Plano de Aula

Plano de aula: O domínio espanhol na América e a instituição dos vice-reinados

Plano 1 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Sociedade coloniais americanas

mais ações

Habilidades BNCC:

Aula

Sobre este plano
Sobre este plano

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você possa se planejar.

Este plano está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF07HI10, de História, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Materiais necessários: Computador, projetor, caixa de som, televisão.

Material complementar:
Mapa 1

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/g5mr7S7XCpH6vHTSy9bqubGvtHtct2r8RanhEFdUsuwvN4UkTdyQCV97p9GC/his7-10und01-mapa-1.pdf

Mapa da divisão administrativa da América espanhola, referente ao século XVI, quando são criados dois vice-reinos, da Nova Espanha e do Peru.

Texto 1

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/fbRvPZzY5SZuYAZkcJVJg8nW7F5rg5YhEDHuxNHj59wwSFYWpSfKCMMkDR8b/his7-10und01-texto-1.pdf

O texto, adaptado do site Imago História, trata da conquista espanhola da América e as razões para o desenvolvimento de novas estratégias para
a administração do território.

Texto 2

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/xepyGq3WngNZTW2bbC8W8FtjbqBQY9hKV5ACxcJWdMTKyX2nACZVwMh26P5t/his7-10und01-texto-2.pdf

Definição do termo vice-reino.

Imagem 1

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/fSWGyAD5e6wYNhGQKWYeeYKdUAHUzjTsG8tU86p7QxjqCNfvCDJMS8jS33za/his7-10und01-imagem-1.pdf

A imagem, uma ilustração de Theodore Bry, feita em 1532, a batalha entre o imperador inca Atahualpa e espanhóis, liderados por Pizarro, na praça Cajamarca.

Imagem 2

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/a3xU3bWdBZjsRhDCZ2SAeRDYN2vvpEPG7SEcFChSQXVwKYK2xayG8NF7PewX/his7-10und01-imagem-2.pdf

A imagem intitulada Lienzo de Tlaxcala é uma ilustração produzida por indígenas para indígenas, datada do século XVI. De forma geral, ela retrata as duas alianças durante a conquista espanhola dos astecas, tendo como figura central Hernán Cortés, que liderou em grande parte o domínio do território americano e ilumina o tema sobre mestiçagem com base na figura de La Malinche, uma das 20 mulheres dadas a Cortés por um líder maia.

Para você saber mais:CONCEITO.DE. Conceito de vice-reinado. In: Conceito.de. 9 jun. 2012. Disponível em:https://conceito.de/vice-reinado. Acesso em: 27 jan. 2019.

GALENO, Eduardo. As veias abertas da América Latina. 5ª ed. Rio de Janeiro, Paz e Terra, 1978.

LABRIOLA, Rodrigo. As iconografias da Malinche e Sor Juana (Mulheres à beira de um ataque de... México!). In: Ciberlegenda. Revista do PPGH-UFF. Rio de Janeiro. Disponível em: http://www.proppi.uff.br/ciberlegenda/iconografias-da-malinche-e-sor-juana. Acesso em: 24 jan. 2019.

MAGO HISTÓRIA. A conquista da América (2 de 2) - Os adelantados. In. Imago História. 25 jun. 2013. Disponível em: https://imagohistoria.blogspot.com/2010/10/conquista-da-america-os-adelantados-2.html. Acesso em: 24 jan. 19.

PINSKY, Jaime (coord.). História da América: através de textos. Campinas: Editora da Unicamp, 1896.

PORTUGAL, Ana Raquel; MORAIS, Marcus Vinícius de. Hernán Cortés e Francisco Pizarro: História e memórias. In: Academia.edu. Disponível em: https://www.academia.edu/2388582/HERN%C3%81N_CORT%C3%89S_E_FRANCISCO_PIZARRO_HIST%C3%93RIA_E_MEM%C3%93RIAS. Acesso em: 27 jan. 2019.

UC. Cajamarca. In: UC. Disponível em: http://www7.uc.cl/sw_educ/historia/conquista/parte2/html/l51a.html. Acesso em: 24 jan. 2019.

Objetivo
Objetivo

Tempo sugerido: 1 minuto.

Orientações ao professor: Projete, escreva no quadro ou leia o objetivo da aula para a turma. É muito importante começar com a apresentação do objetivo para que os estudantes entendam o que farão e compreendam aonde se quer chegar no fim da aula. Contudo, tome cuidado para, ao fazer isso, não antecipar respostas desde o começo. É necessário sempre garantir que os alunos construam o raciocínio por conta própria.

Curso sobre Educação Antirracista

Comece agora nossa formação gratuita e certificada em parceria com a USP

COMEÇAR AGORA