Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: Este plano é uma introdução e é sugerido que seja seguido pela aula ING7_09UN05 para aprofundamento do tópico trabalhado, que pode ser acessado aqui.
Objective
Tempo sugerido: 2 minutos
Orientações:
Diga aos alunos que hoje vocês conversarão sobre timelines e sobre como criar uma. Today, we are going to talk about timelines and how to make one.
SUGESTÃO: Caso não haja a possibilidade de apresentar slides aos alunos (por falta de projetor, computador ou internet), imprima os slides a seguir e cole-os na lousa. É interessante também que, se possível, os slides e o modelo final sejam impressos e distribuídos aos alunos (se não for possível um por aluno, pode-se criar grupos de trabalho para que sejam necessárias apenas algumas cópias que serão divididas entre os alunos).
Context
Tempo sugerido: 5 minutos
Propósito: Apresentar aos alunos alguns dos possíveis modelos de timeline e o tipo de informação presente.
Orientações: Projete o slide e explore o conhecimento prévio de alunos sobre timelines. Pergunte Do you know what a timeline is? What kind of information we can find in it? Have you ever read one? Why do we read timelines?
Link para acesso: https://www.freepik.com/free-photos-vectors/timeline
Input
Tempo sugerido: 15 minutos
Propósito: Apresentar aos alunos o modelo de uma timeline e dar o exemplo de informações contidas nela e sua estrutura.
Expectativa: Que os alunos aprendam o modelo de uma timeline e como apresentar e distribuir as informações nela usando verbos no passado.
Orientações: Convide os alunos a explorar a timeline: Who is it about? What is this timeline called? What do you know about Mandela? Explore a estrutura da timeline. Leve-os a observar que trata-se de uma linha, com informações aparecendo em ordem cronológica, com os acontecimentos relatados no passado e de forma sucinta. Para consolidar as descobertas dos alunos, diga: In a timeline the information is presented in chronological order and the facts are written in the past and in a brief way. Leia com os alunos as informações presentes e cheque se têm alguma dúvida. Chame a atenção aos verbos no passado presentes, tanto os regulares quanto os irregulares. Explique aos alunos o uso de ambos. Revise a estrutura e características de uma timeline (tema, data, seguida pela informação referente àquele ano). First, you write what you are going to talk about, the name of the person or period of time as a title, then the dates, followed by its information.
Mais informação sobre esta timeline pode ser encontrada em: https://www.timelinemaker.com/blog/featured-timeline/nelson-mandela-timeline/
Output
Tempo sugerido: 25 minutos
Propósito: Que os alunos criem uma timeline sobre suas vidas, usando verbos no passado.
Expectativa: Que os alunos sejam capazes de criar uma timeline sobre suas próprias vidas, usando os modelos vistos como exemplo.
Orientações: Mostre aos alunos o modelo (que pode ser distribuído impresso, se quiser imprimir este slide, ou copiado em uma folha de papel) e diga que eles irão criar uma timeline sobre sua vida, por isso deverão preenchê-lo com momentos de impacto pessoal. You are going to complete this outline with your personal information. Think of important moments of your life to do it. Alguns exemplos são, primeiro dia na escola, primeiro dia no fundamental 2, aniversário de 1 ano ou 10 anos, alguma viagem, etc. You could talk about your first day at school. Your first day in Secondary school, your birthday parties, some trip you have taken etc. É necessário fornecer o nome, o ano do ocorrido e uma breve descrição do evento, utilizando verbos no passado, seguindo os exemplos já vistos. Ao final da atividades, convide alunos a ler a timeline de seus colegas.
Os alunos podem fazer em uma folha de papel, ou, caso haja recurso na escola, online. Sugestão de site: https://elearningindustry.com/top-10-free-timeline-creation-tools-for-teachers
Feedback
Tempo sugerido: 3 minutos
Propósito: Fazer com que os alunos reflitam sobre o que trabalharam nesta aula.
Expectativa: Que os alunos reflitam sobre o que aprenderam nesta aula.
Orientações: Pergunte aos alunos o que eles aprenderam nesta aula. What have we learned today? e leia a imagem perguntando se há alguma dúvida. Do you have any questions?