Guia de Intervenção
Plano de Aula
Plano de aula: Lucrando com vendas
Plano 2 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Aumentos e descontos percentuais
Este plano é um dos prioritários. Veja agora
Descrição
Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Autor: Luiz Filipe Trovão
Mentor: Ferdinando Caíque Genghini Dantas Lobo
Especialista: Luciana Maria Tenuta de Freitas
Habilidade da BNCC
EF07MA02 - Resolver e elaborar problemas que envolvam porcentagens, como os que lidam com acréscimos e decréscimos simples, utilizando estratégias pessoais, cálculo mental e calculadora, no contexto de educação financeira, entre outros.
Objetivos específicos
- Resolver problemas de porcentagens envolvendo lucro, aumento e rendimento.
Conceito-chave
Cálculo de lucro a partir de um aumento percentual.
Recursos necessários
Lápis, borracha e caderno.
Habilidades BNCC:
Objetivos de aprendizagem
- Resolver problemas de porcentagens envolvendo lucro, aumento e rendimento.
Resumo da aula
Orientações:Este slide não é um substituto para as anotações para o professor e não deve ser apresentado para os alunos. Trata-se apenas de um resumo da proposta para apoiá-lo na aplicação do plano em sala de aula.
Orientação: Leia atentamente o plano inteiro e as anotações para o professor. Busque antecipar quais questões podem surgir com a sua turma e preveja adequações ao nível em que seus alunos estão.
Compartilhe o objetivo da aula com os alunos antes de aplicar proposta.
Na aba “Sobre o plano”, confira os conhecimentos que sua turma já deve dominar para seguir essa proposta.
Se quiser salvar o plano no seu computador, faça download dos slides na aba “Materiais complementares”. Você também pode imprimi-lo clicando no botão “imprimir”.
Materiais complementares:
Acesse o arquivo sobre o plano aqui.
Leituras:
Qual a diferença entre porcentagem e percentagem?: https://novaescola.org.br/conteudo/106/qual-a-diferenca-entre-porcentagem-e-percentagem
100% de aprendizagem: https://novaescola.org.br/conteudo/2673/100-aprendizagem
Finanças: cálculos do nosso cotidiano: https://novaescola.org.br/conteudo/2154/financas-calculos-do-nosso-cotidiano
Receita bem calculada: https://novaescola.org.br/conteudo/2739/receita-bem-calculada
Objetivo
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientação: Projete ou leia o objetivo para a turma. Caso não seja possível a projeção, escreva o objetivo no quadro.
Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.
Retomada
Tempo sugerido: 5 minutos
Orientação: Professor, projete os slides para a sala. Caso não seja possível a projeção, leia a primeira situação (da loja de artigos de pesca), a definição de lucro no balão de fala e copie no quadro ou em um cartaz as situações presentes ao fim do slide para a prática do cálculo do lucro.
Inicie fazendo uma reflexão na situação no início do slide. Perceba que nela não há nenhum valor presente, pois, a ideia é apenas conceituar, por meio de uma situação problema, a ideia de lucro.
Após essa reflexão, siga para o texto presente no balão de fala, ele tem como intuito concluir a ideia de lucro por meio de uma definição simples: “lucro é todo ganho obtido em uma venda”. Nesse momento, é importante que você deixe claro a ideia de ganho no sentido do lucro, apontando que o lucro não é o valor pelo qual o produto foi vendido, e sim o que o vendedor ganhou tirando o valor gasto na compra.
Em seguida, passe para as duas últimas situações presentes ao final do slide, que têm como intuito reforçar a ideia de lucro, por meio da resolução de situações envolvendo valores. Peça para que os alunos resolvam:
“Qual é o lucro de um produto comprado por R$ 40,00 e vendido por R$ 50,00?”
Solução: R$ 50,00 - R$ 40,00 = R$ 10,00.
O lucro foi de R$ 10,00.
“Um doce que teve R$ 5,00 de custo sobre os seus ingrediente é vendido por R$ 12,00, qual é o lucro obtido na venda desse doce?”
Solução: R$ 12,00 - R$ 5,00 = R$ 7,00
O Lucro foi de R$ 7,00.
Ao subtrair do valor de venda o valor de compra se obtém o valor do lucro.
