Plano de Aula

Plano de aula: Representação fracionária e decimal

Plano 2 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Números racionais e suas representações

mais ações

Tem interesse no tema "Neurociência, adolescências e engajamento nos Anos Finais"?

Inscreva-se neste tema para receber novidades pelo site e por email.

Descrição

Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Joel Luiz Pereira

Mentora: Débora Vieira de Moraes

Especialista de área: Luciana Maria Tenuta de Freitas



Habilidade da BNCC

EF07MA07 - Comparar e ordenar números racionais em diferentes contextos e associá-los a pontos na reta numérica.



Conhecimentos que a turma deve dominar:

Dominar o do conceito de fração e entender sua relação com números decimais (Unidade NOVA ESCOLA: MAT6_05NUM; Base Nacional: EF06MA06; EF06MA07; EF06MA08; EF06MA09).



Objetivos específicos

  1. Identificar padrões para representação de frações em forma de número decimal, a partir de representações corretas.
  2. Identificar padrões para representação de números decimais em forma de fração, a partir de representações corretas.
  3. Representar números fracionários em forma de número decimal e vice-versa.

Conceito-chave

Representação fracionária e decimal.

Recursos necessários

  • Atividades impressas em folhas, coladas no caderno ou não.
  • Projetor multimídia (caso não se utilize impressões).

Habilidades BNCC:

Objetivos de aprendizagem

  1. Identificar padrões para representação de frações em forma de número decimal, a partir de representações corretas.
  2. Identificar padrões para representação de números decimais em forma de fração, a partir de representações corretas.
  3. Representar números fracionários em forma de número decimal e vice-versa.

Planeje suas aulas pelo Whatsapp!

Qualidade com economia de tempo

Aula

Resumo da aula
Resumo da aula

Objetivo
Objetivo

Tempo sugerido: 1 minuto.

Orientação: Projete ou leia o objetivo para a turma, questionando se os alunos se lembram que a fração também representa um quociente. Pode ser dialogado com os estudantes que atualmente os números decimais estão mais presentes no cotidiano, assim, saber representá-los a partir de frações se torna muito importante, assim como representá-los em fração. Vale frisar que, ao adquirir essa habilidade, seu aluno começará a relacionar frações e números decimais, que dialogam com porcentagem.

Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.

Novo curso gratuito

Conheça nosso mais novo curso sobre adolescências, neurociência e engajamento nos anos finais

VER CURSO