscimo e desconto.
Nesse momento de encerramento da aula, são indicados outros termos que também podem ser utilizados, em situações que envolvem acréscimos e descontos, aponte esses termos para os para alunos, concluindo que caberá a interpretação e entendimento de cada situação para saber qual o termo que faz referência a um acréscimo ou a um desconto.
Propósito: Realizar a conclusão da aula, refletindo sobre a utilização de outros termos para se referir a acréscimo e desconto.
Discuta com a turma:
- Vocês conhecem outros termos que podem ser utilizados para se referir a acréscimos e a descontos?
Raio x
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientação: Apresente a nova situação e peça para que os alunos analisem e resolvam, em um primeiro momento individualmente e em seguida compartilhando a forma de pensar com o colega ao lado. Você pode projetar, passar no quadro ou fazer o download desta atividade e entregar para os seus alunos. O raio x é um momento para você avaliar se todos os estudantes conseguiram avançar no conteúdo proposto, então procure anotar e identificar todos os comentários que surgirem.
Propósito: Realizar uma atividade teórica relativa aos conteúdos ensinados na aula.
Discuta com a turma:
- Qual o termo utilizado na situação que remete a ideia de acréscimo?
- Qual o termo utilizado na situação que remete a ideia de desconto?
Materiais complementares para impressão:
Para os alunos
Para o professor
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Recursos
Necessários:
- Lápis;
- Borracha;
- Caderno;
- Vídeo Khan academy - “O significado de porcentagem” (disponível aqui);
- Whatsapp.
Opcionais:
- Loom;
- Meet;
- Jamboard.
Para este plano, foque na etapa Aquecimento.
Aquecimento
A atividade é uma breve explicação do termo porcentagem e aponta que ele consiste em escrever uma fração cujo denominador é 100. Você pode propor o estudo de revisão do objeto de conhecimento, indicando que assistam ao vídeo do Khan academy (disponível aqui), gravando um podcast com a retomada em um movimento de ensino Híbrido ou ainda convidá-los para uma aula síncrona com o uso do Jamboard para a revisão.
Oriente-os explicando que esse é um momento de revisão de conteúdos e que, caso tenham dúvidas, elas serão retomadas e aprofundadas no decorrer da aula.
Atividade principal
Para a realização da atividade principal os alunos precisam ter acesso ao problema proposto. Para isso, tire uma foto da atividade principal e disponibilize a imagem no grupo de Whatsapp, para que eles possam pensar. No primeiro momento, devem pensar sozinhos sobre a situação proposta e anotar todas as estratégias de cálculo. Oriente-os a filmarem ou fotografarem as estratégias e respostas para compartilharem com você e a turma no momento da discussão das soluções.
Encerramento
Realize a conclusão da aula refletindo sobre a utilização de outros termos para se referir a acréscimo e desconto. Para isso, proponha que dois ou três alunos gravem áudios explicativos com alguns sinônimos para acréscimo e desconto, compartilhando com a turma ao final.
Raio X
Proponha que os alunos procurem saber quais as porcentagens de curados do Covid-19 em relação ao número total doentes e quais acréscimos ou decréscimos ocorrem com a passagem do tempo. Promova uma discussão acerca do tema através de uma video aula usando o Meet ou o Loom, por exemplo.
Convite às famílias
A participação das famílias no processo de aprendizagem é de grande importância para os alunos. Porém, ressaltamos que os pais não são professores de matemática e muitos estão ocupados com outras funções em casa. Portanto indicamos a participação das famílias no compartilhamento e discussão de possíveis soluções para os problemas propostos.
Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Autor: Luiz Filipe Trovão
Mentor: Ferdinando Caíque Genghini Dantas Lobo
Especialista: Luciana Maria Tenuta de Freitas
Habilidade da BNCC
EF07MA02 - Resolver e elaborar problemas que envolvam porcentagens, como os que lidam com acréscimos e decréscimos simples, utilizando estratégias pessoais, cálculo mental e calculadora, no contexto de educação financeira, entre outros.
Objetivos específicos
- Resolver problemas que envolvem o conceito e o cálculo de acréscimos e decréscimos com o uso de porcentagens.
Conceito-chave
Acréscimos e descontos de valores em porcentagem.
Recursos necessários
Lápis, borracha e caderno.