Plano de Aula

Plano de aula: Comparação de números racionais

Plano 4 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Números racionais e suas representações

mais ações

Tem interesse no tema "Neurociência, adolescências e engajamento nos Anos Finais"?

Inscreva-se neste tema para receber novidades pelo site e por email.

Descrição

Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Joel Luiz Pereira

Mentor: Débora Vieira de Moraes

Especialista de área: Luciana Maria Tenuta de Freitas



Habilidade da BNCC

EF07MA07 - Comparar e ordenar números racionais em diferentes contextos e associá-los a pontos na reta numérica.



Conhecimentos que a turma deve dominar:

  • Dominar o do conceito de fração e entender sua relação com números decimais; Dominar a comparação entre frações positivas (Unidade NOVA ESCOLA: MAT6_05NUM; Base Nacional: EF06MA06; EF06MA07; EF06MA08;EF06MA09).
  • Dominar a comparação entre números racionais na forma decimal (Unidade NOVA ESCOLA: MAT6_01NUM; Base Nacional: EF06MA01; EF06MA02)
  • Dominar a comparação entre números inteiros (Unidade NOVA ESCOLA: MAT7_03NUM; Base Nacional: EF07MA03)

Objetivos específicos

  1. Comparar números fracionários, inclusive com denominadores diferentes
  2. Comparar números decimais, inclusive com casas decimais diferentes
  3. Comparar números fracionários e decimais em sua forma negativa e positiva.
  4. Ordenar números racionais

Conceito-chave

Comparação de números racionais. Ordenação de números racionais.

Recursos necessários

  • Atividades impressas em folhas, coladas no caderno ou não.
  • Projetor multimídia (caso não se utilize impressões)



Habilidades BNCC:

Objetivos de aprendizagem

  1. Comparar números fracionários, inclusive com denominadores diferentes
  2. Comparar números decimais, inclusive com casas decimais diferentes
  3. Comparar números fracionários e decimais em sua forma negativa e positiva.
  4. Ordenar números racionais

Chatbot

Precisa de ajuda para criar uma aula personalizada?

Crie seu plano de aula em menos de um minuto no WhatsApp.

Aula

Resumo da aula
Resumo da aula

Orientações:Este slide não é um substituto para as anotações para o professor e não deve ser apresentado para os alunos. Trata-se apenas de um resumo da proposta para apoiá-lo na aplicação do plano em sala de aula.
Orientação: Leia atentamente o plano inteiro e as anotações para o professor. Busque antecipar quais questões podem surgir com a sua turma e preveja adequações ao nível em que seus alunos estão.
Compartilhe o objetivo da aula com os alunos antes de aplicar proposta.
Na aba “Sobre o plano”, confira os conhecimentos que sua turma já deve dominar para seguir essa proposta.
Se quiser salvar o plano no seu computador, faça download dos slides na aba “Materiais complementares”. Você também pode imprimi-lo clicando no botão “imprimir”.

Objetivo
Objetivo

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientação: Projete ou leia o objetivo para a turma, informando aos alunos que irão se deparar, durante a aula, com situações que possibilitarão saber se um número racional é maior ou menor do que outro.

Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.

Novo curso gratuito

Conheça nosso mais novo curso sobre adolescências, neurociência e engajamento nos anos finais

VER CURSO