Propósito: Relembrar o conceito de lucro por meio de análises de situações cotidianas
Discuta com a turma:
- É possível se obter o lucro de outra forma?
- Sabendo do preço de compra do produto e do lucro que o vendedor pretende obter, é possível determinar o valor de venda?
- Que outras situações envolvendo lucro que vocês conhecem?
- O que acontece se vendermos um produto por um preço menor do que compramos?
Atividade principal
Tempo sugerido: 20 minutos
Orientação: Imprima a atividade principal, entregue para os alunos e peça para que eles leiam a situação apresentada no exercício. Caso não seja possível a projeção, escreva a situação no quadro ou confeccione um cartaz.
Explique para os alunos que atividade tem o intuito de trabalhar o conceito de lucro que foi apresentado na retomada, logo no início da aula.
Peça para que os alunos se atentem aos cálculos de porcentagem presentes, pois ao contrário das situações trabalhadas anteriormente, nesse momento é a partir o lucro que se obterá o valor solicitado.
No item “a”, é solicitado o valor de venda de cada bolo, pois, apesar de o lucro obtido na venda de cada um ser proporcional (70%), pelo fato de terem valores diferentes nos gastos de confecção, os lucros serão diferentes e consequentemente os preços de venda também.
No item “b”, é preciso que o aluno se atente ao fato de que é solicitado um lucro total da venda de uma certa quantidade de bolo dos 3 sabores, portanto saber o valor de venda não é o suficiente, apesar de ser útil para se calcular o valor solicitado.
Utilize o guia de intervenção para discutir com os alunos as possibilidades existentes na resolução desse problema.
Propósito: Resolver uma situação problema do cotidiano envolvendo o cálculo de lucro de preço de venda a partir do lucro.
Discuta com a turma:
- É possível obter o valor de venda de cada bolo sem saber o lucro? O que devemos fazer?
- É necessário saber o lucro de cada bolo para se obter o lucro total? Como chegamos nesse resultado?
Materiais complementares:
Discussão da solução
Tempo sugerido: 8 minutos (slides 5 ao 7)
Orientação: Inicialmente, peça para que os alunos discutam as soluções dos itens “a” e “b” em duplas, sempre acompanhando-os em seus raciocínios. Em seguida, peça para que alguns alunos exponham suas resoluções. A ideia não é direcionar para que determinado aluno apresente a solução, porém quanto mais caminhos diferentes forem apresentados para se chegar na mesma resposta, mais rica será a discussão.
Após os alunos compartilharem as estratégias utilizadas na resolução da atividade, passe para essa série de slides (5 ao 7). Caso não seja possível a projeção, reproduza, pelo menos, os cálculos realizados para se chegar aos valores solicitados, no quadro ou em um cartaz. O restante da solução poderá ser compartilhada verbalmente com a sala.
Para a resolução do item “a”, é importante que o aluno compreenda inicialmente, que para o cálculo do valor de venda de cada bolo é necessário que se obtenha o lucro sobre o preço de custo de cada sabor:
Chocolate: 70% de R$ 5,00;
Cenoura: 70% de R$ 6,00;
Fubá: 70% de R$ 4,00.
Para se obter o valor de venda de cada sabor, foi necessário acrescentar o lucro calculado ao valor de custo de cada sabor.
No item “b”, é solicitado o lucro, a partir da venda de uma determinada quantidade de bolos produzidos.
Nesse caso, é necessário a obtenção do lucro obtido na venda de cada sabor em relação a quantidade de bolos vendidos do mesmo.
É importante se atentar ao fato de que, os sabores de bolos, por possuírem lucros diferentes por unidade, possuirão também lucros distintos ao serem analisados em maiores quantidades.
Propósito: Apresentar e compartilhar meios utilizados na obtenção da solução, a fim de expor diferentes caminhos para se obter o mesmo resultado.
Discuta com a turma:
- É possível o cálculo do lucro obtido na venda de cada bolo sem analisar separadamente cada sabor? Por quê?
- Como calcular o valor de venda dos bolos no item “b” sem analisar separadamente cada sabor?
Materiais complementares:
Acesse a resolução da atividade principal desta aula, aqui.
