Plano de Aula

Plano de aula: Praticando a representação fracionária e decimal

Plano 3 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Números racionais e suas representações

mais ações

Descrição

Autor: Joel Luiz Pereira

Mentor: Débora Vieira de Moraes

Especialista de área: Luciana Maria Tenuta de Freitas



Habilidade da BNCC

EF07MA07 - Comparar e ordenar números racionais em diferentes contextos e associá-los a pontos na reta numérica.



Conhecimentos que a turma deve dominar:

  • Dominar o do conceito de fração e entender sua relação com números decimais (Unidade NOVA ESCOLA: MAT6_05NUM; Base Nacional: EF06MA06; EF06MA07; EF06MA08;EF06MA09).
  • Dominar relação entre unidades de medida de massa (Unidade NOVA ESCOLA: MAT5_21GRM; Base Nacional: EF05MA19).



Objetivos específicos

  1. Representar números fracionários em forma de número decimal e vice-versa em situações contextualizadas

Conceito-chave

Representação fracionária e decimal.

Recursos necessários

  • Atividades impressas em folhas, coladas no caderno ou não.
  • Projetor multimídia (caso não se utilize impressões)

Habilidades BNCC:

Objetivos de aprendizagem

  1. Representar números fracionários em forma de número decimal e vice-versa em situações contextualizadas

Aula

Resumo da aula
Resumo da aula

Orientações:

Este slide não é um substituto para as anotações para o professor e não deve ser apresentado para os alunos. Trata-se apenas de um resumo da proposta para apoiá-lo na aplicação do plano em sala de aula.
Orientação: Leia atentamente o plano inteiro e as anotações para o professor. Busque antecipar quais questões podem surgir com a sua turma e preveja adequações ao nível em que seus alunos estão.
Compartilhe o objetivo da aula com os alunos antes de aplicar proposta.
Na aba “Sobre o plano”, confira os conhecimentos que sua turma já deve dominar para seguir essa proposta.
Se quiser salvar o plano no seu computador, faça download dos slides na aba “Materiais complementares”. Você também pode imprimi-lo clicando no botão “imprimir”.

Objetivo
Objetivo

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientação: Projete ou leia o objetivo para a turma, questionando se os alunos se lembram como representar fração em número decimal e vice-versa. Diga aos alunos que irão realizar atividades para fixar os conhecimentos matemáticos envolvidos.

Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.