Atividade Principal
Plano de Aula
Plano de aula: Representação fracionária e decimal
Plano 2 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Números racionais e suas representações
Por: Joel Luiz Pereira
Tem interesse no tema "Neurociência, adolescências e engajamento nos Anos Finais"?
Inscreva-se neste tema para receber novidades pelo site e por email.
Descrição
Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Autor: Joel Luiz Pereira
Mentora: Débora Vieira de Moraes
Especialista de área: Luciana Maria Tenuta de Freitas
Habilidade da BNCC
EF07MA07 - Comparar e ordenar números racionais em diferentes contextos e associá-los a pontos na reta numérica.
Conhecimentos que a turma deve dominar:
Dominar o do conceito de fração e entender sua relação com números decimais (Unidade NOVA ESCOLA: MAT6_05NUM; Base Nacional: EF06MA06; EF06MA07; EF06MA08; EF06MA09).
Objetivos específicos
- Identificar padrões para representação de frações em forma de número decimal, a partir de representações corretas.
- Identificar padrões para representação de números decimais em forma de fração, a partir de representações corretas.
- Representar números fracionários em forma de número decimal e vice-versa.
Conceito-chave
Representação fracionária e decimal.
Recursos necessários
- Atividades impressas em folhas, coladas no caderno ou não.
- Projetor multimídia (caso não se utilize impressões).
Habilidades BNCC:
Objetivos de aprendizagem
- Identificar padrões para representação de frações em forma de número decimal, a partir de representações corretas.
- Identificar padrões para representação de números decimais em forma de fração, a partir de representações corretas.
- Representar números fracionários em forma de número decimal e vice-versa.
Aula
Resumo da aula
Objetivo
Tempo sugerido: 1 minuto.
Orientação: Projete ou leia o objetivo para a turma, questionando se os alunos se lembram que a fração também representa um quociente. Pode ser dialogado com os estudantes que atualmente os números decimais estão mais presentes no cotidiano, assim, saber representá-los a partir de frações se torna muito importante, assim como representá-los em fração. Vale frisar que, ao adquirir essa habilidade, seu aluno começará a relacionar frações e números decimais, que dialogam com porcentagem.
Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.
Novo curso gratuito
Conheça nosso mais novo curso sobre adolescências, neurociência e engajamento nos anos finais
VER CURSO