Discussão da solução
Tempo sugerido: 8 minutos (slides 5 ao 7)
Orientação: Inicialmente, peça para que os alunos discutam as soluções dos itens “a” e “b” em duplas, sempre acompanhando-os em seus raciocínios. Em seguida, peça para que alguns alunos exponham suas resoluções. A ideia não é direcionar para que determinado aluno apresente a solução, porém quanto mais caminhos diferentes forem apresentados para se chegar na mesma resposta, mais rica será a discussão.
Após os alunos compartilharem as estratégias utilizadas na resolução da atividade, passe para essa série de slides (5 ao 7). Caso não seja possível a projeção, reproduza, pelo menos, os cálculos realizados para se chegar aos valores solicitados, no quadro ou em um cartaz. O restante da solução poderá ser compartilhada verbalmente com a sala.
Para a resolução do item “a”, é importante que o aluno compreenda inicialmente, que para o cálculo do valor de venda de cada bolo é necessário que se obtenha o lucro sobre o preço de custo de cada sabor:
Chocolate: 70% de R$ 5,00;
Cenoura: 70% de R$ 6,00;
Fubá: 70% de R$ 4,00.
Para se obter o valor de venda de cada sabor, foi necessário acrescentar o lucro calculado ao valor de custo de cada sabor.
No item “b”, é solicitado o lucro, a partir da venda de uma determinada quantidade de bolos produzidos.
Nesse caso, é necessário a obtenção do lucro obtido na venda de cada sabor em relação a quantidade de bolos vendidos do mesmo.
É importante se atentar ao fato de que, os sabores de bolos, por possuírem lucros diferentes por unidade, possuirão também lucros distintos ao serem analisados em maiores quantidades.
Propósito: Apresentar e compartilhar meios utilizados na obtenção da solução, a fim de expor diferentes caminhos para se obter o mesmo resultado.
Discuta com a turma:
- É possível o cálculo do lucro obtido na venda de cada bolo sem analisar separadamente cada sabor? Por quê?
- Como calcular o valor de venda dos bolos no item “b” sem analisar separadamente cada sabor?
Materiais complementares:
Acesse a resolução da atividade principal desta aula, aqui.
Discussão da solução
Tempo sugerido: 8 minutos (slides 5 ao 7)
Orientação: Inicialmente, peça para que os alunos discutam as soluções dos itens “a” e “b” em duplas, sempre acompanhando-os em seus raciocínios. Em seguida, peça para que alguns alunos exponham suas resoluções. A ideia não é direcionar para que determinado aluno apresente a solução, porém quanto mais caminhos diferentes forem apresentados para se chegar na mesma resposta, mais rica será a discussão.
Após os alunos compartilharem as estratégias utilizadas na resolução da atividade, passe para essa série de slides (5 ao 7). Caso não seja possível a projeção, reproduza, pelo menos, os cálculos realizados para se chegar aos valores solicitados, no quadro ou em um cartaz. O restante da solução poderá ser compartilhada verbalmente com a sala.
Para a resolução do item “a”, é importante que o aluno compreenda inicialmente, que para o cálculo do valor de venda de cada bolo é necessário que se obtenha o lucro sobre o preço de custo de cada sabor:
Chocolate: 70% de R$ 5,00;
Cenoura: 70% de R$ 6,00;
Fubá: 70% de R$ 4,00.
Para se obter o valor de venda de cada sabor, foi necessário acrescentar o lucro calculado ao valor de custo de cada sabor.
No item “b”, é solicitado o lucro, a partir da venda de uma determinada quantidade de bolos produzidos.
Nesse caso, é necessário a obtenção do lucro obtido na venda de cada sabor em relação a quantidade de bolos vendidos do mesmo.
É importante se atentar ao fato de que, os sabores de bolos, por possuírem lucros diferentes por unidade, possuirão também lucros distintos ao serem analisados em maiores quantidades.
Propósito: Apresentar e compartilhar meios utilizados na obtenção da solução, a fim de expor diferentes caminhos para se obter o mesmo resultado.
Discuta com a turma:
- É possível o cálculo do lucro obtido na venda de cada bolo sem analisar separadamente cada sabor? Por quê?
- Como calcular o valor de venda dos bolos no item “b” sem analisar separadamente cada sabor?
Materiais complementares:
Acesse a resolução da atividade principal desta aula, aqui.
Encerramento
Tempo sugerido: 4 minutos.
