Plano de Aula

Plano de aula: Construindo os números racionais

Plano 1 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Números racionais e suas representações

mais ações

Descrição

Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Joel Luiz Pereira

Mentor: Débora Vieira de Moraes

Especialista de área: Luciana Maria Tenuta de Freitas



Habilidade da BNCC

EF07MA07 - Comparar e ordenar números racionais em diferentes contextos e associá-los a pontos da reta numérica.



Conhecimentos que a turma deve dominar:

Reconhecer os conjuntos numéricos dos números naturais e inteiros (Unidade NOVA ESCOLA: MAT6_01NUM, MAT7_03NUM; Base Nacional: EF06MA02; EF07MA03).



Objetivos específicos

  1. Conceituar e definir o conjunto dos números racionais.
  2. Reconhecer e representar números fracionários e decimais negativos como componentes do conjunto dos números racionais.

Conceito-chave

Conjuntos numéricos. Números racionais.

Recursos necessários

  • Atividades impressas em folhas, coladas no caderno ou não.
  • Projetor multimídia (caso não se utilize impressões)

Habilidades BNCC:

Objetivos de aprendizagem

  1. Conceituar e definir o conjunto dos números racionais.
  2. Reconhecer e representar números fracionários e decimais negativos como componentes do conjunto dos números racionais.

Aula

Resumo da aula
Resumo da aula

Orientações:Este slide não é um substituto para as anotações para o professor e não deve ser apresentado para os alunos. Trata-se apenas de um resumo da proposta para apoiá-lo na aplicação do plano em sala de aula.
Orientação: Leia atentamente o plano inteiro e as anotações para o professor. Busque antecipar quais questões podem surgir com a sua turma e preveja adequações ao nível em que seus alunos estão.
Compartilhe o objetivo da aula com os alunos antes de aplicar proposta.
Na aba “Sobre o plano”, confira os conhecimentos que sua turma já deve dominar para seguir essa proposta.
Se quiser salvar o plano no seu computador, faça download dos slides na aba “Materiais complementares”. Você também pode imprimi-lo clicando no botão “imprimir”.

Objetivo
Objetivo

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientação: Projete ou leia o objetivo para a turma. Através da habilidade trabalhada nesta aula os alunos conseguirão ampliar seus conhecimentos dos números racionais, reconhecendo que podem ser apresentados também em sua forma negativa, a partir da seguinte definição: número racional é qualquer número que possa ser escrito como uma fração.

Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.