Plano de Aula

Plano de aula: Representação fracionária e decimal

Plano 2 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Números racionais e suas representações

mais ações

Tem interesse no tema "Neurociência, adolescências e engajamento nos Anos Finais"?

Inscreva-se neste tema para receber novidades pelo site e por email.

Descrição

Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Joel Luiz Pereira

Mentora: Débora Vieira de Moraes

Especialista de área: Luciana Maria Tenuta de Freitas



Habilidade da BNCC

EF07MA07 - Comparar e ordenar números racionais em diferentes contextos e associá-los a pontos na reta numérica.



Conhecimentos que a turma deve dominar:

Dominar o do conceito de fração e entender sua relação com números decimais (Unidade NOVA ESCOLA: MAT6_05NUM; Base Nacional: EF06MA06; EF06MA07; EF06MA08; EF06MA09).



Objetivos específicos

  1. Identificar padrões para representação de frações em forma de número decimal, a partir de representações corretas.
  2. Identificar padrões para representação de números decimais em forma de fração, a partir de representações corretas.
  3. Representar números fracionários em forma de número decimal e vice-versa.

Conceito-chave

Representação fracionária e decimal.

Recursos necessários

  • Atividades impressas em folhas, coladas no caderno ou não.
  • Projetor multimídia (caso não se utilize impressões).

Habilidades BNCC:

Objetivos de aprendizagem

  1. Identificar padrões para representação de frações em forma de número decimal, a partir de representações corretas.
  2. Identificar padrões para representação de números decimais em forma de fração, a partir de representações corretas.
  3. Representar números fracionários em forma de número decimal e vice-versa.

Chatbot

Precisa de ajuda para criar uma aula personalizada?

Crie seu plano de aula em menos de um minuto no WhatsApp.

Aula

Resumo da aula
Resumo da aula

Objetivo
Objetivo

Tempo sugerido: 1 minuto.

Orientação: Projete ou leia o objetivo para a turma, questionando se os alunos se lembram que a fração também representa um quociente. Pode ser dialogado com os estudantes que atualmente os números decimais estão mais presentes no cotidiano, assim, saber representá-los a partir de frações se torna muito importante, assim como representá-los em fração. Vale frisar que, ao adquirir essa habilidade, seu aluno começará a relacionar frações e números decimais, que dialogam com porcentagem.

Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.

Novo curso gratuito

Conheça nosso mais novo curso sobre adolescências, neurociência e engajamento nos anos finais

VER CURSO