Orientação: Projete o slide e leia para os alunos a conclusão da aula. Caso não seja possível a projeção, copie no quadro ou em um cartaz a equação presente no quadro “L = V - C”, que é a “fórmula” para obtenção do cálculo do lucro.
Nesse momento de encerramento da aula é feita uma reflexão sobre a definição de lucro que foi realizada no início da aula.
Após essa reflexão destaque a fórmula para o cálculo do lucro, a intenção não é que eles gravem a mesma e sim que eles entendam o conceito por trás desse cálculo lucro.
Finalize o encerramento falando dos três valores que estão por trás de cálculos desse tipo, que são: preço de custo, preço de venda e lucro.
Propósito: Realizar a conclusão da aula, refletindo sobre o cálculo de lucro a partir da análise do preço de compra e do preço de venda.
Discuta com a turma:
- É possível calcular o lucro de outra forma? O que é necessário para esse cálculo?
- A “fórmula” apresentada possibilita apenas o cálculo do lucro? O que mais é possível obter com essa “fórmula”?
- Vocês saberiam citar outros exemplos de situações que envolvem Lucro, Preço de Venda e Preço de Custo?
Raio x
Tempo sugerido: 11 minutos
Orientação: Apresente a nova situação e peça para que os alunos analisem e resolvam, em um primeiro momento individualmente e em seguida compartilhando a forma de pensar com o colega ao lado. Você pode projetar, passar no quadro ou fazer o download desta atividade e entregar para os seus alunos. O raio x é um momento para você avaliar se todos os estudantes conseguiram avançar no conteúdo proposto, então procure anotar e identificar todos os comentários que surgirem.
Propósito: Realizar uma atividade teórica relativa aos conteúdos ensinados na aula.
Discuta com a turma:
- Qual o termo utilizado na situação que remete à ideia de acéscimo?
- Qual o termo utilizado na situação que remete à ideia de desconto?
Materiais complementares:
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Recursos
Necessários:
- Lápis;
- Borracha;
- Caderno;
- Whatsapp.
Opcionais:
- Jambord.
Para este plano, foque na etapa Atividade principal.
Aquecimento
A atividade é uma retomada de conceitos que são fundamentais para a aula. Você pode propor os questionamentos apresentados no slide usando um editor de texto (Google Docs, por exemplo) em que, de maneira colaborativa e síncrona, os alunos possam respondê-los. Também pode usar a função de áudio do Whatsapp para que um a um postem as respostas ou hipóteses sobre o assunto disparador. Oriente-os explicando que esse é um momento de retomada de conteúdos e que, caso tenham dúvidas, elas serão trabalhadas no decorrer da aula.
Atividade principal
Para a realização da atividade principal os alunos precisam ter acesso ao problema proposto. Para isso, tire uma foto e disponibilize a imagem no grupo de Whatsapp, para que eles passam pensar. Oriente-os a filmarem ou fotografarem as estratégias e respostas para compartilharem com você e a turma no momento da discussão das soluções.
Encerramento
Encerre a atividade retomando com os alunos a equação “L = V - C”, que é usada para obtenção do cálculo do lucro. Nesse momento de encerramento da aula, faça uma reflexão sobre a definição de lucro que foi iniciada no aquecimento.
Você pode fazer essa retomada usando o Jambord ou gravar um vídeo para discutir e fechar o assunto da aula com os alunos.
Convite às famílias
A participação das famílias no processo de aprendizagem é de grande importância para os alunos. Porém, ressaltamos que os pais não são professores de matemática e muitos estão ocupados com outras funções em casa. Portanto indicamos a participação das famílias no compartilhamento e discussão de possíveis soluções para os problemas propostos.
Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Autor: Luiz Filipe Trovão
Mentor: Ferdinando Caíque Genghini Dantas Lobo
Especialista: Luciana Maria Tenuta de Freitas
Habilidade da BNCC
EF07MA02 - Resolver e elaborar problemas que envolvam porcentagens, como os que lidam com acréscimos e decréscimos simples, utilizando estratégias pessoais, cálculo mental e calculadora, no contexto de educação financeira, entre outros.
Objetivos específicos
- Resolver problemas de porcentagens envolvendo lucro, aumento e rendimento.
Conceito-chave
Cálculo de lucro a partir de um aumento percentual.
Recursos necessários
Lápis, borracha e caderno.