Atividade principal
Plano de Aula
Plano de aula: Comparação de números racionais
Plano 4 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Números racionais e suas representações
Por: Joel Luiz Pereira
Tem interesse no tema "Neurociência, adolescências e engajamento nos Anos Finais"?
Inscreva-se neste tema para receber novidades pelo site e por email.
Descrição
Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Autor: Joel Luiz Pereira
Mentor: Débora Vieira de Moraes
Especialista de área: Luciana Maria Tenuta de Freitas
Habilidade da BNCC
EF07MA07 - Comparar e ordenar números racionais em diferentes contextos e associá-los a pontos na reta numérica.
Conhecimentos que a turma deve dominar:
- Dominar o do conceito de fração e entender sua relação com números decimais; Dominar a comparação entre frações positivas (Unidade NOVA ESCOLA: MAT6_05NUM; Base Nacional: EF06MA06; EF06MA07; EF06MA08;EF06MA09).
- Dominar a comparação entre números racionais na forma decimal (Unidade NOVA ESCOLA: MAT6_01NUM; Base Nacional: EF06MA01; EF06MA02)
- Dominar a comparação entre números inteiros (Unidade NOVA ESCOLA: MAT7_03NUM; Base Nacional: EF07MA03)
Objetivos específicos
- Comparar números fracionários, inclusive com denominadores diferentes
- Comparar números decimais, inclusive com casas decimais diferentes
- Comparar números fracionários e decimais em sua forma negativa e positiva.
- Ordenar números racionais
Conceito-chave
Comparação de números racionais. Ordenação de números racionais.
Recursos necessários
- Atividades impressas em folhas, coladas no caderno ou não.
- Projetor multimídia (caso não se utilize impressões)
Habilidades BNCC:
Objetivos de aprendizagem
- Comparar números fracionários, inclusive com denominadores diferentes
- Comparar números decimais, inclusive com casas decimais diferentes
- Comparar números fracionários e decimais em sua forma negativa e positiva.
- Ordenar números racionais
Planeje suas aulas pelo Whatsapp!
Qualidade com economia de tempo
Aula
Resumo da aula
Orientações:Este slide não é um substituto para as anotações para o professor e não deve ser apresentado para os alunos. Trata-se apenas de um resumo da proposta para apoiá-lo na aplicação do plano em sala de aula.
Orientação: Leia atentamente o plano inteiro e as anotações para o professor. Busque antecipar quais questões podem surgir com a sua turma e preveja adequações ao nível em que seus alunos estão.
Compartilhe o objetivo da aula com os alunos antes de aplicar proposta.
Na aba “Sobre o plano”, confira os conhecimentos que sua turma já deve dominar para seguir essa proposta.
Se quiser salvar o plano no seu computador, faça download dos slides na aba “Materiais complementares”. Você também pode imprimi-lo clicando no botão “imprimir”.
Objetivo
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientação: Projete ou leia o objetivo para a turma, informando aos alunos que irão se deparar, durante a aula, com situações que possibilitarão saber se um número racional é maior ou menor do que outro.
Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.
Novo curso gratuito
Conheça nosso mais novo curso sobre adolescências, neurociência e engajamento nos anos finais
VER CURSO