Plano de Aula

Plano de aula: Os engenhos de açúcar na formação do território da América portuguesa

Plano 2 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Território da América portuguesa

mais ações

Habilidades BNCC:

Aula

Sobre este plano
Sobre este plano

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você possa se planejar.

Este plano está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF07HI11, de História, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Materiais necessários: Projetor, computador.

Mapa da Capitania de Pernambuco

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/k3FNF4j2RqA2hDY6W72AgpmWXevx5uepWmpB5PZGNRB2N27rpkh4Xk2A5fA4/his7-11und02-mapa-da-capitania-de-pernambuco.pdf

Ilustração de Frans Post, produzida entre os anos de 1630 e 1654, na qual retrata um engenho de açúcar na ilha de Itamaracá, em Pernambuco. A imagem emerge do reflorescimento dos engenhos durante o século XVII, enquanto o território foi uma possessão holandesa. Nesta época, a região era o principal centro produtor de açúcar, incluindo a mão de obra escrava empregada nos engenhos.

Texto I

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/cq36gbScWNBsCkH3H4yXKxW7SEb8WyXpwt4kgAG4Vrmc7srQz2AxknbrctnM/his7-11und02-texto-i.pdf

Em meados do século XVI, com o objetivo de centralizar a administração da colônia brasileira, D. João III decidiu aumentar o controle sobre os recursos financeiros e o povoamento do território português na América. Nomeou Tomé de Sousa como Governador-Geral da colônia, com a incumbência de executar uma série de determinações a favor da administração real das capitanias, como parâmetro, redigiu um “regimento”. Neste trecho, D. João III destaca a importância da construção de engenhos de açúcar para o povoamento do país e a sua concessão para aqueles que tivessem interesse em construir um.

Texto II

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/5ze2z9UcSDkFukQn7vv7cxgtSPEQxsyCpVqhGHY237pDbZqqQTSbRv9x4d6r/his7-11und02-texto-ii.pdf

Neste trecho, o historiador Boris Fausto informa as demandas para a instalação de um engenho, algumas das suas partes e a importância do uso da força hidráulica para a produção do açúcar.

Para você saber mais:

A FEIRA. Derivados da Cana. In: UFRGS. Disponível em: http://www.ufrgs.br/afeira/materias-primas/outros/cana-de-acucar/derivados-da-cana.
Acesso em: 1º fev. 2019.

POST, Frans. Engenho de açúcar na Ilha de Itamaracá em Pernambuco. (1630-1654). In: Wikipedia. Disponível em: https://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/1/1a/AMH-7745-KB_Map_of_Pernambuco_and_Tamarica.jpg. Acesso em: 2 fev. 2019.

MULTIRIO. Ocupação litorânea: O engenho colonial. In: Multirio: a mídia educativa da cidade. Disponível em: http://multirio.rio.rj.gov.br/index.php/estude/historia-do-brasil/america-portuguesa/80-ocupa%C3%A7%C3%A3o-litor%C3%A2nea/8733-o-engenho-colonial. Acesso em: 4 fev. 2019.

NOVACANA.COM. Como é feito o processamento da cana-de-açúcar nas usinas. In. NovaCana.Com. Disponível em: https://www.novacana.com/usina/como-e-feito-processamento-cana-de-acucar. Acesso em: 1º fev. 2019.

UOL. Regimento de Tomé de Sousa - A “Constituição” do Governo Geral. 26 jun. 2014. In: Educação.uol. Disponível em: https://educacao.uol.com.br/disciplinas/historia-brasil/regimento-de-tome-de-sousa-a-constituicao-do-governo-geral.htm. Acesso em: 4 fev. 2019.

LOPES, Lilian Maria de Siqueira. A alimentação no Brasil colônia. UNISALESIANO Centro Universitário Católico Salesiano. Curso de História (monografia). Lins – SP. 2009. Disponível em: http://www.unisalesiano.edu.br/biblioteca/monografias/49596.pdf. Acesso em: 5 fev. 2019.

FREYRE, Gilberto. Casa-grande e senzala, formação da família brasileira sob o regime da economia patriarcal . Global editora, 48ª edição. Recife, Pernambuco, 2003.

Objetivo
Objetivo

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientações: Projete, escreva no quadro ou leia o objetivo da aula para a turma. É muito importante começar com a apresentação do objetivo para que os estudantes entendam o que farão e compreendam aonde se quer chegar no fim da aula. Contudo, tome cuidado para, ao fazer isso, não antecipar respostas desde o começo. É necessário sempre garantir que os alunos construam o raciocínio por conta própria.

Curso sobre Educação Antirracista

Comece agora nossa formação gratuita e certificada em parceria com a USP

COMEÇAR AGORA